Dicas Para Reduzir o DNS Lookup Facilmente [Guia Completo]

DNS Lookup é uma ferramenta útil e que tem forte influência sobre a experiência do usuário, sendo extremamente necessário da gestão de um website.

Ter o domínio do seu próprio site é sempre benéfico para quem o gere, desde criar a sua própria identidade visual até mesmo estipular estratégias de marketing focadas no seu negócio, segmento, produto ou público e colocar em prática. Mas além disso, é necessário garantir que sua plataforma proporcione ao seu público uma visita ainda mais prática e confortável. Vejamos então a impressão causada quando utilizamos DNS Lookups bem gerenciados.

Promo da semana -

Entenda afinal, o que é DNS Lookup

O DNS, ou Sistema de Nome de Domínio, é um servidor que armazena todos os nomes de website e endereços de ips. O DNS Lookup nada mais é que a busca por um determinado nome de domínio nesse Sistema. Já o nome de domínio é o nome concedido a um endereço de ip justamente para facilitar o acesso aos sites, como por exemplo “compradequadros.com” e seu endereço de ip 236.59.211.120. 

Ao colocar elementos no seu site vindos de outros domínios, um DNS Lookup acontece, ou seja, a busca pela origem daquele elemento nesse sistema. Isso pode alterar o carregamento e, consequentemente, a performance da sua página. 

Saiba como você procura um DNS

O DNS pode ser averiguado de diversas maneiras, como abaixo:

  • Para domínios nacionais, final .br: registro.br
  • Para domínios internacionais, final .com, .net, .info e outros: who.is
  • OU até mesmo pelo buscador de DNS do Google.

Saiba como verificar se o seu DNS está correto

Simples! Através do prompt de comando. Pesquise na barra de pesquisa do próprio windows e abra o programa. Em seguida digite ping, dê um espaço e digite o domínio sem o “www”. O ip aparecerá logo abaixo, confira se ele corresponde ao seu plano de hospedagem. Se você digitar ipconfig /all, você poderá acessar configurações mais completas ainda da sua rede: o IP externo, o interno, a máscara de sub rede, os DNS, o gateway padrão, entre outros.

Dicas para reduzir o DNS Lookup facilmente

De qualquer maneira, para ter seu website eventualmente será necessário usar diversos DNS, o que pode dificultar o carregamento da sua página, uma vez que a provedora de internet precisará fazer inúmeras traduções (dns lookup) como explicamos anteriormente. Contudo, existem maneiras de reduzir esse impacto, vejamos:

Utilize um serviço de DNS Mais Rápido

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas que podem nos ajudar a localizar DNS de forma mais ágil. O próprio Google desenvolveu o Namebench, utilitário gratuito feito com esse propósito.

Cache do DNS: dicas para otimizar

dns lookup windows

O cache DNS é o armazenamento do IP em um servidor. Quando o usuário muda para uma nova página, ou seja, um novo IP, esse cache fica bloqueado durante um tempo, dificultando o carregamento do site. Sendo assim, limpe o cache com frequência. Primeiro limpe o cache do seu navegador de internet nas configurações, e logo em seguida digite o comando ipconfig/flushdns no prompt de comando. Desligue seu computador e reinicie dentro de 2 minutos.

Prefetch do DNS: dicas para otimizar

Esse método usado por muitos navegadores encontra uma forma de prever o que o usuário gostaria de acessar. Desse modo, o carregamento da página fica muito mais veloz e imperceptível, uma vez que a busca pelo IP já aconteceu durante esta previsão. Assim, durante a construção da sua plataforma, use os comandos abaixo.

link rel=”dns-prefetch”
Exemplo: <link rel=”dns-prefetch” href=”codigofonte.uol.com.br”>

Garantido então um acesso mais rápido ao usuário.

Lembre-se de habilitar o Keep-Alive


O Keep-Alive é um padrão de comunicação, que tem o intuito de fazer com que o usuário, no seu site, com o navegador dele, baixe todo o conteúdo javascript, vídeos, imagens, plugins de uma só vez acelerando ainda mais o desempenho da sua plataforma. Se ele estiver desabilitado, o navegador do cliente fará o download desses documentos um a um, levando um tempinho a mais para exibir o conteúdo completo do seu site. Portanto, não esqueça de habilitá-lo sempre!

Substitua o CNAME por registros ANAME


O CNAME é um registro de redirecionamento de múltiplos nomes de domínios que apontam para um endereço de IP. Já o Registro ANAME leva diretamente para o seu endereço de IP físico. Sendo assim, fazendo essa substituição evitamos que os usuários migrem para outros sites com nomes parecidos com o seu. Para fazer essa alteração, plugins como CPanel do WordPress podem ser utilizados, ou alterá-lo diretamente no Registro.br (se o seu domínio for registrado lá).

Adie a Análise do JavaScript

Adiando a análise, você permite que o usuário role a página durante o carregamento desses elementos, melhorando a navegação. Você pode adiar essa análise alterando o código, ou através de um plugin, como o Async JavaScript.

O JavaScript é colocado no código de programação de modo que seu carregamento aconteça de cima para baixo. Na prática isso faz com que, quando o usuário rolar em seu navegador o site para ver com conteúdo mais abaixo, a rolagem seja paralisada até que qualquer elemento ou sequência JavaScript seja carregado, comprometendo o tempo de carregamento e a navegabilidade.

Saiba como o dns lookup interfere no seu SEO

Saiba como o dns lookup interfere no seu SEO

O DNS lookup é o responsável por transformar o domínio que você digitou na barra de pesquisas (www.xxxx.com.br) em um IP interpretado pelas máquinas (000.00.000.000). 

Nesse sentido, é fácil compreender que um site que faz essa conversão de maneira rápida e que, portanto, não exige que o visitante da página aguarde um longo tempo para o carregamento, recebe mais visitas (frequentes e duradouras) do que um site que demora para realizar esse processo.

Logo, a contratação de DNS Lookup de boa qualidade tem extrema importância em como acontecerá seu SEO. Pois, quanto maior a usabilidade e a responsividade do seu site, melhores serão seus resultados. 

De acordo com um artigo da Google, 45% dos visitantes de sites pouco responsivos e muito lentos não retornam a ele. Assim, você dificilmente alcançará as primeiras posições do Google e seu site terá imensas dificuldades de ficar bem conhecido e reconhecido nas pesquisas.

eCommerce---Banner

Sites para verificar os registros DNS

Verificar registros DNS é importante para que você direcione corretamente o seu domínio utilizado para o seu serviço de hospedagem.

Portanto, como nós, do Mercado Online Digital, sempre queremos ajudar você a aprimorar o seu site da maneira mais eficiente, eficaz e fácil possível, selecionamos três sites que consideramos bons e confiáveis para que você possa verificar os registros DNS com garantia de qualidade e segurança. Todos os sites que indicaremos abaixo funcionam em Linux, Windows e IOS e, para acessá-los, basta digitar o nome do domínio deles na barra de pesquisas do Google!

uolhost.uol

O primeiro é do UOL, conceituado e seguro, garante boa qualidade e bom custo benefício. Além disso, facilita para nós, brasileiros, já que é projetado em português e oferece assistência também em nosso idioma, fato raro no nosso meio tecnológico, não é mesmo?

Além do DNS Lookup, também oferece outros serviços que podem te interessar para a construção, o gerenciamento e a manutenção da sua página. Confira mais no site!

sitechecker.pro

Com esse site, você terá melhoria nos seus rankings (informação garantida pela plataforma) e todo o trabalho será feito por meio de uma página com bom visual e de boa usabilidade. O site é em inglês e é usado por boas universidades e cursos de SEO. Para mais informações, acesse o site. 

registro.br

O registro.br também é em português. Este é exclusivo para sites que possuem o .br (registro na lista dos 10 mais usados no mundo) em sua formação. Com ele, o seu DNS Lookup será de boa qualidade!

Entenda porque reduzir o DNS lookup é importante

O principal benefício que conseguimos otimizando o DNS é quanto a experiência do usuário. Afinal, quando os visitantes fazem uma pesquisa no Google e outras ferramentas de busca, é muito mais provável que o seu site seja um dos primeiros a aparecerem.

Ou seja, quanto mais otimizado e curto um DNS for, mais facilmente ele será encontrado pelo usuário, garantindo então mais visitas para o site. 

Saiba como DNS lookup pode otimizar seu site

Mas, para além da experiência que o usuário possuirá acessando o site com um DNS aprimorado, outras vantagens dessa ferramenta garantirão um site leve e rápido. Além do fato do DNS Lookup consumir muito menos caracteres.

Fatores organizacionais também é uma vantagem do DNS Lookup, uma vez que fica mais simples na hora de fazer alterações no URL da página. E também é possível alterá-la conforme os índices de buscas dos usuários, para que a sua página apareça com mais facilidade.

Entenda quantos DNS lookup uma página deve ter

Os DNS Lookups não possuem um limite. Por isso, mesmo quando se tem uma quantidade enorme deles em uma página, demora mais tempo para o carregamento, já que ele deve ser ligado ao seu IP.

Por isso mesmo é necessária a redução de DNS. A ideia nesse sentido é buscar DNS Lookup mais estratégicos e reduzir o máximo que der.

Como DNS Lookup pode afetar seu site

O DNS Lookup não é exatamente um erro ou um problema no site. Toda plataforma digital apresenta DNS Lookups. Porém, é um pequeno detalhe que se otimizado, traz inúmeros benefícios tanto para o usuário quanto para você.

E claro, enquanto não é otimizado, o DNS Lookup continuará exprimindo URLs longas e cheias de numerações que não fazem sentido. Ou seja, difíceis de serem encontradas pelos mecanismos de buscas e com mais caracteres, deixando o site mais pesado.

Os DNS lookup pode ajudar as estratégias de SEO

Com o DNS Lookup otimizado, é 100% garantido que ele contribuirá com as estratégias de SEO. Isso porque seu site será mais leve, o DNS estará mais preciso e as ferramentas de buscas apresentaram a página mais condizente com o que o usuário buscou com base no DNS.

Vale lembrar que as estratégias de SEO são todas aquelas que contribuem para que o site ofereça os melhores resultados para os usuários. Focando em sites com mais acessos, algoritmos bem correlacionados, site rápido e claro, um bom DNS Lookup.

Como o marketing digital pode otimizar o DNS lookup

Quem já teve ou tem uma equipe de marketing digital trabalhando por trás do site, já deve ter percebido que muitas estratégias fazem enorme diferença para alcançar novos usuários. Isso porque os profissionais buscam principalmente atender as estratégias de SEO.


Com o DNS Lookup não é diferente. É bastante comum o marketing digital propor a otimização dessa ferramenta. Justamente para:

  • Definir palavras-chave;
  • Reduzir a quantidade de caracteres;
  • Encontrar os termos mais buscados pelo usuário sobre determinado assunto.

Saiba como funciona os DNS lookup em um site WordPress

Em qualquer site a premissa do DNS Lookup será a mesma. No WordPress não é diferente. A única questão é que ele deve ser adicionado em “Domínios” no painel de controle do WordPress.

Profissionais que podem melhorar seu site

Para personalizar o site com ferramentas que otimizam o DNS Lookup e muitas outras funções, não deixe de buscar pela pessoa certa. Embora seja colocar as profissões mencionadas em uma caixinha, eles não se limitam a isso. 

Dito isso, encontre os profissionais abaixo:

Programadores

Os programadores são muito recomendados quando um site é feito do zero. Principalmente quando usamos métodos convencionais de programação e não apenas os plugins que definem uma função.

Procure-os quando for necessário ajustar novos e antigos recursos, aprimorar habilidades e encontrar o cerne do problema em seu site.

TI Senior

O TI, embora entenda bastante do software, é mais indicado quando encontramos obstáculos referentes ao hardware. Mas claro, é um ótimo profissional para ter contato quando houver problemas de conexão, lentidão e outros.


Procure o profissional quando precisar montar novos aparelhos ou corrigir outros. Encontrar novas soluções tecnológicas e como incorporá-las.

Desenvolvedores

Como o marketing digital pode otimizar o DNS lookup

Assim como os programadores, os Devs também se envolverão com o back-end do site. Entender as linguagens de programação é fundamental. Mas para além disso, o Desenvolvedor também criará o projeto do zero, e não somente a execução.

Busque este profissional quando precisar desenvolver todo uma nova aplicação para o site, quais as melhores estratégias vão manter o site mais rápido e próspero.

Webmaster

Este pode ser o profissional que mais ajudará nesse sentido. Já que a profissão do Webmaster envolve tanto a experiência do usuário, quanto o desenvolvimento de sites. É bastante indicado para trabalhar no front-end de um site ou plataforma digital e tudo ligado a interface.

Em outras palavras, busque este profissional quando precisar otimizar a aparência do site, encontrar os melhores recursos disponíveis (como os plugins) e como instalá-los no site.

Dúvidas frequentes sobre dns lookup

O DNS Lookup é de extrema importância para o atual meio online em que estamos inseridos, portanto, é necessário que você esteja por dentro de tudo antes de tomar sua decisão. Dessa forma, o MOD responderá às mais prováveis e importantes questões que você tem ou pode vir a ter.

Por que a pesquisa de DNS é importante?

A pesquisa de DNS – ou DNS Lookup- é importante para que o domínio seja direcionado corretamente para a hospedagem. Além disso (e o mais importante) e que, com o DNS Lookup a conversão de domínio em IP fará com que o seu site funcione de forma adequada e instigue os visitantes a permanecerem nela.

DNS lookup são gratuitos ou pagos?

No mercado existem DNS Lookups que são gratuitos mas também pagos. O grande diferencial entre eles é que os DNS Lookup oferecem mais ferramentas para gerenciar essa função, dentre elas exibir quais são os DNS menos favorecidos para serem otimizados.

Além do mais, em versões pagas, esse serviço normalmente virá acompanhado de suporte online. Algo muito importante na hora de tirar dúvidas com o desenvolved

Qual é o melhor servidor DNS?

O site é a casa virtual da sua empresa, assim sendo, a qualidade precisa estar presente em todos os aspectos de sua construção. Escolher o melhor servidor com certeza faz parte deste processo.

Entre os  melhores servidores DNS podemos destacar: Open DNS, Google DNS, Cloudfare DNS, Quad 9 DND e Comodo DNS.

Quantos registros DNS existem?

Existem alguns tipos de registros DNS e cada um tem uma função. Alguns têm relação com o host, outros com email, mensagens instantâneas, entre outros. 

Os tipos de registros são inúmeros, mas os principais e que, na nossa opinião, merecem destaque são: A, AAAA, MX, CNAME, TXT e SRV.

A função detalhada de cada um, porém, é um assunto para outro artigo do nosso blog. Portanto, sempre acompanhe nosso blog e fique por dentro de vários assuntos interessantes que, com toda a certeza, irão  te ajudar e te auxiliar no seu site! 

Que problema o DNS resolve?

A memória da maioria dos seres humanos não tem tanta capacidade de memorizar números. Então, se não fosse o serviço de conversão do IP para domínio feito pelo DNS, nós iríamos necessitar de uma espécie de lista telefônica, porém com os IPs para acessarmos os sites. Inclusive, é essa a analogia feita pelos especialistas: o DNS é a lista telefônica dos IPs.

Logo,o DNS resolve o problema de difícil memorização dos IPs por nós solucionando com os domínios!

O que é o tráfego DNS no WIFI?

O DNS no roteador é o domínio e o IP que as empresas utilizam para rotear e conectar o site aos nossos dispositivos.

O que a alteração do meu DNS faz?

A alteração é, basicamente e em linhas gerais, modificar o sistema operacional que os nossos dispositivos utilizam para traduzir os números em nomes. 

Ao alterar o seu DNS você poderá acelerar a tradução do domínio em IP e do IP em domínio, dessa forma, utilizando DNS alternativos (diferente daqueles enviados pelas operadoras, que são os que elas julgam seguros) você poderá acelerar a sua internet.

Viu só?! A internet não funciona sem os DNS e conhecer sobre o DNS Lookup pode ser a chave para você aumentar os resultados de SEO do seu site, é por isso que o MOD escolheu dar a você mais informações para te ajudar a aumentar seus resultados! Nós, do Mercado Online Digital, estamos aqui para te auxiliar em tudo que precisar!

O DNS privado deve ser desativado?

Celulares com sistema Android mais atualizado e também iOS tem a função de ter um DNS privado ou particular. Essa é mais uma opção de DNS alternativo, mais utilizado em caso de impossibilidade de acessar determinadas páginas em determinados territórios. Nesses aparelhos, o DNS privado já chega de forma desativada. Esse é o recomendado, visto que expõe menos o seu celular a ataques.

Temas-Wordpress

Conclusão

Para que seu site seja bem quisto pelo público, uma boa navegabilidade é essencial. Por isso, é importante se atentar a quantidade de DNS Lookup que seu site precisa fazer, o que altera o carregamento da página e, portanto, a experiência do usuário. Ao longo desse texto, expomos diversas formas de diminuir a quantidade de DNS Lookup que é realizada e isso é muito importante pois dosar tal metrificação significa potencializar a performance do seu site.

Nós do Mercado Digital Online estamos sempre colocando novos artigos no nosso blog, especialmente aqueles que podem contribuir para um bom desempenho da sua página. Não deixe, então, de continuar a acompanhar nosso conteúdo.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *