Também conhecido como absentismo, o absenteísmo é um fenômeno que ocorre em ambientes de trabalho e se refere ao afastamento ou à ausência injustificada dos funcionários, podendo ser causado por diversas razões, como problemas de saúde, más condições de trabalho, esgotamento e insatisfação no trabalho.
Assim como todos os outros, o ramo da tecnologia não escapa desse desafio, e precisamos falar sobre ele, a fim de reduzir a sua ocorrência e os seus efeitos.
Não sabe o que é ou deseja conhecer mais informações sobre o absenteísmo? Então, leia esse artigo e confira tudo com o Mercado Online Digital! Tenha uma boa leitura.
Afinal, o que é absenteísmo?
O absenteísmo é um termo que se refere a um padrão de ausência no ambiente de trabalho ou, até mesmo, frente a uma obrigação/compromisso. Portanto, faltar frequentemente às aulas, consultas, reuniões e outras responsabilidades são formas de praticar o absentismo.
Originalmente o termo “absenteísmo” foi usado para designar o êxodo de proprietários rurais para as cidades, uma vez que abandonavam as suas terras em busca de maior qualidade de vida. Depois, com o início da Revolução Industrial, a palavra passou a ser usada para designar as faltas dos operários das fábricas.
Justamente por isso, o absentismo se tornou muito comum para explicar o fenômeno da ausência não programada no ambiente de trabalho, não apenas na indústria, mas também em todos os outros setores.
Causas comuns do absenteísmo nos times de tecnologia
Como mencionamos ao longo da introdução, o absenteísmo também é uma realidade na área de tecnologia. Dessa forma, é importante saber as causas para o acontecimento desse fenômeno, a fim de reduzir as chances dele se tornar, de fato, um grande problema em sua empresa.
Doenças
As doenças são um dos principais causadores de absentismo nos times de tecnologia. Elas podem acontecer de modo inesperado ou serem crônicas, além de poderem estar ou não associadas ao próprio trabalho.
Nos casos das doenças ocupacionais típicas do ramo da tecnologia, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e os problemas posturais e oftalmológicos, é preciso evitá-los ao máximo, para não acometerem muitos colaboradores.
Problemas familiares
Os problemas familiares são situações que desestabilizam bastante os envolvidos. Separação, falecimento, complicação financeira, desentendimentos e outros desafios atrelados ao âmbito privado e pessoal acabam interferindo na disposição, na concentração e na produtividade dos indivíduos no trabalho, o que pode levá-los à prática do absenteísmo.
Insatisfação no trabalho
Nem sempre o ambiente de trabalho e as tarefas a serem realizadas são prazerosas e tranquilas, não é mesmo? Na tecnologia, as atividades não costumam ser fáceis e envolvem muita concentração e lógica, o que pode ser, a longo prazo, cansativo e desgastante.
Além disso, nem sempre o time de tecnologia se dá bem, tendo conflitos internos e questões mal resolvidas entre os membros. Isso acaba provocando insatisfação no trabalho, o que aumenta as chances de absentismo.
Falta de engajamento
Muitas vezes, as empresas de tecnologia não promovem atividades de interação e integração dos funcionários. Isso faz com que os colaboradores não se sintam engajados e conectados com o ambiente de trabalho, dificultando a motivação para realizar as suas tarefas.
Assim, como falta engajamento, os funcionários tendem a faltar de forma exagerada e não cumprir com as suas obrigações de forma eficiente.
Tendências e padrões de absenteísmo em diferentes setores e ambientes de trabalho
As tendências do absenteísmo variam conforme a época e o tipo de atividade. Além disso, os padrões desse fenômeno também se alteram em cada setor/ambiente de trabalho, afinal, as características desses âmbitos influenciam na média e nas razões para as ausências.
Atualmente, a Síndrome de Burnout é uma das principais tendências de absentismo na esfera trabalhista. Também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, esse distúrbio emocional consiste na exaustão mental e física dos trabalhadores, provocando estresse, desânimo, dores, insônia, problemas psicológicos e muito mais.
Já os padrões de absenteísmo dependem dos níveis de estresse de cada ambiente de trabalho. Um negócio com conflitos internos, desvalorização profissional, salários insatisfatórios e infraestrutura de má qualidade tem muito mais problema com as ausências em excesso do que uma empresa em que os trabalhadores são valorizados, a equipe se dá bem e os salários são bons.
Impactos do absenteísmo no rendimento no trabalho
O absenteísmo é uma condição que impacta bastante no rendimento do indivíduo no trabalho.
Com o excesso de faltas não programadas, o funcionário deixa as suas tarefas se acumularem ou acaba sobrecarregando alguns colegas, que acabam tendo que substituí-los durante a ausência.
Além disso, o absentismo está associado a situações que deixam o colaborador desmotivado, indisposto e sem nenhuma vontade de fazer as suas atividades, então, mesmo quando ele comparece ao ambiente de trabalho, acaba sendo improdutivo e ineficiente.
Outro ponto negativo do absenteísmo é o prejuízo gerado às empresas, uma vez que o colaborador passa a perder prazos, a não entregar os projetos que estavam sob sua responsabilidade e a exigir, assim, que o empregador tenha despesas extras ao pagar outros funcionários para realizar as pendências de quem está ausente.
Estratégias de redução do absenteísmo nos times de tecnologia
Se você está percebendo que o seu time de tecnologia está sofrendo um alto índice de absenteísmo, é hora de reduzi-lo e colocar algumas estratégias em prática. Confira algumas delas:
Programas de bem-estar
O bem-estar dos colaboradores sempre deve ser uma prioridade em qualquer empresa. Sem ele, não há produtividade, disposição, motivação, eficiência e, consequentemente, lucratividade no time empresarial.
Por isso, invista em programas de bem-estar, realize confraternizações e momentos de lazer e ofereça melhores condições de trabalho para todos os funcionários.
Flexibilidade de horários
Muitas vezes, o colaborador pratica o absentismo por não ter uma flexibilidade em seu ambiente de trabalho. É preciso compreender que todo mundo tem compromissos e imprevistos, necessitando, portanto, encerrar a jornada de trabalho mais cedo ou se ausentar por alguns dias.
Se houver flexibilidade de horários, o funcionário terá menos razões para faltar em excesso, pois poderá conciliar os momentos profissionais e pessoais.
Políticas de licença remunerada
Algumas situações inesperadas podem acontecer e necessitar de uma grande atenção dos envolvidos. Nesses casos, é melhor promover uma licença remunerada aos colaboradores do que exigir que compareçam e executem as suas funções, uma vez que não terão a produtividade esperada.
Assim, combine períodos de afastamento, garanta que os funcionários tenham um prazo suficiente para resolver os seus problemas pessoais e retorne com total empenho e eficiência. Dessa forma, os impactos são reduzidos de modo bastante considerável!
Incentivos à participação
É muito importante que você, como gestor do time de tecnologia, se empenhe em desenvolver incentivos à participação dos membros da equipe. Dessa maneira, eles terão uma conexão bem maior com a empresa e se sentirão “parte do todo”, tendo maior satisfação e motivação para trabalhar!
Conclusão
Como você pôde observar ao longo do artigo, o absenteísmo é um fenômeno um tanto prejudicial para ambas partes envolvidas.
Por esse motivo, não deixe de investir em estratégias e práticas capazes de amenizar a sua ocorrência em seu ambiente de trabalho, para ter um desempenho mais satisfatório no mercado de atuação!
Deixe um comentário