Tudo Sobre Linguagem de Programação: Conheça as 10 Mais Utilizadas No Mercado

A linguagem de programação foi criada com o objetivo de ser o canal de comunicação entre o programador e o hardware (máquina). Quem deseja dominar o mercado de TI precisa ter em mente que as linguagens de programação estão  em constante evolução. Isso significa que quando você já estiver fera nas principais linguagens do mercado, outras surgirão e você vai precisar se atualizar. 

Atualmente existem centenas de linguagens de programação, com suas próprias complexidades sendo amplamente utilizadas em todo o mundo. A boa notícia é que ao começar a sua jornada como programador você irá encontrar linguagens que se encaixam aos seus interesses, objetivos e carreira. Mas qual é mais utilizada no mercado? Acompanhe este artigo e confira!

Entenda o que é uma linguagem de programação

Precisamos nos comunicar com as máquinas e a linguagem de programação é a ferramenta utilizada para isso. Os computadores se comunicam através de padrões de codificação binária – cadeias de 1s e 0s. 

Composta por uma série de símbolos, as linguagens de programação traduzem essas cadeias em algo que nós, humanos, possamos entender e escrever. Através destes códigos e recursos é possível criar programas e sistemas para resolver diversos problemas da vida cotidiana e do setor produtivo.   

Conheça as 10 principais linguagens de programação

O mercado de trabalho no setor de desenvolvimento está em plena expansão, oferecendo excelentes oportunidades para profissionais capacitados. Uma pesquisa realizada pelo Bureau of Labor Statistics mostrou que entre os anos de  2018 a 2028 haverá um crescimentos de 21% em novas oportunidades no setor. 

Para aproveitar essas oportunidades, o programador precisa se atualizar e dominar as linguagens mais utilizadas no mercado, garantindo assim, um diferencial competitivo.

01 – Linguagem de programação JavaScript

Criada em 1995 por Brendan Eich, o JavaScript é a linguagem de programação da web mais popular do mundo. E o melhor, é muito fácil de aprender. Seu principal objetivo é tornar processos de páginas web mais dinâmicos e agradáveis.  

O JavaScript não roda remotamente em servidores e sim em programas locais do lado do cliente. A tecnologia evoluiu muito, sendo utilizada atualmente para desenvolver sites, aplicativos para smartphones e programas desktop. Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos aproveite a Semana de Programação Web JavasCript realizada pela Kenzie entre os dias 24 e 28 de maio . O objetivo do curso é oferecer aulas ao vivo em uma plataforma interativa com conteúdos e suporte em tempo real.

02 – Linguagem de programação java

Desenvolvido por James Gosling e sua equipe em 1995, o Java é uma linguagem de programação orientada por objetos, fortemente tipada e baseada em classes. À medida que a internet evoluiu a linguagem Java foi sendo atualizada. Isso se deve, em grande parte, ao fato de ser uma linguagem de código aberto, ou seja qualquer pessoa pode contribuir para o seu desenvolvimento. 

Por ser tão popular, o Java é muitas vezes a primeira linguagem de programação aprendida pelos desenvolvedores. Nos Estados Unidos é ensinada já no ensino médio.  O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem um excelente curso gratuito para você que deseja se aprofundar nesta tecnologia. O curso se chama  “Orientação a Objetos com Java” e tem duração de 38 horas.

03 – Linguagem de programação Python

Criada pelo desenvolvedor Guido van Rossum em 1991, a linguagem de programação Python também é muito popular, sendo utilizada para o desenvolvimento web, desenvolvimento de software, matemática e script do sistema. Confira os motivos que fazem desta tecnologia um sucesso entre os desenvolvedores:

  • Funciona em diferentes plataformas (Windows, Mac, Linux, entre outras; 
  • Possui uma sintaxe simples semelhante à do idioma inglês;
  • Permite escrever programas com menos linhas;
  • É executado em um sistema interpretador, permitindo que o código seja executado assim que for escrito. 

Se você está iniciando a sua trajetória nesta linguagem, faça o curso Python para iniciantes da Udemy. O curso é gratuito, com conteúdo em vídeo online, certificado de conclusão e perguntas e respostas do instrutor.  

04 – Linguagem de programação PHP

linguagem de programação para iniciantes

Trata-se de uma linguagem de script open muito utilizada para o desenvolvimento web que pode ser incorporada dentro do HTML. Criado em 1994 por Rasmus Lerdorf, o PHP (Personal Home Page) hoje é uma linguagem mundialmente conhecida e uma das mais utilizadas pela facilidade de aprendizado. 

Para quem deseja se aprofundar nesta tecnologia, nós recomendamos o curso de PHP 7 e Mysqli da Learncafe. O curso gratuito possui 40 aulas, onde o aluno poderá aprender a trabalhar com PHP entendendo as modificações feitas na conexão com banco de dados e novas implementações do mysqli.

5 – Linguagem de programação C

A linguagem C é uma das mais populares atualmente. É derivada de outras duas linguagens obsoletas hoje em dia, o BCPL e Argol 68. Criada em 1977, sua aplicação ainda é tão atual que permanece sendo usada para derivados meios de desenvolvimento.

Algo básico sobre o aprendizado das linguagens de programação começa com a sua sintaxe, um conjunto de regras que devem ser seguidas para a composição correta de uma linguagem de programação.

Na linguagem C, sua sintaxe é definida em Tipos, Declarações e principalmente suas Funções, que determina como devem ser escritas as atividades que o software irá realizar.

6 – Linguagem de programação C++

A linguagem C + + é considerada um produto da linguagem C. Foi desenvolvido desde os anos 1985 e passou por muitas reestruturações e adições de elementos. Hoje em dia possui muitos códigos próprios e até da antiga linguagem C.

Essa linguagem atua em alto nível e é designada para atividades complexas, como a programação de sistema operacional. Devido à sua modernidade e alta performance, esta é uma linguagem bastante indicada para todo tipo de programação.

O porém é que, diferentemente da linguagem em C, erros que ocorrem durante a programação em C + + podem ser bastante sutis impedindo um código de funcionar corretamente. É preciso ter atenção.

7 – Linguagem de programação Perl

Open Source é um termo muito utilizado para definir códigos que qualquer um pode fazer uso e modificá-lo. O Perl, anteriormente funcionava como extrator de dados de jatos propulsores da Nasa. Hoje, é uma ferramenta robusta  muito robusta para código genérico.

Gratuita e simples de aprender devido seu open source dinâmico, o Perl permite, desde a busca por termos técnicos em arquivos textuais, até mesmo a  extração do código do DNA em laboratórios científicos.

Para mais, o Perl é usado na maioria do desenvolvimento de sites além de ser compatível com os principais sistemas operacionais existentes.

8 – Linguagem de programação Ruby

Há uma informação  que o desenvolvedor do Ruby, Yukihiro “Matz” Matsumoto, menciona que define muito bem essa linguagem de programação que é Tentar transformar o Ruby em algo natural e não simples, como a vida e que também se pareça simples em aparência mas complexo por dentro, tal qual o corpo humano.


Tal informação serve para lembrar a sutileza do Ruby, criado a partir do Perl e outras linguagens conhecidas. Seu foco é a orientação de objetos e o intuito é que os programadores sejam direcionados naturalmente a realizar a codificação certa.

betheme compre agora

9 – Linguagem de programação Google Go

exemplos de linguagem de programação

De tempos em tempos o Google sempre traz novidades tecnológicas para o dia a dia, como o Google Office, Google Analytics e outros. Dessa vez, conheceremos o Google Go, a linguagem de programação mais moderna atualmente, com menos de 15 anos de criação.

Criada para facilitar os problemas quanto à compilação de sistemas (em outros códigos era mais difícil), o Go é uma boa maneira de estudar e criar a partir de uma linguagem minimalista que conta com uma sintaxe de apenas 25 palavras.

O Go é uma das principais linguagens para se aprender uma vez que, além de ser muito utilizada em empresas de tecnologia, vem crescendo também entre criação de mídia e no setor financeiro.

10 – Linguagem de programação Swift

A Apple também não ficaria para trás. O sistema iOS, por exemplo, é todo baseado no Swift, a linguagem de programação usada nos iPhones e Macbooks.O Swift é uma das linguagens mais promissoras da nova era, visto que ele tem menos de uma década desde sua criação e já passou por dezenas de remodelações.

Apesar de ser compatível com muitas linguagens e sistemas, além de simples e fácil de aprender, o Swift foi baseado no Objective-C e sua tipagem forte, estática e inferida atribuídos a suas variáveis, só podem ser utilizados com valores atribuídos às mesmas variáveis específicas.

Saiba qual a linguagem de programação mais usada 2022

Já sabemos que existem muitas linguagens de programação em utilização nos dias atuais e que elas são essenciais para fazer a comunicação entre o homem e a máquina. Também já entendemos que é praticamente ( senão totalmente) impossível realizar as ações necessárias para o desenvolvimento e configuração de sites e aplicativos sem dominar essa forma de se comunicar com as máquinas.

Além disso, já explicamos, aqui, quais as linguagens têm aprendizado mais fácil e quais têm o aprendizado mais difícil, além de explicar a diferença entre elas.

Mas, qual é a linguagem de programação que os profissionais da área mais usam em 2022? 

A resposta para essa pergunta é, sem dúvida nenhuma, o JavaScript ! Ele domina os diálogos entre o homem e os computadores. Essa liderança no ranking não é de hoje, já que o Javascript domina a comunicação com os sistemas tecnológicos há quase 10 anos, embora esteja sendo usada desde 1990, quando foi elaborada. 

O Java Script é tão utilizado por ser muito flexível, podendo ser usado em várias plataformas diferentes. Além disso, a construção do trabalho com ela é rápida, portanto, ela é, de certa forma, fácil de usar.

Saiba qual linguagem de programação mais usada nos Estados Unidos

Apesar de existir um ranking geral, com as linguagens mais usadas. Também pode ser feita uma análise mais detalhada em cada região.

Então, se você tem seu trabalho focado no mercado estadunidense ou até mesmo se você pensa em trabalhar em empresas americanas, é plausível que saiba qual a linguagem que deve aprender em primeiro momento. Porém, deixamos claro que, assim como já mencionamos aqui, não é ideal que você tenha domínio de apenas uma linguagem. Pois o mercado é vivo e dinâmico e, por algum motivo, a linguagem dominada pode parar de ser a mais utilizada e, dessa forma, você estaria fora do mercado.

Respondendo ao questionamento deste tópico… A linguagem de programação que o mercado dos Estados Unidos e os trabalhadores desse país mais utilizam é, também, o Java Script. Essa linguagem é usada para tudo: programação de jogos, desenvolvimento de sites, criação e configuração de aplicativos para dispositivos móveis e criação de servidores de web.

Conheça a linguagem de programação mais usada na Europa

Na Europa, o Java e o Java Script são muito utilizados. Porém, é perceptível uma crescente demanda em relação à linguagem de programação Python. 

Até mesmo pelo fato de a Europa ser composta por muitos países, há mais variedade de utilização. Porém, caso seja sua primeira linguagem e você esteja focado no mercado nacional e no mercado internacional de maneira geral, o ideal é começar, realmente, pelo Java Script, que possui muitos adeptos à utilização em vários países.

Top 5 com as linguagens de programação mais bem pagas

Assim como em todos os ramos do mercado, algumas áreas recebem mais oportunidades e maiores remunerações que outras. E isso não seria diferente quando se diz respeito às linguagens de programação. Até porque, o mercado está crescendo muito rápido e, dessa maneira, os que se destacam nas principais demandas acabam recebendo salários melhores que outros que não se atualizam e não ficam a par das atualizações da profissão.

Confira abaixo a nossa seleção e explicação das linguagens mais bem pagas no mercado tecnológico e invista seu tempo na linguagem correta!

JavaScript

Qual é a linguagem de programação mais usada

Em primeiro lugar, não poderia estar outra se não a linguagem de programação Java Script. Essa linguagem ,assim como vimos, é a mais utilizada no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Ou seja, os países de primeiro mundo, em sua maioria, utilizam o Java Script. E, se são eles os detentores de grande parte do poder do mercado tecnológico, é evidente que a linguagem mais bem paga seria a que eles mais utilizam, a Javascript.

E aí? Você está preparado para as melhores oportunidades? Precisa aprender mais?

Independentemente da resposta, uma coisa é clara, para realizar seu trabalho, além de se desenvolver nas linguagens de programação primordiais, você também precisa ter bons produtos à sua disposição. É para isso que o MOD existe: para te fornecer, com os melhores preços, os melhores produtos em temas e plugins para WordPress! 

Java

A segunda linguagem melhor remunerada é o Java. 

Por possuir código aberto, ela está em constante melhoria e atualização pelos usuários, assim, além de ser muito utilizada, boa remuneração é oferecida aos que a dominam.

C/C#/C++

Essa linguagem também entrega aos utilizadores uma ótima remuneração. Até porque, grande parte dos trabalhos realizados com ela são complexos, como a criação de sistemas operacionais.

PHP

Tem aprendizado fácil, portanto, é mais simples dominá-la e produzir grandes trabalhos. Portanto, é, também, mais provável que você receba um bom pagamento ao utilizar o PHP, já que, com ele, conseguirá desenvolver muitos projetos bons.

TypeScript

Um dos motivos que fazem com que essa linguagem permita que os que trabalham com ela tenham um bom salário é o fato de ser possível utilizá-la no Windows, o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo! 

Portanto, se muita gente utiliza, a demanda por trabalhos com o TypeScript é grande. Então, se a demanda é grande, o salário, consequentemente, também é.

Dúvidas frequentes sobre linguagem de programação

Apesar de tentarmos deixar o mais claro possível todas as informações, esse conteúdo é complexo na cabeça de muita gente. Então, é frequente que muitas dúvidas surjam. Dessa forma, respondemos aqui as dúvidas e questionamentos mais frequentes que você e outros colegas da área podem ter sobre esse tema.

Confira abaixo!

Qual é a linguagem de programação do futuro?

De acordo com o Stack Overflow, um site baseado em perguntas e respostas para pessoas que trabalham, ou que apenas têm curiosidade na área de Linguagem de Programação, a linguagem de programação do futuro é o Rust. Essa linguagem de programação cresceu em 234% no número de usuários em 2021. 

E você, como se sente depois de tantas informações sobre as linguagens de programação? Precisa aprender mais? Está no caminho certo? Independentemente da resposta, o Mercado Online Digital está aqui para te auxiliar em tudo sempre!

Qual a diferença entre as linguagens de programação?

Atualmente há centenas de linguagens de programação e com o passar do tempo elas se tornam mais gerais e multifacetadas.  No entanto, cada linguagem possui a sua especialidade, vantagens e desvantagens.  

Na linguagem de computador é possível encontrar recursos voltados para hardwares específicos, sistemas operacionais específicos e para algumas tarefas específicas. 

Por exemplo, o HTML é utilizado para descrever páginas da web. Já o TeX é utilizado para descrever documentos científicos.

Qual é a linguagem de programação mais fácil?

As linguagens de programação estão aí para facilitar a relação humana com os hardwares (máquinas, computadores, interfaces…), porém, cada hardware possui sua complexidade própria e entendê-los requer o conhecimento da linguagem de programação.

Dito isso, existem dezenas de linguagens de programação destinadas a setores específicos, dentre elas há o Javascript. Basicamente será com ele que deixaremos sites, blogs e plataformas legíveis para o entendimento humano, bem como a criação de aplicativos.

Qual é a linguagem de programação mais difícil?

linguagem de programação java

As linguagens chamadas Esotéricas, são um grupo de linguagens de programação que não possuem um propósito aplicado ao mundo real, como é o Java, por exemplo. Tais linguagens são absurdamente complexas e os programadores usam para treinar suas habilidades.

Há linguagens que podem ser ainda mais complexas porém de forma proposital. O Malbolge é considerada a linguagem mais difícil do mundo, porém seu uso não é usado de forma científica e muitos encaram como um passatempo para testar seus próprios limites.

Quais as linguagens de programação mais usadas no mundo?

Java, Python e C++ são as linguagens de programação mais utilizadas e repassadas mundialmente. Todas elas têm mais de vinte anos de atuação e seguem sendo fortes ferramentas quando falamos de mapeamento de dados e criação de interfaces.

Outras linguagens recentes e de alto crescimento estão o Javascript e o Go, duas linguagens de programação de fácil aprendizado e conteúdo moderno. A atuação delas está mais presente em desenvolvimento de web e orientação de objetos. Estão em constante crescimento.

Qual é a linguagem de programação do Windows?

Quando falamos de um sistema operacional, como o Ubuntu, Linux, Mac Os e o próprio Windows, estamos falando de um conjunto de recursos, programas, hardwares e várias linguagens de programação que agem em conjunto para atender o usuário por inteiro.

O Windows, em sua maior parte, é desenvolvido em linguagem C, tal linguagem é unificada e lida com base no hardware para gerar uma interface intuitiva. É bastante utilizada para programar computadores e notebooks.

Outras linguagens presente no Windows são C++, Javascript, C#, TypeScript e VB.Net que fazem desse um poderoso sistema operacional tanto no hardware, quanto em seu software.

É muito difícil aprender a programar?

Difícil e fácil são perguntas que dependem de quem está disposto a aprender. Especialmente quando falamos de linguagem de programação. Embora estejamos aprendendo a “conversar com máquinas”, não é tão difícil quanto aprender um idioma.

Estudiosos da área por vezes indicam começar por linguagens mais simples, como o C++, Java e o atual Javascript. Outras formas de linguagem complexas naturalmente ficaram mais fáceis à medida que somamos experiência.

eCommerce---Banner

Conclusão

A palavra de ordem dentro do universo da programação é inovação. Novas Linguagens de programação surgem todos os anos, sendo impossível contabilizar quantas existem ao redor do mundo. Elas são criadas em diferentes lugares e com diferentes objetivos. Profissionais de destaque nesta área possuem amplo conhecimentos em várias linguagens. 

Evite a tentação de se aprofundar em uma única linguagem esquecendo as demais, pois se essa linguagem se tornar obsoleta, você pode encontrar dificuldades no mercado de trabalho.

Sobre o autor

Comentários 0

Igor Vargas
Igor Vargas
Responder

Excelente artigo!

05/01/2022
Ilian Junior
Ilian Junior
Responder

Agradecemos demais, estamos trabalhando para ter sempre novidades em conteúdo!!

05/01/2022
Claudio Lima
Claudio Lima
Responder

Onde existe um curso bom de javascript básico ?

07/01/2022
Mercado Online Digital
Mercado Online Digital
Responder

Recomendamos começar no youtube mesmo que tem muito conteúdo grátis de qualidade sobre Java.

07/01/2022
Mauricio
Mauricio
Responder

Pra mim a linguagem menos difícil de aprender é PHP e Java um pouco mais complexo.

07/01/2022
hans
hans
Responder

O que você pode falar sobre o ranking do Fortran?

22/11/2022
Guilherme Garcia
Guilherme Garcia
Responder

Fala ae Hans, blz ?
Não tenho experiência com ela para dizer mais sobre, talvez algum membro aqui relate sua experiência com essa linguagem.

23/11/2022

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *