Se você acha que a velocidade do site não é importante, pense de novo, você pode estar perdendo muitas vendas com isso. Um site com alta performance pode ganhar muitos pontos no Google. Isso representa mais visitas orgânicas e mais conversões.
Para você ter uma ideia, um atraso de apenas um segundo no carregamento pode representar 11% menos visualizações de páginas, diminuir a satisfação do cliente em até 17%. E pasme, reduzir em até 7% no número de conversões.
Analise o seu próprio comportamento na internet, quanto tempo você espera um site carregar antes partir para outro. A frase “Tempo é dinheiro.” faz total sentido quando o assunto é velocidade do site. Quer saber como testar a sua página web e como melhorar os resultados? Acompanhe este post, daremos dicas incríveis.
Entenda porque é importante ampliar a velocidade do site
O seu site possui um conteúdo original, otimizado e de alta qualidade. O design é impecável, porém, suas conversões e resultados orgânicos ainda são inexpressivos? Isso pode estar diretamente relacionado à baixa velocidade do site.
Acredite, 47% dos consumidores esperam que o seu site carregue em dois segundos ou menos. Se o site levar mais de três segundos para carregar, você pode perder até 40% das visitas.
Um bom projeto de SEO contempla pelo menos dois aspectos importantes: a criação de conteúdos originais e otimizados e a qualidade técnica onde a performance do site é a grande prioridade.
5 ferramentas para testar a Velocidade do site
Pronto para deixar o seu site com alta performance? Bom, o primeiro passo é testar a velocidade para descobrir quais métricas de performance estão deixando seu site lento. Separei para você cinco das melhores ferramentas de teste de velocidade de página. Confira:
Google Pagespeed Insights
O Pagespeed é a melhor ferramenta para medir a performance de um site. Trata-se de uma ferramenta criada pelo Google utilizada por desenvolvedores, programadores e proprietários de site no mundo inteiro. Para utilizá-la basta inserir a URL do site que deseja analisar.
Em seguida, o Pagespeed dará uma nota de 0 a 100 baseada em várias práticas de otimização e desempenho. Se o seu site receber nota de 0 a 59 isso significa que ele precisará de muitas melhorias. 60 a 79 é uma classificação mediana, seu site está no caminho certo, porém algumas questões técnicas ainda podem ser aperfeiçoadas. Se sua nota for de 80 a 100, parabéns! Você chegou onde muita gente gostaria de estar.
Junto a nota de performance você receberá um relatório com várias recomendações do Google para melhorar o desempenho do site. Concentre-se em resolver os problemas apontados. A medida que as melhorias forem sendo implementadas, realize novas análises no Pagespeed.
GTmetrix
Desenvolvido pela GT.net, o GTmetrix é uma ferramenta de teste de fácil utilização, desenvolvida no Canadá, a ferramenta possui versões gratuitas e premium. Porém, a gratuita dará a você informações importantíssimas que podem ajudar a melhorar significamente a velocidade do site.
Para utilizar basta inserir a URL do site que deseja analisar. As pontuações de velocidade são baseadas no PageSpeed e no Yahoo YSlow. Os resultados são apresentados em forma de porcentagem. O relatório apresentado pela ferramenta é riquíssimo com uma quantidade enorme de detalhes. O GTmetrix apresenta também um gráfico em formato de timeline que apresenta o tempo de carregamento de cada item.
Pingdom Website Speed Test
O Pingdom é a ferramenta de teste de performance gratuita mais popular da comunidade wordpress. Isso se deve ao fato que ela é uma ferramenta muito simples e fácil de ser utilizada.
Para realizar análise insira a URL que deseja avaliar e o país onde o site está hospedado. A ferramenta gera uma nota de desempenho que avalia tempo de carregamento, tamanho da página e número de solicitações do site.
Yslow
O Yahoo não podia ficar para trás e desenvolveu o Yslow, sua própria ferramenta de avaliação de velocidade para site. A ferramenta adota as melhores práticas de web performance para front-end. Para analisar a performance de um site a Yslow se baseia em 13 regras e adequação. A pontuação é aferida através das notas de A a F, onde A representa a melhor nota e F a nota mínima.
WebPagetest
O WebPageTest foi desenvolvido em 2008 pela AOL. A ferramenta analisa métricas de carregamento, renderização, segurança entre outras. Nele você consegue realizar uma análise bem detalhada tendo em vista o estado e país de origem. Assim como no Yslow, as notas vão de A a F sendo F a pior nota e A a melhor.
Saiba como otimizar e melhorar a velocidade de um site
As ferramentas citadas acima te darão um relatório completo com as melhorias que você deve realizar em seu site para torná-lo mais veloz. Porém, existem algumas práticas que podem ajudá-lo neste processo. Normalmente os sites são frequentemente atualizados e o fato de você resolver algumas questões técnicas, não significa que novos problemas não possam surgir no decorrer do tempo. Confira algumas práticas que podem garantir uma boa velocidade do site:
- Garanta que o seu site esteja hospedado em um servidor rápido e seguro;
- Verifique se o seu site não possui plugins de baixa qualidade e mal codificados, pois isso pode deixá-lo lento;
- Utilize um tema WordPress leve sem muitos recursos inchados como: controles deslizantes, construtores de página, Java scripts animados complexos, etc.
- Evite enviar arquivos de áudio ou vídeo para o seu site;
- Otimize todas as imagens utilizadas em seu site. Imagens grandes são o principal motivo pelo qual os sites carregam lentamente.
Conclusão
Agora que você conhece a importância de um site com alta performance e como a velocidade do site pode interferir significativamente nos seus resultados, faça agora mesmo o teste e comece a otimizar o seu site.
Uma boa dica é contratar um bom desenvolvedor para resolver todos os problemas apontados pelas ferramentas e continuar fazendo as melhorias ao longo do tempo. Se você gostou deste artigo aproveite para deixar um comentário, sugerir pautas e compartilhar em suas redes sociais.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.