Disquetes, CDs, pen drives e cartões de memória. O que eles têm em comum: arquivar documentos e informações em um local que só você (ou quem tiver posse deles) podem acessar. Se você sabe para que servem esses itens, entender a nuvem vai ser fácil.
O termo “nuvem” existe desde os anos 1960, quando a internet começava a engatinhar. À época, usava-se a palavra para designar onde os dados iam depois de “virtualizados”. Hoje temos uma definição ainda mais ampla do conceito de computação em nuvem.
Na leitura abaixo, você vai entender o que é a computação em nuvem, como funciona e como auxilia usuários e até negócios a otimizar o dia a dia com ferramentas simples.
Entenda o que é Computação em Nuvem
De forma direta ou indireta, todo usuário da internet está usando a nuvem. Isso porque, atualmente, os dados que compartilhamos de forma online são encaminhados a um serviço de nuvem para serem acessados posteriormente, como as fotos nas redes sociais.
A computação em nuvem nada mais é que o serviço mediador entre o usuário e as informações que ele pega ou leva para a internet. De forma mais didática: a computação em nuvem possibilita que um “pen-drive virtual” exista na web.
Saiba como funciona a Computação em Nuvem
Essencial para todo negócio (e logo mais falaremos o porquê) a computação em nuvem é um modelo de entregas de dados através da internet. Nesse sentido, não é necessário ir até uma máquina local buscar estes dados, basta apenas uma permissão como login e senha.
Nesse processo de computação em nuvem, ocorrem algumas etapas. Veja quais são:
- A empresa escolhe um provedor de nuvem. As mais conhecidas são: Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP), que possuem a tarefa de organizar os dados em um supercomputador;
- A empresa escolhe o modelo de cloud computing: infraestrutura como Serviço (IaaS), plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS). Cada um específico para sua área de interesse;
- Recursos: a parte mais burocrática envolve desde a disponibilização de máquinas virtuais até a quantidade de armazenamento contratado;
- Segurança: recursos avançados para manter a segurança dos dados dos usuários são extremamente importantes, como a criptografia da informação e claro, o backup de dados.
Depois de toda a implementação, o usuário será capaz de acessar seus dados em qualquer lugar do mundo. Esses são passos bem simplificados para que você comece a entender e . estudar o processo de armazenamento do seu provedor de nuvem.
Leia também: Dicas de Como Escolher o Melhor Antivírus: Pagos e Gratuitos
A importância da Computação em Nuvem nos negócios
O mundo muda o tempo inteiro, principalmente em relação ao mercado. Não acompanhar estes avanços é deixar a sua empresa para trás, sobretudo em relação aos meios tecnológicos que trazem inovações cada vez mais disruptivas.
Empresas que abraçam o cloud computing já saem na frente devido a enorme praticidade para os seus clientes. Mas algumas outras vantagens podem ser observadas:
- Escalabilidade: gerencie os recursos e aumente ou diminua a quantidade a medida que precisar;
- Redução de custos: a infraestrutura de uma empresa é cara. O cloud computing pode economizar em máquinas, serviços de TI, energia, insumos, etc;
- Integralização: crie um sistema de plataformas e aplicativos que conversem entre si oferecendo um ecossistema completo para clientes e equipe interna;
- Segurança: alguns provedores de computação em nuvem disponibilizam a criptografia e backup de dados. Sem contar com atualizações automáticas.
A Computação em Nuvem é a melhor forma de modernizar o empreendimento. É possível observar muitas vantagens para os clientes, mas internamente, a gestão do negócio se torna muito mais simplificada e eficaz.
Exemplos de Computação em Nuvem
É comum a confusão em torno do que é Computação em Nuvem, são termos cada vez mais novos ou que tomam novos propósitos em um universo cada vez mais interconectado. Mas abaixo, poderemos ver na prática o que é o armazenamento de nuvem:
Dropbox
Este é um ótimo exemplo de Computação em Nuvem, já que a função principal do Dropbox é armazenar e sincronizar arquivos dos usuários em diferentes dispositivos. Assim é possível acessá-los de onde estiver, a partir de um login e senha.
Google MAPS
O Google Maps é o serviço de mapeamento mais utilizado atualmente. Suas funções de mapas guiados, informações em tempo real, tráfego e GPS usam, de forma indireta, tecnologias da nuvem para processar dados geográficos massivos.
Softwares de Gestão
Embora existam centenas de softwares de gerenciamento empresarial (ERP), suas funções são bem parecidas. Utilizam a tecnologia em nuvem para unificar diferentes áreas de uma empresa e possibilitar um serviço integrado entre a contabilidade, RH, vendas e mais.
Saiba também : O que Faz um Programador, Formação e Como Se Destacar no Mercado [Guia 2023]
Google Docs
O Google Docs utiliza a tecnologia de produtividade em nuvem da Google. Seu maior diferencial é possibilitar que vários usuários trabalhem o processamento de textos, planilhas e apresentações colaborativamente sem precisar acessar o mesmo equipamento.
Trello
Outra ferramenta de colaboração é o Trello. Sua função é gerenciar projetos remotamente. Isso permite que os usuários façam suas considerações e tarefas a partir de qualquer dispositivo utilizando a tecnologia da computação em nuvem.
Spotify
O Spotify é um serviço de streaming de música e possui uma infinita biblioteca de artistas. Não utiliza diretamente a computação em nuvem, mas a tecnologia é necessária para que os usuários acessem as músicas de onde estiverem.
Conclusão
O Cloud Computing é um dos principais avanços tecnológicos presenciados nessa década. Para as empresas, as vantagens incluem mais agilidade nos processos, menos mão de obra e infraestrutura, mais economia e muita praticidade para os clientes.
Já nós, usuários, utilizamos a tecnologia a todo momento, desde o Google Maps, até o Spotify. E claro, é a maneira (até então), mais eficaz de manter seus dados seguros e poder acessá-los de qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não.
O Cloud Computing está por toda parte, assim como o Mercado Online Digital, onde você aprende como funcionam as principais ferramentas da indústria virtual. Não deixe de nos acompanhar e conhecer os recursos que elevarão seu empreendimento a um novo nível.
Deixe um comentário