Saiba Tudo Sobre Taxa de Conversão e Como Medir o Sucesso do Seu Negócio

Taxa de conversão, a grosso modo, é uma métrica utilizada para calcular os resultados dos esforços de marketing digital e venda. Junto ao crescimento do mercado digital surgiu a curiosidade em saber como um cliente se comporta online.

O que faz um usuário comprar, assinar, seguir, ou compartilhar um conteúdo? Vamos juntos desvendar quais ferramentas são necessárias para alavancar as vendas da sua loja virtual!

elementor pro comprar

Afinal, o que é Taxa de Conversão?

Quando um cliente acessa a loja e inicia aquele trajeto que conhecemos: clicar nas categorias, escolher dentre os diversos produtos, inserir métodos de pagamentos e finalizar uma compra (check-out), chama-se Conversão, ou seja, quando o cliente compra da plataforma. Já a Taxa de Conversão mostra a quantidade de vendas feitas (%). Podendo ser utilizada para mensurar quais processos são ou não atrativos na plataforma para um cliente finalizar uma compra.

Tudo sobre a conversão ideal

Conversão ideal é aquela que representa o melhor cenário estipulado de conversão para aquele negócio ou segmento. Uma taxa de conversão no e-commerce brasileiro gira em torno dos 1,5% a 2%. Mas isso varia muito a depender do seu negócio. Portanto, para saber se a sua conversão ideal é plausível, é necessário fazer a boa e velha pesquisa de mercado e de concorrentes. Não poupe esforços para detalhar como vão as vendas da empresa ao lado e comparar com a sua taxa de conversão e do mercado no geral. Construa essa base.

Entenda o que é uma boa taxa de conversão

taxa de conversão funil de vendas

Com esse número em mãos, você poderá buscar as melhorias e capacitações no seu empreendimento visando alcançar uma taxa de conversão cada vez maior. É possível também utilizar diversas ferramentas de benchmarking (ou seja, aprender com os erros e acertos da concorrência ou empresas similares) que avaliam como grandes empresas atingiram patamares de conversão altos e como adaptá-los ao seu negócio. Desse modo, você poderá entender mais o que é uma boa taxa de conversão no seu segmento e traçar estratégias para alavancar seu negócio.

Como calcular a taxa de conversão de vendas?

Se a taxa de conversão é a porcentagem de clientes que finalizaram uma venda então podemos fazer o seguinte cálculo que é bem simples:

Digamos que 1.000 pessoas acessaram sua loja. 50 delas fizeram uma compra. Sendo assim, a taxa de conversão é de 5%, veja o cálculo:

50/1000 * 100 = 5%.

Não é fácil? E com o auxílio de ferramentas como o Google Analytics (que determina o tráfego no seu site) e o número de vendas realizadas na sua empresa fica ainda mais fácil mensurar estes dados!

O que fazer para melhorar a taxa de conversão?

taxa de conversão funil de vendas

Dados em mãos, o que devemos fazer a partir de agora? Saiba usá-los! Eles dizem muito sobre o seu negócio e será a partir deles que você poderá definir os próximos passos para aumentar a popularidade da sua loja.

Defina uma proposta de valor

Agora, a parte principal das vendas em qualquer lugar é mostrar o diferencial do seu produto, certo? Conhecendo a sua marca e mostrando o valor dela o fará ficar muito mais íntimo do produto, ocasionando numa maior chance de conversão. Logo, não tenha medo de apresentar a sua marca e o seu empreendimento enquanto o comprador navega pela loja!

Siga as etapas do Funil de Vendas

O Funil de Vendas acompanha a vida útil de um visitante do site. Normalmente é definido em quatro etapas que são:

  • Público geral: visitaram seu site. Clientes em potencial.
  • Leads: alguém que converteu em algum momento, ou seja, preencheu algo com dados pessoais com a finalidade de conhecer mais do produto ou empresa.
  • Oportunidades: Leads cuja conversão prosseguiu, e assim se tornam clientes em potencial.
  • Clientes: que fecharam negócio.

Sendo assim, para cada etapa é necessária uma estratégia diferente e atenção especial para que o cliente cumpra essa jornada.

Antecipe objeções do seu cliente

Outro fator importante é deixar a visita do cliente ainda mais prática e objetiva. Sendo assim, pequenos detalhes são importantíssimos na hora de fidelizar um comprador, como por exemplo manter uma caixa de perguntas frequentes ou outras dúvidas comuns aos clientes. É uma forma de dar soluções para que os clientes não encontrem pontos negativos sobre o empreendimento tornando a venda mais difícil.

Crie estratégias de CRO assertivas

taxa de conversão funil de vendas

CRO (Conversion Rate Optimization) ou Otimização de Conversão é uma série de estratégias para aumentar as chances de conversão aproveitando melhor o público que o site já recebe regularmente. Sem mais gastos! Tais estratégias podem ser aplicadas em todo o percurso do cliente potencializando a compra.

Na aplicação do CRO é preciso antes um momento de introspecção entre sua empresa e os clientes no geral. É se perguntar o que impede seus clientes de finalizarem as compras. É a caixa de mensagens que não está em evidência? Menus não tão bem elaborados? Enfim, pequenos detalhes que fazem toda a diferença na experiência do usuário e que podem ser motivo ou não para a conclusão de compras. Fique atento!

Utilize gatilhos mentais 

Um ponto importante para atrair mais clientes para o seu negócio é saber usar a sua persuasão. Pense no seu tempo utilizando a internet. Quantas vezes não ignoramos dezenas de produtos, empresas e informações justamente por não despertar um interesse? É para isso que servem os gatilhos mentais.

Mostre que aquele produto está acabando (raridade), crie promoções urgentes e ilimitadas, e assim aja diretamente na necessidade das pessoas de terem algo, de serem os primeiros, de não perder oportunidades e uma série de outros fatores que podem ser usados para aumentar a taxa de conversão.

Defina sua Persona

Após saber todos os detalhes sobre a taxa de conversão, não podemos deixar para trás a (ou as) persona (as) da sua empresa, ou seja, o tipo de cliente que mais está presente na sua plataforma e que mais termina numa conversão. 

Estude esse cliente, o seu comportamento online e utilize as táticas acima para conseguir uma conversão mais possível. Monitorar a persona facilita a quem direcionar as estratégias de vendas.

Faça testes A/B na estratégia

taxa de conversão SEO

Os testes A/B são termômetros. Coloca-se duas variáveis (A e B) de Landing Pages, ou seja páginas de conversão sua plataforma, com layout diferente, outras opções de produtos, preços variados, ofertas diferentes, atingindo diferentes usuários. A Landing Page que obtiver o maior número de interações e, consequentemente, maior chance de fidelizar uma compra nos dirá sobre qual estratégia adotar. Você também pode fazer teste A/B em botões de call-to-action (ou chamadas para ação), título ou assunto de e-mails, por aí vai.

Otimize a taxa de conversão de cada canal

Quando falamos em estratégias de marketing é preciso pensar em quais canais tais estratégias são aplicadas e consecutivamente qual método empregado nessa estratégia melhor se adequa àquele público

Fique de olho no funil de vendas pois a persona do Facebook talvez não seja o mesmo do instagram e que talvez não seja o mesmo do seu website. É preciso personalizar a estratégia para cada canal que sua marca utiliza.

Crie automação de marketing

Para facilitar a administração da sua plataforma, porque não investir em automação? Existem muitas ferramentas, gratuitas e pagas, que permitem facilitar ações através do manuseio dos dados das suas conversões e dos seus clientes. 

Muitas delas podem ser configuradas para aplicar estratégias de marketing com base na persona (seu tipo de comprador) e no seu funil de vendas estabelecido. 

Com a automação de marketing é possível não somente agendar publicações nas redes sociais, como também criação de e-mail marketing, emissão de relatórios de metas e resultados, gerenciar seus leads e segmentá-los, podendo traçar estratégias diferentes para cada segmentação.

Utilize conteúdos para ajudar na conversão

A propaganda é a alma do negócio. Criar posts, ebooks, artigos e outros informes visuais que não necessariamente falam sobre sua empresa, mas ajuda o usuário a resolver uma determinada questão pode justamente atrair o público. 

Mantenha um contato próximo com seu cliente e você irá saber como transformar likes em vendas. Faça-o lembrar da sua empresa mesmo que você não esteja diretamente vendendo um produto a ele.

Controle: acompanhe com frequência a taxa de conversão

Com essas dicas que você utilizará em breve, é hora do principal cuidado que você deve ter: ficar de olho na sua taxa de conversão. Por que ela aumentou nos últimos meses? Por que ela decaiu tanto? Se questione! 

Como a gente disse no início do artigo, a taxa de conversão é o seu termômetro. A partir dele você poderá traçar as técnicas certas que mais garantem a conversão de um lead em cliente.

Taxa de conversão no Google Analytics

conversao no analytics
conversao no google analytics

Se você possui uma loja virtual o Google Analytics será perfeito para que você acompanhe as taxas de conversão. Através dele, você terá acesso a relatórios completos que te darão uma visão clara de quais páginas convertem mais e até mesmo onde os visitantes estão abandonando o site.

Isso servirá de base para que você tome decisões importantes não somente para otimizar o seu site, mas também para alterar sua estratégia de marketing se for necessário.  

No entanto, para que você tenha esses dados à sua disposição, torna-se necessário que você realize a configuração das metas do seu e-commerce.

Utilize as  urls de destino para especificar cada página acessada pelo usuário para chegar à página de venda, ou seja  checkout e, consequentemente, à conversão. 

Taxa de conversão nas mídias pagas ( Conversão de anúncios)

Pode parecer estranho, mas nem sempre um mês com maior número de vendas que  em outro representa uma campanha de mídia paga como maior desempenho.

Digamos que em janeiro você teve 125 vendas e em fevereiro, com a campanha, você teve 205 vendas. Fevereiro teve mais vendas que janeiro, desta forma, percebemos que teve melhor desempenho em números absolutos, pois vendeu mais. 

Mas se fevereiro foi um mês em que você teve mais visitas, então é natural que a venda fosse maior. O que vai permitir que você descubra se a campanha de fevereiro foi melhor que a de janeiro é justamente a taxa de conversão que será medida pelo número de vendas em relação ao número visitas do site.

Exemplo:

MêsVisitasComprasTaxa de Conversão
Janeiro100001251,30%
Fevereiro300002050,70%

Embora fevereiro tenha tido um número maior de vendas que em janeiro, janeiro foi o mês em que a campanha teve melhor desempenho, pois a taxa de conversão foi maior. Lembrando que nem sempre a taxa de conversão está diretamente ligada a vendas efetivas, vai depender da meta estipulada que pode ser a captação de leads, por exemplo.

Taxa de conversão Orgânica

O tráfego orgânico depende de uma estratégia de médio e longo prazo. O crescimento orgânico significa menos investimento em mídia paga, o que é sensacional. 

A taxa de conversão dos acessos orgânicos vai depender das indexações de páginas do seu site. Cada página deve estar relacionada a uma palavra-chave. Quanto maior o volume de busca da palavra-chave e quanto melhor for o seu posicionamento dentro das páginas do Google, maiores serão os acessos do site, ampliando assim, a taxa de conversão. 

Você deve criar uma meta, determinando que a taxa de conversão de seu tráfego orgânico será de 2%, e a partir disso, você deve buscar formas de acompanhar essa meta e ampliar o acesso orgânico através de um tráfego qualificado.

Importância da Taxa de conversão no Mobile

Para obter uma taxa de conversão de sucesso você precisa considerar os diferentes dispositivos de aquisição. Quando se trata do mobile sua atuação precisa ser ainda mais intensa, pois, esse dispositivo tem mudado a experiência de compra dos últimos anos de uma forma definitiva. Segundo o relatório anual do e-commerce da NuvemCommerce  82,75% das visitas e 65,6% das vendas das lojas virtuais foram realizadas através de smartphones e tablets em 2020.

A principal dica para ampliar a sua taxa de conversão no mobile é ter um layout desenvolvido exclusivamente para smartphones e tablets. Outra dica importante está relacionada a otimização do checkout. Ele precisa ser transparente, de preferência, em uma mesma página. A ideia é facilitar a vida do usuário para que ele não se perca no processo de compra com a abertura de novas abas no navegador. 

elementor pro preço

Conclusão

Nesse texto te informamos sobre a necessidade de estar de olho no quanto as vendas sobem e descem na sua empresa. A taxa de conversão, acima de tudo, lhe informará o que deve ser alterado para que os clientes vejam sua loja como referência

Com base no cálculo utilizado, você poderá notar que a taxa de conversão nem sempre passa dos 2% e que isso é totalmente normal. Contudo, é preciso investigar como anda o mercado para o seu segmento de atuação.

Aplicando os conhecimentos informados e as ferramentas que apresentamos, fica claro que existe uma receita (que deve ser personalizada pela sua marca sempre que possível), para manter um cliente fiel ao seu negócio. 

É preciso ler sua persona para identificar qual público seu conteúdo abrange e as melhores estratégias de marketing para aumentar sua taxa de conversões.

Finge que somos a sua taxa de conversão e fica de olho na gente. Nossos conteúdos buscam também sempre apontar caminhos para ajudar a sua empresa a crescer!

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