Tecnologias Disruptivas: Quais são e 10 Exemplos [Guia 2023]

As tecnologias disruptivas mudaram a forma como lidamos com a internet no dia a dia. Confina neste artigo quais são seus impactos na economia, sociabilidade e empregabilidade.

Quem diria a alguns anos atrás que hoje estaríamos andando em carros automáticos, visitando espaços online, investindo em moedas que só existem no meio digital e em breve até realizando viagens comerciais ao espaço? Alguns achariam loucura, outros se alegrariam com a chegada do futuro cibernético que tanto viam nos filmes.

Essas são as chamadas tecnologias disruptivas. Esse termo é designado para todo avanço tecnológico que nos faz repensar nosso modo de viver, de agir e de nos relacionar com o ambiente e outros seres humanos.

Abaixo você confere quais são as tecnologias de ruptura mais presentes na nossa sociedade e quais impactos elas causaram.

Quais são as tecnologias disruptivas?

Saiba o que são e como funciona as Tecnologias disruptivas

Entra ano e sai ano, novas tecnologias surgem e mudam a concepção do usuário de muitas formas. Mas há diferenças entre estas inovações. Exemplo disso são os smartphones que sempre trazem novidades mas nos últimos anos não alterou nosso modo de nos relacionar.

Mas o que significa disruptivo? Elas causam grande impacto na sociedade e nosso modo de agir começa a levá-las em consideração. Como foi o caso dos smartphones com câmeras que aposentaram o uso rotineiro de câmeras analógicas.

Saiba como surgiram as tecnologias disruptivas

O termo “tecnologia disruptiva” surgiu em 1995, introduzido por Clayton M. Christensen em seu artigo “Disruptive Technologies: Catching the Wave”. 

E você já sabe como essas tecnologias disruptivas surgiram? Tudo começou com uma combinação de inovação, pesquisa e desenvolvimento, desafiando e, consequentemente, mudando a forma como as indústrias e sociedades funcionam. Mas… como isso acontece? 

Tudo começa com a identificação de uma necessidade ou problema não resolvido — como ineficiências em processos já existentes, por exemplo. Em seguida, vem a fase de inovação e pesquisa.

Aqui, novas ideias são exploradas, muitas vezes combinando diferentes tecnologias de maneiras inovadoras ou desenvolvendo tecnologias completamente novas.

Depois de uma ideia inovadora, é preciso colocá-la, na prática — e, por isso, desenvolvem-se protótipos, os quais são modelos iniciais para testar a viabilidade e a funcionalidade da nova tecnologia.

Os protótipos, então, são rigorosamente testados e, caso necessário, ajustados. 

Pronto. Uma vez que a tecnologia está pronta para o mercado, ela é lançada comercialmente (e esta fase inclui estratégias de marketing e distribuição para alcançar os consumidores ou empresas alvo). 

À medida que a tecnologia vai sendo de fato adotada, ela começa a desafiar — e muitas vezes substituir — outras tecnologias ou processos, levando à disrupção de mercados existentes.

Finalmente, as tecnologias disruptivas continuam a evoluir. (Uma inovação contínua é chave para que se mantenham relevantes e continuem a oferecer valor no mercado).

Os impactos das Tecnologias disruptivas

E os impactos são enormes: envolvem economia, sociabilidade, empregabilidade e muitas outras questões que, com o surgimento delas, podem gerar um efeito borboleta em muitos aspectos do nosso modo de agir.

Um exemplo disso são as tecnologias que propiciaram o home-office. Os impactos gerados por essa forma de trabalhar são:

  • Mais tempo com os filhos;
  • Menos tempo perdido no trânsito:
  • Menos gases tóxicos na atmosfera como monóxido de carbono (CO) liberado pelos carros;
  • Mais qualidade de vida;
  • Menos controle do horário de trabalho;
  • Mais economia para as empresas.

Enfim, os benefícios (e sim, também malefícios), são muitos e as mudanças são perceptíveis. O que mais vem aí nesse futuro tecnológico, hein? Temos algumas ideias.

10 exemplos de Tecnologias disruptivas

Vimos qual o poder de mudança acontece quando grandes impactos tecnológicos surgem. Mas afinal, quais são as tecnologias disruptivas? Veja abaixo, aquelas que já fazem parte do nosso cotidiano:

Streaming de música

tecnologias disruptivas 2023

Assim como os streaming de vídeo, a indústria sonora também possui suas soluções. Os serviços de streaming de música mudaram o mercado de uma maneira sem igual.

Embora os usuários possam acompanhar de perto seus cantores e bandas favoritos, a desvantagem é menor para os artistas, já que é uma forma menos lucrativa do que a venda de CDs físicos, objeto este que se tornou obsoleto por conta das tecnologias disruptivas.

Serviços digitais de transporte

Uma das maiores tecnologias disruptivas foi o surgimento dos aplicativos. Muitos deles oferecem soluções incríveis para facilitar nossa rotina e deixar tudo mais rápido, organizado e simples.

Assim como os serviços de transporte digitais. Quem nunca pegou um carro por aplicativo? A maior vantagem nesse sentido é não depender mais dos ônibus e nem de serviços de táxi, que tendem a ser menos econômicos.

O que é tecnologia disruptiva cite 2 exemplos?

Streaming de vídeo

Entramos de vez na era dos streamings. Quantas plataformas do tipo você é assinante? Netflix, HBOmax, Disney+, são alguns exemplos de serviços de streaming de vídeo que estão tão presentes diariamente que alguns filmes nem chegam aos cinemas.

Há muitos benefícios dessa tecnologia disruptiva, mas também a malefícios, como o maior número de horas assistindo filmes e séries e também a diminuição de telespectadores na TV tradicional.

Realidade virtual

Embora exista há alguns anos, a realidade virtual tem se tornado uma tecnologia disruptiva cada vez mais forte. E em um futuro próximo, ela será tão presente quanto mandar uma mensagem no Whatsapp.

No mundo dos games é onde ela está sendo mais utilizada. A forma de criar um conteúdo de imersão totalmente novo em 3D tem feito a diversão dos usuários chegar em outro nível.

Mercado online de hospedagem

O Mercado Online de hospedagem é uma solução para os empresários. Agora muitas das compras que fazemos hoje em dia são online e está cada vez menos comum irmos a um ambiente físico realizar a compra de um item.

Isso é graças ao mercado online de hospedagem. Uma das tecnologias de ruptura atuais que veio para ficar e se fortalece como um setor robusto da economia. Se você é empreendedor e não possui uma loja virtual, é melhor começar a repensar.

Apps de mensagem

Os aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram, estão praticamente substituindo o uso do e-mail. E alguns já até funcionam como loja virtual. Por estes aplicativos, além de enviar mensagens podemos fazer chamadas de voz e de vídeo.

Uma grande vantagem desses apps é no meio corporativo. Toda empresa hoje em dia possui aquele grupo de colaboradores para se comunicarem a respeito do andamento da empresa.

Realidade aumentada

Com o surgimento e desenvolvimento do Metaverso, é de se pensar quais serão os impactos trazidos pela tecnologia. A Realidade Aumentada é uma das tecnologias disruptivas emergentes. Começa a tomar forma agora.

Mas já é de se pensar que prometem trazer uma revolução tão grande quanto foi o surgimento da internet a algumas décadas atrás.

Criptomoedas

Era de se esperar que em breve surgiria um tipo de moeda para o meio digital. Hoje em dia já são dezenas delas e cada uma possui seu valor. Algumas podem valer mais de U$300 e existe até um novo profissional da tecnologia disruptiva: o minerador de criptomoedas.

As criptomoedas já fazem parte do cotidiano e também é uma realidade disruptiva. Eu diria que ainda é pouco trabalhada, apesar de ser muito explorada pelos usuários. Mas a realidade é que em pouco tempo, serão o principal meio de câmbio do planeta.

Educação online

tecnologias disruptivas exemplos

A educação online é a solução perfeita para os estudantes. Agora não é necessário que os estudantes se dirijam para uma instituição para aprender um curso. Tudo pode ser feito a partir de um computador conectado à internet.

E a internet possibilita isso em muitos níveis. A educação agora é de todos e podemos aprender tudo sobre todo assunto, sem nem precisar sair de casa. É uma tecnologia disruptiva promissora.

Páginas de venda

As páginas de venda são outras tecnologias disruptivas que alteram nossa forma de fazer compras. Hoje podemos realizar compras de supermercado, em shoppings, perfumes e acessórios sem precisar ir a um estabelecimento comercial.

Tecnologias disruptivas: como elas impactam seu negócio

A indústria move o mundo assim como a tecnologia movimenta a indústria. Do copo de leite, aos equipamentos médicos de ponta, tudo precisa de um meio tecnológico para funcionar. Quando se fala em tecnologias de ruptura então, os impactos no mercado são amplos.

Não é possível falar de tecnologia e indústria, sem mencionar a indústria 4.0, que é o termo usado para o uso da tecnologia nas empresas para aumentar sua performance. Afinal,  enquanto antes as inovações  levavam anos para sair do papel, atualmente surge algo novo a cada instante.

Exemplos disso são as ferramentas de análise de dados, que, com pesquisas internas e externas, conseguem encontrar a menor das falhas nas empresas e corrigi-las antes de se tornar um problema.

Além disso, recursos de IoTs (Internet of Things), podem ser combinados para formar todo um sistema de interconexão. Permite que uma empresa trabalhe de forma automatizada, trazendo benefícios na economia, expertise, comunicação, logística e marketing.

Saiba como usar as tecnologias disruptivas em sua empresa

As tecnologias disruptivas realmente vêm para mudar o rumo das coisas e a maneira como diversas ações são realizadas. Na sua empresa, você pode utilizá-las para desenvolver transformações que promovam maior assertividade, produtividade e otimização de tempo. 

Cada tecnologia disruptiva pode ser usada de um modo diferente, de acordo com as suas finalidades. Assim, você deve pesquisar bastante sobre cada uma delas e observar como poderia agregar ao seu negócio. 

De forma geral, use as tecnologias disruptivas para coletar dados, preparar-se para o mercado futuro, aprimorar a comunicação dos seus colaboradores e ficar por dentro das novidades do setor tecnológico. 

Conheça as profissões que utilizam as tecnologias disruptivas

As tecnologias disruptivas são bastante utilizadas pelos mais diversos tipos de usuários, desde aqueles que são leigos em assuntos tecnológicos até os que são profissionais da área. 

Se você está pensando em investir nesse ramo de atuação, para aproveitar as tecnologias disruptivas ao máximo, conheça as principais profissões que as utilizam:

  • Engenheiro em Cloud Computing; 
  • Desenvolvedor Web; 
  • Especialista SEO; 
  • Copywriter; 
  • Profissionais de Cibersegurança;
  • Social Media Manager; 
  • Analista de Business Intelligence; 
  • Engenheiro de Inteligência Artificial.

Tecnologias disruptivas: as vantagens de implementá-las

Agora está claro que as tecnologias disruptivas representam um enorme avanço, tanto para o usuário comum, como também para gerir e aperfeiçoar pequenas, médias e grandes empresas. Mas se ainda tem dúvida, veja onde mais essas tecnologias são aplicadas:

Melhor uso de dados

Com ferramentas de análise de dados avançadas, as empresas podem coletar e processar uma quantidade de informações massiva de maneira intuitiva e muito prática. Isso reforça a tomada de decisão, personalização da comunicação e criação de estratégias de vendas.

Google Analytics, YOAST SEO e Azura são alguns dos sistemas usados para metrificar dados e desenvolver novas abordagens para clientes e equipe interna.

Segurança de informações

tipos de tecnologias disruptivas

A troca de dados pela internet é uma preocupação atual já que existem mais lacunas de segurança para serem preenchidas. Ferramentas de blockchain possuem um sistema de registro criptografado que garante a autenticidade e integridade das transações.

Empresas que não possuem uma boa segurança nesse quesito, podem construir uma fama ruim entre possíveis novos clientes.

Automatização de processos

Com a ajuda da IA, processos empresariais podem ser automatizados. É o que chamamos de Automação Robótica de Processos (RPA) que ajuda a reduzir as tarefas manuais e/ou de repetição. A vantagem é a maior eficiência operacional e menos uso de recursos humanos.

Ferramentas de logística auxiliam na melhoria interna, ajudando a encontrar gargalos que estejam atrasando o desenvolvimento de uma tarefa.

Virtualização de ambientes

A virtualização de ambientes, principalmente em relação ao RV e RA, (realidade virtual e a realidade aumentada), trazem benefícios espaciais e econômicos para as empresas. Agora é possível fazer simulações de treinamentos e visualizações imersivas ajudando a reduzir o tempo de deslocamento.

O ambiente virtual é uma ótima maneira de apresentar a empresa para clientes e investidores de longa distância.

Redução de custos

Com o uso de várias tecnologias disruptivas de uma vez, é possível economizar em muitos segmentos empresariais. A automação, por exemplo, reduz o uso de recursos. Já tecnologias baseadas na nuvem evitam o investimento em infraestrutura física.

A adoção de tecnologias disruptivas é sempre bem-sucedida, garantindo a sobrevivência de empresas em uma realidade globalizada, onde o investimento pode ser de baixo custo.

Entenda os desafios da tecnologia disruptiva

É bem superficial destacar o que a inovação disruptiva provoca, isso porque elas têm surgido a todo momento e nem todas representam o mesmo impacto de um país para o outro. Afinal, são diferentes culturas e diferentes povos, cada um com suas necessidades.


O maior desafio enfrentado quando surge uma tecnologia disruptiva é quanto a adaptação. São novos sistemas, novos softwares, profissões que caem em desuso, novas profissões surgindo e muito mais. 

O grande problema em questão, é o longo período levado para aderir uma nova tecnologia disruptiva sabendo que a qualquer hora uma melhor poderá surgir. Essa situação pode causar cenários de ansiedade e incertezas.

Exemplos de tecnologias disruptivas na Indústria

Falamos um pouco da indústria 4.0 e como ela usou a automação e a tecnologia da informação para reescrever como as empresas podem atuar. O impacto disso são empresas novíssimas gerando enorme lucro sem nem mesmo precisar de uma sede física.

A internet e a integralização com sistemas de logística propiciou que um empreendimento se formasse em poucos dias tendo como base apenas um computador e as ferramentas certas.

Assim, sabe-se que é possível abrir um novo negócio usando tecnologias como:

  • Inteligência artificial (AI) e a automação dos processos internos e externos;
  • Internet das Coisas (IOT) e os objetos físicos que possuem conexão;
  • Blockchain e as transferências de itens valiosos e contratos criptografados sem intermédio de terceiros;
  • Realidade virtual e a possibilidade de simulações em treinamentos e experiências imersivas;
  • Energia renovável e a escalada de fontes de energia solar e eólica.

Impactos sociais causados pelas tecnologias disruptivas

De fato, as tecnologias disruptivas não alteram apenas os cenários voltados para as empresas. Embora as novas invenções tenham muitos pontos positivos que destacamos aqui, continuam sendo uma faca de dois gumes e desvantagens podem ser encontradas.

Como desvantagem, um grande problema social enfrentado é o aumento do desemprego, afinal, a automação tem diminuído a necessidade da mão de obra. Apesar de novas profissões surgirem, muitas outras podem se tornar obsoletas em poucos anos.

Por outro lado, as tecnologias de ruptura facilitam a vida da população, como o home office, onde a FGV estimou que 32,7% das empresas do Brasil adotaram o trabalho remoto em 2022. Isso não seria possível sem o uso de tais tecnologias.

Saiba quais são as tecnologias disruptivas do futuro

Para além do que está por vir, algumas tecnologias estão a um bom tempo em uso pelo planeta. Porém, somente agora com a aceleração tecnológica que vivenciamos é que tais ferramentas estão atingindo novas barreiras e mudando completamente o cenário ao redor.

A seguir, vamos entender quais são essas tecnologias disruptivas e quais novas atualizações elas têm recebido e as novas funções observadas:

Impressora 3D

quais são as principais formas de aplicar tecnologias disruptivas na liderança

As impressoras 3D são dessas novidades que vão crescendo de boca a boca. Muita gente sabe o que é, mas poucos estão por dentro do seu uso que, aliás, já é utilizado para fazer desde pequenas peças para decoração, até mesmo para grandes estruturas.

Partindo de modelos digitais, as impressoras 3D possuem a capacidade de criar objetos tridimensionais. A maior vantagem disso é a automação e desenvolvimento de componentes em tempo recorde.

Para o futuro, a tecnologia da impressão 3D promete ser mais acessível e complexa, podendo ser utilizada em casa ou na produção em escala das grandes indústrias.

Sensores de movimento

Os sensores de movimento são mais uma das tecnologias que já estão bastante difundidas entre nós. Com o passar dos anos ganharam cada vez mais atribuições, e hoje trata-se de tecnologia de ponta utilizada no dia a dia, na indústria e nas IoTs.

As tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada conseguiram elevar seu potencial com a atribuição dos sensores de movimento que deixam a atividade ainda mais dedicada. Esse recurso tenderá a revolucionar a maneira como interagimos com a tecnologia ao redor.

Rebocadores autônomos

Assim como grande parte das atividades atuais, o processo de automação das diferentes áreas é uma constante. Os rebocadores autônomos são um exemplo perfeito, já que esta é uma tecnologia relativamente nova, mas que abre portas para outras formas de automações.

A principal função do reboque autônomo é o transporte de itens em um ambiente controlado, como uma fábrica e aeroportos, sem precisar de um manobrista humano. Esta tem sido uma maneira eficiente de manter a logística sincronizada e até mais econômica.

Câmeras 3D

O mundo digital 3D está fugindo do mundo dos games e entrando cada vez mais na área de serviços. Acontece que, se tornando cada vez mais realista, as câmeras 3D estão captando com assertividade a profundidade e percepção tridimensional do ambiente.

Essa tecnologia representa um avanço não somente para o entretenimento, mas também por poder ser utilizada para diversos fins como treinamentos mais realistas, conexões entre pessoas a longa distância e até na cirurgia robótica.

Túneis de câmaras de alta velocidade

Carros voadores ainda parecem ser um sonho vindo dos filmes antigos, mas acontece que já existem propostas para melhorar o tráfego de veículos nas estradas. Um desses meios são os túneis de câmaras de alta velocidade que podem acabar com o trânsito.

Esses túneis são projetados para avaliar a aerodinâmica de objetos que entram em alta velocidade. Basicamente, se estes podem sofrer avarias em relação ao meio que o cerca. É uma ferramenta muito útil para desenvolver veículos seguros e mais rápidos.

Mapas computadorizados

Com a popularização de aplicativos de locomoção, o uso de mapas se tornou cada vez mais difundido. A criação de mapas computadorizados de alta precisão tem ajudado os motoristas a evitarem trânsito, vias congestionadas e estradas ruins.

Com a evolução cada vez mais acelerada dos mapas computadorizados, outras tecnologias se tornam mais possíveis e até mesmo otimizadas, como os carros automáticos, que poderão ter uma direção muito mais assertiva durante o trajeto.

Porque todos devem aprender a dominar as tecnologias disruptivas

A tecnologia faz parte da vivência humana moderna e como tal, não saber utilizar o básico dela pode ser um obstáculo para aqueles que precisam realizar tarefas básicas como pedir comida por um aplicativo ou pagar contas através do seu banco.

Dominar as tecnologias disruptivas que estão começando a dar as caras, não  somente é estar preparado para as novidades dos próximos anos, como também abre portas até mesmo para um mercado de trabalho que necessita de profissionais e pagará bem por isso.

Dessa maneira, abraçar as tecnologias emergentes, não deve ser visto como algo negativo, mas como uma chance de se desenvolver para um mundo completamente novo. Um bom exercício é imaginar as facilidades que a internet trouxe consigo e os obstáculos que enfrentamos sem ela.

Como introduzir as tecnologias disruptivas na educação

10 tecnologias disruptivas

É um fato que as crianças possuem uma capacidade incrível de absorver conhecimento, e é a educação a grande responsável por isso. Dessa forma, é mais do que bem-vindo propor projetos que estimulem a introdução das tecnologias disruptivas no aprendizado.

Não posso me alongar quanto a esse tema, afinal, os meios de prover educação devem ser discutidos por meio de uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos e especialistas na área. Entretanto, há algumas ideias que podem ser benéficas, tais como:

  • Avaliação das necessidades: Identifique lacunas que as tecnologias poderiam resolver no dia a dia dos alunos. Pesquisas e entrevistas com professores, pais e alunos são necessárias;
  • Desenvolvimento de objetivos claros: É preciso definir as metas de aprendizado a serem alcançadas. É preciso estabelecer um comparativo antes, durante e após a incorporação do tema na educação;
  • Treinamento de professores: Os professores também devem estar por dentro do que são tecnologias disruptivas. Além disso, eles devem ser capazes de estabelecer uma didática em torno do assunto;
  • Escolha de tecnologias adequadas: Selecione tecnologias próximas à realidade dos alunos. Aquelas com os quais eles possuem certa familiaridade e que serão objeto do seu dia a dia futuramente;
  • Acesso equitativo: É preciso que os alunos possuam os mesmos meios de aprendizado. É igualando esse cenário que estes alunos poderão criar uma rede de aprendizado própria.

Para mais, não deixe de consultar profissionais da área de tecnologia e entender como abordar esse assunto de maneira saudável, realista e igualitária nas salas de aula.

Entenda como são classificadas as tecnologias disruptivas

As tecnologias disruptivas são classificadas em dois níveis principais: baixo nível e alto nível. Essa classificação ajuda a entender como cada tipo de tecnologia pode impactar mercados e indústrias de diferentes maneiras.

Baixo nível

As tecnologias disruptivas de baixo nível são, geralmente, inovações mais incrementais ou melhorias em tecnologias já existentes.

Elas podem oferecer melhor desempenho, eficiência ou custo-benefício, mas não alteram fundamentalmente os mercados ou as práticas industriais.

Um exemplo seria a evolução de processadores de computador, que continuamente se tornam mais rápidos e eficientes, mas não mudam o conceito básico de computação.

Alto nível

As tecnologias disruptivas de alto nível, por outro lado, representam mudanças revolucionárias que criam novos mercados ou deslocam completamente os existentes.

Elas costumam oferecer uma abordagem diferente para resolver problemas ou atender às necessidades, muitas vezes tornando as tecnologias ou métodos antigos ultrapassados e obsoletos.

Exemplos incluem a internet, que transformou a comunicação global e o comércio, ou a energia solar, que está mudando a indústria de energia.

Diferença entre inovação incremental e tecnologias disruptivas

A inovação incremental e as tecnologias disruptivas representam dois tipos diferentes de progresso tecnológico.

Enquanto a  inovação incremental refere-se a melhorias contínuas em produtos ou processos existentes, sem alterar a maneira como as coisas são feitas. 

As tecnologias disruptivas são um pouco diferente. Elas são transformadoras, e introduzem mudanças radicais capazes de deslocar tecnologias e criar novos mercados ou ecossistemas inteiros.

Elas desafiam o status quo e alteram a forma como vivemos, trabalhamos ou nos comunicamos, como a internet fez com a comunicação e o comércio.

Enquanto a inovação incremental é mais sobre eficiência, a disrupção é sobre mudança revolucionária — e sobre a criação de novos paradigmas.

Conheça outros temas relacionados a tecnologias disruptivas

Além das tecnologias disruptivas, uma série de outros temas está se destacando no panorama tecnológico atual, cada um com o potencial de redefinir indústrias e influenciar a sociedade e a economia global.

Estes temas vão além de simples avanços; eles representam uma mudança fundamental na maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor, como fazemos negócios, e como abordamos desafios críticos como saúde, sustentabilidade e segurança. 

Desde o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias sustentáveis até avanços em neurotecnologia e robótica, esses temas não são apenas evoluções incrementais, mas sim “saltos” que prometem abrir novas possibilidades para o futuro.

Biologia Sintética

Na biologia sintética, biólogos e engenheiros colaboram para projetar organismos vivos com funções específicas.

A biologia sintética pode levar a avanços significativos na medicina, como a criação de novas terapias genéticas ou bacterianas projetadas para tratar doenças específicas.

Na agricultura, por exemplo, pode resultar em culturas mais resilientes e sustentáveis, capazes de resistir a condições climáticas adversas ou produzir maiores rendimentos.

Computação quântica

Este campo promete revolucionar nossa capacidade de processar informações. Computadores quânticos, ao utilizar o fenômeno da superposição e do emaranhamento, podem resolver problemas complexos muito mais rápido do que os melhores supercomputadores atuais.

Isso tem implicações significativas não apenas para a segurança cibernética e a criptografia, mas também para a otimização de logística e até mesmo para o desenvolvimento de novos materiais e medicamentos.

Blockchain e Contratos Inteligentes

O blockchain é um sistema de registro digital onde as transações são armazenadas de forma segura e imutável. Os dados não estão armazenados em um único local, mas sim distribuídos por uma rede de computadores — e isso torna o sistema confiável e seguro.

O Blockchain está estabelecendo novos padrões para transações seguras e descentralizadas. Isso vai além das criptomoedas, influenciando a forma como contratos são executados e verificados.

Contratos inteligentes, que são programas autoexecutáveis armazenados em um blockchain, oferecem alta eficiência e redução de fraudes em várias aplicações, desde a automação de processos de seguros até a garantia de direitos autorais e gestão de cadeias de suprimentos.

Integração na medicina

exemplos de tecnologias disruptivas

A convergência de tecnologias está reformulando a saúde e a medicina. Big data e Inteligência Artificial estão sendo usadas para análise preditiva, auxiliando na prevenção de doenças e na personalização de tratamentos. 

A telemedicina e os dispositivos vestíveis estão tornando o monitoramento da saúde ainda mais acessível e contínuo. E, além disso, a impressão 3D está sendo utilizada para criar próteses personalizadas e até órgãos artificiais! Demais, não é mesmo?

O que é a disrupção tecnológica?

Conclusão

Nem sempre paramos para pensar sobre os impactos gerados pelas tecnologias disruptivas. Você se lembra qual foi a última vez que enviou um SMS ou torpedo? Pois é isso que acontece. Alguns comportamentos vão embora e outros são criados.

A tecnologia tem forte influência no nosso modo de agir e no nosso modo de pensar. O que mais virá por aí que nos fará criar novos hábitos para nos relacionar com o meio em que estamos inseridos? Acompanhe a MOD para saber mais.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *