O Que é Branding: Conceito, Como Aplicar e Dicas Imperdíveis

Entenda o que é o conceito de branding e aumente o número de vendas agregando valor a sua marca.

Qual marca vem em sua mente quando falamos de refrigerante? E sabão em pó? E então nas cores amarelo e vermelho? Aposto que podemos adivinhar! É isso o que é Branding, uma forma de estabelecer sua identidade a ponto de ser lembrada com facilidade.

Na leitura de hoje vamos entender o que compõe o branding de uma marca, porque se faz necessário e qual seu objetivo. Além disso, você vai aprender alguns recursos de branding que vão transformar sua marca em uma empresa sólida. Veja só:

Afinal, o que é Branding?

Embora não exista consenso entre historiadores do que é Branding, o termo vem da idade média, onde fazendeiros começaram a marcar o seu gado para diferenciar os rebanhos. Assim, essa moda foi passada para vinhos e queijos que carregavam o brasão das famílias.

Hoje, mais do que nunca, o Branding é o posicionamento da marca como identidade de um negócio. É por meio dele que são estabelecidas missões, valores e a forma de se comunicar com os usuários, visitantes e clientes.

Por meio do Branding, as marcas atraem seu público através de posicionamentos, identidade, missão, visão e valores. Isso mostra não apenas o valor dos produtos e serviços, mas também qualidade e atenção com o usuário.

Importância do Branding como estratégia de marca

Você já ouviu uma frase que diz “Quem não é visto, não será lembrado”? Não há nada melhor para resumir o que é branding. De acordo com uma pesquisa de gestão, marcas que fortalecem seu Branding superam em até 73% a média de crescimento do mercado.


O branding tem o papel de posicionar a marca e comunicar aos clientes o verdadeiro valor do negócio. Isso não apenas impulsiona as taxas de conversão, mas também cria uma conexão de confiança, permitindo que o usuário se identifique com a empresa.

Assim sendo, esse dado é ainda mais importante na era digital, onde a concorrência só é vencida por aqueles que mais se destacam em preço, investimento e claro, valor agregado.

Entenda o objetivo principal do Branding

brand equity

De modo geral, o que é Branding se não fortalecer o posicionamento da marca? O intuito é educar a percepção do usuário e clientes para enxergar a marca como um negócio seguro, com personalidade sólida e memorável. 

Sendo assim, marcas que estruturam seu branding podem observar mudanças em:

  • Posicionamento: destacando seus valores e diferenciais;
  • Reconhecimento: se fazer ser lembrada quando o usuário buscar por um produto, solução ou serviço;
  • Gerar confiança: Transmitir credibilidade e aumentar a fidelidade;
  • Aumentar o engajamento: através de sua comunicação que se aproxima mais dos clientes;
  • Agregar valor: o produto é muito mais do que apenas um material, tem uma atenção e comprometimento em tudo que a empresa faz;
  • Reputação: zelar pela imagem da marca no presente e no futuro.

Por fim, o objetivo do branding é construir uma marca forte e duradoura, com o propósito de aumentar a conexão com os clientes.

Branding: 5 estratégias para aplicar na sua empresa

Existem várias maneiras para saber o que é branding, sendo que alguns elementos são essenciais, enquanto outros dependerão da natureza do seu negócio. É sempre bem vinda a orientação de um profissional especializado.

Seu objetivo é documentar parâmetros essenciais, como:

Missão, visão e valores

A missão, visão e valores é o item mais básico da documentação do branding, muitos acham que esse elemento não faz parte da identidade da marca. Acontece que essa é a forma mais clara de dizer ao seu público a intenção da empresa para além do lucro.

Em suma, o que deve ser elaborado para a missão e visão são os objetivos que a marca pretende atingir, bem como a maneira que ela enxerga o mercado. Para além disso, é preciso definir quais são os valores imutáveis da empresa, ou seja, seus princípios.

Identidade visual

A identidade visual é um dos aspectos obrigatórios e mais importantes da do branding. É a forma como você vai criar a personalidade da marca. Aqui, itens como paleta de cores, fontes utilizadas e elementos gráficos no geral devem ser definidos.

co-branding


A identidade visual tem o propósito de entender a forma como o público-alvo se comunica. É uma maneira de atrair um determinado grupo de pessoas e criar uma conexão identitária. Assim o público se sente mais próximo da marca trazendo bons resultados.

Brand persona

Imagine que você possui uma loja de brinquedos. Certamente, o público que você deseja atrair e direcionar suas vendas não será composto por pessoas que não convivem com crianças, certo? 

A brand persona tem justamente essa ideia. Nessa estratégia de o que é branding você vai definir o melhor tipo de pessoa (dentre o seu público alvo), que significa uma excelente oportunidade de vendas, e assim estabelecer mais estratégias para atrair esses clientes.

Lembre-se que você deverá criar no mínimo um personagem fictício levando em consideração a análise de dados do público que mais procura por sua empresa.

Tom de voz

O tom de voz de uma empresa deve agir de acordo com a identidade visual e o público para quem esse tom de voz será direcionado. É a comunicação através de postagens nas redes sociais, anúncios, e-mail, no telefone e até em embalagens do produto.

Sendo assim, no branding deverá ser documentado que a linguagem utilizada pela empresa vai ser mais formal e séria ou despojada e acessível. Sempre, é claro, respeitando ao máximo o seu cliente.

Slogan

O slogan não é uma obrigatoriedade do branding e muitas empresas sequer utilizam desse recurso. Porém é uma ótima forma de resumir em poucas palavras qual é a missão, visão e valores da empresa.

No slogan devemos levar em consideração o público-alvo, as personas e o diferencial da marca. Além disso, para tornar o slogan memorável, lembre-se de elaborar algo com poucas palavras mas que seja persuasivo.

Conclusão

O branding é fundamental para posicionar e fortalecer a identidade de uma marca, criando conexões emocionais com o público-alvo e gerando confiança. Missão, visão e valores, identidade visual, brand persona são alguns destes elementos.

Com o branding a marca se destaca na concorrência, impulsiona o crescimento do negócio e constrói uma reputação positiva. Investir em branding é uma decisão estratégica que agrega valor à marca e conquista a fidelidade dos clientes.

E então, quer desenvolver ainda mais a sua empresa? Aqui no Mercado Online Digital você pode contar com as melhores tecnologias para impulsionar o seu negócio!

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *