Linguagens de Programação para Crianças: Plataformas e Cursos, Como Introduzir e Benefícios

Linguagem de programação para crianças: prepare-as para a nova cara do mercado de trabalho dos próximos anos.

Já entramos na era da tecnologia da informação a alguns anos. À medida que este setor avança e novos recursos tecnológicos são implementados, é natural surgirem novas profissões que demandam ainda mais de profissionais capacitados.

É sabido que a profissão mais promissora da próxima década é a programação. E investir nessa área é a oportunidade de se estabelecer no mercado em vagas pouco disputadas, com muita oferta e com excelentes salários. Comece já a entender como programar. Veja abaixo, formas simples de estudar programação para crianças e quem quer migrar para este setor da indústria.

betheme compre agora

Saiba como funciona linguagens de programação para crianças

No aprendizado das crianças, a forma mais simples de obter resultados é através de brincadeiras, diversão e do lúdico para fixar o conhecimento. Na programação, enquanto voltada para os pequenos, não é diferente, já que tende a ter certo nível de complexidade. 

Exemplo disso, é a Programação em Bloco que atua fora do back-end e com recursos muito mais gráficos do que a forma clássica da programação. Nesse sentido, algumas plataformas oferecem estudos de programação com interface mais atrativa.

E, embora seja voltada para crianças, é um recurso que pode ser aproveitado em qualquer idade. Além de ser um excelente exercício de como funciona a programação na prática e prepara os estudantes para estudos mais profundos acerca do tema.

Conheça as diferenças desse tipo de programação

curso de programação infantil online grátis

Embora a Programação Clássica seja o ofício que as empresas buscam na hora de contratar um profissional, a Programação em Bloco é voltada muito mais para entendermos as estruturas da programação em si.

Pode ser o primeiro contato com a profissão e que permitirá entender com mais facilidade o conteúdo, tendo como principal diferença uma interface amigável que acelera os estudos.

Não deixe de conferir o artigo da Mercado Online Digital sobre Programação em Bloco, para entender melhor este tema que tem chamado a atenção dos pais para ensinar linguagem de programação para crianças.

Promo da semana - Compre aqui

Linguagens de programação: benefícios para criança

As linguagens de programação proporcionam inúmeras vantagens às crianças que as utilizam. Além de fornecer conhecimento e técnica, elas podem ser boas auxiliares para o desenvolvimento pessoal dos pequenos. 

Confira os principais benefícios das linguagens de programação para crianças:

  • Ensina a lidar com frustrações e dificuldades;
  • Soluciona problemas através das ferramentas tecnológicas; 
  • Proporciona o desenvolvimento de jogos e aplicativos próprios; 
  • Desenvolve a criatividade;
  • Contribui na organização de pensamentos; 
  • Funciona como um diferencial para o mercado de trabalho; 
  • Oferece um melhor aproveitamento da internet;
  • Estimula o raciocínio lógico; 
  • Prepara a criança para o seguimento de ordens, regras, sequências e passos;
  • Ajuda no aprendizado de matérias escolares (matemática, física e inglês principalmente).

Habilidades desenvolvidas por meio do aprendizado de linguagens de programação 

Além dos benefícios citados anteriormente, o aprendizado de linguagens de programação é capaz de desenvolver várias habilidades das crianças. Veja quais habilidades do seu filho podem ser estimuladas por essa atividade: 

  • Autoconfiança;
  • Concentração para a realização de tarefas;
  • Organização;
  • Persistência;
  • Raciocínio Lógico; 
  • Capacidade de resolução de problemas; 
  • Criatividade; 
  • Entendimento de erros.

As 4 principais linguagens de programação para crianças

Veja a seguir as linguagens de programação mais simples e que mais possuem requisições no mercado de trabalho. Além do mais, também podem ser voltadas para ensinar linguagens de programação para crianças.

Ruby

A linguagem em Ruby é muito simples de aprender. É também uma excelente forma de exercitar sua programação, antes de partir para as outras linguagens abaixo. Isso tudo por ter um nível complexo mais baixo, uso de quaisquer caracteres e boa identificação das tarefas.

Python

Python já está neste meio a décadas, mas tem ganhado mais força nos últimos anos. Principalmente pela Google, que usa esse tema como o mais importante pilar de programação da empresa.


A linguagem também é orientada a objetos, e possui uma estrutura hierárquica de classes para organizar as informações, como um roteiro/script. Sua sintaxe simples e economia de caracteres a popularizou e é uma das formas mais buscadas para aprender a programar.

Java

scratch programação infantil

Esta linguagem é orientada ao objeto, ou seja, exprime uma função e o objeto (um botão em um site por exemplo), realiza uma tarefa. Num bytecode intermediário, a criação pode ser migrada para outros programas que não têm código nativo.

A linguagem em Java foi uma das primeiras a serem transformadas em ofício, com fóruns e materiais elaboradoras para compreensão. Ativa desde 1995, esta linguagem é um dos pilares para aprender a programar e migrar para outras formas mais modernas.

C++

A linguagem em C é a base para muitas outras linguagens de programação e seu código está presente na maior parte dos programas e aplicações que usamos hoje em dia. Por ser a linguagem mãe, serviu de estrutura para Java, PHP e claro, o C++.

O C++ é uma linguagem simples e muito versátil. Por isso mesmo é bastante usada para comandar tarefas simples e também complexas. Estudá-la é essencial para ter mais espaço no mercado de trabalho.

Linguagens de programação para crianças: as 10 melhores plataformas

Abaixo você confere as plataformas online (e gratuitas) que ensina a programar brincando. Com conteúdos simples e que podem ser aplicados em uma programação real:

01- Twine

O Twine é uma plataforma de código aberto para contar histórias interativas, com variáveis, lógica condicional e imagens. Nele, as crianças aprendem sobre CSS, JavaScript e HTML, de maneira que a introdução à programação seja divertida e lúdica. 

O melhor de tudo é que a ferramenta Twine é completamente gratuita. Assim, é possível utilizá-la mesmo sem investimentos financeiros, o que é um ótimo benefício para os pais, não é? Então, se deseja introduzir seu pequeno ao mundo da programação, sem entediá-lo e sem gastar, o Twine se apresenta como uma boa possibilidade!

02- Scratch

O Scratch é uma plataforma gratuita que permite criar jogos digitais de maneira prática. Não é preciso editar no back-end do código, por isso mesmo, o nível de complexidade é bem baixo e é uma porta para aprender a montar scripts.

03- Alice

O ambiente de programação Alice é outro método que traz a elaboração de scripts de maneira didática. É mais focado em ferramentas 3D, então o nível de complexidade tende a aumentar. A ferramenta lúdica é capaz de criar salas virtuais através da programação guiada.

04- Blocky

google programação infantil

A Blockly, da Google, é em código aberto e suas características podem ser alteradas para fazer muitas tarefas. É muito usado para criar apps, já que o código fonte pode ser anexado em programas de hospedagem terceiros.

05- Swift Playgrounds

Muito parecido com o anterior, o Swift Playgrounds, é o código aberto da Apple. Sua interface bastante interativa promete criar jogos e aplicações de maneira mais simples e ainda hospedar suas ideias na app store.

06- Code.Org

Code.Org é uma das plataformas mais populares para ensinar programação a crianças, justamente por oferecer uma variedade de cursos que cobrem desde o básico até conceitos mais avançados, todos estruturados de forma lúdica e interativa. 

Através de jogos e desafios, crianças a partir dos 4 anos de idade podem aprender os princípios da programação, desenvolver seus próprios jogos e até mesmo explorar o universo da ciência da computação. 

O site também possui o diferencial do suporte para professores e pais, facilitando ainda mais o apoio ao aprendizado das crianças.

07- CodaKid

CodaKid vai além do básico, e introduz crianças a linguagens de programação reais, como Python e JavaScript, através de uma abordagem divertida e envolvente. 

Seus cursos são projetados para motivar o pensamento crítico e a solução de problemas, utilizando a codificação de aplicativos, jogos e até mesmo drones. 

Além do mais, a plataforma oferece suporte individual por instrutores especializados, garantindo que cada criança possa aprender no seu próprio ritmo e, claro, de acordo com seus interesses.

08- CodeSpark Academy

CodeSpark Academy é uma plataforma inovadora que ensina programação para crianças entre 5 e 10 anos de idade através de uma abordagem 100% visual. 

Utilizando personagens carismáticos e narrativas envolventes, as crianças aprendem os conceitos fundamentais da programação, como sequências e loops, enquanto se divertem. É uma excelente maneira de introduzir crianças pré-alfabetizadas ao pensamento computacional!

Com essa plataforma, as crianças, seus pais e professores ganham acesso a centenas de quebra-cabeças e jogos que ensinam o ABC da programação – e, claro: as crianças aprimoram suas habilidades construindo e programando seus próprios jogos.

Apenas 90 minutos de jogo por dia podem aumentar (e muito) a confiança e as habilidades de solução de problemas de cada criança individualmente!

09- Scratch

Desenvolvido pelo MIT, Scratch é uma das plataformas de programação mais amigáveis para crianças, e permite que elas criem suas próprias histórias interativas, jogos e animações através de uma interface de “arrasta e solta”. 

Além de ser super acessível, o Scratch conta com uma grande comunidade online, onde as crianças podem compartilhar seus projetos, receber feedbacks e aprender umas com as outras. O Scratch é ideal para crianças e adolescentes dos 8 aos 16 anos de idade – mas não há limite de idade para usá-lo.

Em um TED Talk, Mitch Resnick, fundador do Scratch, fala sobre a habilidade de codificar programas de computador ser uma parte importante da alfabetização nos dias de hoje. Com o Scratch, as crianças resolvem problemas, planejam projetos e comunicam ideias.

10- Create & Learn

curso de programação online grátis

Create & Learn oferece uma série de cursos de programação ministrados ao vivo por instrutores especializados. 

Seu principal diferencial está na variedade de tópicos abordados, que vão desde o básico a conceitos mais avançados, como inteligência artificial e ciência de dados, sempre com uma abordagem prática e interativa. 

Cursos específicos para diferentes faixas etárias garantem que cada criança receba o ensino adequado ao seu nível de compreensão.

Dicas de curso de programação infantil online grátis

Apesar de saber da importância da programação no mundo contemporâneo, muitos pais deixam de ensiná-la aos filhos devido aos custos atrelados a isso. Felizmente, há diversos cursos de programação infantil online que são gratuitos, tornando a aprendizagem acessível e mais democrática. 

Se você não conhece cursos desse tipo, veja algumas dicas e escolha qual é a melhor para a sua criança:

  • 5 projects in 5 days – HTML, CSS and Java Script for kids; 
  • Programação para crianças – Aprenda Python + Google Colab; 
  • Coding for kids – A guide for teachers and parents;
  • Programming for kids – How to make coding fun;
  • Curso de programação infantil Scratch.

Idade para introduzir a linguagens de programação para crianças

Atualmente, habilidades em programação são tão importantes quanto aprender a ler e escrever. Para crianças, começar cedo pode significar, além de uma vantagem no futuro mercado de trabalho, o desenvolvimento de habilidades analíticas e criativas essenciais.

Mas, com que idade é apropriado introduzir crianças à programação? E como podemos fazer isso de uma maneira que seja tão benéfica quanto divertida para elas? O Mercado Online Digital pode te explicar.

Bom, não existe uma “idade mágica” para começar a introdução da programação, mas crianças a partir dos 5 anos já podem ser introduzidas a conceitos básicos de programação, claro, utilizando as plataformas adaptadas. 

O segredo é adaptar o aprendizado ao nível de desenvolvimento e interesses de cada criança, começando com jogos de programação visuais e sem código, como o Scratch Jr, por exemplo, que é adequado para crianças em idade pré-escolar.

Dicas para introduzir linguagens de programação para crianças sem prejuízos

Antes de conhecer dicas valiosíssimas para introduzir uma ou mais linguagens de programação para crianças, é importante entender quais são os seus benefícios:

Desenvolve o pensamento lógico e resolução de problemas

Programar ensina crianças a como pensar em sequências lógicas e resolver um problema e enfrentar obstáculos de maneira criativa (e diferente do comum).

Criatividade

: Ao criar seus próprios jogos e histórias, as crianças podem expressar suas ideias de forma única.

Perseverança: Aprender a codificar ensina às crianças que falhar faz parte do processo de aprendizado, e que a persistência leva ao sucesso.

Comunicação e colaboração: Muitas plataformas de programação para crianças têm aspectos colaborativos, incentivando as crianças a trabalharem juntas – sempre compartilhando ideias.

Veja as dicas abaixo:

Apresente o desenvolvimento como algo divertido

Utilize jogos e plataformas interativas projetadas especialmente para crianças. Ferramentas como o Scratch permitem que elas criem seus próprios jogos e histórias, transformando o aprendizado em uma atividade criativa e gostosa.

Estabeleça limites e crie tarefas

Como com qualquer atividade de tela, é importante estabelecer limites. Defina horários específicos para a prática de programação e incentive a criança a completar pequenas tarefas ou projetos que façam sentido para ela, promovendo um senso de realização.

Crie dinâmicas não virtuais como complemento

programação web curso

A programação não precisa acontecer somente na frente do computador. Atividades offline, como puzzles lógicos, jogos de tabuleiro que envolvem estratégia e sequenciamento, ou até mesmo brincadeiras de criar “códigos secretos” podem ensinar conceitos fundamentais de programação.

Explore a criatividade dos pequenos

Encoraje a criança a pensar em projetos que eles gostariam de criar – seja este um jogo, uma história interativa ou uma animação. Isso, além de os manter engajados, também desenvolve habilidades de planejamento e execução.

Ah, e vale o lembrete: Entender, considerar e acolher os interesses individuais, ideias, preferências e gostos específicos de cada criança é sempre uma boa ideia.

Introduzir crianças à programação faz toda a diferença no desenvolvimento de habilidades importantíssimas em um mundo tão tecnológico como o nosso. Com um aprendizado divertido, acessível e focado nelas, quem sabe um possível apreço pela tecnologia e pela inovação não nasce daí – e passa a se desenvolver com o tempo?

Estar por dentro do mundo da tecnologia nunca é demais – ainda mais na infância. Afinal, “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

Envato compre aqui

Conclusão

A linguagem de programação está cada vez mais forte. Suas exigências no mercado de trabalho são muitas mas o retorno financeiro é excelente. Nos próximos anos, a profissão se estabelecerá de vez no mercado de trabalho.

E, embora possa parecer complexo, a profissão pode ser mais simples do que você imagina. Ainda mais com os recursos oferecidos online e gratuitamente, que permite aprender a programar se divertido. O que é muito importante para aprender linguagens de programação para crianças.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *