Yoast SEO: Otimize seu Conteúdo e Amplie seu tráfego Orgânico [Guia]

O Yoast SEO é ideal para você que deseja ter uma boa visibilidade nas suas páginas WordPress junto aos buscadores. Trata-se de um plugin super popular e de fácil manuseio que vai deixar o seu site ainda mais otimizado. Veja!

Gerenciar uma plataforma na internet tem seus desafios. Por mais que o WordPress tenha trazido uma fácil integração dos usuários com o desenvolvimento de websites, fazê-la ter um bom desempenho requer o domínio de certas técnicas. 

O Yoast SEO é um plugin que pode te ajudar. Com ele, o seu ranqueamento do Google pode ser impulsionado, captando mais visitantes com estratégias e ajustes bem simples. Vamos conferir?

O que é Yoast SEO?

Saiba o que é e para que serve o plugin Yoast

O SEO é um conjunto de estratégias de marketing digital que ajudam a tornar um website mais acessado, ao impulsioná-lo em sites de busca. O Yoast SEO é um plugin da plataforma WordPress que, usando tais estratégias, mostra de maneira simples quais são os pontos fracos em ranqueamento do seu site e como otimizá-los, contribuindo para um melhor gerenciamento e ajudando a subir no ranqueamento do Google.

Vantagem de ter o Yoast SEO no seu site WordPress

Bom, sabendo para o que serve e como instalar o Yoast SEO, você já conseguiu identificar quais são as vantagens desse plugin poderoso? 

Além de impulsionar seu website para atrair mais visitas, o Yoast SEO traz benefícios bem menos visíveis. Quer conferir? Veja só:

  • Otimização de keywords: um aspecto muito complexo da programação, é justamente na hora de definir os caracteres de funções. Em mãos menos experientes, o back-end de um site pode virar uma bagunça. O Yoast SEO ajuda a organizar e definir as melhores alternativas para keywords;
  • Remove links internos sem função: a medida que o site vai tomando forma, algumas páginas e sessões se tornam obsoletas (dead links). O Yoast SEO remove automaticamente e adiciona caminhos novos;
  • Sugestão de links: O Yoast SEO recomenda links internos à medida que você digita um conteúdo textual, como em páginas de blog.

Essa ferramenta bastante inteligente vai impulsionar o seu site.

Dica para baixar e instalar o Yoast SEO

Baixar o plugin é bem fácil: na própria plataforma do WordPress passe o cursor do mouse no menu “Dashboard”, em seguida localize a opção “Plugins”. Ao ser redirecionado para a loja do WordPress pesquise pelo plugin e pronto! Agora é só clicar em “instalar agora” e seguir as instruções.

Passo a passo para configurar corretamente o Yoast SEO

Como dito anteriormente, esse plugin é muito fácil de ser utilizado. Após a instalação, você notará que na opção “SEO” no menu “Dashboard” terá a mensagem do Yoast com um assistente de configuração. O plugin então oferecerá um guia para definições básicas. Após isso, te ajudaremos a ajustar as outras seções.

Ambiente

Em Environment/Ambiente, selecione a opção A. Significa que você já tem um site e agora precisa administrá-lo com a ajuda do Yoast. A outra opção é caso o site ainda esteja em construção.

Tipo de site

Clicando em “Next”, iremos para o próximo ajuste, o Tipo de Site. Fique livre para escolher aquele que melhor descreve o seu website. Em português, respectivamente: Um blog, uma loja online, um canal de notícias, um pequeno negócio offline, uma corporação, um portfólio, e outros.

Organização ou pessoa

Agora é hora de escolher se é:

  • Uma organização/organization: nesse caso lhe serão solicitadas informações como o nome da sua organização e foto do Logo (tamanho quadrado em 112x112px preferencialmente).
  • ou uma pessoa/person: somente informar o nome do responsável pelo site.

Em ambos os casos, informar todas as mídias sociais envolvidas, Instagram, Facebook, Twitter, entre outros. Escolha, se não todas, aquelas que você gostaria de estar mais envolvido na divulgação.

Visibilidade do mecanismo de pesquisa

De maneira genérica, essa seção pergunta se você gostaria que alguns tópicos específicos apareçam durante as buscas do site. Nesse caso, deixe marcado como “Yes” ambas opções já que caso não queira, precisará de outros conhecimentos que independem do assistente de instalação.

Autores múltiplos

Aqui você irá informar se quer ou não que o site seja administrado por mais de uma pessoa. Caso não queira, seus arquivos na plataforma recebem a tag #noindex, sendo assim, os mecanismos de busca não indexam a página. E caso opte por “yes”, para mais de um autor, as pessoas ainda conseguirão encontrar arquivos de posts de um autor específico na busca do Google.

Google Search Console

yoast seo como usar

Essa ferramenta do Google serve para mostrar como seu site se comporta quando aparece nos resultados do Google. Sendo assim, é preciso criar uma conta nessa ferramenta e inserir o código que ela irá solicitar. Os dados do seu Yoast são migrados para essa plataforma que, apesar de não ser necessária para o funcionamento do plugin (pode pular caso queira), é importante para saber como um usuário se sente utilizando seu site.

Configurações de título

Já notou quando pesquisamos algo no navegador e aparece o link com o assunto digitado, seguido de um separador (, |, *, >…), e logo após o nome do site?  Pois então, é para isso que serve essa sessão. Aqui você irá informar o nome “fantasia” do seu site e escolher um separador. Sendo assim ele fica parecido com o seguinte exemplo:  Como usar o Yoast SEO – Mercado Digital online.
Simples, não é?! Agora faça a sua escolha.

Como usar o plugin Yoast SEO?

Finalizando o assistente de configuração

Nessas últimas seções (Google Search Console e Configurações de título), o plugin perguntará se você gostaria de assinar a newsletter ou aderir ao Yoast Premium. Não precisa caso não queira. Prossiga até chegar à sessão 10 e clique em “Close”. Pronto! Sua configuração foi finalizada.

Meta box do Yoast SEO

Aqui é onde ocorre a maior parte da interação com o Yoast Seo. Você poderá ver como andam suas publicações em mídias sociais e se a legibilidade está ganhando o público.

Você pode acessar essas informações no canto superior esquerdo do plugin. Cada uma delas permite visualizar o snippet, avaliar a legibilidade e o conteúdo do cornerstone. Também é possível acessar as configurações de mídias sociais e configurações avançadas.

Benefícios do Yoast Premium

Citamos ali em cima a versão deluxe desse plugin, apesar de não ser necessário, é uma incrível ferramenta. Olha só as especificações abaixo:

Yoast Premium no Mercado Online Digital

Caso queira deixar seu site ainda mais profissional, dê uma chance para essa versão estendida. Os benefícios incluem:

  • acesso á todos os cursos do próprio site do Yoast para entender melhor sobre SEO;
  • Encontrar palavras-chave que costumam ter relevância em mais de 100 países;
  • Uso melhor de palavras e sinônimos otimizando ainda mais seu texto;
  • Possui suporte para vários idiomas;
  • Automaticamente menciona ao Google a descrição exata do seu website;
  • Sugestões automáticas de links internos;

E muito mais! 

E aqui no Mercado Digital Online você encontra o Yoast SEO Premium por um ótimo preço, e ainda oferecendo a segurança, o compromisso com a atualização e com o suporte que os nossos clientes já conhecem e recomendam. Então não deixe de conferir!

Como utilizar o Yoast SEO no seu Post Blog ou Página

yoast seo premium

Seu Yoast SEO já está instalado? Maravilha! Agora é hora de usá-lo em seu dia a dia. O ideal é que você construa textos otimizados com antecedência, antes de publicar em seu blog ou páginas. Isso deve ser pensado já em seu planejamento de SEO. Cada conteúdo precisa ser baseado em uma palavra-chave.

A palavra-chave deve ser pensada tendo em vista alguns critérios como volume de busca, intenção de busca, funil de vendas e o nível de dificuldade de ranqueamento desta palavra. O texto precisa chegar pronto, desta forma o Yoast SEO simplesmente fará a leitura de um conteúdo otimizado. Entre as otimizações que  a ferramenta irá avaliar podemos destacar a densidade da palavra-chave, o SEO title, a Slug, Meta-descrição e imagens. 

Densidade de palavras-chave

Uma grande dúvida de quem está criando um conteúdo otimizado é a densidade de palavras dentro do conteúdo, ou seja, a quantidade de vezes que você deve repetir a palavra no decorrer do artigo. Se colocar demais, o Google vai perceber que está forçando a barra e poderá até mesmo punir o conteúdo impedindo que ele ganhe posicionamento e se colocar de menos, o conteúdo também não irá ranquear. 

O Yoast SEO pode ajudá-lo nesta dúvida cruel, pois ele irá informar se o conteúdo possui palavras-chave para mais ou para menos. 

Lembre-se que em um conteúdo de qualidade a palavra-chave deve aparecer de uma forma natural sem forçação de barra. Isso fará com que o leitor goste do conteúdo, volte e até mesmo o recomende. 

Como criar o seu SEO title

Além de impactante e original, um título otimizado precisa conter a palavra-chave. Além disso, ele não pode ser longo demais. O ideal é que ele tenha no máximo 60 caracteres. A criação de um título original e otimizado é extremamente importante, pois é isso que irá garantir que o usuário clique em seu conteúdo e não no conteúdo do concorrente. Original, otimizado e com apenas 60 caracteres, difícil? Talvez, mas perfeitamente possível.

Como criar o seu Slug 

A slug nada mais é que todo o conteúdo da URL. A Slug  vem depois do domínio do seu   site. O ideal é que a slug otimizada possua somente a palavra-chave. Ao publicar o seu conteúdo no wordpress, o sistema coloca o título completo como url. Desta forma, você precisará editá-lo para torná-lo otimizado. Com isso, você irá evitar que o Google faça o corte do conteúdo colocando três pontinhos. Para isso, você precisa conhecer duas regras simples: 

  • Os hífens substituem os espaços existentes entre as palavras;
  • Você deve utilizar apenas letras minúsculas.

Na versão 5.0 do WordPress, a edição da sua url deve ser realizada da seguinte maneira: 

1ª Digite o título do textos;

2º Irá aparecer a janela de link permanente. clique no botão  e edite. Simples, assim. 

Como criar a sua Meta-descrição

Yoast

A meta descrição nada mais é que um resumo do conteúdo que você está publicando. Ele irá aparecer abaixo no título, sempre que a palavra-chave for digitada no Google ou em outros buscadores.  Uma meta descrição otimizada também precisa conter a palavra-chave e possuir no máximo  160 caracteres. Ao respeitar o número de caracteres você irá evitar que o Google  corte o conteúdo adicionando três pontinhos. Desta forma, o usuário irá receber  a mensagem completa ampliando os índices de clique da página. 

Como fazer o SEO no WordPress?

Otimização das imagens

O Yoast SEO também irá avaliar se o conteúdo publicado possui imagens otimizadas. Toda a imagem precisa possuir título e texto alternativo. As imagens devem ser nomeadas com a palavra-chave ou palavras-chave relacionadas.  Os títulos devem ser separados por hífen, não possui números ou caracteres especiais. Já o texto alternativo pode ser a mesma  palavra utilizada para nomear a imagem, porém escrita normalmente sem a utilização de hífens. 

Links internos e de Saída

Os buscadores sempre vão priorizar conteúdos com uma boa navegabilidade. Desta forma, os buscadores priorizam conteúdos que possuam links internos e externos que permitam que o usuário navegue e amplie seu conhecimento através de links que o levarão a conteúdos relacionados. 

Os links internos apontam para artigos ou páginas dentro do seu próprio site. Trata-se de um fator extremamente importante para o SEO, pois amplia a autoridade da página, mostrando aos robôs dos buscadores que o conteúdo é referência no assunto.  

Já os links externos levam os usuários para páginas fora do seu site. Você pode levar o usuário para páginas de parceiros que tenham conteúdos relacionamos realmente relevantes. Algumas pessoas têm medo de colocar links externos, pois isso irá retirar o usuário do seu conteúdo, porém essa prática é extremamente importante para o Google. Lembre-se que os buscadores sempre vão priorizar conteúdos capazes de agregar valor ao usuário. Uma dica importante é nunca colocar links externos na introdução ou na conclusão do conteúdo. 

Entenda os Erros de SEO do seu Yoast

yoast seo online

Toda vez que o conteúdo apresentar algum erro de otimização o Yoast SEO irá apresentar a cor vermelha ou laranja, seguida de um texto explicativo que irá te mostrar onde você está errando. Os itens com perfeita otimização serão apontados com a cor verde. 

Nem sempre será necessário deixar todos os itens verdes para criar um texto otimizado. Nenhuma ferramenta irá substituir a avaliação de um especialista em SEO. Algumas exigências da ferramenta podem tirar a naturalidade do texto. Lembre-se! Você deve escrever também para as pessoas e não somente para os buscadores.  

Conteúdo Otimizado – Tudo verde

Embora nenhuma ferramenta seja capaz de substituir a avaliação de um especialista em SEO, as cores apontadas pelo  Yoast vai lhe dar a segurança que o conteúdo possui as otimizações mínimas para ganhar posicionamento nos buscadores:

  • Verde: siga em frente, pode publicar
  • Amarelo: avalie o item e melhore a otimização
  • Vermelho: erro grave, altere toda a otimização 

Tudo certo? Você criou um conteúdo original, de alta qualidade e otimizado. O Yoast SEO está apontando que todos os itens estão verdes. É hora de publicar e colher os louros de um conteúdo de alta qualidade. 

Saiba quem deve usar o Yoast SEO

O Yoast SEO é indicado para qualquer um que administre um site. Em especial aqueles que usam o WordPress como diretório de páginas da web.


Mas, para deixar ainda mais específico, o Yoast SEO é para qualquer empreendedor que deseja otimizar sua plataforma digital com soluções simples. Tais soluções essas que permitem aumentar o número de visitas diárias e se destacar nas ferramentas de busca.

Quer saber como aumentar a visualização de um site? Comece a usar o Yoast SEO.

Como melhorar seus artigos com o Yoast SEO

Em empreendimentos online, um blog tem a principal função de entreter o usuário (por mais que ele não esteja procurando um produto no seu site) que busca por um assunto específico. É com o blog que alcançamos diferentes nichos de usuários.

E caso seu site tenha um blog, é muito recomendado começar a utilizar o Yoast SEO. Saiba o porque:

Frase-chave de foco

Pense em como você realiza pesquisa no Google por exemplo. Você costuma usar frases completas ou na maior parte das vezes apenas palavras-chave? Acontece que é muito mais provável que você encontre o que busca utilizando palavras-chave mais restritas.


E é esta estratégia que devemos focar quando escrevemos um artigo para blogs. O Yoast SEO tem exatamente este recurso. Ele consegue definir qual é o melhor termo que se encaixa perfeitamente em uma frase. Isso, é claro, baseado em estatísticas de buscas.

Pré-visualização no Google

Durante uma pesquisa você poderá notar uma pequena frase introdutória abaixo da url do site pesquisado. Isso é o que chamamos de snippet. 

O Yoast SEO traz uma função que permite pré-visualizar como o snippet ficará visível para outros usuários em ferramentas de buscas como o Google. Assim, você consegue notar se ele está convidativo, se está mal escrito, mal elaborado, curto ou longo demais. Permitindo uma nova elaboração.

Análise de SEO

Essa é a principal função do Yoast SEO. A análise de SEO. Ou seja, será quando o plugin poderá definir se um conteúdo escrito e divulgado teve bons acessos, melhores resultados de interações ou, caso contrário, precisará de revisão.

Esta é uma excelente forma de perceber como o site é visto pelo público no geral e se precisam ser feitas algumas alterações e até elaborar novas estratégias.

“Aba” Legibilidade

Em Legibilidade, que pode ser acessada nas configurações do plugin. É o que podemos considerar o recurso mais inteligente do Yoast SEO. Com ele conseguiremos definir o quão bem escrito está um artigo aos olhos humanos.

E não estou falando apenas da gramática, mas também da harmonia das palavras, coesão e se este texto foi escrito de maneira mais estratégica, pensando em como resolver as demandas do usuário e ao mesmo tempo convidando-o para ver mais. 

“Aba” SEO

A aba SEO, também nas configurações, aponta um geral sobre a visão de uma página. É nela que serão informadas as principais falhas e fraquezas do site. É um diagnóstico completo de uma página boa ou de outra que não vai bem.

Com esse recurso você consegue fortalecer links, reescrever informações, alterar imagens que não estão visíveis e até averiguar se a página não está sendo bem posicionada no ranking de pesquisas.

Dicas finais para otimizar seu sites com o Yoast SEO

Na internet está repleto de usuários que usam e recomendam o Yoast SEO. Muitos deles possuem inúmeras dicas de como incorporar essa ferramenta ao seu site. Por isso mesmo, duas dicas importantes (e bem básicas por sinal) eu deixarei:

  • Crie um network de usuários dessa ferramenta. Muitos deles trazem soluções criativas para usar o plugin e também podem ajudar quando surgir um problema;
  • Estude a ferramenta. É tudo muito intuitivo, mas quanto mais você aprende sobre, mais impactos positivos você consegue notar no site.

Saiba qual é o investimento para o Yoast SEO

Aqui no Mercado Online Digital,  o plugin do Yoast SEO sai  por apenas R$ 39,99 reais. Fique atento, pois em determinados sites a venda deste plugin é realizada em dólar e nós sabemos que a variação do dólar nos últimos anos tende a estar bem alta e o valor pode ficar um pouco salgado se precisarmos converter para real.

Aqui na MOD você consegue não somente o plugin do Yoast SEO, mas um pack completo contendo:

  • Yoast SEO Premium;
  • SEO Local for WooCommerce; 
  • SEO News Premium; 
  • SEO Video Premium; 
  • WooCommerce SEO Premium; 
  • SEO Local Premium.

Confira dicas para iniciantes em Yoast SEO

yoast seo para que serve

Ok, sabemos que começar com uma ferramenta nova no WordPress nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Acontece que o Yoast SEO pode fazer muito pelo seu empreendimento, aumentando número de visitas, vendas e captação de novos públicos.

Aprender a desenvolver essa joia do marketing é fundamental para se ter um bom negócio. E para dar o pontapé inicial, separamos algumas dicas para não se perder enquanto desenvolve o seu SEO com o Yoast:

  • Palavras-chave de foco, aquelas que o YOAST SEO se baseia para analisar conteúdo textual não devem ser muito grandes, tente reduzir ao máximo para obter resultados precisos;
  • Para cumprir metas do Yoast SEO e ranquear melhor seu site, escreva no mínimo 600 palavras por conteúdo e não deixe de anexar links;
  • O corpo do texto precisa ser dinâmico. Trabalhe com títulos, subtítulos, tópicos e palavras em negrito;
  • A configuração do YOAST SEO é automática. Apenas altere aqueles itens que você conhece bem, mas deixar os parâmetros como estão é o recomendado;
  • Evite frases longas em seus textos, no máximo 25 palavras antes do ponto final.

Para mais dicas, não deixe de conferir o site do Yoast SEO. Lá são disponibilizadas diversas aulas de como deixar seu conteúdo ranqueável para Google e outras ferramentas de pesquisa.

Guia de Yoast SEO avançado

Para aproveitar ao máximo todos os recursos do Yoast SEO, veja abaixo algumas ferramentas do plugin que passam despercebidas. Deixe seu site ainda mais responsivo. Confira:

Aparência na Pesquisa

Controle como seu site é exibido nos resultados de pesquisa do Google. Você pode definir o título e a descrição que aparecem nos snippets. Para isso, acompanhe onde mais conseguimos chegar com os recursos do Yoast SEO abaixo:

A aba Taxonomias

Em “Taxonomias” conseguimos definir quais categorias podem ser indexadas pelo Google. Assim conseguimos controlar quais tags podem ser mais amigáveis aos mecanismos de buscas. Dessa maneira conseguimos aumentar a qualidade do tráfego do site.

A aba Arquivos

Já em “Arquivos” podemos controlar páginas de categoria por exemplo e como elas serão indexadas no Google. Com a definição de títulos e descrições personalizadas podemos configurar as meta tags para evitar conteúdo duplicado.

A aba Breadcrumbs

A estrutura do site também é especialmente analisada pelos indexadores do Google. Toda a arquitetura da informação deve seguir uma lógica. Logo, com o “Breadcrumbs” conseguimos definir uma trilha clara que induz a jornada do usuário de forma simplificada.

A aba RSS

E em “RSS” podemos personalizar o feed do site. Assim, títulos, subtítulos e descrições passam a ser definidas como meta tags simplificando a busca do usuário. Também conseguimos adicionar links para perfis de mídia social e definir lembretes em posts.

Seção Ferramentas

E para facilitar, aprenda a navegar através da seção de ferramentas do Yoast SEO. Lá você encontra atalhos úteis que facilitam seu trabalho na hora de revisar informações a serem indexadas.

É justamente nesta seção que encontramos a famosa ferramenta de análise de conteúdo. Esse recurso vai dizer o que deve ser melhorado em um determinado corpo de texto. Tags, número de palavras, erros de português, texto escaneável e mais, são alguns exemplos.

Seção Social

yoast seo premium download

A área de redes do Yoast SEO Avançado é uma das seções que mais importa para quem precisa usar redes sociais como porta de entrada dos usuários. Aqui, você pode integrar de maneira inteligente o seu site á diversas redes sociais como Instagram e Facebook.

Na seção podemos definir título e até descrições de imagens. A vantagem disso é que toda vez que o link do site for compartilhado, a mensagem e imagens que aparecerão podem ser controladas. Assim tornamos o modo de share muito mais dinâmico.

Saiba como fazer um site do zero usando o Yoast Seo

A criação de um site do zero pode parecer assustadora, mas, utilizando as ferramentas certas, o processo se torna surpreendentemente acessível. O WordPress, em conjunto com o Yoast SEO, oferece tudo o que você precisa para construir um site otimizado e capaz de atrair tráfego orgânico.

Comece escolhendo um tema fácil de navegar no WordPress. Em seguida, instale o plugin Yoast SEO e siga as instruções para configurá-lo conforme as necessidades específicas do seu site. Use as análises de SEO e legibilidade fornecidas pelo plugin para otimizar cada página e postagem, garantindo que seu conteúdo seja atraente para os leitores e otimizado para os mecanismos de busca.

Defina o assunto central do seu site

Antes de se aventurar no mundo digital com um novo site, é importante ter clareza sobre o tema central e o público-alvo do site. Dentro da área do marketing digital, por exemplo, entender bem o nicho de mercado e as necessidades específicas da audiência são fundamentais. O primeiro passo para criar conteúdo relevante é fazer uma análise das tendências, pesquisar por palavras-chave e identificar os temas que mais se conectam com o público-alvo que você deseja alcançar.

Escolha e registre o domínio

Escolher e registrar um nome de domínio claro, conciso e fácil de lembrar é uma etapa fundamental neste processo. Certifique-se de que o nome escolhido reflita o tema central do seu site e seja fácil de digitar. Evite usar muitos hifens ou números, pois isso poderia confundir os visitantes. Utilize ferramentas online para verificar a disponibilidade do domínio desejado e, assim que encontrar o nome perfeito, registre-o em uma plataforma confiável para garantir que seja exclusivamente seu.

Escolha um serviço de hospedagem de sites

Selecionar um serviço de hospedagem confiável e eficiente é essencial para garantir que seu site esteja sempre acessível e funcionando perfeitamente. Avalie as necessidades específicas do seu projeto, levando em consideração fatores como tráfego esperado, recursos necessários e orçamento disponível. Lembre-se que escolher um serviço de hospedagem de qualidade é um investimento importante para garantir a estabilidade e o desempenho do seu site.

Instale o WordPress e escolha um tema

Agora que você definiu o assunto principal, registrou seu domínio e escolheu uma hospedagem, é hora de configurar o WordPress e dar vida ao seu site. A maioria dos serviços de hospedagem oferecem uma instalação fácil e rápida do WordPress, permitindo que você comece a ser criativo de forma imediata. Ao escolher um tema, opte por opções otimizadas para SEO para garantir uma ótima experiência aos usuários em diferentes dispositivos e lembre-se de que o tema é a base visual do seu site, então escolha com cuidado, prestando atenção aos detalhes!

Defina o conteúdo do site

Agora que seu site está quase pronto, é hora de focar no conteúdo. É importante definir uma estratégia alinhada com o tema central do site e as necessidades do seu público-alvo. Planeje categorias e seções que facilitem a navegação e proporcionem uma experiência positiva para os usuários.

Dedique tempo e esforço na criação de conteúdo original, relevante e de qualidade. Utilize as ferramentas de análise disponíveis no Yoast SEO para otimizar cada página e postagem, garantindo que eles tenham uma boa posição nos resultados dos mecanismos de busca. Lembre-se de que um conteúdo rico e otimizado não apenas atrai visitantes, mas também ajuda a estabelecer a autoridade do seu site no nicho em que atua.

Instale o Yoast Seo e outros plugins

yoast seo como usar

Após selecionar e instalar o tema perfeito para o seu site, o próximo passo é ampliar as funcionalidades do WordPress com plugins. O Yoast SEO é um plugin essencial para quem deseja otimizar seu site para os motores de busca. Sua instalação é simples e rápida, trazendo inúmeros benefícios: análise em tempo real do conteúdo, sugestões para melhorar a estrutura textual, configuração de metadados e muito mais.

Além do Yoast SEO, seria interessante considerar a instalação de outros plugins que podem ajudar a melhorar o desempenho, segurança e usabilidade do seu site. Por exemplo, o plugin W3 Total Cache ajuda a acelerar o carregamento das páginas, enquanto o Wordfence oferece uma camada extra de proteção contra ameaças online. Para tornar a experiência do usuário ainda melhor, você pode usar o Elementor para criar páginas com um design atrativo e recursos avançados sem precisar saber programação.

Seu site está no ar

Parabéns! Seu site agora está ao vivo e acessível para todo o mundo! No entanto, ainda há muito trabalho pela frente. É fundamental monitorar regularmente o desempenho do seu site, manter o conteúdo atualizado e garantir que todos os plugins e temas estejam sempre atualizados para garantir a segurança e o bom desempenho a longo prazo.

Uma boa prática é utilizar ferramentas como o Google Analytics para acompanhar o tráfego do site, compreender o comportamento dos visitantes e identificar oportunidades de melhoria. E, claro, não se esqueça de continuar explorando e aprendendo sobre as melhores estratégias de SEO para garantir que seu site alcance todo o seu potencial.

Principais dúvidas sobre o Yoast SEO

Quanto custa o plugin Yoast SEO?

O Yoast SEO possui uma versão gratuita com funções básicas. Recomendamos a utilização deste antes de assinar a versão paga. Assim você se familiariza com o plugin aos poucos.

A versão premium do Yoast SEO 2022 está disponível de U$99,00 a U$299,00 ao ano. Mas aqui na MOD você consegue obter a versão premium por apenas R$39,00. 

Yoast SEO é melhor para que tipo de site?

Na verdade o Yoast SEO é recomendado para qualquer tipo de site. Mais ainda quando ele possui um maior número de acessos. Afinal, precisamos garantir que os acessos continuem a subir.

Além do mais, usando o Yoast SEO WordPress, você terá duas excelentes ferramentas incorporadas entre si. O Yoast SEO e o WordPress trabalham muito bem juntos.

O Yoast SEO é muito pesado?

O peso de uma ferramenta como o Yoast SEO varia bastante de processadores para processadores. O servidor também precisa ser levado em consideração. Embora não seja um grande problema para pequenas empresas, é comum se deparar com momentos de lentidão.

Em sites de médias empresas (que recebem a partir de 50 acessos por dia), o Yoast SEO funcionará sem problemas. Mas vale lembrar que quanto menos plugins utilizamos, mais leve o site se torna. É preciso escolher a dedo. Começando pelo Yoast SEO.

O wordpress é bom?

Quando se trata de escolher uma plataforma para criar e gerenciar um site, o WordPress se destaca como uma escolha extremamente popular e confiável no mercado – senão a mais popular e confiável. Com sua interface fácil de usar e uma ampla variedade de temas e plugins disponíveis, o WordPress permite que usuários, independentemente de sua experiência e conhecimento prévio, possam desenvolver sites completos e otimizados.

Não importa que tipo de site você deseja criar – seja um blog pessoal, um portal de notícias ou uma loja virtual – o WordPress oferece todas as ferramentas necessárias para atender às suas necessidades. Além disso, a comunidade ativa do WordPress em conjunto com a grande disponibilidade de recursos educacionais facilitam o aprendizado e garantem uma solução rápida para qualquer problema que possa surgir.

Qual o diferencial do Yoast SEO?

Entre os vários plugins disponíveis para o WordPress, o Yoast SEO se destaca como uma ferramenta essencial para quem busca excelência em otimização para mecanismos de busca (SEO). O grande diferencial do Yoast SEO está em sua capacidade de tornar práticas complexas de SEO acessíveis e compreensíveis até mesmo para usuários sem conhecimento técnico avançado.

Com o Yoast SEO, você tem acesso a análises detalhadas de cada página e postagem do seu site, recebendo feedbacks instantâneos e orientações claras sobre como melhorar a otimização. O plugin avalia diferentes aspectos importantes, como a inclusão de palavras-chave, a legibilidade do texto e a estrutura dos links internos. Isso garante que cada elemento do seu site contribua para um melhor posicionamento nos motores de busca.

O que é SEO e WordPress?

Conclusão

Como você já deve ter percebido, lidar com o WordPress é uma maneira bem mais simples do que ser um expert em webmaster, porém ainda sim são necessários alguns ajustes para otimizar seu site. 

A plataforma conta com milhares de plugins que ajudam e muito na hora de chamar a atenção do usuário. Dentre esses plugins destacamos o Yoast SEO, ferramenta fácil de usar e popularmente conhecida por avaliar as estratégias de marketing do seu conteúdo, aumentando os números de acessos, ranqueamento no Google e se você tiver um negócio, aumentando suas conversões. 

Sendo assim, o Yoast SEO funciona muito bem como um braço direito para entregar um material de qualidade aos usuários do seu site. E aqui no MOD, você ainda encontra um pacote incrível do Yoast SEO, com alguns Addons que vão impulsionar ainda mais o uso desse plugin na sua página. Não deixe de conferir a nossa oferta!

Sobre o autor

Comentários 0

Vanessa Amaral
Vanessa Amaral
Responder

Parabéns pelo conteúdo, pessoal.
Se a equipe puder, merece até um vídeo focado principalmente no premium. Fica a sugestão.

25/03/2021
Mercado Online Digital
Mercado Online Digital
Responder

Fala Vanessa !
Pretendemos fazer em breve sim.

25/03/2021

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *