Saiba o que Protocolo HTTP e Conheça Seus Componentes e Vulnerabilidades

O protocolo HTTP é a base da troca de dados na Web. Essa troca de informações garante qualquer comunicação criptografada e em hipertexto entre cliente e servidor.

A troca de informações na internet é massiva. A maioria delas está fora da nossa visão, e tendo um papel principal, temos o protocolo HTTP. Ele, sendo o pilar da troca de dados entre máquinas, possui um papel importante para que as mensagens sejam entregues ou encontradas. 

Embora seu teor extensível possa garantir que ele se atualize constantemente, o protocolo de transferência de hipertexto pode apresentar algumas falhas, por não possuir criptografia existe a possibilidade de não garantir uma navegação completamente segura. Leia esse artigo e veja qual a necessidade do uso de um protocolo http.

Entenda o que é o protocolo http e sua principal função

vulnerabilidades protocolo http

O protocolo HTTP, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, é uma forma que podemos obter recursos de um servidor através de codificações na camada de aplicação. A principal função do protocolo HTTP é justamente garantir uma troca de informações cliente-servidor.

Saiba como funciona o protocolo http e seus aspectos básicos

Numa camada de aplicação, onde abrigam-se milhares de códigos que possuem um propósito fim-a-fim, o protocolo HTTP informará para o servidor o que o cliente (no caso, o navegador) está buscando e disponibilizará essa busca de volta para o cliente através de imagens e textos.

Dentre seus aspectos, destacam-se a tradução destes códigos na camada de aplicação, a fim de contribuir com o entendimento simples de qualquer pessoa, programadora ou não. 

Outro interessante aspecto básico, e que já mencionamos neste artigo, é sua capacidade extensível. O que possibilita atualizações constantes e a criação de novas operações através do protocolo HTTP. 

Conheça os componentes de sistemas baseados em HTTP

O protocolo HTTP recebe informações de vários lados através dos agentes abaixo. Entenda:

Cliente: o agente-usuário

Por definição, o cliente é alguém que está requerendo algo. No caso dos protocolos HTTP, um cliente é sempre aquele que solicita uma informação, o navegador de Web, exclusivamente falando. 

Na prática, ao solicitar uma informação, o protocolo http irá buscá-la em um servidor, e em seguida, através de uma análise sintática, irá traduzir esse conteúdo exibindo uma página da web completa e entendível para o cliente.

O servidor de páginas Web

protocolo http completo

Por sua vez, o servidor está do lado oposto ao agente-usuário. Será ele quem disponibilizará os recursos ao protocolo http, que retornará ao agente-usuário tais recursos. 

Esse servidor pode ser uma máquina (ou várias máquinas). 

Contudo, com a evolução da troca de dados, o sentido amplo de servidor é aquele que está servindo uma informação na web.

Proxies

Na camada de aplicação, podemos ver a atuação dos proxies, onde ocorre uma filtragem da informação solicitada. 

Esses proxies são divididos pelas camadas de transporte, rede e física. Ainda, cada um deles possui uma única função: scan para antivírus, cacheamento, balanceamento de carga, limitação de acesso (requer autorização), histórico de conteúdo e autenticação. 

Com isso, o protocolo HTTP recebe uma determinada diretriz para prosseguir com a troca de mensagens.

Descubra o que pode ser controlado pelo HTTP

Dentre a atuação dos proxies, somente dois deles estão desde o início da fundamentação do protocolo http: o cache e a autenticação. As demais funcionalidades surgiram há uma década, devido ao seu poder extensível que mencionamos.

Sob poder do HTTP, os itens abaixo podem e são controlados por ele:

  • Cache: através do servidor, é definido o que será armazenado e por quanto tempo;
  • Relaxamento: o https divide um documento por várias fontes de informação. Assim, o servidor entende que uma página não “pertence a outra” e a partir disso será feita uma outra abordagem para acessá-las, isso por que, para ter acesso livre a um documento inteiro, as páginas precisam ter a mesma origem. O HTTP máscara essa origem para evitar invasões.
  • Autenticação: permite acesso restrito a alguns usuários através de cabeçalhos de segurança.
  • Sessões: O protocolo não matem um Estado. Porém cria sessões para atuar dessa forma. Sendo assim, é possível guardar informação em uma página de cadastro, e sair dela sem perder esse conteúdo.
  • Proxy/tunelamento: O IP do cliente e dos servidores são camuflados na intranet. O Protocolo HTTP pode contornar isso para obter esse dado e entregar a informação.

Conheça as vulnerabilidades Protocolo HTTP

protocolo http principal função

Por não ter criptografia, o protocolo HTTP, por mais que redobre sua segurança, ainda é passível de invasão e furto de dados. A troca de dados sensíveis, como passar um cartão de crédito em uma plataforma de e-commerce, por exemplo, pode ser a oportunidade para hackers mal intencionados agirem.

Já o HTTPS, é uma junção entre o protocolo HTTPS e um SSL, que é outro protocolo, porém garante camadas de entradas e saídas seguras. Por conta disso, quando acessamos um site que não possui um SSL, o navegador informa que não é um site seguro.

templates profisionais

CONCLUSÃO

O protocolo HTTP é a base para a leitura de dados na web. Será ele quem irá traduzir as mensagens de um servidor e entregar ao navegador, que será sempre o agente-cliente na internet — aquele que recebe e pede a informação. 

Um ponto interessante que foi destacado, é o poder do protocolo sobre o cache e o relaxamento e outras funções do proxy, além da sua capacidade extensível para inovações tecnológicas.

Apesar de seu poder dinâmico e sempre se modificando através dos anos, o HTTP ainda possui falhas, a principal delas, e que devemos redobrar o cuidado, é sua vulnerabilidade para sofrer invasões e roubo de dados. 

O que pode ser evitado com um protocolo de transferência de hipertexto em junção a um protocolo de entradas e saídas seguras, o HTTP+SSL — ou simplesmente, HTTPS. 
Se você gostou deste artigo aproveite para deixar um comentário, sugerir pautas e compartilhar em suas redes sociais. Mande pra gente também se ficou alguma dúvida sobre o protocolo HTTP. Leia também outras matérias do blog do Mercado Online Digital e veja mais informações sobre a web e, em especial, sobre o universo do WordPress.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *