Limpar o cache do MacBook é sempre uma prática recomendável, mas é especialmente urgente caso você esteja lidando com um MacBook lento, dificuldades em acessar o Safari, ou problemas no funcionamento de certos aplicativos. Além disso, também é vital para resolver problemas de armazenamento (após algum tempo, os arquivos no cache acumulam e ocupam muito espaço no disco).
Aqui, você pode aprender tudo sobre como o cache no Mac funciona e pode ser limpo, tudo sem necessidade de conhecimentos avançados ou aplicativos externos.
Como funciona o cache do MacBook?
O cache é um sistema de memória temporária do MacBook onde são armazenados arquivos que servem para acessar conteúdos online mais rapidamente. A ideia é muito simples:
- Imagine que você visita um site com imagens muito pesadas;
- Na primeira visita do site, um arquivo temporário é criado no cache;
- Assim, sempre que você voltar a visitar o site, as imagens pesadas já se encontrarão em cache, abrindo automaticamente e melhorando a experiência de navegação.
Como você pode ver, o cache desempenha uma função útil. Contudo, o problema é que os arquivos temporários do cache podem acumular e ocupar muito espaço de armazenamento, tornando o MacBook mais lento.
Além disso, manter arquivos de cache antigos no sistema não é ideal porque muitos destes arquivos estão desatualizados. Arquivos desatualizados no cache não só são inúteis, como podem prejudicar a sua experiência de navegação, abrindo versões mais antigas de sites e serviços web.
- Resumindo: o cache é essencial para o funcionamento do MacBook, mas exige cuidados e uma limpeza ocasional.
Instruções para limpar o cache no MacBook
Para limpar o cache no MacBook, você deve focar-se em duas pastas principais: o cache do sistema e o cache do Safari (ou do navegador web mais utilizado por você).
Para limpar o cache do sistema, você deve:
- Clicar no Finder
- Clicar em “Ir”, seguido de “Ir para a pasta…”
- Digitar o código “~/Library/Caches” e confirmar
- Selecionar todas as pastas e subpastas mostradas após a inserção do código
- Esvaziar a Lixeira utilizando “Cmd + Delete”
Para limpar o cache do Safari, você deve:
- Abrir o Safari
- Clicar em “Ajustes”, seguido de “Avançado”
- No menu “Avançado”, escolher a opção “Mostrar menu Desenvolvedor”
- No menu Desenvolvedor, selecionar “Esvaziar cache”
Para além dessas pastas, o MacBook tem uma cache de conteúdo. Seu objetivo é facilitar o download de software para vários produtos Mac em simultâneo. Se você utiliza apenas um produto Mac (por exemplo, o MacBook), é recomendável desligar esta opção para poupar espaço de armazenamento.
Existem alternativas à limpeza manual do cache, como aplicativos externos que limpam o sistema automaticamente. Além disso, sites como a Wikipedia permitem que você contorne seu cache logo desde a raiz.
Vantagens de limpar o cache no MacBook
Os especialistas recomendam limpar o cache do MacBook cerca de uma vez por mês, mas você também pode agir apenas caso o desempenho do seu dispositivo tenha sido afetado.
As principais vantagens de limpar o cache no MacBook são:
- Libertar espaço de armazenamento do disco
- Otimizar o desempenho de um MacBook lento
- Melhor navegação web
- Menos erros em aplicativos e sites
Não se preocupe: se o cache do seu MacBook estiver causando problemas, você pode resolver o assunto em poucos minutos e em menos de 10 cliques!

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.