UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário): Saiba O Que é e Principais Benefícios

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) tem o poder de ampliar o engajamento, a confiança do cliente, o desejo pela sua marca e a captação de materiais genuínos. Com o advento da internet, qualquer pessoa tem o poder de criar conteúdos relevantes e de grande visibilidade no mercado. 

O UGC é visto como um conteúdo mais autêntico e confiável pelos consumidores, pois vem de outras pessoas e não diretamente da marca. Além disso, este tipo de conteúdo tem o poder de promover mais engajamento e interação entre os usuários e a comunidade, aumentando a participação e o interesse. 

Exatamente por isso, empresas de vários segmentos buscam trabalhar com conteúdo gerado pelo usuário para obter mais resultados em suas estratégias. Entenda os benefícios do UGC e saiba como essa ferramenta poderosa pode ajudar a aumentar a visibilidade de uma marca ou produto de forma orgânica.

Descubra o que é conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Imagine várias pessoas em diferentes segmentos, religiões, culturas e credos falando positivamente da sua marca em seus próprios sites, redes sociais ou comunidades online. 

O conteúdo gerado pelo usuário é exatamente isso: conteúdos desenvolvidos e publicados por pessoas que utilizam sua própria credibilidade dentro de seu segmento para falar sobre sua marca. 

Para os setores de marketing, trata-se de uma estratégia genuína e valiosa para ampliar a visibilidade e autoridade de uma marca. 

Para você ter uma ideia, uma pesquisa desenvolvida pela Nielsen mostrou que 92% dos clientes confiam mais no conteúdo espontâneo gerado pelo usuário do que em um anúncio tradicional realizado pelas empresas.

Entenda quais são os benefícios do UGC

Se até esse momento você não se convence que o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) é uma estratégia importante para sua empresa, confira a seguir os principais benefícios, tenho certeza que vai mudar de ideia. Confira:

Conteúdo gratuito e valioso para SEO

Conteúdos relevantes são a base de uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Para posicionar conteúdos nos buscadores, torna-se necessário criar conteúdos originais, relevantes e de fontes confiáveis. 

É exatamente isso que o conteúdo gerado pelo usuário oferece a você, e o melhor, a um custo zero. Ou seja, você não vai precisar contratar redatores ou jornalistas para produzir esse material. 

O UGC fornece conteúdos novos e relevantes, o que pode melhorar a experiência do usuário e aumentar a autoridade do seu site. Além disso, este tipo de conteúdo tem o poder de ampliar o engajamento dos usuários com a sua marca e os acessos ao site, levando a mais tempo de permanência nas plataformas online e menos taxas de rejeição.

Maior alcance nas redes sociais

UGC Creator

Conteúdo gerado pelo usuário também é extremamente relevante quando utilizado nas redes sociais, sendo capaz de ampliar a credibilidade da marca devido à sua autenticidade. Além disso, estes conteúdos possuem um alto nível de engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos, o que pode aumentar a visibilidade da marca. 

Os conteúdos gerados pelo usuário nas redes sociais também aumentam o alcance orgânico da marca, reduzindo a necessidade de publicidade paga. Para incentivar o desenvolvimento do UGC nas redes sociais, você deve solicitar aos usuários que criem e compartilhem conteúdos relacionados à sua marca. 

Utilize também hashtags relevantes para que os usuários possam encontrar e compartilhar seu conteúdo. Outra dica importante é compartilhar conteúdos gerados pelos usuários em suas próprias redes sociais.

Confiança do cliente

O conteúdo gerado pelo usuário também é uma ferramenta poderosa na construção de confiança com os clientes, servindo como prova social, ao mostrar que outras pessoas já tiveram experiências positivas com a marca. 

Além disso, o UGC ajuda a mostrar a realidade da marca, sem a necessidade de propaganda exagerada. Outro benefício valioso dessa estratégia é a criação de uma conexão emocional com os clientes, mostrando como a marca pode afetar positivamente a vida das pessoas.

Coleta de dados

Uma estratégia de marketing bem-sucedida tem como base uma análise de dados sistemática. Neste contexto, a coleta de dados é fundamental para entender como o conteúdo gerado pelo usuário pode influenciar o público-alvo. 

Por exemplo, a coleta de dados das redes sociais ajuda a entender como os usuários interagem com a marca e como esse conteúdo é compartilhado. Entre as ferramentas de análise de dados estão o SurveyMonkey, Google Forms, Brandwatch, Mention, entre outras.

Dicas de como conquistar conteúdo gerado pelo usuário

Embora seja uma estratégia de baixo custo, quando comparada a outras estratégias, como publicidade, o UGC também requer o desenvolvimento de estratégias para incentivar o usuário a criar e compartilhar este conteúdo. 

Um bom incentivo é a criação de uma comunidade em torno da sua marca, onde os usuários possam interagir e compartilhar suas experiências. 

Outra ação extremamente positiva é incentivar os usuários a dar feedback e compartilhar suas opiniões e experiências com a marca. Além disso, você pode oferecer incentivos, como descontos ou prêmios, para os usuários que desenvolverem conteúdos relacionados à marca.

Problemas relacionados ao conteúdo gerado pelo usuário 

Como nem tudo são flores, também no marketing, há alguns problemas que podem surgir no desenvolvimento de conteúdos gerados pelo usuário. Entre estes problemas, podemos destacar a baixa qualidade do conteúdo desenvolvido, o que pode afetar a percepção da marca. 

Além disso, o conteúdo pode não ser relevante para a marca ou para o público-alvo, sendo necessário realizar uma curadoria no material que será aproveitado na estratégia de marketing. Você não tem domínio sobre o conteúdo criado, o que aumenta a probabilidade de que sejam criados conteúdos negativos ou críticos em relação à marca.

Conclusão

Em uma estratégia global de marketing digital, o conteúdo gerado pelo usuário é extremamente valioso para as marcas. 

No entanto, é sempre bom lembrar que é necessário realizar uma moderação sistemática do material publicado para garantir que o conteúdo seja apropriado e não viole as políticas da marca. Problemas relacionados à marca tendem a ter uma grande visibilidade em conteúdos gerados pelo usuário. 

Bibliografia

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

NIELSEN. Global Trust in Advertising: Winning Strategies for an Evolving Media Landscape. 2012. Disponível em: https://www.nielsen.com. Acesso em: 27 ago. 2025.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário