Descubra como Vender Pela Internet em 2023 e Faça Excelentes Negócios

Para vender pela internet é preciso mais dedicação do que dinheiro. Hoje em dia, as lojas que antes se dedicavam exclusivamente às vendas presenciais, hoje, migram para a internet e atraem novos consumidores. Conheça as estratégias que movimentam esse mercado e como fazer com que seu negócio esteja sempre atualizado para chamar a atenção de novos clientes de forma online.

elementor pro

Conheça as vantagens de vender pela internet

Você já olhou aquela calça na sua gaveta e pensou em vendê-la? Ou então, ao perceber um talento na cozinha ou para o artesanato, já se imaginou ganhando dinheiro com isso? A internet pode ser um caminho! Ela facilita o comércio de pequenos e grandes empresários. Portando, olha só as vantagens que o mercado online oferece para você que quer saber como vender pela internet:

Comodidade

Comprar pela internet traz muita comodidade ao consumidor, o que o atrai. A praticidade de não pegar trânsito, ônibus, gastos fora de casa, enfrentar filas e ir até o local e não encontrar o produto desejado –  dentre outras coisas – não só chama novos consumidores (cada vez mais sem tempo, inclusive), como oferece esse novo olhar, essas facilidades e novas oportunidades para quem deseja começar sua loja online

Grande alcance

O leque de clientes que podem procurar a sua loja ou seu produto podem ser muito maiores através de um clique. Pessoas do mundo todo estão olhando as vitrines da internet procurando os mais variados produtos e um deles pode ser o seu!

Facilidade para mensurar

Utilizando de ferramentas corretas, você consegue coletar na web dados do comportamento do usuário, definir qual segmento ou produto você pode investir ou dar mais destaque e onde divulgar. Além disso, o cenário virtual facilita mensurar suas vendas, sua receita e suas despesas através da análise de dados.

Menos Custos

Uma outra vantagem das vendas online é que o custo tende a ser muito menor do que para quem quer abrir uma empresa física. São diversas as despesas que uma empresa física demanda, o que pode ser um grande desafio para quem está começando a abrir um negócio. 

Qual a melhor forma de vender Online?

vender pela internet

Se há um público ávido por um determinado produto, há plataformas onde disponibilizá-lo e onde o consumidor muitas vezes já tem o hábito de procurá-lo. Saiba as diversas opções que oferecem uma boa dinâmica para o vendedor e, além de uma experiência facilitada, fornece também ótima assistência tanto para quem vende quanto para quem compra. 

OLX

A empresa holandesa se aliou ao então conhecido em nosso território “Bom Negócio”, e se tornou excelente ferramenta para quem quer iniciar suas vendas. Esse é um dos mais utilizados locais para se desapegar de um produto que não tem espaço em sua casa ou iniciar vendas varejistas,  prometendo uma plataforma gratuita e sem segredo. Além do site, possui aplicativo Android e IOS e conta também com o uso da localização para facilitar negociações entre cliente e vendedor.

Elo7

Uma incrível plataforma para os artesãos e manufaturadores. Além de ser também gratuita, funciona como um mercado de criações próprias e muito procurada por quem está em busca de mercadorias específicas que não estão em todas as lojas de departamento. É uma ótima oportunidade para mostrar seu talento e criar uma renda através dele.

Enjoei

Uma opção paga mas ainda assim muito interessante de como vender pela internet,  essa plataforma adota a estratégia de descontos para impulsionar vendas. Tanto o site quanto o aplicativo chamam atenção por terem uma identidade visual jovem e moderna. Tem o mesmo intuito que as duas plataformas anteriores mas muito utilizado como um bazar online. A plataforma tem uma taxa de comissão em torno de 20% mas as vendas são sempre estimuladas com vouchers e cupons de desconto.

Instagram

Agora, que tal usar uma rede social como loja? As últimas atualizações do aplicativo Instagram (disponível para Android e IOS) tem focado bastante em formas de garantir um mercado online prático e extenso contando agora com o botão Loja. Oferece também uma forma de monitorar a atividade do usuário na plataforma e o que ele tem mais buscado como possível compra. Ótimo para quem iniciou um empreendimento! Quer um exemplo? A Loja da Bruna, criada por Bruna Fiorot na adolescência, hoje utiliza a plataforma e disponibiliza mais de cinco mil peças de vestuário feminino.

WhatsApp

O já tão utilizado WhatsApp está tomando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, e muitos novos vendedores têm utilizado esse app para ter um contato mais próximo e até único com o cliente. A ferramenta conta com o WhatsApp Business que possui ajustes como mensagens automáticas, etiquetas, informação comercial entre outras opções que facilitam muito o processo de como vender pela internet.

Como vender pela internet de graça?

Diversas são as formas para garantir um excelente desempenho da sua empresa de forma online gastando pouco. Utilizando as plataformas que informamos anteriormente não há nenhum segredo de como vender online. Além disso, é possível a criação de sites e também recebimento de pagamentos sem taxas, como com o  Mercado Pago

Investir em estratégias de tráfego orgânico, o chamado SEO (Search Engine Optimization) também pode ser uma boa pedida. Existem várias estratégias de SEO que podem colocar o seu site na primeira  página do Google aumentando o tráfego orgânico e as vendas significativamente sem ter que investir em mídia paga. 

Quais os produtos que mais vendem na internet?

como vender na internet para iniciantes

A pesquisa de mercado é sempre importante para quem está montando um negócio. Para isso, é sempre bom estar por dentro das inovações no e-commerce mundial. O E-Commerce Brasil  atesta a perfumaria e saúde como o mais rentável setor em vendas online, cerca de 16%. Seguidos da moda e acessórios, 13,6% e casa e decoração em 11,1%. Outros que aparecem no ranking são eletrodomésticos, comércio de bebidas e alimentação. 

O mercado por si só é bem amplo e uma boa estratégia de marketing pode fazer seu produto desaparecer do estoque, portanto sempre é importante saber o que o usuário tem buscado com frequência.

Produtos com grande diferencial para vender na internet em 2023

Com a pandemia, tivemos uma explosão de vendas online no Brasil. Vendedores e compradores do mundo inteiro fizeram uma mudança massiva de comportamento na rede em busca de formas de comprar alimentos, acessórios para casa e também o uso das plataformas de streaming que cresceram exponencialmente. 

Para 2022, independente de como o mercado se comportar diante das medidas sanitárias a serem adotadas, é importante ter em mente que o costume de comprar online no Brasil já vinha estando em uma crescente e parece ter vindo para ficar. Atenção especial ao setor de alimentos (invista no delivery!), farmácias e vendas para casa.

Dicas para fidelizar o cliente no pós-venda

O último passo de uma venda às vezes passa despercebido, que é o tratamento após o fim das negociações de um produto. Seja pessoalmente ou online, a relação com o consumidor sempre será determinante para mantê-lo como oportunidade. Nos aplicativos é comum encontrar avaliações por estrelas que são práticas e objetivas. 

Caso opte por ter um site, é importante deixar exposta uma caixa de comentários por produto, tanto para que outros consumidores confiem na sua mercadoria a partir da opinião de outros compradores quanto para você, vendedor, saber o quanto tem agradado o seu público e o que mais pode fazer para manter uma boa relação vendedor-cliente. 

E por fim, opte por oferecer condições especiais para clientes que já fecharam negócio. Além das grandes chances de fidelizá-lo, aumenta as chances do seu cliente se tornar uma arma de publicidade.

Para ter sucesso e vender mais, busque o apoio do Sebrae

Se você está começando um negócio online agora, deve buscar conhecer qual é a atuação do Sebrae e o que isso implica nos pequenos e médios negócios. A empresa, que é privada mas sem fins lucrativos, busca criar um clima favorável para a criação de novas empresas.

O Sebrae atua de três formas distintas:

  • Consultoria de mercado — auxilia empresas que queiram crescer no mercado. Indicando para qual caminho o mercado está se direcionando e quais seriam os novos produtos que podem virar tendência.
  • Orientação e Capacitação — atua para que empreendedores e empresários possuam a educação certa para manter um negócio de maneira próspera, além de boas práticas com o serviço financeiro.
  • Políticas Públicas — desenvolvimento e atualização de políticas públicas que visam promover a boa relação econômica e melhores condições mercadológicas para iniciar um negócio.

O apoio do Sebrae vem de várias formas. A empresa possui dezenas de cursos voltados para o empreendedorismo e gestão de negócios. Sem contar com eventos e criação de plano de negócios para empresas iniciantes. Conheça mais aqui.

Dicas para atrair o seu cliente para o site

Existem milhares de técnicas para atrair um cliente. Seja por meio de otimização do SEO ou até mesmo através de influenciadores digitais. Veja por onde começar lendo as seguintes dicas:

Defina a sua persona

O cliente ideal, ou a persona propriamente dita são uma série de características do que representa o seu público alvo, resultando, então, em um personagem fictício.
Dito isso, pense na sua empresa, nos seus produtos e responda as perguntas abaixo, imaginando como seria o cliente perfeito:

  1. O que seu cliente vê no dia a dia?
  2. Sobre o que seu cliente fala? 
  3. Quais são seus medos e frustrações?
  4. O que ela pensa? Quais são suas preocupações?
  5. O que ela escuta? Quem pode influenciar seu dia a dia?
  6. Qual seu objetivo? O que resolveria seus problemas?


Faça uma pesquisa minuciosa sobre seu cliente e responda as perguntas. É só juntar tudo e pronto. Criamos uma persona.

Faça análise de concorrência

É fundamental para qualquer empresa conhecer um pouco do mercado. Se precisamos pensar para quem vendemos, precisamos pensar também quem está vendendo o mesmo produto e quais técnicas utilizam.

A análise de concorrência deve ser feita para conhecer as chances do seu produto sobressair no mercado e qual vai ser a estratégia a partir daí. Muitas empresas perecem por oferecer um produto que já existe no mercado e onde outra empresa construiu o público.

Crie estratégias de tráfego orgânico – SEO

Qual a melhor forma de vender pela internet seo

Search Engine Optimization ou simplesmente SEO, são técnicas para atuação online que fazem um site ser mais acessado nas ferramentas de busca. Muitas empresas fazem de tudo para aparecer na primeira página de pesquisa do Google, o que pode ser muito difícil.

As técnicas de SEO são maneiras de garantir uma boa experiência para o usuário. A principal delas é a velocidade do site, que garantirá ou não a permanência dos clientes no seu site. Veja mais sobre SEO neste artigo.

Crie estratégias de trafego pago – ADS

Escolha as melhores estratégias de tráfego pago e não jogue dinheiro fora. O uso de anúncios é muito eficaz para atrair o público para o seu site, porém o mal uso dessa técnica pode não surtir efeito e apenas ser um investimento ruim.

Conhecendo sua persona, o ideal costuma focar em um ADS assertivo. Isso é, direcione a estratégia de tráfego pago para o público certo e tenha um número maior de acessos de pessoas realmente interessadas.

Trabalhe as redes sociais importantes para o seu segmento

Seguindo a lógica do tráfego pago, não podemos deixar de estar presente onde as pessoas estão. As redes sociais são uma excelente maneira de chamar a atenção do público, principalmente quem atua online.

As redes sociais têm um espaço enorme na vida dos usuários. Saber usar tais redes e construir um público nela é tão importante quanto investir em tráfego pago. Lembrando que o famoso marketing boca a boca acontece de maneira exponencial pelas redes sociais.

Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais não possuem esse nome por mero acaso. Muitos produtos tem uma busca bruta na web quando são divulgados em perfis que geram muito engajamento.

Uma dica muito útil é focar em influenciadores que estão começando a crescer. Nesse caso temos preço de divulgação mais econômicos e um público nichado e fiel.
Essa não precisa ser uma regra. Busque por influenciadores que acreditam na sua marca e de preferência que usem seus produtos para conseguir um engajamento natural.

Utilize e-mail marketing

Diferentemente daquelas centenas de mensagens automáticas que caem na caixa de spam do e-mail, o e-mail marketing é uma forma respeitosa de contatar o cliente através de um serviço de e-mail da sua empresa.

Com o e-mail marketing podemos encaminhar mensagens publicitárias para o público exato e garantir maior interesse vindo deles. Uma diferença que o e-mail marketing possui é a possibilidade de cancelamento do recebimento destas mensagens.

Utilize programa de afiliados

Um programa de afiliados ocorre quando um empreendedor divulga e garante maior número de vendas para um produto de uma empresa parceira. Com as vendas realizadas, o afiliado, no caso, recebe comissão em cima de cada venda.

Os programas de afiliados são ótimas oportunidades para estudar estratégias de marketing e treinar sua plataforma para visitante. Além de ser uma fonte de renda (e experiência), bastante eficazes. Leia mais sobre o que é marketing de afiliados aqui.

Inbound marketing

Qual o produto que mais vende na internet

O Inbound Marketing é conhecido também como Marketing de Atração. É uma maneira de atrair o público certo para seu produto e não apenas bombardear os usuários com propagandas publicitárias e torcer pelo máximo engajamento.

Com o Inbound Marketing a empresa passa a atrair o cliente para mais perto da história do negócio. Assim, temos clientes que realmente consumiriam ou consomem seus produtos. Essa técnica garante maior número de vendas e relação duradoura com o usuário.

Saiba como montar um website de vendas pela internet

Não é surpresa para ninguém que a internet virou um grande shopping virtual. É possível encontrar qualquer coisa à venda nos sites e até em algumas redes sociais. Mas, apesar de vasto, a concorrência no ambiente online é gigante. 


Para começar, é preciso possuir uma plataforma digital. Muita gente usa o Instagram como loja virtual. Mas esse uso da rede social tem decaído nos últimos anos. Ter um site continua sendo a melhor maneira de atrair clientes.

E engana-se quem acha que fica muito caro. Hoje em dia há diversas ferramentas que ajudam a criar sites de graça ou por um preço bem abaixo do usual. É possível adquirir um site pronto e você mesmo administrá-lo com recursos simples e intuitivos.

Veja outras funções de se ter uma loja virtual no Woocommerce a seguir.

Vantagens do WooCommerce

O WooCommerce é um anexo do WordPress, a grande plataforma de hospedagem de sites. O WooCommerce, no caso, é voltado apenas para lojas virtuais. Conheça os benefícios:

Controle total da sua loja

O maior recurso que o WooCommerce oferece, além da economia, é poder trazer mais autonomia para o vendedor. No passado apenas o programador saberia alterar funções e gerenciar uma plataforma digital, já que era preciso conhecer a linha de código.

Isso agora mudou. As ferramentas são projetadas para serem de fácil entendimento e, embora algumas possam parecer confusas, basta praticar com frequência que logo o vendedor poderá ter o site nas palmas das mãos. O que nos leva aos tópicos a seguir.

Fácil ajustes e melhorias

Os temas do WooCommerce possuem ferramentas chamadas de “Page Builder” que são construtores de páginas. Muitos deles possuem possibilidades infinitas de alterar cada canto da plataforma com ajustes simples.

Nesse sentido recomendamos page builders que possuam 3 funções:

  1. Ferramenta Arrasta e Solta: Literalmente, arraste um bloco de texto, imagem, vídeo, ícone e muito mais para uma determinada área e solte-o. Edite com agilidade;
  2. Editores globais: Esse recurso permite fazer diversas alterações em poucos cliques. Se quiser mudar a paleta de cor, por exemplo, é só definir qual será e onde vai ser aplicado. O mesmo acontece com fontes e tipografias;
  3. Tempo real: Essa ferramenta permite fazer alterações nas características visuais de um site e ver ao mesmo tempo como ele ficará visível para o usuário. A mudança já acontece assim que o usuário atualizar a página.

Mais plugins e extensões

A maior facilidade do WooCommerce (e o WordPress no geral) é poder incorporar o site com plugins e extensões. Esses dois termos conferem infinitas opções para o site, desde uma alteração de cabeçalho específica até para aplicar estratégias de marketing.

Mas é preciso cuidado. Há muitos plugins que não funcionam na prática e podem estar desatualizados. Além do mais, o excesso de plugins e extensões pode deixar o site mais lento. Apesar de essenciais, é preciso escolher a dedo quais utilizar.

Muitos recursos de Marketing Digital

Como dito, o WooCommerce possui possibilidades ilimitadas de gestão. A plataforma auxilia o vendedor com muitos recursos, plugins, extensões e templates que possuem estratégias de marketing para atrair o cliente.


Alguns desses recursos fazem o site carregar mais rápido (o que é prioridade) e aplica técnicas de SEO que ajudam a vender mais rápido. Além do mais, alguns temas podem ajudar com promoções e regras de fundo de funil, que vale muito a pena entender como funcionam.

Quanto custa manter um site de vendas na internet

A variação para manter um site na internet é muito grande. Há aquelas grandes corporativas que gastam milhares por mês para trabalhar com tráfego pesado de usuários. Mas também a empresas que conseguem usar boas ferramentas de baixíssimo custo e até gratuitas.

Mas embora possua muitos recursos gratuitos, eventualmente será preciso desembolsar algum valor para manter o site mais robusto. Aqui no Mercado Online Digital você encontra ótimas soluções com valores por menos de trinta reais. Acesse!

O que é melhor: marketplace ou e-commerce?

Na internet essas informações podem ser muito relativas. Varia bastante de caso a caso e depende do porte da loja, quantidade de produtos vendidos, quantidade de acessos, sua experiência gerenciando um espaço virtual e muito mais.

No caso do Marketplace, que são sites que trabalham com milhares de lojas, como o próprio Instagram, é altamente recomendado para pequenas empresas que vendem até 500 produtos por mês.

Já para aqueles que possuem uma linha de vendas bem definida, e que já são médias e grandes empresas, ter um e-commerce para si é muito mais eficaz, uma vez que a tratativa com um cliente é muito importante para fidelizá-lo. O que acontece pouco no marketplace.

Como vender pela internet: Estratégia de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são maneiras de atrair os usuários através dos algoritmos. E há muitas maneiras de fazer isso; como usar palavras chames, possuir um blog, estar por dentro do que acontece no mundo e, principalmente, otimizando o SEO.

Dessa maneira, a maior ferramenta de pesquisa, o Google, entende que o site será a melhor opção para um usuário pesquisando um determinado assunto. Assim, é uma junção de fatores de um site ágil, com um bom jogo de palavras e uma taxa de acessos robusta.

Porque ter um blog no seu site de vendas pela internet

Ter um blog no site de vendas é uma das melhores maneiras de que o cliente tenha mais confiança na empresa. É uma forma de converter usuário pesquisando um assunto X em cliente em potencial. Além do mais, ajuda a estreitar os laços com os visitantes.

O Blog muitas vezes é buscado quando o cliente precisa conhecer mais a respeito de um produto e são nos conteúdos textuais que podemos aplicar estratégias que fazem os algoritmos colocar o site em evidência — estar na primeira página dos resultados do Google é o foco da maioria dos sites.

CONCLUSÃO

O comércio online vem de uma crescente e há boas ferramentas para impulsionar suas vendas, colocando sua empresa em evidência nas plataformas de e-commerce. É importante frisar o papel da pesquisa de mercado, da relação com o consumidor, a confiança no seu produto e o bom uso dos equipamentos e sites de vendas. A estratégia é sempre fundamental. Saiba usá-las!  Acompanhe nosso conteúdo e fique por dentro de tudo que há de tendência no ambiente e comércio virtual.

Sobre o autor

Comentários 0

Igor Vargas
Igor Vargas
Responder

Muito bom artigo.

15/01/2021

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *