O PWA, Progressive Web App, vem trazendo uma experiência incrível para o usuário que precisa acessar sites sem perder o conforto, agilidade e dinamismo que um aplicativo para smartphone oferece.
Nesse artigo você irá conhecer essa fantástica tecnologia que vem ganhando o mercado digital: O Progressive Web App. Acompanhe!
Entenda, afinal, o que é PWA [Progressive Web App]
Você já parou para pensar no quão desconfortável às vezes pode parecer, acessar um site na web pelo celular, e ter que esperar longos segundos (mais que 3, sim, na web é muito tempo), para ver o conteúdo completo?
Os PWA’s resolveram esse problema! Na internet, um site que ofereça esse recurso funciona exatamente como um aplicativo, sendo muito mais ágil e utilizando bem menos dados. Tal qual um aplicativo nativo.
Entrando em uma página da web que possua suporte para PWA, você poderá notar que não existe diferença aparente para um app baixado da loja de aplicativos, porém sem precisar de todos os artifícios que um site convencional solicita.
Entenda como funciona a tecnologia PWA
A tecnologia PWA é responsável por transformar sites comuns em sites com aparências e funcionalidades de aplicativos, mas sem a necessidade de instalação deste no celular. Produzido pensando nos mobiles, mas pode ser usado também em desktops, permite a colocação de atalhos na tela inicial do celular, como se fosse realmente um aplicativo.
Essa tecnologia é nova e vem sendo mais usada a cada dia. Aqui, vamos te explicar como funciona essa tecnologia, para que você entenda, não só os benefícios dela, mas também como são os bastidores dos recursos utilizados para que ela funcione.
Service worker
O Service Worker faz parte do JavaScript e é utilizado como o intermediário (proxy) entre o navegador do usuário e a rede. Ele serve como um gerenciador de notificações e possibilita que exista um aplicativo Web e Offline e, para isso, utiliza a API de cache.
Ou seja, ele tem a habilidade de armazenar tudo em cache no próprio navegador para que, se o usuário utilizou a página e saiu, quando ele voltar, tudo estará do mesmo modo que deixou, não reiniciado para a página inicial. É realmente essa característica que faz com que um PWA seja o que é e se pareça realmente com um aplicativo comum, embora seja um site.
Manifest
Se você já entendeu o que é um PWA, você já entendeu que ele tem muitas aparências com um aplicativo. Todo aplicativo tem algumas características padrões, como:um ícone para o menu do celular, um nome, uma logo, uma sigla e/ou nome em abreviação, um estilo, um papel de parede, etc. Para que tudo isso funcione corretamente, é essencial que esses dados sejam armazenados em algum local.
Para o PWA, o Manifest é esse local onde todos os arquivos e informações são armazenados.
HTTPS
Como é um site, o PWA precisa e possui um HTTPS e um protocolo gerado. É ótimo já que, como a comunicação entre a solicitação do usuário e a rede são feitas por meio de um service worker, o HTTPS mantém a segurança e um funcionamento adequado garantidos.
Dicas de quando utilizar o Progressive Web App
Agora que você já sabe o que é o PWP, vamos te dar algumas dicas para entender quando é que essa tecnologia e tudo o que é o PWP são úteis para seu projeto!
- Um PWA tem o desenvolvimento facilitado em relação aos sites nativos, então seria uma boa utilizá-lo quando se deseja algo mais rapidamente construído;
- Sites que estão desejando migrar para uma versão em app, mas que, estatisticamente, não receberão muitos downloads por não ser de uso recorrente;
- Pelas definições de o que é o PWA você já deve ter percebido, mas vale ainda ressaltar: os sites feitos com essa tecnologia são muito rápidos;
- Consomem menos internet com os dados armazenados em cache;
- Entregam notificação;
- Têm um ícone como de aplicativo no menu do celular;
- Muitas funcionalidades;
- Tarefas mais robustas podem não ser realizadas com maestria com o PWA.
Logo, o PWA deve ser utilizado quando você quer se atualizar no mercado com as tecnologias mais recentes. Caso alguma funcionalidade mais robusta seja indispensável no seu projeto, o interessante seria possui um nativo e um PWA, que seriam acessados de acordo com a demanda momentânea do usuário.
Entenda as vantagens do PWA frente a um aplicativo
Os PWA’s possuem vários benefícios, dentre eles está a maior permanência do usuário na plataforma, por não utilizar espaço na memória do aparelho ou um maior uso de dados como um site normalmente promove.
Também garante a possibilidade de uso em locais com pouco sinal de rede ou qualidade de internet não tão boa, sendo passível de rodar em qualquer navegador. Esse meio também pode ser utilizado tanto no Smartphone quanto em Desktop e Tablet.
Por fim, um PWA permite também o uso de ícone na tela inicial, como se fosse mesmo um aplicativo nativo do celular e até notificações em push.
Conheça também as desvantagens do PWA frente a um aplicativo
O PWA atende justamente o que promove, um uso parecido com um site porém interface de aplicativo. A diferença, podemos citar, é que não é possível encontrar todos na loja de apps.
Além do mais, para usuários do IOS, a Apple ainda dá passos mais devagar em direção a adesão do recurso, o que deve mudar, já que é uma tendência mundial. E por fim, possui limitações de permissões que são concedidas aos aplicativos, como localização e outros requerimentos.
Entenda como funciona o Progressive Web App
Por ser uma aplicação híbrida, ele utiliza recursos dos dois lados do acesso. De quem desenvolve e de quem acessar. Através dos Services Workers, é possível salvar requisições no aparelho do usuário, garantindo acesso off-line.
Com o uso do Cache API, permitimos criar uma cópia visual promovendo um acesso mais ágil e com melhor performance.
E deixando o PWA idêntico a um app, as notificações em push e a Web App Manifest, garantem, respectivamente, a criação de notificações e uma padronização do desenvolvimento de PWA’s que permite exibição de ícone na tela inicial do dispositivo mobile.
Entenda a diferença entre AMP e PWA
Apesar do conceito ser parecido, AMP e PWA são bem distintos quando deixamos de lado o uso mais acelerado das páginas de web.
Enquanto AMP consiste na otimização de páginas de web, o método PWA garante um uso muito mais parecido com os aplicativos.
Funcionando, ao contrário do AMP, de forma off-line e com interface de app. Exatamente uma junção com websites.
Comparação entre PWA’s e apps tradicionais
Veja agora quais as diferenças que notamos quando acessamos sites que possuem essa metodologia de desenvolvimento para aparelhos móveis:
Praticidade
O primeiro aspecto que podemos validar é o acesso. Repare que quando utilizamos um site convencional pelo celular, muitas vezes precisamos rolar a página, dar zoom, e temos dificuldade até para buscar um tópico nos menus.
Com o PWA, a interface é ajustada à tela do smartphone e podemos navegar pelo site sem maiores problemas.
Agilidade
Aumentando ainda mais a UX, através do Services Workers, as páginas carregam muito mais rápido já que as requisições são armazenadas no aparelho do cliente. Isso possibilita o acesso instantâneo da aplicação.
Acessibilidade
Por usar cache local e até mesmo o Service Worker, podemos, não somente utilizar bem menos dados, como também o uso off-line do conteúdo, permitindo acesso em áreas com pouca rede de dados ou internet de menor rapidez.
Conheça alguns exemplos de PWAs
Nos dias atuais, depois de o mundo todo estar conhecendo o que é o PWA e as vantagens que ele traz, o número de sites utilizando essa tecnologia está cada vez maior. Abaixo, você pode conhecer os sites mais acessados que utilizam o PWA e analisar se o modo como eles funcionam será realmente útil para seu projeto.
Damos todas essas informações tão detalhadas porque sempre prezamos pelo maior esclarecimento dos nossos leitores e pelos melhores resultados em seus trabalhos de desenvolvimento de sites. É por isso que, além das informações, na nossa loja, só vendemos produtos de alta qualidade e que, com toda certeza, elevarão seus sites para outro patamar!
01 – Twitter
Um dos pioneiros em redes sociais por meio de PWA, o Twitter, hoje em dia, conta com um aumento acima de 70% de interação e diminuição da taxa de rejeição, que são usuários que desistiram de acessar a página, muitas vezes, por lentidão.
02 – Uber
Para aqueles que precisam de transporte imediato e estão com pouca bateria, pouco sinal de web e outros empecilhos que contam muito nos momentos que mais precisamos de rede.
A Uber conta com o PWA da plataforma, podendo ser utilizado em redes móveis de até 2G.
03 – Pinterest
Os usuários do Pinterest também tem utilizado muito essa rede social como PWA. Em 2019, o site contou com mais de 800 mil acessos pelo PWA e um crescimento de mais de 700% sobre novos usuários neste método da plataforma.
4 – Forbes
A Forbes é uma revista que fala sobre negócios e economia. É muito comum que homens e mulheres que se destacam em suas finanças sejam capa e conteúdos desta revista. Ela também fala sobre investimentos e tecnologia.
Embora seja muito lida, geralmente as pessoas não irão fazer o download do aplicativo para ler uma revista. Então, o site ser construído em PWA é muito bom para possuir uma navegação mais tranquila pelos mobiles, muito usados atualmente.
5 – Tinder
O Tinder é um site de relacionamentos que está em alta há alguns anos. Possui a versão em app, e também pode ser utilizado pela versão em PWA, para atender a pessoas que querem ou não instalar o app.
6 – AliExpress
O Ali Express é um site que cresce a cada dia mais e é utilizado para realizar compras de produtos, geralmente chineses, mas também de outras localidades.
O site é construído em PWA, o que faz ele ser bom para navegar pelo celular e, também, consumir menos da rede de dados do que um site comum.
7 – Jumia
Essa é uma empresa pan-africana no ramo da tecnologia, com atuação em logística e pagamentos. Foi fundada em 2012 e também utiliza o site em moldes PWA. Assim, é possível perceber que todo tipo de site pode ser feito em PWA!
8 – Ele.me
Muito comum nos dias atuais, é um site de venda e entrega de produtos alimentícios. Geralmente, esse tipo de pedido é realizado por celulares, então, ele ser construído em PWA aumenta e muito o acesso pelos usuários, que não precisam baixar o app para pedir a comida.
9 – George
Líder em vendas no Reino Unido, esse site é uma plataforma de venda de roupas.
Com a tecnologia do PWA, além de muitas outras coisas, é possível visualizar as roupas com um carregamento muito mais rápido, o que aumenta o tempo que os clientes passam navegando e a consequente compra.
10 – Settled
Também do Reino Unido, a empresa é focada em venda imobiliária. Num cenário de vida em que tudo é cada vez mais digital, muitas pessoas preferem ver fotos antes de vsitar pessoalmente. Para isso, o site é feito em PWA e facilita muito a navegação e a pesquisa por imóveis.
CONCLUSÃO
O método de desenvolvimento PWA permite uma interação muito maior entre os usuários justamente por garantir um acesso ágil e até mesmo off-line, além da maior parte dos benefícios que um aplicativo nativo oferece.
É preciso dar atenção a essa funcionalidade, uma vez que o acesso a aplicativos só tende a aumentar, em consequência do uso de aparelho mobile atualmente ser muito maior que o do computador pessoal.
De qualquer maneira, é preciso entender que o usuário normalmente não se predispõe a instalar um aplicativo que ele não utilize com tanta frequência como o WhatsApp e Facebook.
Contudo, o acesso de um site por meio de aparelho móvel pode ser um obstáculo para o UX devido a lentidão e limitações de performance.
O PWA, por sua vez, une o melhor dos dois lados em uma só aplicação: a praticidade por sua leveza e pouco uso dos dados, e também o recurso de compacticidade por não ser instalado diretamente no aparelho, garantindo uma excelente experiência do usuário e claro, a permanência muito maior de acesso na sua plataforma.
Gostou da matéria? Aproveite e veja nossos outros conteúdos para potencializar a sua página!
Sobre o autor
Comentários 0
Zaqueu Batista
olá Guilherme!
gostaria de saber se hoje ainda existe limitações para ios.
Guilherme Garcia
Fala Zaqueu, tudo bem ? pelo que andei vendo está funcionando bem hoje em dia, já fez algum teste ?
Ayrton Oliva
Olá Guilherme, beleza?
Os plugins que Vc mencionou acima serão para implantar o PWA no WordPress?
Abraço e obrigado pela excelente matéria!
Jorge
Guilherme, tenho uma imobiliária
Eu conseguiria com a PWA um banco de dados onde o cliente acessa o Estado e depois, a cidade?
Guilherme Garcia
Sim, você pode usar o JetEngine junto que consegue fazer isso tranquilamente.
Cristian
No caso PWA só seria possível de desenvolver no código, usando conhecimentos de ReactJS por exemplo?
Mercado Online Digital
Fala ae Cristian, hoje já existem alguns plugins que fazem isso. em breve pretendemos adicionar ao site.