Dicas de Como Captar Tráfego Para o Seu site:  Tipos e Importância

Um dos grandes desafios dos negócios online é saber direcionar o tráfego ideal e assim conseguir bons resultados.

Contudo, antes de saber como direcionar um bom tráfego para o seu site, é necessário saber o que é o tráfego exatamente, sua importância e o que fazer para consegui-lo e direcioná-lo corretamente.

Entenda o que é tráfego web

O tráfego web consiste em um conceito relacionado ao volume dos usuários que visitam o seu site, bem como as potenciais métricas que podem ser utilizadas para analisá-lo e qualificá-lo.

No entanto, é preciso compreender que a quantidade de pessoas que visitam o site depende de diversos fatores. 

E, mais do que a quantidade, é fundamental que esses visitantes – contínuos ou não – sejam qualificados para potencializar as oportunidades de negócios.

Por isso, os profissionais, equipes ou empresas responsáveis por monitorar os dados do site podem realizar a metrificação desse tráfego e de sua adequação às oportunidades.

Para isso, análises podem ser feitas de diferentes formas, inclusive sempre que a página recebe um clique.

O tráfego pode indicar a popularidade da sua marca e apontar resultados das ações online, otimizando o site e as estratégias. 

Sendo assim, essa métrica é relevante para serviços de contabilidade, preços e negócios de diferentes áreas que desejam crescer.

Entenda por que o tráfego web é importante

análise de tráfego site grátis

Ao medir o tráfego do seu site você pode descobrir insights preciosos e que ajudam no momento de desenvolver suas estratégias de comunicação, marketing e posicionamento online. Com isso, é possível descobrir o que funciona ou não no seu site  e com o público, bem como otimizar o desempenho das páginas.

Deste modo, você pode fazer alterações necessárias até que o site ofereça a melhor experiência ao usuário, gerando mais conversões e vendas.

Além disso, monitorar o tráfego web é um jeito de mapear os seus visitantes e conhecer melhor o comportamento do público. 

Desse modo, é possível tomar decisões mais assertivas para otimizar o site e aumentar o engajamento, além de conquistar novos clientes.

Tipos de tráfego

Ver quantas pessoas acessam diariamente o seu site não é o suficiente. É importante saber de onde elas vêm e o que buscam, ainda mais ao considerar que elas podem vir de diferentes canais – como redes sociais ou buscas orgânicas.

Identificar as diferentes fontes de tráfego web permite que você entenda melhor o público e o potencial do seu site nas mídias online.

Consequentemente, consegue-se otimizar esses pontos de contato e segmentar o público – e as experiências – adequadamente, verificando quais ações precisam de melhorias e as que podem ser eliminadas.

Para auxiliar nesse processo é importante conhecer as principais formas de tráfego. São elas:

  • Tráfego orgânico;
  • Tráfego pago;
  • Tráfego direto;
  • Tráfego de referência;
  • Tráfego social;
  • Tráfego de e-mail marketing.

Dicas para aumentando o tráfego web

Embora existam diferentes formas de tráfego web, é importante saber que o seu site necessita de um pouco de todos para ter sucesso, potencializando as oportunidades.

Sendo assim, investir em tráfego orgânico, pago, social, de referência, direto e de e-mail é importante para ter uma base de contato efetiva e contínua, bem como um site completo. 

Para isso, a criação e otimização de conteúdo é um excelente processo para aumentar o tráfego.

Ao focar e oferecer conteúdos de qualidade para os usuários, o tráfego pode ser melhorado a partir da relevância, autoridade e o potencial de alcance que é ampliado por meio de todos os canais de tráfego.

Confira aqui: Metodologia Lean: Conceito, Como Aplicar, Princípios e Benefícios [Guia]

Dicas de como conduzir o tráfego para o meu site

gerar tráfego para meu site

Muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, podem ter o site pronto, mas não sabem como gerar tráfego de forma qualificada.

Com algumas dicas, é possível gerar bom tráfego e ter melhores resultados. As principais dicas são:

01. Promover o marketing de conteúdo

Criar conteúdos bons e relevantes para o seu site de manutenção de nobreaks, por exemplo, é um jeito de ter um fluxo de visitantes chegando a sua página a partir de buscas orgânicas no Google.

Mas o que um bom conteúdo tem?

Os conteúdos relevantes são os que ajudam os usuários, informando sobre o tema em diferentes pontas e, muitas vezes, solucionando dúvidas.

Conteúdos que respondem perguntas comuns da potencial audiência é uma característica  comum dos materiais focados em posicionamento e SEO (Search Engine Optimization).

Os chamados conteúdos evergreen – que continuam relevantes após a publicação – são a principal estratégia nesse contexto.

Além disso, para uma nutrição efetiva é necessário: 

  • Escrever conteúdos de tamanho adequado ao tema;
  • Desenvolver artigos explicativos;
  • Saber planejar o conteúdo;
  • Reaproveitar o material nas redes sociais;
  • Desenvolver títulos atrativos.

02. Apostar no e-mail marketing

Não importa o tamanho do seu negócio, se você atua online, é necessário ter um e-mail para comunicação direta e estratégica com seu público. 

O e-mail é uma das melhores formas de conduzir o tráfego para um site e melhorar o relacionamento porque permite que você fale diretamente com a sua lista de contatos e interessados no negócio.

Mais ainda, os e-mails podem direcionar tráfego de forma segmentada e efetiva, inclusive para as páginas que você deseja em cada estágio de compra do cliente.

Com isso, o e-mail marketing se mostra uma maneira vantajosa e acessível para alcançar seu público. 

Para aumentar o tráfego com e-mail marketing você pode:

  • Criar uma lista de contatos/assinantes;
  • Ter um software de e-mail marketing adequado;
  • Manter estilos de e-mails prontos;
  • Adicionar botões de compartilhamento social nos e-mails;
  • Colocar CTA (Call to Action) estratégico no conteúdo;
  • Não exagerar no envio de e-mails;
  • Verificar se o modelo de e-mail é responsivo.

Além disso, criar uma série de boas-vindas, fazer atualizações de e-mails constantemente e investir em maneiras de captar e-mails por meio do site – criando um ciclo de captação e nutrição – são outras formas de gerar bons resultados.

03. Investir em promoção

Saber divulgar, promover o seu conteúdo é algo importante. Para promoção de conteúdo, você pode:

  • Enviar conteúdos para sites de agregadores;
  • Apostar nos artigos de convidados;
  • Promover o seu site com ajuda de blogueiros;
  • Escrever para outros sites.

04. Identificar comunidades

Compartilhar conteúdos em comunidades online é uma excelente opção para direcionar tráfego para o seu site.

Essas comunidades podem ser encontradas por meio de pesquisas em canais diversos e ainda há a possibilidade de criar estruturas próprias a partir dos famosos grupos nas redes sociais, fóruns e canais. 

A partir do momento em que você encontra comunidades ideais, é necessário investir na produção de conteúdo relevante, interagindo com as pessoas que compõem esses grupos, e criar seu próprio fórum para conduzir o tráfego.

05. Aplicar SEO

O SEO é muito importante para gerar tráfego. O SEO é uma das melhores estratégias para obter tráfego para o site de forma constante. 

Ao obter um bom rankeamento no Google e outros mecanismos de busca você pode direcionar tráfego orgânico para a sua página de forma qualificada.


Para aproveitar as vantagens do SEO é necessário escrever sobre assuntos que tenham relevância para o seu público e que tenham relação com o seu negócio, seja ele de recarga extintores SP ou de materiais para festa.

Outro ponto importante para usufruir os benefícios é ter um site otimizado para as regras dos mecanismos de busca. Isso envolve:

  • Construir backlinks;
  • Fazer com que os conteúdos apareçam nos Snippets do Google;
  • Otimizar as melhores fontes de tráfego;
  • Apostar na engenharia reversa.

Otimize seu conteúdo com palavras-chave

gerar tráfego para site grátis

A otimização de palavras-chave é um processo desafiador mas crucial para o sucesso de um negócio no ambiente online. 

Afinal, as palavras-chave determinam a categoria para os buscadores, e indica os sites que aparecerão nas primeiras posições nos resultados de busca.

Por conta disso, estar nas primeiras posições é o desejo de muitas empresas por conta da visibilidade e autoridade que podem ser promovidas, principalmente porque é conquistada de forma orgânica.

A definição de palavras-chave é algo muito importante no SEO, demandando estratégia ao estabelecer os termos – que devem estar relacionados ao segmento de atuação e ao tema abordado no conteúdo.

Leia também: Como facilitar Prospecção B2B: Benefícios e inovações no setor

Como otimizar as palavras-chave?

Um ponto importante que os empreendedores devem saber é que a otimização é algo positivo. Para que a otimização gere resultados, outros pontos do SEO precisam ser considerados como:

  • Uso de links internos e externos;
  • Velocidade das páginas;
  • Escolhas das palavras;
  • Definição de bons títulos e meta descrições;
  • Relevância do site para os buscadores;
  • Densidade das frases;
  • Uso de URL amigável.

Após avaliar esses fatores, é importante otimizar as palavras-chave que serão usadas no site conforme as categorias do negócio. Por exemplo, investir em termos como “laudo engenheiro civil” na área da construção.

Criar uma tabela com as palavras-chave usadas no site e as URLs de destino também é uma dica para estruturar os materiais, o que ajuda a aumentar o tráfego do site.

Identifique variações

Para melhorar um texto ou fazê-lo rankear bem é importante saber que não precisa ficar repetindo sucessivamente as palavras-chave.

Usar sinônimos e variações são maneiras de deixar o texto menos repetitivo, promovendo um melhor, mais fluido e mais dinâmico conteúdo ao leitor. Assim, você poderá ter uma boa otimização das palavras-chave.

Outras dicas para otimizar as palavras são:

  • Estruturar a descrição de imagens;
  • Utilizar palavras-chave de cauda longa;
  • Apostar no design responsivo;
  • Atualizar conteúdos;
  • Apagar conteúdos que prejudicam o site;
  • Incorporar outras mídias.

Com essas dicas é possível obter uma boa otimização das palavras-chave e assim ter um bom tráfego no seu site.

Conclusão

Quanto mais visitas, mais tráfego. Ou seja, mais pessoas conhecendo o seu negócio, o que aumenta as oportunidades de venda e crescimento.

Portanto, saber aplicar corretamente estratégias de obtenção de tráfego qualificado é a maneira de ter visitantes e leads qualificados para o negócio e ótimos potenciais ganhos, se destacando no nicho de atuação.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *