Migrar um Site Wordpress: Como fazer, Melhores Plugins e Vantagens

Sabe o trabalho que uma mudança de imóvel prova? Bom, migrar um site wordpress não é diferente. Uma migração de site para outro servidor deve ser realizada com muito cuidado, planejamento e segurança. 

Essa organização pode evitar vários problemas como a perda de arquivos de imagens, erros 404, que são páginas não encontradas, e até mesmo problemas de conexão com o banco de dados.

Para evitar todos os possíveis problemas ao migrar o seu site wordpress, daremos aqui dicas importantes. Confira!

Super Parck Elementor Pro

Quando é necessário migrar um site WordPress

Somente ao longo da utilização de um servidor é possível determinar se ele é satisfatório e de boa qualidade, não é mesmo? Pode ser que a sua atual escolha tenha sido feita por causa de promoções ou meras recomendações, e isso aumenta as chances dela não ser exatamente aquilo que procurava. 

Assim, é necessário migrar um site WordPress quando você observa: lentidão no carregamento das páginas, ineficiência do suporte técnico e indisponibilidade do site. Nesses casos, é hora de levar o seu site para um provedor diferente, que atenda às suas necessidades. 

Saiba as vantagens e as desvantagens em migrar um site WordPress 

Migrar um site WordPress pode ser necessário em uma tentativa de melhorar o funcionamento do seu site e de desfrutar do meio digital com mais qualidade. Porém, como nem tudo são flores, há vantagens e desvantagens nesse processo de migração. 

Como vantagem, pode-se citar o aumento da velocidade no carregamento de páginas, a maior disponibilidade do site e a conquista de um suporte técnico de qualidade. Já como desvantagem, é possível encontrar a possível perda de dados e os períodos fora do ar. Mas, vale ressaltar que esses malefícios ocorrem apenas quando a migração é feita de modo equivocado!

Procedimentos que devem ser realizados antes de migrar um site wordpress

Antes mesmo de começar a sua migração você precisa ficar atento a uma série de requisitos que vão garantir que a migração ocorra com sucesso. Entre elas podemos destacar:

  • Realização de backup de todo o site: Isso vai garantir que o site responda no servidor novo da mesma forma que respondia no servidor antigo. Entre os backups mais importantes estão: banco de dados, arquivos gerais, arquivo .htaccess, robots.txt, subdomínios e entradas DNS e e-mails.
  • Otimizar o banco de dados: exclua tabelas desnecessárias. Isso fará com que o site fique mais veloz no novo servidor. 
  • Exclua arquivos desnecessários: avalie quais arquivos e plugins serão realmente necessários no novo servidor e exclua os que não serão. 
  • Desative a visibilidade para motores de busca: será mais tranquilo realizar a mudança se o sistema não tiver tráfego. Você deve paralisar campanhas pagas que podem trazer trago ao site. 

Dicas para Migrar o WordPress Para Outro Servidor

Existem duas formas de migrar um site wordpress, ou seja manualmente ou utilizando plugins. Escolha a forma que melhor irá lhe atender e mãos a abra! Neste tópico iremos lhe dar dicas de como migrar um site wordpress de forma manual confira!

Backup dos arquivos WordPress e banco de dados MySQL

migrar site wordpress manualmente

Como dito anteriormente, o backup é um passo importantíssimo em todo processo. Você deve realizar o backup de todos os arquivos do WordPress e do banco de dados MySQL. Lembre-se de revisar e descartar o que não é mais necessário. Você pode utilizar plugins para realizar o seu backup ou fazê lo manualmente, seguindo o passo a passo:

  • acesse o cPanel da hospedagem ;
  • clique em “Arquivos”;
  • vá até o menu “Gerenciador de arquivos”;
  • clique com o botão direito do mouse na pasta “public_html”;
  • clique em “Compress”;
  • selecione a opção de “Arquivamento Zip”;
  • Clique em “Compress Files”.

Em seguida basta aguardar o backup ser realizado. Isso pode demorar um pouco. Verifique ser o arquivo nomeado como “public_html.zip” foi criado, pois nele contém os arquivos do site.

Upload dos arquivos WordPress e banco de dados MySQL para o novo servidor

Backup realizado, verifique se arquivos foram salvos e se o banco de dados está completo. Tudo certo? É hora de fazer o upload do site para o novo servidor.  Existem 4 ferramentas utilizadas para subir um site no servidor. Confira: 

  • Gerenciador de arquivos: essa ferramenta se encontra diretamente no navegador que gerencia a manuseia seus arquivos e diretórios. 
  • FTP (File Transfer Protocol):  diferente do gerenciador de arquivos, não há limite de upload no FTP, sendo possível subir arquivos de qualquer tamanho.
  • Ferramenta de importação de sites: é possível importar diferentes tipos de dados com a ferramenta importar site WordPress como: posts, páginas, comentários, categorias, tags entre outros.
  • Plugins de migração do WordPress:  plugins como o All in One WP Migration podem fazer todo o trabalho pesado por você.

Atualizar o wp-config.php com os novos detalhes do banco de dados

Upload realizado é hora de ir até o wp-config.php para atualizar o host, o banco de dados, o usuário, a senha e o prefixo na tabela deverão. Como o site está indo para um novo servidor, será necessário entregar todas essas informações.

Migração realizada, faça revisão de segurança 

migrar site wordpress para outro domínio

Quando se trata de migração todo o cuidado é pouco, Após migrar um site wordpress você deve analisar o CMS tendo em vista seus plugins e temas através de um escaneamento. Isso pode ser realizado através do WPScan, um  escâner de segurança WordPress gratuito desenvolvido para testar a segurança de seu site.

Fique atento, pois alguns servidores bloqueiam o site caso ele apresente malwares, liberando o acesso somente após a correção.

3 Melhores Plugins para Migrar seu Site WordPress

Migrar um site wordpress não precisa ser complicado e nem provar dor de cabeça em você. Ao utilizar o plugin certo, tudo pode ser realizado com apenas alguns botões. Simples assim. Atualmente existem vários plugins desenvolvidos para te ajudar nesta empreitada. Vamos indicar para você os melhores. Confira!

Duplicator

O Duplicado é sem dúvida o mais conhecido é o mais utilizado plugin de migração do mercado. Entre os motivos para preferência podemos destacar o fato de possuir um  mecanismo de pacote revisado, além de ser muito rápido e funcionar muito bem em sites maiores. 

O plugin permite ainda a migração confirmada de um site de 100GB, além de filtrar apenas os diretórios, arquivos, extensões e tabelas de banco de dados que deseja fazer backup. Além disso, o Duplicator seleciona facilmente bancos de dados e usuários cPanel existentes, sendo possível também criar  novos sem nunca sair do instalador.

All-In-One WordPress Migration

migrar site wordpress hostgator

Se você procura simplicidade em seu processo de migração, este plugin foi feito para você.  O All-In-One  WordPress Migration  realiza um processo de importação incrivelmente fácil, intuitivo, rápido e projetado para oferecer suporte a backups extremamente grandes.

Os backups realizados por este plugin são ordenados por data e você pode restaurar apenas clicando no botão Restaurar.

BackupBuddy

Criado em 2010, o BackupBuddy é uma uma solução de backup WordPress sólida, permitindo que você faça backups automáticos programados de forma diária, semanal ou mensal.

O armazenamento de dados pode ser realizado em nuvem incluindo FTP, Dropbox e Rackspace Cloud. Os seus dados de backup podem ainda ser enviados diretamente para o seu email! 

elementor

Conclusão

É possível migrar um site wordpress com tranquilidade de forma manual ou utilizando plugins. Seja como for, tenha a certeza de que está realizando todos os procedimentos de segurança necessários para que o seu site continue gerando grandes negócios para você. 

Busque também o apoio da equipe de suporte do seu novo host. Se precisar, contrate um desenvolvedor para lhe auxiliar neste processo.  

E aí, gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Deixe também a indicação de um tema que gostaria de ver aqui em nosso blog.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *