ChatGPT: O que é, Funcionamento, Vantagens e Desvantagens [Guia]

Chat PPT: Conheça a inteligência artificial que está mudando o cenário do conteúdo escrito digital. Veja onde ele acerta e onde moram os perigos.

Apesar de ser apenas um protótipo, o CHAT GPT tem causado histeria ao redor do mundo por oferecer um gerador de conversas inteligente. Tudo que o usuário precisa fazer é dar algumas ordens em troca de uma redação completa com base em algoritmos.

Essa poderosa ferramenta está provando ser uma das primeiras grandes tecnologias disruptivas da era da Inteligência Artificial e IOTs (Internet das Coisas). Mas, embora ofereça muitas vantagens, há uma série de fatores que precisamos nos atentar.Vejamos:

envatoelements

Saiba o que é o Chat GPT 

Caso você não saiba o que é CHAT GPT, explicamos: Essa Inteligência Artificial é um gerador de conversas automático. Sim, com base no conteúdo disponível online, o robô é capaz de gerar redações completas usando a web como referência.

Até o ano de 2022 o CHAT GPT só esteve disponível para usuários Plus da Open AI, gigante por trás de invenções em torno de IOTs. Mas agora, a versão de testes já está disponível para todos em uma plataforma super interativa e fácil de manipular.

Desvantagens da inteligência artificial na educação

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que está atraindo a atenção mundial, principalmente nos últimos meses. Ela impactou os usuários da internet e, consequentemente, preocupou a muitos por suas prováveis consequências. 

Na educação, a inteligência artificial também não é sempre vista com bons olhos, já que possui muitos malefícios, o que deixa os professores e os demais profissionais da área receosos quanto a essa tecnologia. Veja quais são as principais desvantagens da inteligência artificial na educação: 

  • Risco de dependência excessiva da tecnologia;
  • Aumento de plágios, então use um verificador de plágio antes de enviar um trabalho acadêmico.
  • Diminuição da criatividade dos alunos; 
  • Redução do raciocínio e da tentativa de acerto; 
  • Problemas quanto a ética e a privacidade; 
  • Diminuição da interação humana; 
  • Reprodução de desigualdades;
  • Deficiência no desenvolvimento de habilidades básicas e essenciais (ler, escrever, interpretar e etc.).

Saiba quais são as vantagens e desvantagens do ChatGPT

A maior vantagem apresentada pelo CHAT GPT é em torno do tempo de execução de um conteúdo textual. É possível completar uma redação inteira acerca de qualquer tema em alguns minutos.

Além disso, a plataforma já tem economizado o tempo de muitos programadores que já a utilizam até para recriar linguagens de programação baseada em Java, C# e Python. Assim como para estudantes que precisam de urgência na elaboração de resumos. Porém, como nem tudo são flores, a tecnologia apresenta algumas desvantagens que nós usu-oaios precisamos ficar atentos

Porém, como nem neste mundo tudo são flores, a tecnologia apresenta algumas desvantagens que nós, usuários, precisamos ficar atentos. Confira  a  seguir as principais vantagens e desvantagens do Chat GPT.

openai chatgpt login

Vantagens 

  • Otimiza e automatiza processos; 
  • Cria conteúdo automatizado; 
  • Gera textos automáticos; 
  • Desenvolve relatórios;
  • Proporciona maior produtividade;
  • Facilita o acesso às informações.

Desvantagens 

  • Gera e colabora na disseminação de notícias falsas e de desinformação;
  • Representa riscos à privacidade e à segurança; 
  • Pode utilizar informações não confiáveis e tendenciosas; 
  • Substitui a interação humana; 
  • Provoca demissões; 
  • Aumenta a ocorrência de plágio.

Chat GPT: devemos usar com responsabilidade

Embora o Chat GPT traga muitos impactos positivos no dia a dia do usuário, precisamos ter cautela com a forma como utilizamos o conteúdo. A principal delas é em torno da criatividade, afinal, ainda não existe uma IA que pense por si própria.

O problema disso é que há enormes chances de ocorrer plágio em um texto desenvolvido pelo Chat GPT, uma vez que o bot utiliza outras fontes para gerar o conteúdo. Logo, nada de copiar e colar tudo o que ele diz, pois há o risco de infringir direitos autorais. Revise!

Outro detalhe é que, por reciclar dezenas de informações diferentes em um único texto é possível que a plataforma gere informação incorreta. Visto que os dados processados se referem até somente 2021, até então.

Precisamos lembrar também sobre a função do texto; é informar? é detalhar? é criar um storytelling? Tudo isso deve ser pensado durante a execução do texto. Nem sempre o Chat GPT fará isso, o que pode deixar o conteúdo mais robótico e menos natural.

WProcket

As diferenças entre ChatGPT e um Chatbot

A principal diferença entre o ChatGPT e um Chatbot é quanto a sua inteligência processual. Enquanto o ChatGPT possui a capacidade de gerar as próprias informações (baseando-se no que há disponível na web), o ChatBot é programado para responder questões previsíveis.

Um exemplo disso são os chats de conversas presente na maior parte dos sites. Ele pode sim responder questões relacionadas àquele site, como informações da conta, dúvidas frequentes, telefones úteis. Mas, diferente do Chat GPT, não conseguirá desenvolver um argumento completo.

Como usar o serviço em português 

A plataforma do ChatGPT ainda só está disponível em inglês. Mas é possível usar o recurso do navegador para tradução automática. Já para receber uma conversa em português é necessário:

Passo 1 

Abra o ChatGPT em seu navegador e clique em “Try ChatGBT”;

Passo 2 

Faça uma conta. Você pode se cadastrar diretamente com uma conta Google ou Microsoft;

Passo 3

Já na página seguinte é só dar um comando (ou fazer uma pergunta) em português usando a barra de pesquisa na parte inferior da tela. O ChatGPT irá gerar uma conversa neste mesmo idioma.

Passo 4

chatgpt demo

Para criar uma nova conversa basta clicar em “New Chat” na barra de menus à esquerda.

Templades

Conclusão

O ChatGPT só mostra o quanto o mundo pode mudar com ferramentas inteligentes. Mas, apesar de bastante prático, a inteligência artificial requer muitos cuidados para não fazer o usuário cair no plágio e nem em desinformação. É preciso revisar sempre!

Contudo, se bem manejado, essa poderosa ferramenta pode ajudar a esclarecer ideias, criar resumos para entender melhor textos completos e economizar tempo de usuários que precisam agilizar um processo que envolva a escrita digital.

Continue acompanhando os conteúdos do blog da Mercado Online Digital e saiba tudo sobre as principais novidades da tecnologia.

Sobre o autor

Comentários 0

Mariangela
Mariangela
Responder

Dúvida: como a pesquisa na web faria diferença de informações falsas e verdadeiras?

28/04/2023
Ilian Junior
Ilian Junior
Responder

A ia busca em toda a rede de dados, conseguindo distinguir, faz um teste no chatgpt pedindo que te informar algo “fake”, ele vai falar sobre avisando que aquilo não é verdade, é bem interessante o que as Ias podem alcançar em questão de “aprendizado”

29/04/2023
Glauco Elimar
Glauco Elimar
Responder

A IA, desenvolveria um texto publicitário, por exemplo ?

10/05/2023
Ilian Junior
Ilian Junior
Responder

Sim, o ChatGPT consegue desenvolver um texto publicitário, o ideal é ser bem claro para que ele possa ser direcionado e ficar bem focado na sua necessidade, acredito que possa ser um grande aliado.

10/05/2023
Suzete Vento
Suzete Vento
Responder

Resumindo, se hoje as pessoas já tem dificuldade em redigir e escrever bons textos, vai ficar ainda pior. Não saberemos mais se estamos conversando com um ser humano ou com uma IA. Ao meu ver, vai de ruim a pior, quiçá péssimo.

17/07/2023

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *