Pagespeed: como funciona e como alcançar notas 100 [Guia]

O Pagespeed Insights é o aliado ideal para quem busca ter  um site com alta performance. Se o seu site está pronto e também está incrível, mas apesar disso nota-se uma demora no carregamento e, consequentemente, poucos acessos, o motivo pode estar relacionado a saúde da plataforma. 

Siga o nosso guia e encontre maneiras de deixar o carregamento mais rápido para atingir nota 100 na plataforma do Google, Pagespeed Insights e ainda garantir visitas e conversões ainda maiores no seu website.

Velocidade de carregamento: por que você deve se preocupar?

Para quem é um leitor assíduo do nosso blog já deve ter lido aqui sobre a importância de um carregamento de página veloz. Mas para quem busca formas de como deixar o carregamento mais ágil, precisamos dizer: isso importa! 

Afinal, temos apenas alguns segundos para manter o usuário em nossa plataforma. Logo, ele não esperará por uma página com carregamento demorado. Felizmente, contamos com muitas ferramentas que podem resolver esse problema. Confira abaixo:

Entenda o que é o Google PageSpeed Insights

Pagespeed

O Google PageSpeed Insights é uma plataforma criada pelo Google que, a partir de um endereço de URL, mostra, por meio de diversos parâmetros e métricas, como anda a velocidade de um site com base nos dados dos últimos 28 dias hospedados nele. 

Tais métricas se fundamentam (principalmente) nos mais importantes marcadores da web que definem o que melhor promove a qualidade da experiência do usuário na internet. 

Utilizando o PageSpeed, é possível traçar um mapa onde um site melhor, ou pior, atende uma das métricas, contribuindo, ou não, para alcançar a desejada nota 100 da plataforma.

Como o Google PageSpeed funciona?

Após o carregamento da URL pesquisada no PageSpeed, a plataforma dará uma nota de 0 a 100 e informará quais métricas padrões da web foram atingidas. Que são:

1. LCP: Carregamento de página. Não deve passar de 2,5 segundos.

2. FID: Resposta à interação do usuário aos botões e links. Menor que 100 milissegundos.

3. CLS: Estabilidade visual. Quando o texto de uma página, por fatores diversos, podem se mover ou outras formas de instabilidade. Não podendo passar de 0,1.

Descendo a página, em “Dados do laboratório”, nota-se quanto o site se desvencilhou das métricas. Abaixo, em “Oportunidades”, constam sugestões elencadas pelo próprio Google mostrando pontos a melhorar. 

Já em “Diagnósticos” descreve quais artifícios contribuem diretamente para a lentidão da página. E em “Auditorias aprovadas” mostra quais artifícios contribuem para o bom desempenho do website.

Entenda a classificação e a nota do PageSpeed

Quando realizar uma consulta, sua página receberá uma nota. O PageSpeed Insights atribuirá uma nota de 0 a 100, dividida em 3 classificações: Ruim, médio ou bom. Confira melhor abaixo:

0-59: Ruim. Sua página precisa bastante de melhorias, então siga firmemente as nossas dicas desse texto!

60-79: Classificação mediana. Você está em um bom caminho, mas sua performance poderá ser melhorada e há espaço disponível para tal.

80-100: Parabéns! Sua classificação está boa e mostra que você tem seguido um bom caminho no que se refere ao carregamento da sua página. (Mas não deixe de conferir nossas dicas e saber como sempre deixá-la com essa classificação!)

Nota 100, um sonho possível?

Sem sombra de dúvidas, uma nota alta no Google Pagespeed Insights é essencial para um bom desempenho da sua página. 

É importante que sua nota esteja sempre dentro da classificação mais alta. E além disso: certifique-se que seu site tem um bom desempenho em dispositivos móveis, cujo carregamento tende a ser mais devagar, principalmente se utilizar a rede móvel.

Nota 100 é possível? Sim! Mas comece usando-a como meta, familiarizando com as estratégias de ganho de performance e carregamento, e sem se frustrar com um “quase lá”, ok?

Guia para melhorar o resultado no Google Pagespeed Insights

pagespeed insights wordpress

O carregamento de imagens pode acabar pesando o carregamento do seu site. E não há saída melhor para corrigir isso do que realizar a compressão das imagens hospedadas

Há ferramentas e plugins disponíveis no mercado para realizar tal atividade. Para citar algumas dessas, temos a CompressPNG e a TinyPNG. Confira algumas delas!

Utilize formato de vídeo para conteúdo animado

O carregamento de vídeos é mais eficiente que o carregamento de imagens em formato de GIF. 

Por isso, a utilização de conteúdos animados em formato de vídeo possibilita que o usuário consuma seu conteúdo mais facilmente e sem problemas no carregamento. Opte por esse formato e aumente o seu resultado no Google Pagespeed.

Implemente AMP

Accelerated Mobile Pages é uma tecnologia cujo intuito é otimizar a navegação em dispositivos móveis. Com o crescimento exponencial do acesso a sites através desses dispositivos, o carregamento mais rápido das páginas nestes se torna essencial

Implemente o AMP no seu site e melhore a experiência do seu usuário, cativando-o e conseguindo acessos, vendas e fidelidade.

Reduza seus códigos HTML, CSS e Javascript

Remover espaços desnecessários dos seus códigos de programação e configuração é outra chave para fazer com que sua nota no Google Pagespeed Insights aumente. E isso pode ser feito se você utilizar HTML, CSS ou Javascript. 

Uma boa opção é baixar o W3 Total Cache, um plugin do WordPress que já é bastante conhecido. Sem que precise de grandes conhecimentos de programação, essa otimização é feita com poucos cliques se você adicioná-lo ao seu WordPress. Por isso, não deixe de testá-lo!

Evite redirecionamentos múltiplos

pingdom tools

Não crie labirintos no seu site! O redirecionamento de página é comum e necessário em diversas ocasiões. Seu usuário precisa achar com facilidade as informações que ali ele busca, estas, por sua vez, precisam estar organizadas e sem poluir a visão do internauta.

Além disso, é uma excelente estratégia de marketing que você gere conversões no seu site, ou seja, que o consumidor percorra uma jornada no seu site e consuma ainda mais o seu conteúdo. Mas é essencial que você não perca o usuário pelo excesso de redirecionamentos. 

Por isso, certifique-se de redirecioná-lo para conteúdos pertinentes, em menores números e cumpra um sentido, de nicho, de timing ou de conteúdo. 

Além disso, essas idas e vindas atrasam o carregamento da página, o que causa uma ruim experiência de usuário, causando rejeição.

Aproveite melhor o cache utilizando plugins

Você já deve ter ouvido falar em Cache várias vezes navegando na internet, não é? Trata-se de uma memória onde informações ficam armazenadas e facilitam o carregamento da sua página para o internauta

Aproveite então o seu cache utilizando o W3 Total Cache, que já indicamos acima. Um dos benefícios da sua utilização é a otimização dessa memória, fazendo com que o carregamento de informações anteriormente acessadas seja facilitado, aumentando assim sua nota no Google Pagespeed Insights.

CONCLUSÃO

O Google Pagespeed Insights é uma ferramenta essencial para você direcionar as estratégias da sua página, no que se refere ao upload e o carregamento de informações e elementos.

Em um mundo cada vez mais corrido e repleto de informações, um carregamento lento pode direcionar o seu usuário em potencial ao concorrente. Por isso, utilize o Pagespeed para saber se sua pontuação é baixa, média ou boa e, assim, fazer os reparos necessários para obter os melhores resultados.

Aqui na Mercado Online Digital você encontra outros conteúdos que facilitam a sua vida e a vida do usuário. Sua página merece o melhor, então siga as nossas dicas e faça sua pontuação alavancar!

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *