Amplie o Potencial do Seu Site, Conheça os Resultado do User Experience (UX)

O UX (User Experience) é para você que busca ter mais que um site com um belo designer, mas deseja sim ter uma plataforma forte que realmente gere negócios. Para que isso ocorra uma série de fatores relacionados à experiência do usuário precisam  ser observados. 

Para aumentar o número de visitantes no seu website, é preciso cativar. Nesse artigo você aprenderá a melhorar sua UX, ou seja a experiência do usuário para aumentar seus acessos. Veja como saber conduzir seu processo de UX na prática.

Entenda o que é UX e a sua importância 

A User Experience (UX) ou, simplesmente, Experiência do Usuário são uma série de fatores e estratégias aplicadas em plataformas digitais que tem como base melhorar a experiência do usuário durante o acesso. 

Essas regras que otimizam a expertise da sua plataforma variam de segmento para segmento, mas o foco é o mesmo: oferecer uma plataforma rápida, direta e dinâmica.

Com tais regras e normas devidamente aplicadas, é possível perceber muitos ganhos a partir de então — como estar mais visível nas ferramentas de buscas (ranqueamento) e consequentemente um maior número de acessos no seu site. 

Esse é um importante ponto a ser analisado se você possui um empreendimento online e precisa de uma média X de usuários por dia.

Conheça as áreas de UX (User Experience)

Se aperfeiçoar em UX hoje em dia pode valer muito a pena profissionalmente falando. Mas você sabia que existem várias áreas para se dedicar? Cada uma voltada para uma área diferente da tecnologia interativa e que muitas se combinam entre si.

Veja abaixo quais são as principais áreas do UX que trazer muito mais conforto para o usuário online: 

UX Research

UX Research

Se o intuito é fazer com que um produto funcione, por que não saber diretamente da fonte? O UX Research tem contato direto com o cliente. Nessa justificativa, entrevistas são feitas e até usando um protótipo do produto.

O UX Research deve, acima de tudo, enxergar com claridez os padrões de consumo da população (e isso leva uma gama de condições, como classe social, idade, sexo e localidade), para, por meio de métodos próprios, estudar como esses padrões se refletem no mercado e no produto estudado.

UX Developer

Quando falamos em UX Developer, não podemos deixar de lado o Design de Produto. Nesse campo, o UX Developer cria uma base para a navegação do usuário, reforçando pontos negativos que devem ser superados para uma melhor experiência com o produto.

O UX Developer abrange duas áreas do design, o UI, voltado para desenvolvimento de interfaces (que falaremos ainda neste artigo) e claro, o UX, voltado para a experiência do usuário. Ambos andam lado a lado para criar a ideia e o material propriamente dito.

UX Writing

Um profissional que precisa pensar em cada vírgula usada em um texto é o UX Writing. A sua função, dentre tantas, é, primeiramente, atrair o usuário com base em textos curtos e coesos. A partir daí, sua forma de escrita deve ser estrategicamente pensada para a continuação da leitura.

O termo UX Writing tem tomado cada vez mais força. Principalmente quando falamos do ambiente online. Acontece que um usuário pode desistir de uma leitura numa fração de segundos. O profissional deve evitar que isso aconteça e claro, guiar o usuário pela página.

Product Design

O Designer de Produto, basicamente, deve criar soluções para um problema e transformá-lo em um produto, essencialmente. Nessa área são levadas adiante muitas preocupações acerca das telas usadas digitalmente pelos usuários, tecnologias aplicadas, métricas, ciclo, evolução e muito mais.

O Product Design leva em consideração as necessidades do usuário. Deve-se pensar que estamos trazendo uma solução para ele, e não o contrário. Logo, o usuário deve ser pensado como destino final das criações.

UX Strategy

Se o Designer de produto (product designer) já é bastante abrangente quanto ao usuário/cliente, o UX Strategy é uma ramificação dessa área e, por si só, reforça a complexidade de oferecer uma solução.

Para um bom entendimento essa, que é uma área nova mas em grande ascensão, é popularmente guiada por quatro diretrizes:

  1. Estratégia de Negócios: O que é a empresa para o usuário? Baseado nesse pensamento, o UX Strategy deve formular as questões de visão e valores de um empreendimento, para aplicar seu produto;
  2. Inovação de Valor: Proposição de valor. Essencial para definir o quão barato um produto pode ser ou porque o preço precisa ser tão alto. Em contraposição, mostrar as justificativas para o usuário;
  3. Pesquisa com usuário: Ir atrás das fontes e previamente descobrir o efeito de um produto sobre o público alvo.
  4. User Experience: O assunto do nosso artigo, vem pra mostrar novamente que o ponto final do mercado é sempre o usuário e as muitas interações dele com o produto.

Usability Analyst

Como o próprio nome já diz, a Análise de Usabilidade é onde temos o profissional que investiga se um produto é viável, e deve estar alinhado com normas de ergonomia espaciais e visuais. Definirá que o produto não é confortável para um público mínimo de usuários.

A Análise de Usabilidade tem uma importância genuína que mostra pontos específicos de um produto que ou não precisam existir, ou precisam ser aperfeiçoados. É uma maneira de garantir que um investimento em um produto não seja um mau negócio.

Information Architect

De acordo com o próprio Instituto da Arquitetura da Informação, o conceito da profissão é organizar itens para torná-los compreensíveis para o usuário. É uma forma muito importante de manter a visão do usuário confortável, num universo online abarrotado de informação.

Basicamente o que propõe o Information Architect é trazer à vista dos usuários todas as informações que ele precisa naquele momento, buscando mapas de calor (onde as pessoas mais olham quando entram em um site).

Vantagens e resultados do UX para o seu negócio

user experience curso gratuito

Há um ditado popular que diz “Onde não fores bem-vindo não te demores” e é a partir desse pensamento que deve-se entender a UX. Isso porque o contato com um usuário que utiliza sua plataforma pela primeira vez, é extremamente sensível e basta uma espera de poucos segundos para que o visitante (ou cliente) desista do site.

Com uma UX bem implementada os seguintes benefícios podem ser percebidos:

  • Menor índice de abandono de carrinho;
  • Maior número de acessos;
  • Ranqueamento pelas ferramentas de buscas aperfeiçoado;
  • Marketing boca a boca positivo;
  • Maior lucratividade;
  • Captação de clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Índice de taxas de conversão mais alto
  • Automatização;
  • Otimização;
  • Agilidade.

Conheça as principais diretrizes do UX (User Experience)

Simplicidade

Sendo uma plataforma minimalista ou não, é preciso que o usuário saiba navegar por entre ela de forma orgânica. Ou seja, evitar ao máximo o excesso de informação desnecessária ou repetitiva. O uso de elementos que poluem uma plataforma pode cansar o usuário e deixá-lo confuso.

Hierarquia Visual

A Hierarquia Visual é um termo bastante utilizado no design. Nesse tópico são pensados 5 regras que auxiliam nessa condução do visitante em um site. Tais regras são essenciais para que o cliente sinta o impacto do site já em sua primeira visita e vá conhecendo aos poucos sobre a plataforma/empresa, até que se chegue no destino final, uma compra, um alerta, um cadastro etc. Veja quais são essas regras:

  • Padrão de visualização de páginas: Colocar informações importantes em locais onde os usuários mais costumam olhar primeiro. Humanamente, temos a tendência em olhar de baixo para cima e da esquerda para a direita.
  • Tamanho das fontes: Obviamente lemos fontes maiores primeiro. Saiba onde e como colocar as informações importantes dessa maneira.
  • Descanso dos olhos: É confortável e relaxante para a visão, enxergar pequenos ambientes vazios em meio a locais cheios. Num website isso também é possível quando colocamos bordas maiores ao redor de botões e imagens gerando um vácuo (espaço) entre letra e gravura. Essa estratégia também é útil para evidenciar informações.
  • Tipografia: A escolha da fonte também é necessária para, novamente, reforçar a identidade do site, destacar um termo e direcionar um cliente para uma nova página.
  • Cores: As cores têm um poder muito grande sobre as experiências que vivenciamos, um exemplo disso é ler a cor vermelha e laranja como algo quente. Azul e branco como algo frio. No site, as cores também são usadas com o mesmo propósito e também para destacar outras informações.

Facilite a Navegação

user experience o que faz

Ligado também à simplicidade, esse tópico diz respeito a otimização do que está presente no website. Nesse quesito entram: menus alinhados e visíveis, recursos úteis para o usuário à palma da mão, plugins para tirar dúvidas (chat virtual) e se possível ferramentas de automatização.

Padrão visual

Como dito anteriormente, é preciso evitar que a plataforma seja confusa e/ou cansativa para quem está acessando. Predispor elementos visuais que conversem entre si é muito importante para definir um padrão a ser seguido e também acaba reforçando a identidade do site. 

Exemplo disso é utilizar a mesma fonte e tamanho de imagens semelhantes. O layout de todo o site deve possuir elementos que façam o usuário perceber que ele ainda está no mesmo ambiente.

Websites Responsivos

Com a ajuda de algumas ferramentas é possível garantir que sua plataforma seja o braço direito do usuário. Os chamados plugins são pequenos widgets que ajudam a otimizar a plataforma, seja liberando o cache para tornar o site mais ágil, ou então com mais formas de pagamentos para atingir todos os públicos.

Veja aqui os melhores plugins do ano e que não podem faltar no seu site.

Objetividade

Outro ponto importante que garante uma boa experiência do usuário e abrange muitos dos tópicos acima, é quanto a objetividade da plataforma. É um fator muito presente entre as reclamações dos usuários o uso de elementos textuais e gráficos que não possuem relação com a página em que o usuário se encontra.

Um detalhe que torna essa objetividade presente é elaborar textos escaneáveis, ou seja, quando não é necessário ler todo um artigo para entender sobre o que diz um texto. Uma técnica para isso é grifar algumas palavras-chave que dão sentido ao texto.

Como aplicar UX em seu site

user experience ux o que é

A UX, como você pode ver, são uma série de estratégias que tornam o acesso ao seu site muito mais confortável para o seu usuário. A maior parte dessas regras podem ser aplicadas através de um programador ou perfis prontos do WordPress caso você possua. 

Outras formas de melhorar a UX do seu website é através de plugins e também utilizando ferramentas que apontem um bom aproveitamento da plataforma, como o Google Analytics que é essencial para qualquer gerenciador de sites.

UX (User Experience)  Vs  UI (User Interface)

Como dito anteriormente, UX e UI trabalham conjuntamente. Enquanto o UI pensa na estrutura por onde o usuário navegará, o UX tem a responsabilidade de tornar essa navegação mais prática.

A ideia de UX/UI tem como base a “Era do Cliente Final”, que, atualmente, é pensada nas muitas alternativas que um cliente tomará diante de um produto. E isso leva em consideração tanto a questão visual (a interface) quanto a confortabilidade dessa interface.

 UX (User Experience)  Vs  CX (Customer Experience)

Se por um lado temos a visão do cliente sobre um produto (a UX), do outro, temos também a visão do mesmo cliente sobre a empresa que fornece o produto. É uma maneira de avaliar o quão próxima do cliente estão as visões e valores da empresa.

Saiba como se tornar um profissional de UX

O primeiro passo para migrar para a área do UX é ter em mente que o tempo todo estará pensando em como se comporta o cliente diante de um produto ou solução. E claro, falando em solução, é preciso ter em mente que o UX visa resolver o problema de alguém.

Muitos dos profissionais se formaram de acordo com a experiência e com a interação com outros profissionais do campo, trocando ideias e saberes. Porém, na era da tecnologia o melhor meio é se dedicar a formação profissional, principalmente onde envolve tecnologia e design que nessa área andarão de mãos dadas.

Conclusão

A User Experience são normas relativas ao conforto e instinto do usuário (e como seu comportamento online está intrinsecamente ligado a isso). É preciso saber aplicá-las no website para que não ocorram desistências durante o acesso, o que é prejudicial caso estejamos falando de uma empresa online.

Quanto aos benefícios que uma UX bem elaborada pode oferecer, podemos citar tanto o número maior de acessos (e as consequências disso), como também um melhor ranqueamento pelas ferramentas de buscas.

Achou este artigo interessante? Venha então conhecer o Mercado Online Digital e aproveite nossas ofertas que fortalecem também a experiência do usuário no seu website.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *