Saiba Mais Sobre Figma: O que é, Principais Vantagens e Funcionalidades

Descubra o Figma, a ferramenta que está revolucionando o design digital, e entenda como ela pode transformar cada um de seus projetos!

No mundo do design digital, a inovação é a chave para a relevância. Uma das ferramentas que tem ganhado destaque nesse cenário é o Figma e, segundo seu próprio site, a maneira como você projeta, alinha e constrói importa. Faça isso com o Figma!

Se você ainda não está familiarizado com essa plataforma, prepare-se para revolucionar e transformar os seus projetos — já que o Figma é uma ferramenta de design de interface do usuário e a colaboração em tempo real é um de seus maiores diferenciais.

Isso significa que equipes de design (ou outras áreas no universo dos produtos) podem trabalhar juntas no mesmo projeto, ao mesmo tempo, independente de onde estejam. 

Mas, o que exatamente é o Figma e como ele pode ser usado para melhorar seus projetos de design? O Mercado Online Digital te explica tudo neste artigo!

Saiba o que é a ferramenta Figma

Lançado em 2016, essa ferramenta de design é, hoje, a ferramenta mais utilizada por quem trabalha com prototipagem, design de interface de usuário e user experience, segundo uma pesquisa publicada pelo UX Tools em 2021.

Com o Figma, os designers podem criar, testar e compartilhar interfaces de usuário interativas, e, além delas, desenvolver protótipos e fluxos de navegação, implementar sistemas de design, criar artes e desenvolver apresentações, posts, e-books e infográficos.

Co-crie com facilidade, dê vida aos seus designs, compartilhe uma fonte de verdade entre design e desenvolvimento e, por fim, crie consistência com um sistema de design aberto — o Figma é tudo isso e muito mais!

Entenda para que serve o Figma

Segundo Shawn Lam, Head de Design do Zoom, o Figma reúne designers, gerentes de projeto, gerentes de produto e engenheiros — e a qualidade do feedback é 10 vezes melhor.

O Figma funciona como uma plataforma unificada para todas as etapas do processo de design – afinal, através dele, os designers podem criar wireframes, protótipos e interfaces de usuário de alta fidelidade, tudo em um só lugar.

O principal objetivo do Figma é melhorar a eficiência, a colaboração e a comunicação entre equipes de design e desenvolvimento, tornando o processo de criação de produtos digitais ainda melhor e mais integrado.

Conheça as principais vantagens do Figma

As vantagens do Figma o transformam na escolha perfeita para designers, equipes de design, desenvolvedores e profissionais do mundo do marketing e da publicidade. Conheça-as abaixo e entenda por que você deve criar uma conta na plataforma quanto antes!

Integração com outras ferramentas

figma o que é

O Figma se integra perfeitamente a diversas outras ferramentas – o que é importantíssimo para o fluxo de qualquer trabalho que envolva design. Ele se conecta com ferramentas como Slack (para comunicação), Zeplin (para handoff de design), e Trello (para gerenciamento de projetos), entre outras.

Isso significa que você pode importar e exportar designs com facilidade e praticidade, compartilhar atualizações com a sua equipe e manter todos sempre na mesma página – e isso faz toda a diferença. Entre as outras ferramentas estão: Google Workspace, Microsoft Teams, Zoom, Asana, Notion e Dropbox – mas não para por aí. Confira todas elas na aba Integrations do site oficial do Figma!

Colaboração em tempo real

Como você já sabe, uma das maiores vantagens do Figma é a funcionalidade de colaboração em tempo real oferecida por ele. Vários designers podem trabalhar no mesmo arquivo ao mesmo tempo, vendo as atualizações uns dos outros em tempo real. 

Isso faz com que trocas constantes de arquivos e atualizações não sejam mais necessárias, deixando o processo de design ainda melhor. O Figma ainda permite que você compartilhe o seu trabalho com as partes interessadas e colete feedback diretamente na plataforma.

Baseado em nuvem

Como o Figma é baseado em nuvem, você pode acessar os seus arquivos de design de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso significa que você não precisa se preocupar em perder todo o seu trabalho caso o seu computador falhe, pare de funcionar ou, claro, você esqueça de salvar o seu arquivo.

Ferramenta intuitiva

O Figma é conhecido por sua interface de usuário intuitiva. Ele é projetado para ser fácil de usar – até mesmo para iniciantes. As ferramentas e recursos são claramente rotulados e fáceis de encontrar, e há diversos tutoriais e recursos de aprendizado disponíveis para ajudá-lo a se familiarizar com a plataforma.

Recursos para devs

O Figma não é apenas para designers – ele também conta com uma série de recursos úteis para desenvolvedores, permitindo que eles inspecionem os designs e obtenham informações sobre cores, fontes, dimensões e muito mais. 

O Figma também gera o CSS de forma automática para os designs, o que pode economizar tempo e esforço na fase de desenvolvimento.

Saiba o valor do Figma em 2024

figma é gratuito

Utilizando a versão gratuita do Figma, você terá acesso a:

  • Editor Figma;
  • 3 arquivos de design colaborativo;
  • Rascunhos pessoais ilimitados;
  • Inspeção básica de arquivos. 

Além do Figma Free, existem mais três planos: Professional, Organization (para grandes equipes) e Enterprise (para a construção de produtos em larga escala). Eles custam $ 12, $ 45 e $ 75 por mês, respectivamente. Utilizando o Organization, você pode pagar $ 25 apenas pelo Modo Dev, caso queira, e com o Enterprise, você paga $ 35 por mês por essa mesma função (somente o Modo Dev).

O plano Profissional é gratuito para estudantes e educadores, e, nele, o Modo Dev já está incluso. No site oficial do Figma, você confere mais sobre as funcionalidades específicas de cada plano e escolhe qual deles faz mais sentido para você, seus projetos e/ou sua equipe.

Wp Rochet

Conclusão

O Figma oferece uma série de vantagens para designers e equipes de design. Com sua capacidade de colaboração em tempo real, integração com outras ferramentas, armazenamento baseado em nuvem e interface de usuário intuitiva, o Figma está revolucionando a maneira como o design é feito.

O Figma é super bem avaliado no mercado, com uma avaliação de $10 bilhões em 2024 – o que indica que a ferramenta é, além de popular, uma força a ser reconhecida no mundo do design digital.

Se você é um designer ou trabalha em uma equipe de design, marketing ou desenvolvimento de software, investir no Figma vale a pena – no sentido de tempo para aprender a usar e no sentido financeiro também. 

Além de melhorar a eficiência e a colaboração em projetos de design, o Figma abre novas portas para seus usuários no campo do design digital. Crie a sua conta e aproveite todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma – da prototipagem a melhora na experiência do usuário.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *