Você com certeza já ouviu falar em Inbound Marketing, uma das estratégias mais utilizadas por diversas empresas para atrair um número maior de clientes. Mas, o que o inbound marketing pode oferecer para o seu negócio?
Veja agora mesmo o guia completo que vai desde a definição do conceito até como você pode aplicá-lo em seu negócio da melhor forma.
O que é o Inbound Marketing?
Antes de mais nada, saiba que o Inbound Marketing também pode ser chamado de marketing de atração e essa tradução também serve como base para definirmos o termo em si.
Ou seja, o marketing de conteúdo é uma estratégia que busca atrair o maior número possível de potenciais clientes para a página, site ou blog de sua empresa ou marca.
A principal diferença do Inbound Marketing para o mais tradicional, chamado Outbound, é que no primeiro as estratégias fazem com que os consumidores procurem as empresas devido à boa reputação construída com clientes anteriores, além de uma boa produção de conteúdo.
É válido ressaltar que qualquer empresa pode utilizar estratégias de Inbound Marketing, desde lojas diversas do varejo, supermercados até mesmo empresas de manutenção de elevadores, por exemplo.
Etapas do Inbound Marketing
Podemos simplificar o funcionamento do marketing de atração, resumindo-o em 5 etapas, são elas:
- Atração de tráfego;
- Conversão de visitantes em leads;
- Estabelecimento de um relacionamento com o público;
- Efetivação das vendas;
- Análise do processo.
Vejamos melhor cada uma dessas etapas e como elas são normalmente feitas.
Atração e conversão
As duas primeiras etapas, atração de tráfego e conversão dos visitantes em leads, podem ser colocadas juntas pois o sucesso de ambas depende praticamente do mesmo fator, o conteúdo produzido.
Tanto para atrair quanto para converter os visitantes em leads é indispensável que as estratégias de inbound marketing foquem em produzir conteúdos relevantes para essas pessoas.
É necessário entender quais são as necessidades dos potenciais clientes e moldar todo o seu material produzido para ajudá-los a entender essas necessidades e qual a melhor maneira de supri-las.
Pense, por exemplo, em uma empresa que produz e revende móveis planejados alto padrão. Toda a sua estratégia de marketing deve ser realizada produzindo um conteúdo que atinja o público-alvo desse tipo de produto.
Então são feitos os sites, páginas, blogs, perfis em redes sociais, tudo o que for aumentar o alcance da marca de forma eficiente. Nesse momento nos deparamos com outro conceito importante, o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo, como o próprio nome sugere, é aquele realizado com foco no material produzido, no conteúdo gerado. Normalmente, é o tipo de marketing utilizado em estratégias Inbound.
O site deve então conter conteúdos que tenham palavras-chave, aplicação de técnicas de SEO, uso de imagens, vídeos, gráficos, tabelas e tudo o que for relevante para mostrar a utilidade dos produtos, móveis de alto padrão, nesse exemplo.
Tenha em mente que o foco do conteúdo produzido não será a tentativa de vender os produtos a qualquer custo, mas sim se aproximar dos clientes, entendendo suas necessidades e como a sua empresa poderá atendê-las.
Leia também: Dicas Incríveis Para Reduzir o DNS Lookup Facilmente [Guia Completo]
Dessa forma, teremos cada vez mais visitantes sendo naturalmente atraídos para a página da empresa, assim como um aumento na conversão destes visitantes em leads, que é como é chamado um visitante que deixa informações para contato com a empresa.
Estabelecimento da relação e efetivação da venda
Os processos de estabelecer uma relação com os potenciais clientes e efetivar uma venda também serão colocados em um mesmo tópico, por acontecerem simultaneamente e serem um o resultado do outro.
Após atrair e converter os visitantes, você deve mostrar que o seu produto, ou serviço é o ideal para o que a pessoa precisa. Isso também será feito utilizando conteúdos variados, de qualidade, mas principalmente se aproximando dos clientes.
É essencial fornecer um atendimento personalizado para cada um dos visitantes e atendê-los da melhor forma, mostrando que a marca os entende e se preocupa com todos de maneira individual.
Dessa forma, é criado um sentimento de confiança, um bom relacionamento entre cliente e empresa é construído. Assim, as vendas são efetuadas, afinal, você conquistou os clientes.
Após a venda ser efetuada, a confiança conquistada é tanta que o cliente poderá divulgar a sua marca para outros potenciais compradores, presentes no mesmo nicho. Então, temos um certo ciclo de confiança, atração e potenciais vendas.
Analisar
Por fim, a última etapa que utilizamos para definir o Inbound Marketing consiste na análise de todo o procedimento, a fim de se obter dados precisos de como tudo ocorreu. Essa etapa é de ação exclusiva da empresa.
Conte com ferramentas para analisar cada uma das etapas anteriores, desde os métodos de atração até a qualidade do conteúdo e sua eficiência em atrair os visitantes e conquistar os leads.
Dessa forma, você poderá corrigir as etapas menos eficientes e aprimorar as que já estão dando mais resultados positivos. A análise é essencial em toda estratégia de marketing, incluindo o de atração.
O que o Inbound Marketing gera?
Agora, vejamos quais são os principais resultados obtidos através de estratégias de Inbound Marketing, ou seja, o que o Inbound Marketing pode oferecer para o seu negócio.
O público-alvo correto é atingido
O primeiro dentre os resultados que iremos citar é que a sua marca terá maior facilidade em atingir o público-alvo desejado. Isso porque todo o conteúdo produzido, desde a etapa da atração é focado em suprir a necessidade de clientes específicos.
Pense, por exemplo, em uma empresa que vende materiais de construção e realiza procedimentos diversos em obras.
Ela deve produzir um conteúdo relevante nessa área com informações sobre engenharia, controle tecnológico de concreto, materiais de segurança, dentre outros.
Dessa maneira, apenas o público realmente interessado nesse tipo de conteúdo irá pesquisar por esse material e encontrar as páginas dessas empresas.
Esse resultado é benéfico para as empresas que irão atingir, sobretudo, potenciais clientes, mas também é extremamente vantajoso ao público que irá encontrar o que precisa de forma segmentada, focada em atender suas necessidades.
Você se aproxima dos clientes
Outra vantagem que é oferecida ao seu negócio pelo Inbound Marketing é a já citada aproximação maior com os clientes. Afinal, uma das etapas dessas estratégias consiste em se aproximar e conquistar a confiança dos possíveis compradores.
Quando as pessoas têm os seus problemas resolvidos pela empresa que elas encontram, cria-se o sentimento de fidelidade e elas tendem a utilizar os serviços e comprar os produtos novamente.
Além disso, os clientes que confiam na sua marca poderão ouvir recomendações e dicas, comprar novos produtos e apostar em novos serviços. Ou seja, você também aumenta o poder de persuasão da sua marca.
Ademais, clientes fiéis tendem a fornecer feedbacks, que são extremamente importantes para melhorar a qualidade do que é oferecido em sua companhia.
Adiquira já: Os melhores Templates
Você aumenta o seu engajamento
Se você deseja aumentar a visibilidade do seu negócio, ganhar maior engajamento no mercado e tornar-se uma referência no meio em que trabalha, o Inbound Marketing pode ser a sua estratégia ideal.
Todos os pontos citados podem ser obtidos através das estratégias do marketing de atração, graças a todos os outros resultados citados anteriormente.
Ao pensar, por exemplo, em uma empresa administradora de condomínio que utiliza da maneira correta o Inbound Marketing, ela deve se tornar uma referência nesse meio tão competitivo.
Os serviços oferecidos com excelência geram clientes altamente satisfeitos e fiéis que recomendam a empresa a outros, tudo isso dentro do nicho esperado, no público-alvo desejado.
Ou seja, a sua empresa pode aumentar o seu engajamento de maneira eficiente e se tornar autoridade em seu ramo de operação.
Redução nos custos
Por fim, podemos dizer que as estratégias de Inbound Marketing são um excelente investimento com capacidade de reduzir os custos da sua empresa. Isso porque elas criam ciclos de vendas menores, após conquistar e fidelizar os clientes.
Clientes fiéis poupam recursos das empresas para conquistá-los novamente, na verdade, você deve continuar conquistando cada vez mais clientes, potencializando ainda mais os seus lucros.
Todo o processo de venda pode ser otimizado graças ao marketing de atração, reduzindo o custo de iniciar novas estratégias “do zero”.
Como aplicar o Inbound Marketing
Tendo em vista o que é o marketing de atração e o que ele pode trazer para o seu negócio, saiba quais são os primeiros passos para aplicar estratégias dessa categoria.
Comece sempre com um planejamento, pensando em todas as etapas. Qual é o seu público-alvo, como você irá produzir o seu conteúdo e de que forma os potenciais clientes serão convertidos e conquistados.
Após pensar em tudo isso, pense nas estratégias que mais se adequam a sua empresa, como por exemplo, o meio em que o Inbound Marketing será aplicado. Também é essencial pensar no orçamento que será utilizado para as campanhas.
Você pode criar um blog, uma página, perfis em redes sociais, o que for melhor. Lembre-se de utilizar técnicas de SEO nos conteúdos produzidos, para que seu site apareça nos primeiros resultados dos mecanismos de busca.
Por fim, lembre-se de monitorar os resultados das estratégias para adaptá-las e moldá-las da melhor forma.
O Inbound Marketing é uma das principais maneiras de fazer o seu negócio crescer, pois trás uma série de benefícios de forma eficiente quando bem aplicado.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário