Alan Turing: História, Vida e Protagonismo do Pai da Computação

Conheça Alan Turing — o visionário que moldou o mundo digital atual. Explore sua vida e seu legado!

No universo da tecnologia e da computação, poucos nomes são tão reverenciados quanto o de Alan Turing. Este matemático britânico, nascido em 1912, é conhecido como o pai da computação — um título que reflete as suas contribuições para o campo. Turing estudou matemática e criptografia em Princeton, onde obteve seu PhD.

O filme O Jogo da Imitação, de 2014, baseado no livro biográfico Alan Turing: The Enigma, foi indicado a 8 Oscars e 5 Globos de Ouro, vencendo o Oscar 2015 de Melhor Roteiro Adaptado. Tanto o filme quanto o livro são inspirados na vida de Turing e, em ambos, fica muito claro que ele fez história. 

Este artigo irá mergulhar na vida e no legado de Turing, explorando sua história e o impacto duradouro de seu trabalho — que impactou e ainda impacta a computação.

Afinal, quem foi Alan Turing?

Alan Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e teórico da computação britânico. Ele é reconhecido por sua contribuição fundamental para a ciência da computação através de sua máquina de Turing, que se tornou a base para os computadores modernos. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing desempenhou um papel importantíssimo na quebra do código Enigma, utilizado pelos nazistas para enviar mensagens secretas. Este feito não só acelerou o fim da guerra, mas também deu a Turing o título de herói na Inglaterra, França e Estados Unidos — o grupo dos Aliados.

Saiba mais sobre como foi a vida de Alan Turing

Nascido em Londres, Turing mostrou um talento precoce para a matemática e a ciência. Ele estudou na King’s College, Cambridge, de 1931 a 1934 e, em 1938, obteve seu PhD no Departamento de Matemática de Princeton, onde estudou de 1936 a 1938. 

Alan Turing desenvolveu a ideia da “máquina universal”, que poderia resolver qualquer problema computacional.

Durante a guerra, Turing trabalhou no Bletchley Park, o centro de criptoanálise do governo britânico e, por um tempo, liderou a Hut 8, seção responsável pela análise criptográfica naval alemã. Depois da guerra, ele continuou desenvolvendo suas ideias envolvendo a computação, contribuindo para o desenvolvimento do primeiro computador programável do mundo.

Infelizmente, a vida de Turing foi tragicamente curta. Ele morreu em 1954, aos 41 anos — mas seu legado continua a influenciar a tecnologia e a ciência da computação até hoje.

O protagonismo de Alan Turing na Segunda Guerra Mundial

Alan Turing como morreu
Foto: wikipedia.org

Alan Turing foi uma figura importantíssima na Segunda Guerra Mundial, desempenhando um papel essencial na quebra do código Enigma, usado pelos nazistas para transmitir mensagens criptografadas. 

Recrutado para trabalhar em Bletchley Park, o centro de criptoanálise do governo britânico, Turing liderou uma equipe de matemáticos e linguistas na decifração dos códigos alemães. O trabalho de Turing, além de acelerar o fim da guerra, salvou inúmeras vidas — justamente por ter permitido que os Aliados antecipassem e contra-atacassem os movimentos dos nazistas. 

Sua contribuição foi tão significativa que muitos historiadores acreditam que, sem Turing, o resultado da guerra poderia ter sido muito diferente.

The Bombe

“The Bombe” foi uma máquina eletromecânica inventada por Alan Turing durante a Segunda Guerra Mundial, projetada para decifrar as mensagens criptografadas pela máquina Enigma dos nazistas. 

Essa bomba eletromecânica automatizou o processo de decodificação, e foi através dela que os criptoanalistas puderam testar diferentes configurações possíveis do Enigma de forma rápida. 

A máquina era complexa e exigia manutenção constante —  mas, apesar disso, foi fundamental para decifrar as mensagens alemãs e dar aos Aliados uma vantagem estratégica durante a guerra.

Conheça outras contribuições de Alan Turing para a história

As contribuições de Turing vão muito além da bomba eletromecânica (ou The Bombe), produzida em 1939. O matemático também é conhecido pela máquina de Turing, um dispositivo teórico e base para todos os computadores modernos. A máquina de Turing foi a primeira a introduzir o conceito de um “programa”, uma série de instruções que a máquina poderia seguir para realizar uma tarefa.

Turing também é considerado um dos pioneiros da inteligência artificial. Ele propôs o que é agora conhecido como o Teste de Turing, um experimento destinado a determinar se uma máquina pode exibir comportamento inteligente equivalente, ou indistinguível, do de um humano.

Turing ainda fez trabalhos pioneiros em morfogênese, o estudo de como os padrões e formas se desenvolvem nos organismos vivos. Seu trabalho nesta área ajudou a lançar as bases para a biologia do desenvolvimento moderno.

Maiores desafios de Alan Turing: Orientação sexual e perseguições

Apesar de suas contribuições inestimáveis para a ciência e a guerra, Alan Turing enfrentou perseguições — no plural — em sua vida pessoal. Turing era abertamente gay numa época em que a homossexualidade era ilegal no Reino Unido e, em 1952, ele foi condenado por “indecência grosseira” por ter um relacionamento com um homem. 

Como resultado, ele foi submetido a um tratamento hormonal forçado, que era a alternativa à prisão na época. Este período de sua vida foi marcado por humilhação e sofrimento, e muitos acreditam que ele contribuiu para a sua morte prematura em 1954.

No ano de 2009, 55 anos depois da morte de Turing, o primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, fez um pedido de desculpas público ao matemático e criptografista pela maneira como foi tratado enquanto vivia.

Legado histórico de Alan Turing

Alan Turing contribuição
Foto: wikipedia.org

Apesar das perseguições sofridas em vida, Turing foi postumamente perdoado pela Rainha Elizabeth II em 2013, e sua vida e contribuições continuam a ser celebradas. Em 2020, o Banco da Inglaterra anunciou que Turing apareceria na nova nota de 50 libras, representando um reconhecimento digno em relação ao seu impacto na história.

O legado de Alan Turing é imenso e, claro, duradouro. Afinal, não é à toa que ele é reconhecido como o pai da ciência da computação e da inteligência artificial. Seu trabalho na quebra do código Enigma durante a Segunda Guerra Mundial é considerado um dos maiores marcos da história da criptoanálise — senão o maior. 

Wp Rochet

Conclusão 

Você já parou para pensar que, sem a contribuição Turing, tudo poderia ter sido diferente? O que aconteceria no Dia D se Turing não tivesse descoberto onde as tropas nazistas estariam no dia 6 de junho de 1944?

Alan Turing foi um homem à frente de seu tempo, cujas contribuições para a ciência da computação e a criptoanálise moldaram o mundo em que vivemos hoje. Apesar dos desafios pessoais e das perseguições que enfrentou, Turing deixou um legado que continua a inspirar e influenciar. 

Sua história é um lembrete da importância da diversidade e da inclusão na ciência, e da necessidade de continuar lutando contra a discriminação em todas as suas formas.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *