O Que é WordPress: Hospedagens, os melhores Plugins e Otimizações [Guia]

O wordpress é a resposta para quem busca desenvolver blogs, sites e lojas virtuais intuitivas, com rápida instalação e utilizando uma vasta opção de plugins e extensões. Trata-se simplesmente do CMS (Content Management System) mais utilizado do mundo, com nada mais, nada menos que 61% do mercado.

O wordpress nasceu com a proposta de democratizar e facilitar o desenvolvimento de blogs e grandes sites. Trata-se de um CMS de código abertoOpen Source”, e  totalmente gratuito. 

Pequenas, médias e grandes empresas como a console PlayStation, o site da BBC America e o da Forbes utilizam o wordpress com grande sucesso. Se você é um desenvolvedor iniciante ou mesmo um empreendedor que deseja construir o seu próprio site, saiba que com o wordpress isso é possível e muito fácil. Continue lendo esse artigo e confira o que é wordpress e muito mais!

Entenda o que é o WordPress    

O wordpress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito prático, de altíssima qualidade, sendo ideal para qualquer negócio online. Foi-se o tempo  que para possuir um site de qualidade era necessário depender de desenvolvedores que criavam o site do zero em html. 

O seu site wordpress vem praticamente pronto como se fosse um quebra-cabeça que você vai montar para construir o site dos seus sonhos. Neste quebra cabeça devemos ter peças fundamentais como um conteúdo de alta qualidade, templates modernos e sofisticados e uma gama de plugins que dará os recursos que você precisará para gerir o seu negócio.

Vídeo incrível: Que é WordPress e como construir Sites de Alta Qualidade

Vídeo incrível Que é WordPress e como construir Sites de Alta Qualidade

Neste vídeo nos falamos sobre o wordpress, uma plataforma fantástica e completa que é a resposta para quem busca desenvolver blogs, sites e lojas virtuais intuitivas, com rápida instalação e utilizando uma vasta opção de plugins e extensões. 

Trata-se simplesmente do CMS (Content Management System) mais utilizado do mundo, com nada mais, nada menos que 61% do mercado.

O wordpress nasceu com a proposta de democratizar e facilitar o desenvolvimento de blogs e grandes sites. Trata-se de um CMS de código aberto “Open Source”, e  totalmente gratuito. Bora conferir este vídeo fantástico!

Descubra como funciona WordPress

Fique atento, pois o  wordpress possui duas versões disponíveis, sendo eles o   WordPress.com e o WordPress.org. Apenas o WordPress.org oferece uma plataforma de código aberto, onde você poderá baixar gratuitamente e instalar em um servidor de sua escolha.  

O WordPress.com é uma opção para quem busca um serviço que oferece hospedagem gratuita de blogs e sites com o uso do software do WordPress. A contratação deste serviço é realizada através de pagamentos mensais ou anuais. É muito comum desenvolvedores iniciantes realizarem essa contratação por equívoco.

Conheça quais são as vantagens do WordPress

Agora que você já sabe o que é wordpress, fica a dúvida, será que ele é bom mesmo? É justamente isso que vamos mostrar a seguir. Após conhecer as vantagens do wordpress, tenho certeza que você também se tornará um apaixonado por esse CMS incrível. Confira!

Uso intuitivo

Isso significa que você não precisa ser um desnivelador profissional e dominar códigos de programação para criar o seu site. 

É muito simples utilizar o sistema. Todo o conteúdo pode ser criado e gerido através do painel de controle do wordpress. Você pode editar, publicar e atualizar conteúdo em poucos cliques.

Fácil  Instalação

A instalação do wordpress é fácil, já que você não perde tempo e nem quebra a cabeça com comandos complicados. Acredite, é possível instalar o wordpress em apenas 10 minutos, sendo este um dos diferenciais em relação aos concorrentes. A  facilidade e rapidez também estão presentes nas atualizações que são realizadas de forma automática. 

Vasta oferta de plugins e extensões

Para melhorar a experiência e a gestão do seu site você poderá utilizar uma gama de plugins com funcionalidades diferenciadas que tornam o seu wordpress uma máquina de gestão de conteúdo altamente eficaz.  

Existem plugins e  extensões para ampliar a segurança, para melhorar o  SEO, melhorar a velocidade de carregamento das páginas, entre outros.

Sistema de código aberto

Como já mencionado aqui neste texto, o wordpress é um sistema de código aberto ou open source. Isso significa que qualquer pessoa pode editar, aprimorar e personalizar suas versões, temas e plugins. Para quem gosta de programação então, é um parque de diversões. 

Aliás, para conseguir personalizar o seu wordpress é preciso mesmo ter uma boa base de conhecimento em programação. O fato de ser um CMS de código aberto, faz com que o wordpress continue evoluindo e se colocando bem à frente dos seus principais concorrentes como o Joomla, o Ghost e o Textpattern.

Como fazer um site em WordPress – Passo a Passo

por-que-pusar-o-wordPress

Saber o que é wordpress e conhecer as suas principais vantagens são os primeiros passos rumo a construção de um site moderno, de qualidade e eficaz.  Agora, vamos te dar algumas orientações para que você possa colocar as mãos na massa. Sei que está ansioso para ver tudo acontecer, mas fique tranquilo é simples e rápido. Confira!

Escolha um domínio

O primeiro passo para ter uma presença online marcante é escolher o domínio ideal ou seja o endereço ideal para o seu site. Sua escolha deve ser baseada em critérios importantes que vão fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. O domínio deve ser fácil de digitar entender, isso fará com as pessoas decorem com tranquilidade o seu endereço. 

O tamanho também não deve ser longo, pois as palavras são difíceis de decorar e com certeza um domínio grande fará com que você perca visitas. E se o objetivo é facilitar a memorização, utilizar caracteres especiais não vai facilitar nada a vida do usuário, então evite, ok? 

Domínio escolhido, verifique se ele possui disponibilidade. Neste site, você insere o domínio que deseja, se ele estiver livre o site mostrará para você.

Defina a hospedagem

Quando você hospeda um site, você na verdade está alugando um espaço digital para armazenar os seus arquivos. Isso fará com que o seu site fique online  24 horas. Para escolher a melhor hospedagem, você deve observar os seguintes critérios:

  • Qualidade de disponibilidade;
  • Um bom espaço de armazenamento;
  • Deve evitar hospedagem que oferece limite de tráfego mensal baixo;
  • Escolha uma hospedagem que ofereça uma boa velocidade de carregamento;
  • A hospedagem deve oferecer segurança como sistema de redundância de informações e backups constantes;
  • O suporte aos clientes.

Instalação do WordPress

Você pode instalar o WordPress.org de uma forma automática ou manualmente através do servidor. Existem, porém, algumas configurações que são exigidos pelo WordPress como requisitos mínimos, confira:

  • Utilize servidor baseado em UNIX/Linux, pois servidores Microsoft podem limitar o uso da plataforma;
  • PHP na versão 7 ou superior;
  • MySQL versão 5.6 ou superior (Pode ser MariaDB versão 10.0 ou superior);
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Para o software WordPress, sem plugins adicionais).

Em seguida, para prosseguir com a instalação do WordPress.org, baixe o pacote de dados da plataforma. O arquivo tem quase 12MB. Em seu servidor, crie um banco de dados para o WordPress. Em seguida copie e renomeie o arquivo: wp-config-sample.php para wp-config.php. Logo depois você deve abrir o arquivo wp-config.php em um editor de texto (como Notepad ++ ou TextEdit) e preencher com seus dados de banco de dados. 

O passo seguinte é trocar o ‘nomedoBD’ pelo nome do Banco de Dados, como ‘wordpress’. A linha ficará assim: define(‘DB_NAME’, ‘wordpress’). O valor ‘usuarioMySQL’ pode ser modificado por ‘seunome_wordpress’.

A sua senha deve ser alterada para ‘minha_senha”, utilizando o underline em vez de espaços. O valor ‘localhost’ deve ser trocado pelo host do seu servidor MySQL. Pergunte ao suporte técnico do seu servidor o valor certo do ‘DB_HOST’. Esse trabalho servirá para gerar seu login e senha secreta de autenticação.

Confira agora os dois dois últimos passos:

  1. Leve os arquivos do WordPress para o local desejado no seu servidor;
  2. Execute o WordPress por meio do seu script de instalação. Acesse: https://seusite.com/wp-admin/install.php ou https://seusite.com/blog/wp-admin/install.php 

Caso tenha instalado a plataforma somente em um blog à parte do site.

Se você achou tudo muito complicado, a solução pode estar na instalação automática. 

Escolha o seu tema

Como usar WordPress gratuito

WordPress instalado chegou a hora de escolher a cara do seu site. É exatamente isso que o tema ou template irá fazer por você. O tema é uma coleção de arquivos que vão controlar como o conteúdo será disposto em seu site. Sem ele o seu wordpress nada mais é que um esqueleto, ou seja, sem nenhuma forma. 

Para escolher o melhor tema você deve estar atento ao designer que deve estar alinhado ao seu negócio. Avalie também o nível de customização e os requisitos para SEO, afinal seu site precisa ser ranqueado pelo Google para obter tráfego. Além disso, escolha um tema  responsivo, ou seja, que se adequa a diversos dispositivos móveis.

Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Talvez os criadores não imaginassem a proporção que o WordPress tomaria quando estava sendo criado. Estamos falando do maior CSS do mundo que inicialmente foi desenvolvido para agregar blogs onde sua estrutura era totalmente editável, o código aberto.

Anos depois, foi necessário criar uma outra versão, mais profissional, da plataforma. Eis então que temos dois grandes agregadores de sites: 

  • WordPress.org: onde encontramos uma versão que requer conhecimento técnico e que possui o código aberto. Ou seja, toda sua estrutura pode ser alterada livremente.
  • WordPress.com: uma versão automática do WordPress. Já não possui código aberto. Tem suas limitações, mas pode ser moldado de muitas formas através de plugins e widgets.

Através de dicas e resoluções, saiba o que é WordPress:

Plugins essenciais para o seu site em wordpress

Os plugins são ferramentas essenciais que garantem o funcionamento automático do site e promovem excelentes experiências para o usuário. Sem o plugin, os sites deveriam ser sempre feitos no back end, ou seja, alterando e incluindo códigos fonte.

Veja quais são os mais utilizados:

Plugin para otimização: Yoast SEO

O que pode ser feito com WordPress

O Yoast SEO é uma ferramenta fácil de usar e muito conhecida por avaliar estratégias de marketing de conteúdo de um site. Nesse sentido, é possível melhorar ainda mais tais estratégias e ocasionando no aumento do número de acessos e conversões.

O Yoast é uma forte ferramenta para conseguir cumprir as boas práticas de SEO, isso garante que o site seja melhor avaliado pelas ferramentas de buscas, como o Google e, consequentemente, estar entre as primeiras páginas durante uma pesquisa.

Plugin de cache: W3 Total Cache

O cache de qualquer elemento online armazena uma quantidade de informações que pode até mesmo gerar lentidão em respostas. O W3 Total Cache usa dessa característica para aumentar a expertise da plataforma quanto ao tempo de carregamento.

O plugin tem a função de armazenar pequenas versões congeladas do seu site e guardá-las no próprio cache de forma offline. Assim, quando o usuário acessar o seu site, ele carregará muito mais rápido mesmo em momentos de fluxo de tráfego ou internet lenta.

Plugin de migração: All in One WP Migration

Um plugin de migração ajuda na transferência de um site WordPress de um local para outro, e isso inclui a movimentação de um site de um servidor de hospedagem para outro, a mudança de um domínio, ou até a transferência de um site local para um servidor de hospedagem na internet.

Sendo assim, a principal vantagem do plugin All in One WP Migration é permitir que até mesmo usuários sem conhecimentos técnicos aprofundados possam transferir seus sites entre diferentes servidores ou domínios. 

Este plugin, além de simplificar o processo de migração, compactando os componentes do site — como o banco de dados, as mídias, plugins e temas — em um único arquivo, ainda suporta diferentes serviços de hospedagem e configurações de servidor. 

Se você está planejando mudar de hospedagem ou precisa de um backup confiável do seu site, este plugin é a escolha certa.

Plugin de otimização de imagens: WP Smush

Se o universo digital faz parte do seu dia a dia, com certeza você já deve saber que uma boa velocidade de carregamento de um site diz muito sobre ele.  Portanto, imagens grandes podem ser um obstáculo, e acabar por prejudicar o desempenho do seu site.

Conheça o WP Smush, um plugin para otimização de imagens no WordPress, que comprime e redimensiona imagens sem comprometer sua qualidade, melhorando o tempo de carregamento do seu site. O WP Smush possui a capacidade de processar várias imagens simultaneamente, economizando tempo e esforço.

Assim que as imagens são carregadas no site, este plugin inicia automaticamente o processo de compressão, garantindo que todas as imagens estejam otimizadas desde o início. Além de melhorar a performance do site, o WP Smush também beneficia o SEO – já que motores de busca priorizam sites com carregamento rápido.

Plugin de píxel e rastreamento: PixelYourSite

Para os profissionais que trabalham com marketing digital, acompanhar as conversões e o comportamento do usuário no site é essencial. O plugin PixelYourSite, por sua vez, permite a integração fácil de pixels de rastreamento de diversas plataformas de publicidade, como Facebook e Google Ads. 

Sem a necessidade de editar o código do site, você pode rastrear conversões, visualizações de página e cliques em links. Esses dados fazem toda a diferença na realização de campanhas publicitárias, por exemplo, e, claro, para que você entenda melhor o seu público-alvo. 

Plugin de Woocommerce checkout

Para sites que usam o WooCommerce, a experiência de checkout (processo pelo qual um cliente passa para concluir uma compra) é um fator decisivo para o sucesso das vendas.

Exatamente por isso, um plugin que consiga otimizar esse processo é essencial – e é aqui que o WooCommerce Checkout se destaca. Este plugin faz com que o processo de checkout possa ser personalizado e simplificado, reduzindo as chances de abandono do carrinho e aumentando as taxas de conversão. 

Você pode remover campos desnecessários, adicionar campos personalizados e ajustar o layout, criando uma experiência de checkout única para o cliente. O WooCommerce Checkout também oferece integração com várias opções de pagamento e envio, e sua capacidade de adicionar funcionalidades, como cupons de desconto e cálculo de frete em tempo real, por exemplo, torna o processo de compra ainda mais atraente.

Plugin de segurança: Wordfence

localhostwordpress

Está aí um assunto que nunca deve ser negligenciado: segurança online – e principalmente, a segurança online de um site WordPress. 

O plugin Wordfence protege seu site contra ameaças virtuais. Mas, como? 

Com um firewall integrado e um scanner de malware, este plugin monitora e bloqueia tentativas de hacking, injeções de SQL e ataques de força bruta – além ainda, de manter um registro de todas as tentativas de acesso, fazendo com que você possa identificar e reagir a atividades suspeitas de forma rápida.

O Wordfence também se destaca pela atualização constante de sua lista de ameaças, mantendo-se sempre à frente dos hackers. Além de oferecer segurança, também fornece aos administradores do site informações sobre o tráfego, como a origem dos visitantes e tentativas de acesso não autorizadas.

Dicas de como hospedar um site WordPress

Hospedar um site WordPress é fundamental para garantir uma boa presença online. A escolha da hospedagem certa pode influenciar a velocidade, a segurança e até mesmo a capacidade de gerenciamento do seu site. 

Quando se trata de WordPress, diversas opções de hospedagem estão disponíveis – cada uma com suas particularidades. A chave é entender suas necessidades específicas e escolher uma solução que as atenda da melhor forma. 

Se você está começando, por exemplo, pode optar por soluções mais simples e econômicas, mas se o seu site requer mais recursos e um suporte maior, uma hospedagem mais completa pode ser necessária. Vamos explorar algumas opções e entender como elas podem beneficiar o seu site WordPress:

WordPress.org (Hospedagem Grátis)

Para aqueles que estão iniciando ou têm um orçamento limitado, o WordPress.org oferece uma opção de hospedagem gratuita. Esse plugin permite que você crie um site WordPress sem nenhum custo inicial. 

É importante notar que, embora o software WordPress seja gratuito, você ainda precisará de um domínio e um serviço de hospedagem para que seu site possa ser acessado na internet. 

A hospedagem gratuita do WordPress.org é uma excelente oportunidade para aprender e experimentar como o WordPress funciona sem nenhum compromisso financeiro. No entanto, ela pode ter limitações em termos de personalização, suporte técnico e recursos.

Para sites pequenos ou blogs pessoais, esta é uma opção super viável. Por outro lado, para negócios ou sites com tráfego elevado, opções de hospedagem pagas garantem melhor desempenho e suporte.

Registro de Domínio

Antes de hospedar seu site, é necessário registrar um domínio – que nada mais é do que o endereço do seu site na internet. 

Escolher um bom nome de domínio é importantíssimo, por representar a identidade da marca online e faz com que os visitantes encontrem e se lembrem do seu site. Existem diversos serviços de registro de domínio disponíveis, e os preços podem variar dependendo da extensão (.com, .org, .net, etc.) e do provedor escolhido. 

Além de registrar o domínio, é importante realizar também a renovação anual – para garantir que você mantenha os direitos sobre ele. Muitas empresas de hospedagem oferecem o registro de domínio como parte de seus pacotes, o que pode ser uma opção conveniente e, às vezes, mais econômica.

Dicas para otimizar seu site no WordPress

A otimização do site no WordPress é feita a partir de uma série de ações que melhoram aspectos quanto à navegabilidade da plataforma. Como carregamento, expertise, modernidade, SEO e outros. Veja alguns pontos:

Tema adaptável ao mobile

Já sabemos que os celulares tomaram uma importância significativa em como lidamos com o mundo. Tudo o que fazemos em nossa rotina pode estar dentro deste pequeno aparelho. Mas você sabia que a maior parte dos usuários acessam sites pelo próprio celular?

Sabendo disso, se você está familiarizado com customização de sites pelo WordPress, precisa saber que existem muitos temas adaptáveis aos smartphones. Automaticamente é possível editar tanto a versão para computador, quanto para tablets e smartphones.

As versões devem ser sempre atualizadas

Não sendo somente uma questão de segurança, mas também de expertise, não podemos deixar de verificar atualizações dos elementos que mantêm um site funcionando. Dentre elas falamos, não somente do WordPress, como também plugins, temas, recursos, etc.

A atualização é fundamental para garantir que um recurso do site foi revisado e erros corrigidos, como também é uma forma de averiguar se o recurso instalado é seguro e não uma atividade maliciosa. Deixe o site em dia.

Erros mais comuns no WordPress

Embora possua muitos recursos que garantem sua fácil utilização, vez ou outra encontramos erro no WordPress que pode prejudicar a plataforma. Graças a uma comunidade muito unida, podemos encontrar soluções para muitos erros. Como estes:

Erro interno do servidor (500)

O que é e como funciona o WordPress

O erro interno do servidor (pelo código 500), possui muitos fatores mas é muito simples de resolver. Uma maneira muito utilizada é:

  • Quando o arquivo .htaccess é corrompido o erro 500 aparece. Verifique acessando o Gerenciador de Arquivos e renomeie esse código para .htaccess/backup. Atualize o site, se estiver tudo normal, salve as alterações.
  • Utilize um tema padrão. Volte ao tema padrão do WordPress e desative os plugins. Reative um por um para descobrir onde está o erro.
  • Ative o Debug do site e receba notificações de todos os erros acontecendo. O caminho é: FTP do domínio > abrir o arquivo wp-config-php e coloque True no lugar de False no arquivo ‘WP_DEBUG’, false.

Erro de conexão com o banco de dados

O erro de conexão com banco de dados no WordPress é muito comum e acontece com muita frequência quando ocorre queda no servidor. Ele é fácil de resolver se seguido as seguintes resoluções:

  1. Saia do WordPress e entre novamente;
  2. Verifique se login e senha foram inseridas corretamente;
  3. Contate o servidor e pessa assessoria.

Erro 502 (Bad Gateway)

Quando o WordPress está apresentando Bad Gateway (Erro 502), ou Erro 502 WordPress, normalmente indica demora para exibir respostas ao usuário. O que pode causar desistências. Mas o problema é simples de resolver. Veja como:

  • Atualize a página do site;
  • Limpe o cache do browser;
  • desabilite e habilite o firewall;
  • Atualize Plugins, temas e demais recursos do WordPress;
  • Ative o Debug.

Conclusão

Criar visibilidade no universo digital leva tempo e dedicação, mas o primeiro passo é com certeza desenvolver um site incrível, otimizado e de alta qualidade. O wordpress é com certeza o CMS que vai garantir o padrão tecnológico que você precisa.

Mostramos neste post os primeiros passos para você desenvolver o site do seus sonhos através do wordpress, fique atento as nossas publicações, pois iremos dar outras dicas de como criar o site perfeito.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *