O Yoast SEO Pode Ampliar Seu Tráfego Orgânico e Suas Vendas:  [Guia 2022]

O Yoast SEO é ideal para você que deseja ter uma boa visibilidade nas suas páginas WordPress junto aos buscadores. Trata-se de um plugin super popular e de fácil manuseio que vai deixar o seu site ainda mais otimizado. Veja!

Gerenciar uma plataforma na internet tem seus desafios. Por mais que o WordPress tenha trazido uma fácil integração dos usuários com o desenvolvimento de websites, fazê-la ter um bom desempenho requer o domínio de certas técnicas. 

O Yoast SEO é um plugin que pode te ajudar. Com ele, o seu ranqueamento do Google pode ser impulsionado, captando mais visitantes com estratégias e ajustes bem simples. Vamos conferir?

templates profisionais

Saiba o que é e para que serve o plugin Yoast

O SEO é um conjunto de estratégias de marketing digital que ajudam a tornar um website mais acessado, ao impulsioná-lo em sites de busca. O Yoast SEO é um plugin da plataforma WordPress que, usando tais estratégias, mostra de maneira simples quais são os pontos fracos em ranqueamento do seu site e como otimizá-los, contribuindo para um melhor gerenciamento e ajudando a subir no ranqueamento do Google.

Dica para baixar e instalar o Yoast SEO

Baixar o plugin é bem fácil: na própria plataforma do WordPress passe o cursor do mouse no menu “Dashboard”, em seguida localize a opção “Plugins”. Ao ser redirecionado para a loja do WordPress pesquise pelo plugin e pronto! Agora é só clicar em “instalar agora” e seguir as instruções.

Passo a passo para configurar corretamente o Yoast SEO

Como dito anteriormente, esse plugin é muito fácil de ser utilizado. Após a instalação, você notará que na opção “SEO” no menu “Dashboard” terá a mensagem do Yoast com um assistente de configuração. O plugin então oferecerá um guia para definições básicas. Após isso, te ajudaremos a ajustar as outras seções.

Ambiente

Em Environment/Ambiente, selecione a opção A. Significa que você já tem um site e agora precisa administrá-lo com a ajuda do Yoast. A outra opção é caso o site ainda esteja em construção.

Tipo de site

Clicando em “Next”, iremos para o próximo ajuste, o Tipo de Site. Fique livre para escolher aquele que melhor descreve o seu website. Em português, respectivamente: Um blog, uma loja online, um canal de notícias, um pequeno negócio offline, uma corporação, um portfólio, e outros.

Organização ou pessoa

Agora é hora de escolher se é:

  • Uma organização/organization: nesse caso lhe serão solicitadas informações como o nome da sua organização e foto do Logo (tamanho quadrado em 112x112px preferencialmente).
  • ou uma pessoa/person: somente informar o nome do responsável pelo site.

Em ambos os casos, informar todas as mídias sociais envolvidas, Instagram, Facebook, Twitter, entre outros. Escolha, se não todas, aquelas que você gostaria de estar mais envolvido na divulgação.

Visibilidade do mecanismo de pesquisa

De maneira genérica, essa seção pergunta se você gostaria que alguns tópicos específicos apareçam durante as buscas do site. Nesse caso, deixe marcado como “Yes” ambas opções já que caso não queira, precisará de outros conhecimentos que independem do assistente de instalação.

Autores múltiplos

Aqui você irá informar se quer ou não que o site seja administrado por mais de uma pessoa. Caso não queira, seus arquivos na plataforma recebem a tag #noindex, sendo assim, os mecanismos de busca não indexam a página. E caso opte por “yes”, para mais de um autor, as pessoas ainda conseguirão encontrar arquivos de posts de um autor específico na busca do Google.

Google Search Console

yoast seo como usar

Essa ferramenta do Google serve para mostrar como seu site se comporta quando aparece nos resultados do Google. Sendo assim, é preciso criar uma conta nessa ferramenta e inserir o código que ela irá solicitar. Os dados do seu Yoast são migrados para essa plataforma que, apesar de não ser necessária para o funcionamento do plugin (pode pular caso queira), é importante para saber como um usuário se sente utilizando seu site.

Configurações de título

Já notou quando pesquisamos algo no navegador e aparece o link com o assunto digitado, seguido de um separador (, |, *, >…), e logo após o nome do site?  Pois então, é para isso que serve essa sessão. Aqui você irá informar o nome “fantasia” do seu site e escolher um separador. Sendo assim ele fica parecido com o seguinte exemplo: 

Como usar o Yoast SEO – Mercado Digital online


Simples, não é?! Agora faça a sua escolha.

Finalizando o assistente de configuração

Nessas últimas seções (Google Search Console e Configurações de título), o plugin perguntará se você gostaria de assinar a newsletter ou aderir ao Yoast Premium. Não precisa caso não queira. Prossiga até chegar à sessão 10 e clique em “Close”. Pronto! Sua configuração foi finalizada.

Meta box do Yoast SEO

Aqui é onde ocorre a maior parte da interação com o Yoast Seo. Você poderá ver como andam suas publicações em mídias sociais e se a legibilidade está ganhando o público.

Você pode acessar essas informações no canto superior esquerdo do plugin. Cada uma delas permite visualizar o snippet, avaliar a legibilidade e o conteúdo do cornerstone. Também é possível acessar as configurações de mídias sociais e configurações avançadas.

Benefícios do Yoast Premium

yoast seo gratuito

Citamos ali em cima a versão deluxe desse plugin, apesar de não ser necessário, é uma incrível ferramenta. Olha só as especificações abaixo:

Yoast Premium no Mercado Online Digital

Caso queira deixar seu site ainda mais profissional, dê uma chance para essa versão estendida. Os benefícios incluem:

  • acesso á todos os cursos do próprio site do Yoast para entender melhor sobre SEO;
  • Encontrar palavras-chave que costumam ter relevância em mais de 100 países;
  • Uso melhor de palavras e sinônimos otimizando ainda mais seu texto;
  • Possui suporte para vários idiomas;
  • Automaticamente menciona ao Google a descrição exata do seu website;
  • Sugestões automáticas de links internos;

E muito mais! 

E aqui no Mercado Digital Online você encontra o Yoast SEO Premium por um ótimo preço, e ainda oferecendo a segurança, o compromisso com a atualização e com o suporte que os nossos clientes já conhecem e recomendam. Então não deixe de conferir!

Como utilizar o Yoast SEO no seu Post Blog ou Página

yoast seo premium

Seu Yoast SEO já está instalado? Maravilha! Agora é hora de usá-lo em seu dia a dia. O ideal é que você construa textos otimizados com antecedência, antes de publicar em seu blog ou páginas. Isso deve ser pensado já em seu planejamento de SEO. Cada conteúdo precisa ser baseado em uma palavra-chave.

A palavra-chave deve ser pensada tendo em vista alguns critérios como volume de busca, intenção de busca, funil de vendas e o nível de dificuldade de ranqueamento desta palavra. O texto precisa chegar pronto, desta forma o Yoast SEO simplesmente fará a leitura de um conteúdo otimizado. Entre as otimizações que  a ferramenta irá avaliar podemos destacar a densidade da palavra-chave, o SEO title, a Slug, Meta-descrição e imagens. 

Densidade de palavras-chave

Uma grande dúvida de quem está criando um conteúdo otimizado é a densidade de palavras dentro do conteúdo, ou seja, a quantidade de vezes que você deve repetir a palavra no decorrer do artigo. Se colocar demais, o Google vai perceber que está forçando a barra e poderá até mesmo punir o conteúdo impedindo que ele ganhe posicionamento e se colocar de menos, o conteúdo também não irá ranquear. 

O Yoast SEO pode ajudá-lo nesta dúvida cruel, pois ele irá informar se o conteúdo possui palavras-chave para mais ou para menos. 

Lembre-se que em um conteúdo de qualidade a palavra-chave deve aparecer de uma forma natural sem forçação de barra. Isso fará com que o leitor goste do conteúdo, volte e até mesmo o recomende. 

Como criar o seu SEO title

Além de impactante e original, um título otimizado precisa conter a palavra-chave. Além disso, ele não pode ser longo demais. O ideal é que ele tenha no máximo 60 caracteres. A criação de um título original e otimizado é extremamente importante, pois é isso que irá garantir que o usuário clique em seu conteúdo e não no conteúdo do concorrente. Original, otimizado e com apenas 60 caracteres, difícil? Talvez, mas perfeitamente possível.

Como criar o seu Slug 

A slug nada mais é que todo o conteúdo da URL. A Slug  vem depois do domínio do seu   site. O ideal é que a slug otimizada possua somente a palavra-chave. Ao publicar o seu conteúdo no wordpress, o sistema coloca o título completo como url. Desta forma, você precisará editá-lo para torná-lo otimizado. Com isso, você irá evitar que o Google faça o corte do conteúdo colocando três pontinhos. Para isso, você precisa conhecer duas regras simples: 

  • Os hífens substituem os espaços existentes entre as palavras;
  • Você deve utilizar apenas letras minúsculas.

Na versão 5.0 do WordPress, a edição da sua url deve ser realizada da seguinte maneira: 

1ª Digite o título do textos;

2º Irá aparecer a janela de link permanente. clique no botão  e edite. Simples, assim. 

Como criar a sua Meta-descrição

Yoast

A meta descrição nada mais é que um resumo do conteúdo que você está publicando. Ele irá aparecer abaixo no título, sempre que a palavra-chave for digitada no Google ou em outros buscadores.  Uma meta descrição otimizada também precisa conter a palavra-chave e possuir no máximo  160 caracteres. Ao respeitar o número de caracteres você irá evitar que o Google  corte o conteúdo adicionando três pontinhos. Desta forma, o usuário irá receber  a mensagem completa ampliando os índices de clique da página. 

Otimização das imagens

O Yoast SEO também irá avaliar se o conteúdo publicado possui imagens otimizadas. Toda a imagem precisa possuir título e texto alternativo. As imagens devem ser nomeadas com a palavra-chave ou palavras-chave relacionadas.  Os títulos devem ser separados por hífen, não possui números ou caracteres especiais. Já o texto alternativo pode ser a mesma  palavra utilizada para nomear a imagem, porém escrita normalmente sem a utilização de hífens. 

Links internos e de Saída

Os buscadores sempre vão priorizar conteúdos com uma boa navegabilidade. Desta forma, os buscadores priorizam conteúdos que possuam links internos e externos que permitam que o usuário navegue e amplie seu conhecimento através de links que o levarão a conteúdos relacionados. 

Os links internos apontam para artigos ou páginas dentro do seu próprio site. Trata-se de um fator extremamente importante para o SEO, pois amplia a autoridade da página, mostrando aos robôs dos buscadores que o conteúdo é referência no assunto.  

Já os links externos levam os usuários para páginas fora do seu site. Você pode levar o usuário para páginas de parceiros que tenham conteúdos relacionamos realmente relevantes. Algumas pessoas têm medo de colocar links externos, pois isso irá retirar o usuário do seu conteúdo, porém essa prática é extremamente importante para o Google. Lembre-se que os buscadores sempre vão priorizar conteúdos capazes de agregar valor ao usuário. Uma dica importante é nunca colocar links externos na introdução ou na conclusão do conteúdo. 

Entenda os Erros de SEO do seu Yoast

yoast seo online

Toda vez que o conteúdo apresentar algum erro de otimização o Yoast SEO irá apresentar a cor vermelha ou laranja, seguida de um texto explicativo que irá te mostrar onde você está errando. Os itens com perfeita otimização serão apontados com a cor verde. 

Nem sempre será necessário deixar todos os itens verdes para criar um texto otimizado. Nenhuma ferramenta irá substituir a avaliação de um especialista em SEO. Algumas exigências da ferramenta podem tirar a naturalidade do texto. Lembre-se! Você deve escrever também para as pessoas e não somente para os buscadores.  

Conteúdo Otimizado – Tudo verde

Embora nenhuma ferramenta seja capaz de substituir a avaliação de um especialista em SEO, as cores apontadas pelo  Yoast vai lhe dar a segurança que o conteúdo possui as otimizações mínimas para ganhar posicionamento nos buscadores:

  • Verde: siga em frente, pode publicar
  • Amarelo: avalie o item e melhore a otimização
  • Vermelho: erro grave, altere toda a otimização 

Tudo certo? Você criou um conteúdo original, de alta qualidade e otimizado. O Yoast SEO está apontando que todos os itens estão verdes. É hora de publicar e colher os louros de um conteúdo de alta qualidade. 

CONCLUSÃO

Como você já deve ter percebido, lidar com o WordPress é uma maneira bem mais simples do que ser um expert em webmaster, porém ainda sim são necessários alguns ajustes para otimizar seu site. 

A plataforma conta com milhares de plugins que ajudam e muito na hora de chamar a atenção do usuário. Dentre esses plugins destacamos o Yoast SEO, ferramenta fácil de usar e popularmente conhecida por avaliar as estratégias de marketing do seu conteúdo, aumentando os números de acessos, ranqueamento no Google e se você tiver um negócio, aumentando suas conversões. 

Sendo assim, o Yoast SEO funciona muito bem como um braço direito para entregar um material de qualidade aos usuários do seu site. E aqui no MOD, você ainda encontra um pacote incrível do Yoast SEO, com alguns Addons que vão impulsionar ainda mais o uso desse plugin na sua página. Não deixe de conferir a nossa oferta!

Sobre o autor

Comentários 0

Vanessa Amaral
Vanessa Amaral
Responder

Parabéns pelo conteúdo, pessoal.
Se a equipe puder, merece até um vídeo focado principalmente no premium. Fica a sugestão.

25/03/2021
Mercado Online Digital
Mercado Online Digital
Responder

Fala Vanessa !
Pretendemos fazer em breve sim.

25/03/2021

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *