O marketing de desempenho faz parte da internet, e é a chave do negócio de muitas empresas grandes no Brasil. Quanto maior e melhor é o marketing, melhor é a forma das empresas venderem ou se tornarem conhecidas.
Uma das subdivisões do marketing é o marketing de desempenho, do qual vamos falar hoje. O marketing de desempenho é diferente do marketing tradicional, e isso dá uma grande vantagem às empresas que escolhem medir o seu desempenho em vez de medir suas visualizações, algo que é cada vez menos comum.
Então, para que serve o marketing de desempenho, e como ele pode ajudar o seu site WordPress, ou outro CMS, a se posicionar melhor? Contamos tudo, em detalhes, nesse texto.

Entendendo o marketing de desempenho
O marketing de desempenho oferece uma possibilidade de medir não apenas as visualizações de algo, mas as ações. Por exemplo, se você vê alguma informação na rua, que foi comprada, como um outdoor, você nunca vai conseguir medir a ação, ou seja, o que as pessoas fizeram com essa informação.
Mas, no marketing digital, em anúncios, você mede as visualizações e também os cliques. É isso que faz a diferença entre medir impressões e ações, entre medir o quanto sua empresa apareceu em vez de quanto as empresas verificaram uma ação do usuário.
Exemplos práticos do marketing de desempenho
Acreditamos que os exemplos práticos são os mais simples de entender, por isso, criamos para poder entender melhor como funciona o marketing de desempenho, alguns cenários simples, mas práticos.
Imagine uma loja de tênis que não se foca no quanto o seu anúncio foi visto, mas sim no CPA (custo por aquisição) que pode ser monitorado em tempo real.
Ou, algo mais complexo, uma clínica odontológica, que não pretende que o seu nome seja visto mas que gere contatos, fazendo a contabilização do desempenho do custo por lead (CPL). Aqui pode ter duas vertentes, a escolha entre palavras-chave, pois a palavra-chave “dentista centro” deve gerar menos receita que a palavra “aparelho invisível”, pois esta vai permitir um maior agendamento de consultas.
Mas, num nível mais avançado, se você tem um aplicativo e quer que ele seja instalado no celular dos usuários, mas apenas no Brasil, você vai pagar por custo por instalação (CPI) sabendo exatamente que pagou um valor fixo ou variável por uma efetiva instalação de um aplicativo.
Isso tudo é medir o marketing de desempenho, ou seja, a realidade dos seus anúncios.
Empresas que trabalham com marketing de desempenho
Se você tem uma empresa ou marca e pretende trabalhar o seu marketing de desempenho, existem algumas empresas especializadas no Brasil que podem ajudar você a crescer seu negócio. As empresas de que vamos falar são empresas consolidadas no mercado, com um histórico comprovado e com vários anos de experiência, que entendem exatamente o conceito de qualquer produto, e criam uma estratégia de monitoramento de desempenho.
A V4 Company é uma empresa conhecida por ajudar as empresas com marketing digital com o objetivo de vender mais. Não é uma agência de marketing digital normal mas sim uma consultora de marketing digital, trabalhando há vários anos com um modelo inovador de criação de serviços para empresas.
Por outro lado, a Boomit é especialista no crescimento de produtos digitais, medindo sempre o marketing de desempenho e otimizando-o para cada tipo de negócio. Esta é uma empresa internacional com números muito fortes, mais de 4.000.000 de clientes, mais de 10.000.000 downloads de aplicativos e presente em 40 países, sendo uma das referências mundiais no exterior e também no Brasil.
Temos também a Agência Mestre, uma empresa nacional, com especialização em SEO (otimização para mecanismos de busca) que é uma parte importante do marketing de desempenho, especialmente o orgânico. A agência é uma das mais importantes no Brasil, com escritórios em São Paulo.

O marketing de desempenho funciona mesmo?
A resposta é um “sim” categórico, que se explica com tudo o que você leu e com a lógica de ser a única forma de investir em publicidade. Os motivos são vários, o fato de ser mensurável, onde cada real é rastreado, o fato de poder fazer otimizações em tempo real e também a forma de comprovar que uma ação corresponde diretamente a um investimento.
No entanto, nem sempre dar o primeiro passo é fácil. Com a informação que você leu, bem como a experiência das empresas que recomendamos, será mais fácil verificar por conta própria que esse é o futuro do marketing digital para vendas, e que só assim você consegue vender cada vez melhor.
Não é uma técnica inédita, mas sim o aperfeiçoamento de rastreamento do seu investimento de uma forma que pode ser comparável a outros setores, como call centers, onde se contabilizam médias de atendimento, número de chamadas, tempos de espera. Aqui, no marketing digital, simplesmente são outros dados comparáveis, mas sempre em busca de uma otimização de recursos financeiros e humanos.

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.