O que são plugins: Os 20 Melhores, Benefícios e Como Instalar [Guia Definitivo]

Os plugins são programas para adicionar funções a um site, promovendo a melhoria ou atualização de alguma funcionalidade especial ou específica. Eles podem ser responsáveis por otimizar a experiência do usuário e também para oferecer mais possibilidades para a sua plataforma. 

O site é hoje uma importante ferramenta para gerar negócios para empresas e profissionais. Contudo, para que ele alcance o resultado desejado, é necessário que sua funcionalidade vá além da estética. Ou seja, hoje o site não pode ser mais só organizado e bonito, é preciso também que ele contenha recursos que o faça se destacar nas buscas no Google e que garantam a facilidade de acesso para o cliente. 

Para isso, existem os plugins. São eles que adicionam funções e recursos ao software e são de fácil instalação e manuseio. No entanto, as funções desses plugins são mais amplas do que podemos imaginar e eles podem oferecer possibilidades diversas para a sua plataforma. 

Abaixo, vamos apresentar o conceito de plugins, conhecer o seu funcionamento e entender como utilizar essa ferramenta para otimizar os processos do seu site e, consequentemente, do seu negócio. Veja a seguir. 

plugins e templates

Saiba o que são Plugins

Os plugins funcionam como uma espécie de código que melhora as funcionalidades do seu site. Quando você precisar atualizar a ferramenta, não é necessário migrar para outra plataforma de hospedagem. Você pode facilitar o processo com a instalação de plugins. 

Dentro da plataforma do WordPress, por exemplo, é possível aumentar a capacidade do seu site sem editar códigos originais. Baixar e ativar um plugin torna o processo mais fácil e que pode ser realizado em muitos casos sem custos adicionais, já existem plugins pagos, mas também os gratuitos. 

No WordPress é possível encontrar diversos plugins que podem contribuir para melhorar o desempenho do seu site. O uso correto desses plugins oferece um aumento não só das funcionalidades do site, mas também proporciona uma melhor experiência para o usuário e uma maior eficiência e otimização de processos de prestação de serviços ou venda de produtos. 

Plugins mais utilizados

Agora que você já sabe o que são os plugins, você também precisa saber saber quais são os mais utilizados e a razão deles serem mais procurados pelos usuários. Dessa forma, você também consegue entender qual se aplica melhor ao seu negócio e como você pode otimizar os recursos da sua hospedagem. 

Existem muitos tipos de plugins do WordPress e alguns são mais buscados que outros por atenderem as necessidades de grande parte dos sites. A plataforma oferece no Diretório de plugins WordPress.org opções gratuitas para quem está começando a entender e a buscar pelas funcionalidades que os plugins podem oferecer. 

Entre essas funcionalidades estão a segurança do site, compartilhamento social, backups de sites e muito mais. Abaixo, seguem alguns dos plugins mais utilizados para WordPress.

1.   WooCommerce: para quem deseja montar uma loja virtual, esse é um dos plugins mais populares. Ele facilita a venda via e-commerce de produtos para todo o mundo e possui variedade em preços e opções de pagamento. 

2. Yoast SEO: é um plugin recomendado para otimizar as pesquisas via SEO, contribuindo para publicar o conteúdo com maior qualidade e orientações para facilitar nas buscas pelos usuários no google. 

3.  W3 Total Cache:  um dos principais benefícios deste plugin é carregar mais rápido o site em situação de visitas subsequentes.Ele é recomendado para aumentar a velocidade do site. 

4.   Jetpack: os recursos principais do Jetpack são gerar mais tráfego online, proteger o site e monitorar a performance. 

5.   Keyy Two Factor Authentication: o plugin de Keyy Two Factor Authentication é uma das melhores soluções disponíveis para proteger  o seu website de acessos não autorizados. Ele contribui com uma maior segurança para o site. 

Conheça os benefícios dos plugins em seu site

Como já vimos, os plugins podem oferecer diversos benefícios para o seu site. Para deixar ainda mais evidente quais são eles, vamos listar as principais vantagens que eles podem oferecer para a sua hospedagem no WordPress. Confira a seguir. 

Facilidade de instalação

Quem leu o texto até agora pode estar se perguntando se instalar um plugin é algo complexo e demorado. Porém, a instalação é bem simples. Assim como a sua gestão. 

Dentro da plataforma do WordPress você encontra todos os plugins disponíveis e também aqueles que você já possui. 

É preciso ter atenção na escolha ao instalar para que você não adicione sem necessidade algum e coloque mais funcionalidades do que realmente necessita. Esse fator é importante para não comprometer a facilidade de navegação do seu site. 

Acesso ao suporte

Outro benefício é ter acesso ao suporte. Para quem não entende de programação ou acha que instalar um plugin é algo restrito aos programadores, dentro da plataforma você consegue ajuda para baixar e gerir aquele que você escolheu.

Mas atenção com um fato importante: grande parte dos plugins são desenvolvidos por empresas estrangeiras. Por isso, a maioria dos suportes são prestados em inglês. 

Na dúvida, recorra ao tradutor para te ajudar! 

Facilidade de gestão dos plugins

Realizar a gestão dos seus plugins também é algo tranquilo de ser feito. A gestão é por meio da plataforma do WordPress onde você encontra a situação do seu plugin, se ele foi instalado, se está atualizado, entre outras. 

Não há necessidade de programação

Como falamos, a instalação do plugin é algo tranquilo de ser realizado. Quando você cria o seu site no WordPress, você consegue realizar sem a ajuda de um programador a instalação do seu plugin. 

Segurança contra invasões

Antes de fazer a instalação de um plugin, confira e pesquise as suas funcionalidades e segurança. Alguns deles, podem contribuir para deixar o seu site suscetível a invasões. 

Para evitar e prevenir esse tipo de situação, você deve atualizar com frequência todos os plugins que estão na sua plataforma. Além disso, se perceber alguma alteração indevida, comunique imediatamente ao suporte do WordPress. 

 Assim, você se assegura de não correr riscos com invasores. 

plugin elementor pro

Os 20 dos Melhores Plugins para WordPress

O mercado de tecnologia está sempre inovando e desenvolvendo novas ferramentas que facilitam a vida dos desenvolvedores e ajudam a melhorar a qualidade do site. O mercado de plugins é muito vasto e sempre surgem novos. Então, muitas vezes, é difícil saber qual é melhor e que tem o melhor custo benefício.

Bem, a resposta para qual é o melhor plugin varia e depende do que você necessita no site que está desenvolvendo. No Mercado Online Digital nós oferecemos várias opções de plugins. Quanto aos preços, garantimos: comprar plugins no MOD te garante o melhor custo benefício que você pode encontrar atualmente! 

Já em relação a qual é o melhor plugin para você, como já dissemos, depende. Por isso, nesse texto vamos falar sobre as características de cada um dos 20 melhores plugins existentes atualmente para que você possa escolher qual é o que se encaixa melhor às suas necessidades. Confira!

1. Yoast SEO (otimização)

O Yoast é a ferramenta responsável por deixar seu texto perfeito para as buscas no Google. Não importa se o seu objetivo é otimizar seu blog pessoal, ranquear bem o site da sua empresa ou melhorar os resultados de busca para um cliente. Com ele, você consegue tornar o blog fácil para ser encontrado pelos mecanismos de busca em qualquer navegador. 

2 – W3 Total Cache: experiência de usuário

 O plugin W3 Total Cache foi produzido para te ajudar no quesito experiência de usuário. Ele ajuda a reduzir o tempo de carregamento da sua página ao compactar os arquivos CSS e JavaScript, além de reduzir também o acesso ao banco de dados, utilizar o cache dos navegadores e usar um serviço CDN.

3 – Disqus: comentários

 O Disqus é um dos plugins mais buscados quando o assunto é comentários para WordPress. Ele possui diversas ferramentas bem interessantes, como, por exemplo, votação dos comentários, adição de imagens nos comentários e ordenação por ordem de relevância ou mais bem votados.

4 – Contact Form 7: formulários de contato

O Contact Form 7 é o plugin mais popular para formulários de contato do WordPress. Como criar formulários geralmente é bem complicado para quem não tem conhecimento técnico, este plugin ajuda fornecendo um modelo pronto de formulário para você seguir sem erros. 

5 – MailChimp: geração de leads

Com o MailChimp: geração de leads você consegue criar formulários de cadastro totalmente personalizáveis e exibi-los em diversos locais do blog por meio de shortcodes ou widgets, por exemplo. Um recurso bem interessante para gerar leads.

06 – Visual Composer

O Visual Composer é gratuito e permite criar sites WordPress que tenham um visual profissional em poucos minutos e com pouco trabalho. Usar esse plugin é rápido, intuitivo e fará total diferença no visual e no funcionamento correto do site do cliente!

O BBDO, o Martini, o TEDx, Eversight e o Tethr são todos sites grandes, de renome, com muitos acessos e, também, usuários do Visual Composer. A partir disso, já podemos perceber que esse plugin é realmente bom!

Com esse plugin, você consegue criar sites profissionais sem precisar usar linguagem de programação. Apenas com comandos de arrastar e soltar você consegue criar sites de uma maneira dinâmica, rápida e fácil!

07 – WooCommerce

Esse é o plugin para eCommerce mais usado em todo o mundo e, além disso, ele é open source.

Se você está produzindo um site  para uma empresa que faz venda de produtos, seja como foco principal da empresa (alto volume de mercadorias) ou como paralelo a outros serviços (baixo volume de mercadorias), O WooCommerce é crucial para que o site que você criar seja bonito, funcional e responsivo.

Com tantas qualidades, as chances de que suas vendas aumentem são muito grandes! Até porque, esse plugin possibilita a criação  de alguns dos melhores sites do Brasil

08 – Member Press

Com esse plugin, é possível criar sites que tenham membros, ou seja, usuários específicos de certa aba do site. Exemplos de sites em que o Member Press é utilizado são os cursos online, que criam conteúdo e vendem downloads digitais.

Além dos cursos online, também é possível disponibilizar cupons e criar uma comunidade, na qual os usuários do site interagem.

08 –  bbPress

O bbPress é um plugin responsável pela criação de fóruns no seu site. Além de criar essas funcionalidades de um jeito super completo, com todos os recursos que podem existir em um fórum, também permite escolher se o fórum vai estar disponível em todo o site ou somente em abas específicas.

Esse plugin é grátis e open source, portanto é possível realizar mudanças nele. 

Para quem busca um plugin bom para criar esses espaços de comunicação para os usuários, o bbPress é uma ótima opção!

09 – HubSpot

Este é um plugin de CRM, ou seja, esse plugin gerencia seus contatos. Além disso, ele também permite a criação de formulários dentro do seu site, e de chats ao vivo. 

Outro recurso importante desse plugin para o seu site é o disparo de e-mail marketing e análise de dados. Essa funcionalidade é extremamente útil já que, hoje em dia, uma forma muito eficiente de manter contato com seus clientes é por meio da constância de envio dos emails, que criam no receptor uma lembrança frequente da existência da marca.

Viu só? Esse plugin é muito útil e, o melhor: não exige saber linguagem de programação e é feito para o WordPress.

10 – UpdraftPlus

O Updraftplus é o mais confiado backup de WordPress e sistema de restauração.

Com esse plugin, seu site WordPress é mantido a salvo e livre de hackers e travas.

Ele possui uma versão gratuita e uma paga (Plus) e, essa segunda é a melhor.

11 – Jetpack

Também feito especificamente para WordPress, esse plugin auxilia no crescimento do seu site, além de analisar o desempenho e a evolução do mesmo.

Outro recurso é o backup, que é feito em tempo real e, portanto, você nunca perderá nenhum dado.

12 – LiteSpeed Cache

O LiteSpeed Cache, assim como o próprio nome diz, é um plugin que acelera o site. Essa melhoria é muito boa, já que sites lentos costumam afastar potenciais clientes, que perdem a paciência antes mesmo da página carregar.

Além disso, possui um serviço de cache de alta qualidade e tem uma coleção de ferramentas de otimização.

13 – Akismet Proteção contra Spam

O plugin possui um banco de dados com vários spams e, assim, quando você publica um conteúdo, ele analisa se você, sem querer, produziu um conteúdo com partes inverídicas, que são os spams.

14 –  Wordfence Security

O scanner do plugin analisa o site e notifica caso algum malware tenha entrado no site. Esse plugin é como se fosse um antivírus só que, ao invés de ser para seu computador, é para seu site.

Ele é a solução de segurança mais conhecida, eficaz e compreensível para WordPress.

15 – MonsterInsights

O Monster Insights é um plugin do Google Analytics. Com ele, é possível analisar todas as métricas do site, com estatísticas em tempo real, acompanhamento de comércio e muito mais.

Também analisa a performance do site e, assim, você pode pensar em soluções para otimizar o site e deixá-lo cada vez melhor.

Não exige a utilização de nenhuma linguagem de programação e pode ser considerado o melhor jeito de lidar com o Google Analytics dentro do WordPress, que será onde, provavelmente, estará o seu site. Esse plugin é utilizado por mais de três milhões de pessoas ao redor do globo!

16. The SEO Framework

Usando ferramentas de White Hat, esse plugin afirma ser 100% obediente às regras do Google e do WordPress. Então, com ele você terá a certeza de que todo o desenvolvimento e melhoria conseguidos com os resultados de SEO respeitam às regras e são feitas da forma mais honesta possível. 

Esse plugin, ao analisar o WordPress, entrega métricas e estatísticas de SEO para o site.

17. All In One Schema.Org Rich Snippets

Esse plugin ajuda a criar snippets que sejam verdadeiramente úteis, ou seja, que tragam, de maneira extremamente resumida, as principais informações sobre o artigo escrito.

Os snippets são muito importantes para atrair leitores, após já terem sido atraídos pelo título. Com esse plugin, fazer esses snippets serem realmente funcionais se torna muito mais fácil.

18. Autoptimize

É utilizado para otimizar o cache, incluir CSS e minimizar o HTMS. É muito bom para melhorar o funcionamento do site.

19. BJ Lazy Load

Já sabemos que sites lentos não prendem os usuários leitores, que sempre estão com pressa, no mundo atual da internet. Com esse plugin você será capaz de aumentar a velocidade do seu site e fazer com que ele carregue mais rapidamente. Essa velocidade, juntamente com um bom conteúdo, é o que os usuários mais querem quando dizem que um site é bom ou ruim.

Então, se quer criar um bom e rápido site, adquira o BJ Lazy Load.

20. Broken Link Checker

Inserir links internos e externos é muito importante para um site. Porém, links quebrados prejudicam o SEO positivo. Nesse sentido, adquirir um plugin que cheque links quebrados é muito importante e ajuda tanto os leitores quanto o dono do site, que precisa de bons resultados.

plugin header wordpress

Saiba onde encontrar plugins para WordPress grátis

A praticidade proporcionada pelos plugins faz com que eles sejam amplamente procurados pelos usuários do WordPress. A procura se torna ainda maior quando restringe os plugins aos de serviço gratuito, pois todo mundo gosta de contar com boas ferramentas sem ter que desembolsar muito dinheiro para isso, não é mesmo? 

Para a sua felicidade, é super possível encontrar diversos plugins para WordPress grátis! Não é preciso nem procurar em diversos sites e aplicações. No próprio site do WordPress, você encontra uma página com todos os plugins da ferramenta, incluindo uma imensa variedade de gratuitos. Aqui no Mercado Online Digital você também encontra plugins grátis em nossa seção de downloads grátis. Confira e aproveite!

 Então, basta procurar aqueles que mais atendem às suas necessidades. 

Entenda a diferença entre plugins pagos e gratuitos

Como o WordPress é uma plataforma gratuita, é normal surgir o pensamento de que todos os seus plugins devessem ser gratuitos, não é mesmo? Porém, quando se entende a diferença entre os plugins pagos e gratuitos, é possível perceber o porquê de ter essas duas categorias.

De modo geral, os plugins gratuitos possuem um funcionamento mais simples, sem ter a necessidade de atualizações regulares e trabalhos complexos. Já os plugins pagos tendem a ser mais trabalhosos e com processos que exigem maior dedicação, tempo, conhecimento e atualizações frequentes. 

Pensando nisso, dá para observar que alguns plugins necessitam de um investimento maior, tanto financeiro quanto profissional. Por isso, eles acabam sendo repassados para o público de modo pago. Mas, em resumo, a diferença central está na complexidade das tarefas realizadas pelos plugins!

Passo a passo: como instalar um plugin no WordPress

Preparamos um passo para você instalar plugins no WordPress de forma segura e com confiança. No tutorial abaixo separamos três formas diferentes para baixar, começando com a maneira mais simples, passando pela intermediária e terminando com a mais avançada. 

 Veja a seguir! 

Instalar Plugins no WordPress via Painel

O procedimento para instalar um plugin via painel é o mais simples. Nele, após acessar e logar a área administrativa da sua instalação WordPress, você deve ir até o menu lateral e em seguida vá no item chamado “Plugin” e depois clicar em “Adicionar Novo”. 

Após esse procedimento, você vai encontrar um campo de busca para pesquisa de plugins. Este campo estará a direito do sistema de navegação. Quando chegar neste campo, você vai encontrar plugins são são descritos como “destaques”, “recomendados” e “favoritos”. Os favoritos significam que você já colocou nesta opção algum plugin, isso vale para quando você já tem uma conta e acessa por lá os plugins disponíveis. 

Caso você já saiba o nome do plugin que está buscando é só ir no campo de pesquisa e digitar o nome. Com isso, o WordPress vai fornecer resultados relacionados a sua busca. 

 Depois disso, basta escolher o plugin que você deseja, clicar e sobre e em seguida no botão “Instalar agora”. Pronto. A sua instalação já foi concluída!

Instalar Plugins no WordPress via SFTP

Uma outra maneira de fazer a instalação de um plugin é via SFTP. Essa maneira é um pouco mais complexa que a primeira, que acabamos de ver acima. Ela é uma forma intermediária de instalação. 

Para prosseguir com a instalação por essa forma, você precisa ir no endereço de acesso digite o IP do seu servidor, em seguida vá em nome de usuário digite www-data, depois disso vá até o campo senha e coloque a sua senha. Em seguida, selecione o Protocolo SFTP (Porta 22). Por fim, clique em conectar. E pronto!

Instalar Plugins no WordPress via WP-CLI

Instalar Plugins no WordPress via WP-CLI é uma maneira mais avançada. Para começar, primeiro, terá de saber o nome do plugin que você usa para o WP-CLI, que é simplesmente o nome da pasta no repositório ou no Git. 

  • Após isso, você precisará digitar alguns comandos. Como exemplo, colocamos o nome
  • wordpress-seo. 
  • Na linha de comando, inserimos o seguinte:
  • wp plugin install wordpress-seo
  • Depois executamos o seguinte comando para o ativar.
  • wp plugin activate wordpress-seo

Para seguir esse modelo de instalação, troque o nome que usamos de exemplo pelo seu e não esqueça de digitar os comandos. 

Plugins: dúvidas frequentes

Como o número de plugins existentes é grande, ainda que você tenha pesquisado bastante, algumas dúvidas ainda podem estar presentes. E, como todas as dúvidas merecem ser respondidas, selecionamos as que mais são recorrentes e que são importantes para o entendimento geral do funcionamento dos plugins.

Deixamos claro que se a sua dúvida ainda não foi respondida, você pode se sentir totalmente livre para nos perguntar nos comentários. Afinal, o Mercado Online Digital preza muito pelo bom relacionamento com o cliente e pela ajuda dada a você! 

Confira abaixo as nossas respostas!

O que é plugin do navegador?

Plugins são mecanismos de software que adicionam características novas a um programa já existente no computador. Muitos deles são gratuitos, outros, são pagos. Mas todos são úteis para acrescentar ao sistema usado coisas novas que ajudam no desenvolvimento de um site melhor.

Existem várias opções de plugins. Os 20 melhores nós já explicitamos acima. Agora que você já tem uma visão melhor do que é um plugin, leia de novo, analise as características que você está necessitando e escolha os que você mais quer. Após isso, é só pesquisar e realizar a compra no nosso site! 

Quais são os principais plugins para internet?

Em meio a tantas opções, é fácil se confundir e ficar perdido, sem saber o que escolher. Mas os principais plugins são esses que mencionamos aqui:The SEO Framework, All In One Schema.Org Rich Snippets, Autoptimize, BJ Lazy Load, Broken Link Checker, Yoast SEO (otimização), W3 Total Cache: experiência de usuário,  Disqus: comentários, Contact Form 7: formulários de contato, MailChimp: geração de leads, Visual Composer, WooCommerce, Member Press, bbPress, HubSpot, UpdraftPlus, Jetpack, LiteSpeed Cache, Akismet Proteção contra Spam, Monster Insights. 

Esses 20 são os principais e melhores plugins. Agora, para saber qual é o principal para o seu tipo de site, leia nossas explicações detalhadas sobre cada um deles e decida-se! Temos certeza que você encontrará plugins que aumentarão muito a qualidade do seu site!

Quais os tipos de plugin?

Existem alguns tipos de plugins e, cada um deles serve para realizar determinada ação dentro do site. Abaixo, vamos explicar um pouco sobre cada uma delas. Acompanhe!

  • Plugin de formulário de contato: esse tipo de plugin é incrível para sites que necessitam arrecadar leads. Com eles, você pode conseguir o contato de vários potenciais clientes e, assim, manter contato com eles por meio do e-mail e do whatsapp, por exemplo. Assim, é criada uma proximidade entre a marca e o cliente.
  • Plugin de segurança: apesar de o WordPress ser uma plataforma segura, pode acontecer de, ao incluir programas externos, você estar com a sua segurança ameaçada. Então, adquirir um plugin que avisa quando você está com a segurança ameaçada é uma ótima ideia.
  • Plugins de SEO: esses plugins ajudam a melhorar os resultados do site, na medida em que sugerem modificações que, ao serem executadas, fazem o site alcançar cada vez melhores posições no Google.
  • Plugins de imagens: esses servem para comprimir as imagens que você coloca no site. Porque, embora as imagens sejam extremamente úteis para um site, se elas forem pesadas e demandarem muito tempo para carregar, gerarão uma péssima experiência ao usuário e, logo, serão muito mais negativas que positivas.
  • Plugins de edição: servem para melhorar os recursos de edição de um site e, assim, fazer com que eles sejam visivelmente e internamente melhores.
extendify plugin

Onde encontrar plugins WordPress com segurança?

Antes de finalizar a compra de um plugin, existem quatro detalhes mínimos que não devem ser deixados de lado para não fazer um mal negócio:

  • Opiniões de outros clientes;
  • Atualização em dia;
  • Site confiável;
  • Suporte ao cliente.

Essas medidas garantem não somente que seja adicionado um malware no website, como também impossibilita que um plugin corrija alguns problemas mas cause outros, como lentidão durante o carregamento das páginas.


Além do mais, sempre que buscar por um novo plugin, certifique-se que o site escolhido possui suporte, como por exemplo o Mercado Online Digital, onde conta com o fórum para dúvidas e suporte 24h para clientes.

Quantidade ou qualidade de plugins: entenda o que afeta o seu site

Embora seja necessário haver um equilíbrio no uso dos plugins, utilizar essas ferramentas sem conhecer a procedência do desenvolvedor é colocar em risco os dados da sua plataforma e de seus clientes.

Problemas a respeito da quantidade de plugins instalados devem ser verificados com um desenvolvedor e erros como lentidão podem ser resolvidos. Mas o sucesso de um blog ou negócio online é equivalente à qualidade oferecida pelo site.

Erros: por que não consegue instalar plugins no seu WordPress?

Os erros quando não conseguimos instalar um plugin podem ser diversos. Sendo possível é preciso verificar a limitação da sua plataforma, problemas com o próprio plugin ou algo mais grave que precisa ser investigado por um técnico.

De qualquer maneira, veja quais são os erros mais comuns relacionados a esse problema:

  1. Rede Multi-site: muitos sites são gerenciados por um único provedor funcionado como uma rede. Se esse provedor desativar a opção de plugins, não será possível instalar novas aplicações;
  2. WordPress popular: se você possui um WordPress.com pessoal, premium ou gratuito, para adicionar plugins de terceiros será preciso assinar o WordPress.org destinado à empresas. 
  3. Permissões: Somente o acesso administrador pode fazer alterações do tipo. Peça ao desenvolvedor esse acesso caso você seja o proprietário.
  4. Limite de memória: Caso a mensagem informada seja “erro fatal: memória permitida esgotada” entre em contato com o desenvolvedor e peça para aumentar o PHP.

Além do mais, é preciso se atentar ao contato com o profissional. Seja o suporte técnico do servidor, seja o seu desenvolvedor. Problemas básicos podem ser solucionados a partir de um fórum online, porém, caso reste dúvidas, sempre busque por um profissional qualificado.

Saiba quais plugins são necessários para o seu site

Os plugins, como sabemos, são ferramentas bastante úteis para gerenciar uma plataforma, porém é preciso saber escolher os itens que são adequados para o seu site.  Acima de tudo é preciso conhecer quais são as carências do site e como (e quais) são os plugins que podem ajudar a superá-las. Veja abaixo três pontos que devem ser analisados para instalar um plugin:

Defina objetivos

Imprescindível que os plugins instalados tenham uma função clara na plataforma. Muitos plugins podem ser complexos de se administrar e também deixar o site mais pesado. Saiba quais são as ferramentas de que seu site necessita e instale os plugins correspondentes.

Escolha plugins confiáveis

Sendo a regra principal antes de utilizar um plugin, certifique-se que o plugin, acima de tudo, possua suporte ao clientes ou ao menos um fórum onde os usuários podem se comunicar entre si.

Além do mais, pontos como atualizações recorrentes e boas avaliações dos usuários são um bom sinal de que o plugin é confiável o suficiente para fazer parte de sua plataforma.

Avalie o plano do servidor

Escolher um bom servidor é uma questão a ser levada com bastante seriedade. O servidor estará diretamente ligado à qualidade do conteúdo exibido na plataforma.

Sendo assim, certifique-se que o plano escolhido irá suportar a quantidade de plugins utilizados e se atende a expertise da plataforma.

Teste o plugin antes de colocá-lo em ação

Embora os backups sejam necessários (e tenha certeza que estão atualizados), os plugins nunca devem ser testados em tempo real num ambiente livre como um site. Sempre faça testes antes de colocá-lo em prática.

Uma maneira simples de realizar o teste é utilizando um staging site, que é basicamente uma clonagem da sua plataforma que fica offline e pode ser usada para os mais derivados meios. É possível criar um staging site com o auxílio de um desenvolvedor ou através de plugins, como o WP Staging.

Saiba como acessar os plugins do Google Chrome

Assim como o WordPress, o Google Chrome também possui os próprios plugins/extensões e que podem ser utilizados até mesmo no Microsoft Edge.

Para acessar os plugins do Google Chrome siga o passo a passo:

  1. Abra o Chrome;
  2. Clique nos aplicativos no ícone superior esquerdo;
  3. Clique no Web Store do Google;
  4. Na barra de menu lateral clique em Extensões;
  5. Busque por seus plugins (aqui chamados de extensões) favoritos.

Dicas de como desativar Plugins do Google Chrome

Quando instalamos um plugin no Google Chrome, é adicionado ao lado direito da barra de pesquisa os ícones referentes a estes plugins baixados, o que torna ainda mais simples a desinstalação.

Para desativar/remover um plugin do Google Chrome, basta clicar no ícone gerado ao lado da barra de pesquisa e clicar em Remover Extensão. Se essa opção não estiver disponível, siga o passo a passo:

  1. Abra o Chrome;
  2. Clique nas configurações: três pontos verticais no canto superior direito;
  3. Passe o cursor do mouse sobre a opção Mais Ferramentas;
  4. Clique em Extensões;
  5. E em seguida remova os plugins que não deseja mais utilizar.

Conclusão

Os plugins são ferramentas que podem contribuir para tornar o seu site no WordPress ainda melhor. No texto acima descrevemos o que são eles, os benefícios e como instalar.

Além disso, também apresentamos os plugins mais buscados e fornecemos dicas para você escolher aquele que é ideal para o seu site, explicando para que serve cada um dos citados.

Com isso, caso você esteja em busca de funcionalidades para melhorar a sua navegação, a experiência do usuário e também aparecer com mais frequência nas buscas do google, são eles que podem te ajudar. 

Como vimos, não é necessário investir muito para a instalação. A plataforma oferece alguns gratuitos que já vão facilitar o dia a dia da sua empresa. Para quem deseja plugins mais específicos ou elaborados, também é possível contar com os pagos. Ou seja, uma diversidade de plugins que você pode contar para deixar o seu site cada vez melhor aos olhos do seu cliente e também para facilitar o ranqueamento no Google.

O site é vitrine do seu negócio, da sua empresa, dos seus serviços que você presta. Ele pode te levar muito longe, fazendo com que as informações contidas nele alcancem pessoas em todo o mundo.

São diversas opções de plugin para você escolher, testar e entender qual funciona melhor para o que você procura. Na dúvida, com com Mercado Online Digital para adquirir seus plugins de uma forma segura e prática

Fique atento a instalação para escolher o plugin que realmente vai fazer a diferença para o seu negócio. Consulte este texto sempre que precisar. Siga as instruções mencionadas, as dicas e boa sorte! 

Sobre o autor

Comentários 0

Carla
Carla
Responder

Olá, gostaria de saber quais os benéficos do plug-ins contact form 7 traz ao usuário
Fico aguardando a resposta, muito obrigada

30/04/2023
Guilherme Garcia
Guilherme Garcia
Responder

O Contact Form 7 pode gerenciar vários formulários de contato, além de permitir a personalização dos formulários e do conteúdo de e-mails, de modo flexível e uso de markup simples. O formulário suporta envio por tecnologia Ajax, CAPTCHA, filtragem de spam via Akismet e muito mais.

02/05/2023

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *