FTP é uma linguagem usada antes mesmo de conhecermos a internet como ela é hoje. A ferramenta permite a comunicação entre cliente e servidor (ou servidor e cliente) de uma forma simplificada.
Nesse artigo você entenderá a diferença entre o File Transfer Protocol e o Servidor FTP que oferecem recursos distintos um do outro principalmente para quem precisa trabalhar com websites e outras plataformas digitais. Confira!
Entenda o que é FTP e como funciona
O FTP (File Transfer Protocol) ou, em português, Protocolo de Transferência de Arquivo, como o próprio nome já diz, é um protocolo usado em diversos programas para envio de arquivos.
Programas cliente como FileZilla ou Cyberduck oferecem essa tecnologia FTP, e, com eles, é possível enviar ou baixar milhares de arquivos de um servidor online — upload e download, respectivamente.
O Protocolo de Transferência de Arquivo funciona em torno do Cliente e do Servidor. Toda vez que você, cliente, realiza uma conexão com um servidor em busca de arquivos hospedados online (ao acessar um site por exemplo), o programa FTP se comunica com o servidor solicitando esses arquivos.
Por outro lado, o servidor que detém esses arquivos possui um programa FTP que permite essa conexão segura, por meio de IP autenticado, de computadores desconhecidos (os clientes), à procura dos arquivos desejados.
Entenda como surgiu o FTP
Se você ainda não sabe, a internet global como conhecemos hoje, funciona por intermédio do protocolo TCP/IP que permite o contato entre a rede de computadores mundial.
Ainda antes da criação do TCP, ou seja, antes da internet como tal surgir, foi criado nos anos 1970 o protocolo FTP sendo o primeiro a definir os mecanismos de transferência de arquivos de maneira segura, eficaz e que ainda pudesse manter estes arquivos de maneira remota.
Ao longo dos anos o Protocolo de Transferência de Arquivo passou por inúmeras alterações e hoje esse mesmo protocolo está incorporado ao TCP para que continue a ocorrer transferências de arquivo correta e confiavelmente.
Principais vantagens em se utilizar o FTP
Protocolo de Transferência de Arquivos, ou File Transfer Protocol é o que chamamos de FTP. Essa tecnologia possui um conceito bem básico: transferência de arquivos entre computadores.
Essa tecnologia permite que arquivos sejam enviados a uma máquina e ali ficar disponível para acesso remoto quando e quem quiser. Veja quais são as suas especificações:
Envio de vários diretórios ao mesmo tempo
Sabemos que o FTP é uma transferência de arquivos entre computadores. Mas vale lembrar que antes da informação chegar ao cliente, ela passa por um longo percurso.
Quando acessamos uma rede social, por exemplo, estamos diante de um protocolo FTP em ação. Alí estão contidos uma quantidade massiva de dados disponibilizados pelo servidor/desenvolvedor.
Imagine então encaminhar esses dados um a um. Com a tecnologia FTP isso não é necessário. Grande quantidade de dados são encaminhados a um servidor FTP. Portanto, tais dados ficam pré-disponibilizados para o cliente acessar a qualquer momento.
Progresso sempre salvo
Tentem usar o Google Docs, por exemplo. Perceba que ao decorrer do desenvolvimento de um texto as informações são salvas automaticamente.
O protocolo FTP funciona essencialmente através da internet, logo, conteúdos encaminhados para um servidor FTP acabam sendo salvos na nuvem.
Vantagem da tecnologia é que nunca perderemos o progresso de algum projeto em desenvolvimento.
Configuração realizada de uma só vez
Outra vantagem que permite um bom desempenho do protocolo FTP é a respeito da sua configuração. Pode assustar quando ouvimos falar sobre programação, porém essa tecnologia traz um lado muito simples dessa área: seu gerenciamento.
A configuração de um protocolo e/ou servidor FTP é bem simplória. Além de não precisar reconfigurá-la toda vez que encerrar, a configuração inicial é armazenada e pode-se usá-la para infinitos fins, sendo necessário apenas configurar uma ou outra mudança que desejar.
Simplicidade na utilização
Falando exatamente sobre sua simplicidade, o recurso FTP é uma ferramenta que não necessariamente precisa do mais profundo saber acerca da programação continuada.
Apesar do conhecimento nessa área ser um reforço, nada como um treinamento básico com ele para começar a desenvolver tarefas em nuvem, afinal, estamos falando de um protocolo básico e compatível com uma série de ferramentas interativas.
Compatível com ferramentas de versionamento
É comum criarmos várias versões de um sistema em formação. Na área da tecnologia da informação esta se mostra uma atividade muito presente.
Dito isso, é preciso saber que já existe a possibilidade de desenvolver projetos digitais conjuntamente e de forma 100% remota. Por isso o protocolo FTP é essencial.
O FTP além de salvar o progresso online de forma inteiramente automática e manter os dados à salvo (é preciso permissão para acessar), também é compatível com a maior parte das ferramentas de versionamento.
Para quem não sabe, versionamento, como o nome sugere, é uma forma de criar versões de um sistema. A utilidade de usar tal ferramenta em FTP é que muitas pessoas podem trabalhar juntas e desenvolver um trabalho extenso e de qualidade.
Saiba mais sobre a seguridade do FTP
O protocolo FTP, apesar de ser bastante utilizado, nem sempre é extremamente seguro. As transferências de arquivos são feitas sem qualquer tipo de criptografia, o que possibilita que um hacker intercepte o pacote TCP ao longo da transmissão e tenha acesso às informações do arquivo. Isso acaba colocando o seu computador e o seu servidor em risco, sendo bastante prejudicial para a sua navegação.
Para que você amenize os riscos do protocolo FTP, é interessante alterar a senha de acesso ao serviço FTP periodicamente, evitando senhas muito fáceis ou comuns. Assim, os seus arquivos terão maior segurança nos processos de transferência via protocolo FTP.
Entenda quando usar o protocolo FTP
O protocolo FTP pode ser usado em variadas situações que envolvem transferência de dados e arquivos de um sistema computacional para outro. Esse protocolo pode ser utilizado para transferir dados para backup, compartilhar arquivos com outros usuários e transferir páginas, arquivos de aplicativos e imagens para outros servidores.
Mas, apesar de ser uma boa ferramenta de transferência de arquivos, é preciso se atentar às questões de segurança do protocolo FTP, uma vez que ele é inseguro e bastante vulnerável.
Principais características do protocolo FTP
O Protocolo de Transferência de Arquivo possui muitas caraterísticas, as principais são:
- Rapidez: consegue enviar e receber arquivos extensos sem causar impacto na velocidade;
- Versatilidade: é possível atuar tanto como servidor quanto cliente;
- Base em TCP: baseado no protocolo TCP tem suporte online e possui uma interface de comunicação com o protocolo TCP/IP;
- Segurança: é necessário login e senha, ou ip autenticado para usá-lo.
Conheça grandes 3 benefícios em se utilizar o FTP
Apesar de possuir uma maior limitação entre outros mecanismos de transferência de arquivos como SMB, o protocolo FTP oferece maior vantagem quando pensamos num todo. Veja quais são:
Permite a transferência de grande volume de dados
O protocolo FTP é aconselhável quando se tem um grande número de arquivos que devem ser compartilhados. Isso porque sua tecnologia permite uma troca e recebimento de dados que não causa impacto na velocidade da sua internet ou sobrecarga no servidor.
Contudo, ele também é recomendado para os tópicos a seguir mesmo para quem não utilize esse recurso com frequência.
Gerenciamento facilitado
Justamente por ter suporte TCP já podemos dizer que o Protocolo de Transferência de Arquivo, garante um manuseio da ferramenta de forma simplificada. Isso se dá pelo motivo do Protocolo de Transferência de Arquivo possuir interface de interação.
Você poderá notar quando na URL que estiver acessando, ao invés de ver a sigla de hipertexto (HTTP) irá se deparar com uma sessão de compartilhamento de arquivos em FTP.
Segurança
Por fim, o protocolo FTP garante uma maior segurança. Como dito logo acima, além de ser necessário login e senha ou então um ip autenticado para acessar os arquivos do servidor, o próprio servidor limita o uso desenfreado do acesso.
Nesse sentido, será disponibilizada uma cópia do arquivo solicitado, enquanto que, para garantir o mesmo conteúdo para outros usuários, o arquivo original se mantém intacto.
Função da conexão de controle usada no protocolo FTP
A conexão de controle utilizada no protocolo FTP tem a função de realizar mudança de diretórios, trocar informações (como usuário e senha) e inserir e apagar arquivos. Já a conexão de dados é responsável por enviar arquivos pedidos pelos clientes.
Por essa razão, é possível dizer que o FTP possui informações de controle fora da banda. Isso o diferencia do HTTP, já que esse último tem dados de controle na banda.
Como acessar FTP pelo terminal: passo a passo
Quer acessar o FTP por um terminal de comandos, mas não sabe como? Então, aprenda o passo a passo para realizar essa ação:
- Abra o Prompt do seu Windows;
- Clique em iniciar e executar;
- Digite “cmd” e pressione “OK”;
- Escreva “ftp ftp.seudomínio.com.br” ou “.net .com .org”, a depender da extensão do seu domínio;
- Insira o usuário de FTP;
- Insira a senha e pressione a tecla “ENTER”.
Os 10 melhores programas de FTP para transferir arquivos Online
Com a leitura desse texto, nós já sabemos que o FTP – File Transfer Protocol – significa Protocolo de Transferência de Pasta e é usado para transferir arquivos e dados de um servidor para um outro computador, a partir do uso de um cliente FTP da sua preferência.
Também já foi possível entender que, com o FTP, os usuários conseguem transferir e receber o que precisam compartilhar por meio da internet, através de um endereço de navegador ou de um software e que o FTP é uma forma de transferência de pastas que surgiu antes do armazenamento em nuvem que, hoje em dia, é também uma ótima forma de transferir arquivos.
Além disso, já entendemos que o FTP é muito útil e, em muitos casos, essencial para transferir o que você precisa. Ele é muito utilizado em sites com sistemas de hospedagem, e é muito bom para quando um grande número de dados precisa ser transferido, como na construção de sites com muitas páginas de recursos de programação.
Mas, como usar o FTP? Quais os melhores programas que disponibilizam essa ferramenta? Essa é uma dúvida que pode surgir ao ler esse texto e é isso que vamos apresentar nesse tópico, já que, nós, do Mercado Online Digital, sempre optamos por dar as informações da forma mais clara possível, pois, seja com os textos que disponibilizamos ou com os produtos disponíveis para compras no nosso site, o intuito sempre é facilitar a vida e o trabalho de nossos clientes e usuários!
Confira aqui 8 programas de FTP para transferir arquivos online!
1. FileZilla
Conseguir fornecedores baratos, facilita muito o trabalho e permite que tenhamos um preço melhor para o cliente e para obter lucros melhores. Então, conseguir fornecedores gratuitos, é quase um sonho! O Filezilla é gratuito e é real!
Ele é uma solução gratuita tanto para o cliente quanto para o servidor. é um software open source. Tem suporte disponível em fórum, onde pode ser feito solicitação de bugs e recursos.
Você pode fazer o download desse servidor pelo site oficial deles.
2. Classic FTP
O Classic FTP é o Protocolo de Transferência de Pasta mais estável e compreensível disponível e é muito fácil de ser usado.
O download e o upload de pastas é ágil e simples de ser feito. A transferência de dados é segura e usa o FTP SSL. Além disso, é compatível com todos os servidores FTP populares.
O FTP é tido como muito difícil de usar, porém, o Classic FTP veio com a proposta de facilitar o uso dessa ferramenta.. Ele possui um design que facilita e melhora a experiência do usuário, deixando o uso mais simples e intuitivo.
3. Free FTP
Este cliente FTP é feito para ser poderoso e amigável para o usuário, ou seja, ele é fácil de usar. Possui o sistema de arrastar e soltar, o que faz com que os processos sejam facilitados, já que para fazer o upload ou o download de uma pasta, basta arrastar e soltar para o servidor ou para o seu computador, dependendo do que você deseja fazer.
Os processos costumam ser bem rápidos com esse cliente.
Embora seja nomeado como Free FTP, o que nos dá a ideia de ele ser gratuito, na verdade, ele possui a versão gratuita e a versão pro. Para fazer o download dele, basta acessar o site e fazer os processos indicados.
4. SmartFTP
Possui vários recursos básicos, mas também muitos outros avançados. Com segurança garantida, é confiável e eficiente. Possui suporte para Windows 11, faz edição de texto, corrigindo erros ortográficos e gramaticais, suporta o Google Cloud Storage, o Microsoft Onedrive e o Google Drive.
Além disso, possui vários aprimoramentos e melhorias.
Então, o SmartFTP é uma ótima opção de cliente FTP para você que necessita transferir arquivos entre servidores e computadores.
Para baixar o Smart FTP, acesse o site.
5. Cyberduck
O Cyberduck oferece suporte tanto para Windows, quanto para Mac, então, caso você tenha um computador da Apple e esteja encontrando dificuldades em achar um bom cliente FTP, o Cyberduck é uma ótima opção.
Se conecta com os apps de armazenamento do Google é uma coisa que não encontramos em todos: se conecta com o S3, o sistema de armazenamento da Amazon!
Para baixar e começar a utilizar o Cyberduck, você pode fazer o download no site oficial deste cliente.
6. FireFTP
Diferentemente dos outros que já apresentamos, esse cliente é exclusivo para usuários do Mozilla Firefox. Para fazer o download desse cliente, clique aqui.
7. Any Client
O Any Cliente também é gratuito e é muito bom. Não é tão completo quanto os outros, mas é bem fácil de usar, o que ajuda muito no processo. Além disso, ele tem uma qualidade que os outros não têm: você pode optar ou não pelo download!
Caso você opte por baixar o cliente, você pode fazer isso aqui ou então pode usá-lo diretamente pela internet, que possui menos recursos, mas é uma boa opção para serviços mais rápidos e pontuais.
Tem como pontos positivos ser muito simples e fácil de usar, além de ser muito rápido e estável. Mas, como pontos negativos, ele não tem preferências e pode não ser tão seguro quanto os outros.
8. Net2FTP
É muito prático, totalmente online e gratuito. Pode ser acessado por qualquer navegador e, com ele, você consegue fazer a transferência de arquivos de maneira muito rápida. Possui tradução em mais de 20 idiomas e tem uma interface bem limpa e fácil.
9. ForkLift
O ForkLift é um gerenciador de arquivos exclusivo para Mac, sendo possível comparar, por meio de dois painéis, diversos locais de arquivos e, até mesmo, movê-los. Também dá para se conectar a uma série de servidores ao mesmo tempo, o que é muito útil quando se tem mais de uma transferência a ser feita.
Se você se interessou em testar esse programa de FTP para transferir arquivos, pode fazer isso gratuitamente. Porém, para utilizar o software principal, é necessário pagar uma licença que custa $29,95. Assim, você terá acesso ilimitado a todas as funcionalidades do ForkLift e poderá realizar a transferência de arquivos tranquilamente.
10. Transmit
Assim como o ForkLift, o Transmit é um excelente programa de FTP para transferir arquivos no Mac. Ele possui funções que o diferencia dos outros softwares disponíveis no mercado. Sua interface é muito boa, sendo ótima para gerenciar arquivos e, até, vinculá-los a diversos servidores ao mesmo tempo.
Porém, o seu uso completo também não é gratuito. Apesar de ser possível realizar teste grátis, o usuário deve pagar $45 por uma licença para utilizá-lo de modo integral e contínuo. Ele possui outras licenças pagas, mas, a cada uma adquirida, os descontos aumentam.
Saiba como se Conectar ao FTP da Hostinger
Para se conectar ao FTP da Hostinger, você possui duas alternativas. A primeira delas é pelo acesso direto no FileZilla. Nesse caso, é preciso seguir os passos abaixo:
- Abra o FileZilla;
- Defina a configuração de host (IP do FTP), usuário (nome de usuário FTP) e porta (21), adquirida na seção “Contas FTP”;
- Pressione “Conexão Rápida”.
Já a segunda alternativa para se conectar ao FTP da Hostinger é por meio do “Gerenciador de Sites”. Nessa opção, você deve:
- Abrir o FileZilla;
- Entrar no Gerenciador de Sites;
- Pressionar “Novo Site”;
- Definir a configuração de protocolo (FTP), host (IP do FTP), porta (21), criptografia (FTP Simples), tipo de logon (normal) e usuário (nome de usuário do FTP), também obtidas na seção “Contas FTP”;
- Clicar em “Conectar”.
Pronto, depois dessas ações, em qualquer uma das opções, você será conectado ao servidor FTP!
Entenda o que é: FTP ativo e FTP passivo
Há duas formas de se conectar a um servidor FTP, sendo elas pelo FTP ativo ou pelo FTP passivo. No modo ativo, que é o tradicional, o usuário realiza a conexão com o servidor enviando o comando “PORT”, com um pacote endereçado à porta 21, para que haja a transferência de seus arquivos.
Já no modo FTP passivo, o usuário também contacta a porta 21 do servidor, mas por um comando diferente. Ao invés de utilizar o “PORT”, ele usa o “PASV”. Nesse caso, o servidor FTP notifica que o cliente só pode conectar por meio de uma segunda porta, que seja diferente da primeira.
Problemas que são evitados com o FTP
Para quem possui um site no wordpress, é essencial ter um leitor de FTP para que o serviço digital seja viável. Veja o que se pode fazer usando este protocolo:
- Trabalho remoto em equipe: É possível que dois ou mais usuários trabalhem o mesmo projeto. Cada um em seu servidor, de forma remota;
- Transferência de dados em maior segurança: Exige login e senha para o manuseio de dados online. Além do mais é possível criptografar o conteúdo;
- Gerenciar arquivos digitais: Com o FTP é mais simples arquivar e gerenciar o conteúdo digital de maneira organizada;
- Salvar automático: Ações e progresso são salvos automaticamente evitando a perda de conteúdo desenvolvido;
- Envio de arquivos: É possível enviar centenas de arquivos robustos em uma única vez. Agilidade no processo;
- Armazenamento online: Sua principal função. Mantêm todo conteúdo online. Quem tiver acesso vai poder ver os arquivos de onde estiver.
Entenda quais são as desvantagens do sistema do FTP
Embora a tecnologia do FTP tenha ajudado muita gente, essa ainda é uma ferramenta com mais de 50 anos. Além do mais, o mercado hoje em dia já oferece opções mais modernas, inteligentes e muito mais seguras.
Dessa maneira, as desvantagens do FTP são:
- Menos seguro: utiliza canais diretos e não criptografa o conteúdo;
- Em breve não terá suporte do Google;
- Realiza apenas downloads e uploads de arquivos, mas não permite acesso ao Secure Shell;
- Caindo em desuso.
Saiba o que pode substituir o servidor FTP
Embora o FTP seja o protocolo de transferência de dados mais utilizado, não é o único disponível no mercado. Há outras opções, mas que acabam não sendo tão abrangentes quanto este.
Exemplo disso é o SSH, que possui a mesma premissa, contudo, tende a ser mais seguro por criptografar o conteúdo. A desvantagem é que, diferente do FTP (que possui uma tela visual), o SSH só pode ser manuseado através das linhas de comando.
Mas também existe o SFTP, que nada mais é que uma junção destas duas tecnologias anteriores. É basicamente o FTP atuando com pacotes de SSH. Porém, apesar de não usar canais diretos do FTP, seu conteúdo não é criptografado, sendo menos seguro que o SSH.
Entenda do que o FTP depende para funcionar
Para utilizar o FTP é necessário que antes tenha uma conexão entre Cliente e Servidor através de um serviço de login e senha. Além do mais, para fazer uploads e downloads de conteúdos é preciso utilizar um servidor cliente que permita manusear essa transferência.
Exemplos de servidores são o Filezilla, WinSCP, Core FTP LE, Cyberduck e Smartftp. Estes dois últimos fizemos um comparativo ao final do artigo. Confira.
Saiba como entrar no FTP sem usar um programa
O FTP é apenas um protocolo de transferência de dados. Para acessá-lo é preciso, antes de mais nada, um programa capaz de traduzir os dados baseados neste protocolo. Ou seja, não é possível acessar um FTP sem um servidor cliente desse segmento.
Mas não é tão difícil acessar conteúdos FTP. O Chrome por exemplo, já é um programa que tem essa função, apesar de ser automático e imperceptível. Outros programas, que são mais complexos, normalmente são gratuitos e possuem uma interface gráfica interativa.
Descubra se usar o protocolo do FTP é 100% seguro
Na internet, infelizmente, não há nada que seja 100% seguro. Dessa forma, quanto maior for a troca de dados, mais chances há de sofrer tentativas de interceptação maliciosa, erros humanos e mecânicos e outros. Logo, é preciso atenção e cuidado.
O FTP, como dito, é a tecnologia desse segmento mais utilizada mundialmente. Com um programa que permite a visualização, fica mais prático transferir conteúdos massivos para a internet. O problema nisso está:
- Na falta de criptografia;
- Canais mais diretos e simples;
- Conteúdo textual;
- Fora da linha de comandos.
Saiba o que é o SFTP
O SFTP é um excelente substituto para o FTP, como dito anteriormente. Embora estabeleça os mesmos recursos e a mesma forma de manuseio, ele ainda possui um quesito de segurança a mais com base no protocolo Secure Shell — SSH.
Sendo assim, é possível enviar e armazenar conteúdos na internet através de um programa que exibe uma tela visual interativa mas que, ao mesmo tempo, não usa canais diretos e ainda permite a criptografia através de pacotes SSH.
Diferenças dos SmartFTP para o Cyberduck
Para utilizar um FTP é preciso uma interface que exija acesso com login e senha. Quem já está familiarizado com o WordPress, já deve ter visto algo parecido na Interface do Usuário, pelo Painel de Controle.
Mas, para envio maior de dados e até um melhor controle, recomenda-se o uso de programas terceiros. O SmartFTP e o Cyberduck são ótimos exemplos. Veja as diferenças.
CLIENTE FTP | ESPECIFICAÇÕES |
SMARTFTP | Editor de texto integrado;Lista de favoritos;Reiniciar ou inabilitar downloads corrompidos;Transferência em segundo planoServidor proxy. |
CYBERDUCK | Código aberto;Sem anúncios após doação de U$10,00;Interface mais moderna;Liga o site a locais externos de armazenamento como Drive e Dropbox;Cria uma barreira a mais de criptografia (cryptomator). |
Saiba qual é a diferença entre FTP e servidor FTP
Enquanto o protocolo FTP define os mecanismos de transferência de arquivos, o servidor FTP será a ferramenta que, com base nesse protocolo, permitirá que o cliente acesse os arquivos ali contidos.
Normalmente, quando se há uma grande troca de dados e informações, se faz necessário um servidor FTP que permita o acesso de qualquer computador na internet de forma segura e que possa entregar esses dados, informações e arquivos solicitados.
Saiba quando o protocolo FTP é utilizado
O protocolo FTP é utilizado para que você possa fazer o download do arquivo online ou então toda vez que for necessário realizar um upload para um site, por exemplo. Sendo assim, quando acessamos um site e baixamos algum arquivo dele está acontecendo uma conexão FTP.
Inversamente, quando enviamos algum arquivo para um diretório online está ocorrendo o mesmíssimo processo, onde, na outra ponta, existe a conexão com o servidor FTP.
Descubra qual é a vantagem do SMB sobre o FTP
A vantagem do SMB se deve ao fato dessa linguagem (que também garante a transferência de arquivos) ser menos limitada. Ele garante a comunicação com qualquer outro servidor, inclusive impressoras, portas seriais e slots diversos, ao contrário do FTP que necessita de um servidor compatível e sendo apenas entre computadores.
Embora o SMB tenha uma vantagem por sua universalidade, ele não oferece uma segurança maior uma vez que o arquivo transferido pode ser alterado, o que oferece riscos ao seu firewall. Por outro lado, o protocolo FTP transfere uma cópia para o cliente, onde o conteúdo original permanece preservado.
Saiba como habilitar o FTP no Chrome
Para habilitar o suporte a FTP no Google Chrome, você precisa seguir alguns passos específicos que permitem que o navegador interprete corretamente URLs FTP e interaja com servidores FTP. Confira os passos.
Passo 1
Inicie o Google Chrome e digite chrome://flags na barra de endereço do navegador. Pressione Enter para acessar a página de configurações experimentais, também conhecida como flags.
Passo 2
Na página de flags, utilize a caixa de pesquisa na parte superior para procurar por “FTP”. Isso filtrará as opções relacionadas ao suporte a FTP no Chrome.
Passo 3
Localize a opção “Enable support for FTP URLs” (Habilitar suporte para URLs FTP) ou uma variação semelhante. Essa opção pode estar localizada em diferentes partes da página, dependendo da versão do Chrome, mas geralmente está próximo do topo da lista.
Passo 4
Ao encontrar a opção adequada, clique no menu suspenso ao lado dela e selecione “Enabled” (Habilitado) para ativar o suporte a FTP no navegador.
Passo 5
Após fazer essa modificação, o Chrome exibirá um botão azul na parte inferior da página, solicitando que você reinicie o navegador para aplicar as alterações. Clique em “Relaunch” (Relançar) para reiniciar o Chrome.
Depois que o Chrome reiniciar, você pode testar o suporte a FTP digitando um URL FTP na barra de endereços, no formato ftp://seulogin:suasenha@ftp.seudominio.com.br.
Substitua seu login, sua senha e ftp.seudominio.com.br pelos seus próprios dados de login e endereço de servidor FTP.
Dicas para acessar o FTP pelo Windows Explorer
Acessar um servidor FTP pelo Windows Explorer é uma maneira prática de gerenciar e transferir arquivos entre seu computador e um servidor remoto. Aqui estão algumas dicas para facilitar esse processo:
Abra o Windows Explorer: Inicie o Windows Explorer através de qualquer pasta no seu computador, como “Meus Documentos” ou “Meu Computador”.
Insira o endereço FTP na barra de endereços: na barra de endereços do Windows Explorer, digite ftp://ftp.seudominio.com.br, substituindo ftp.seudominio.com.br pelo endereço FTP do servidor que você deseja acessar.
Feito isso, você será solicitado a inserir seu nome de usuário e senha fornecidos pelo administrador do servidor FTP. Preencha essas informações nos campos apropriados.
Após inserir suas credenciais, clique em “Fazer Logon” ou pressione Enter. O Windows Explorer tentará estabelecer uma conexão com o servidor FTP usando suas informações de login.
Uma vez conectado, você verá as pastas e arquivos disponíveis no servidor FTP. Você pode navegar, arrastar e soltar arquivos entre seu computador e o servidor FTP como faria com pastas locais.
Futuro do FTP
O futuro do FTP está cada vez mais moldado pela necessidade contínua de segurança, eficiência e integração com novas tecnologias.
À medida que as demandas por transferência de dados aumentam e as infraestruturas digitais evoluem, o FTP está se adaptando para oferecer soluções que atendam às exigências modernas de velocidade, segurança e escalabilidade.
Evolução e tendências
O FTP (File Transfer Protocol) tem sido um pilar fundamental para a transferência de arquivos na internet desde os primórdios da rede. No entanto, com o avanço das tecnologias e das necessidades de segurança e eficiência, o papel do FTP está passando por mudanças significativas.
Uma das principais áreas de evolução para o FTP está na segurança. Novas implementações como FTPS (FTP Secure) e SFTP (SSH File Transfer Protocol) surgiram para garantir transferências de arquivos mais seguras por meio de criptografia robusta, melhorando a confidencialidade e a integridade dos dados transferidos.
Com o aumento da automação de processos e integração de sistemas, o FTP está sendo integrado em pipelines de CI/CD (Continuous Integration/Continuous Deployment) e em workflows de DevOps, onde a transferência de arquivos é parte essencial da distribuição de software e atualizações de sistemas.
Novas tecnologias que estão substituindo o FTP.
Enquanto o FTP ainda tem seu lugar no mundo da transferência de arquivos, novas tecnologias estão surgindo como alternativas ou complementos.
O SFTP utiliza o protocolo SSH para criptografar a conexão, logins e dados durante a transferência de arquivos. É uma escolha popular para quem busca segurança adicional, embora possa não ser tão amplamente suportado quanto o FTP em alguns ambientes.
O FTPS adiciona uma camada de criptografia TLS/SSL ao protocolo FTP, protegendo a comunicação entre cliente e servidor. Ele utiliza a porta 990 por padrão para garantir a segurança das transferências de arquivos.
Desenvolvido pela IBM, o AS2 é usado principalmente para a troca segura de dados entre sistemas. É uma solução proprietária que requer ferramentas específicas da IBM para implementação e não é tão difundido quanto outras alternativas.
Utilizado para comunicações seguras na web, o HTTPS utiliza SSL/TLS para proteger o tráfego de dados. Ele é amplamente adotado e usa a porta 443, facilitando sua implementação em firewalls e dispositivos de rede.
Também desenvolvido pela IBM, o MFT é visto como uma alternativa ao AS2 para transferências seguras entre servidores. Assim como o AS2, não é tão amplamente suportado por dispositivos de rede comuns.
Leia também sobre: Saiba o que Protocolo HTTP e Conheça Seus Componentes e Vulnerabilidades.
Relevância do FTP no contexto atual
Apesar das alternativas emergentes, o FTP continua a ser uma escolha viável para muitas organizações por várias razões.
Muitos sistemas e aplicações ainda dependem do FTP devido à sua ampla compatibilidade e longevidade. Muitas vezes, é a solução mais simples e direta para transferência de arquivos em ambientes controlados.
Em ambientes onde grandes volumes de dados precisam ser transferidos de forma rápida e eficiente, o FTP continua a ser uma escolha eficaz devido à sua capacidade de gerenciar transferências de arquivos grandes de maneira confiável.
Melhor servidores FTP recomendados
O uso de servidores FTP desempenha um papel crucial na transferência segura e eficiente de arquivos em ambientes digitais. Selecionar o servidor FTP adequado pode significar a diferença entre uma gestão de arquivos fluida e eficaz ou desafios significativos na segurança e na operação diária.
Vamos conhecer alguns dos principais agora.
FileZilla
O FileZilla é conhecido como um dos melhores servidores FTP disponíveis para usuários de todos os sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac e Linux.
Ele é especialmente popular entre os proprietários de sites WordPress devido à sua interface e suas ferramentas gratuitas.
Além de suportar o protocolo FTP padrão, o FileZilla também é compatível com FTPS e SFTP, garantindo opções seguras para transferência de arquivos.
Configurar o FileZilla é simples, mesmo para iniciantes. O cliente permite abrir várias conexões simultaneamente, o que ajuda na visualização detalhada da estrutura de pastas e informações de arquivos.
É importante baixar o FileZilla apenas de fontes oficiais para evitar problemas de segurança.
WinSCP
Para usuários do Windows que buscam uma solução gratuita e eficiente, o WinSCP é altamente recomendado. Este cliente FTP de código aberto sincroniza facilmente o sistema local com servidores remotos por meio de uma interface gráfica intuitiva de tela dupla.
Suporta uma variedade de protocolos, incluindo SCP, SFTP, WebDAV e S3, garantindo segurança através da criptografia de arquivos.
O WinSCP inclui um editor de texto integrado para modificações rápidas, além de um, console de script que permite automatizar tarefas com comandos interativos.
Embora seja excelente para usuários do Windows, não está disponível para Linux e Mac, limitando sua versatilidade entre diferentes sistemas operacionais.
Cyberduck
Cyberduck é uma escolha sólida para usuários de Mac e Windows que buscam integração com FTP, SFTP e armazenamentos em nuvem como OpenStack Swift e Backblaze B2.
Ele se destaca pela criptografia do lado do cliente, garantindo a segurança dos dados durante transferências. A interface do Cyberduck facilita a edição rápida de arquivos através de conexão com editores de texto e suporta funcionalidades avançadas como arrastar e soltar para carregar e importar arquivos.
Além disso, oferece recursos como gerador de URL para compartilhamento de arquivos e suporte para distribuição de conteúdo por meio de serviços como Amazon CloudFront e Akamai.
No entanto, seu desempenho pode variar entre sistemas operacionais, sendo idealmente construído para Mac.
Aplicações práticas do FTP
O Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) tem várias aplicações práticas essenciais em diferentes contextos, destacando-se especialmente em hospedagem de sites, transferência de arquivos grandes, e backup e recuperação de dados.
Uso em hospedagem de sites
O FTP é fundamental na hospedagem de sites, permitindo que desenvolvedores e administradores de sites transfiram arquivos do seu computador local para o servidor web.
Isso inclui o upload de arquivos HTML, CSS, JavaScript, imagens e outros recursos necessários para a operação do site. Com ferramentas FTP como FileZilla e WinSCP, os usuários podem acessar diretórios específicos no servidor remoto, editar arquivos diretamente e gerenciar conteúdo de forma eficiente.
Essa capacidade facilita a manutenção contínua, a atualização de conteúdo e a correção de problemas técnicos sem a necessidade de acesso físico ao servidor.
Transferência de arquivos grandes
O FTP é amplamente utilizado para transferir arquivos grandes que não podem ser enviados por métodos convencionais, como e-mail ou serviços de armazenamento em nuvem limitados em tamanho.
Ele permite a transferência eficiente de arquivos de grandes dimensões, como vídeos, coleções de fotos de alta resolução, bases de dados, entre outros.
A velocidade de transferência e a capacidade de pausar e retomar uploads são características críticas que tornam o FTP ideal para essas situações.
Isso é especialmente útil para profissionais de mídia, designers gráficos, e empresas que precisam enviar grandes volumes de dados de forma rápida e segura.
Backup e recuperação de dados
Para backup e recuperação de dados, o FTP oferece uma maneira confiável de enviar cópias de segurança de arquivos críticos para armazenamento remoto.
Com a configuração adequada, os administradores de sistemas podem programar transferências regulares de backups para servidores remotos ou serviços de armazenamento em nuvem que suportam FTP.
Isso garante que dados importantes estejam protegidos contra perda devido a falhas de hardware, erros humanos, ou ataques cibernéticos.
A capacidade de acesso remoto aos arquivos de backup também facilita a recuperação rápida de dados em caso de emergência, minimizando o tempo de inatividade e os impactos negativos nos negócios.
Dúvidas frequentes sobre FTP (File Transfer Protocol)
FTP é um assunto que pode ser novidade pra muita gente. Mas, sendo novidade ou não, é comum que dúvidas existam sobre essa ferramenta. Então, para facilitar seu entendimento, responderemos, aqui, as dúvidas mais frequentes sobre o File Transfer Protocol.
O Google Chrome pode deixar de ter o suporte FTP?
Sim, já é uma confirmação de que o FTP deixará de ter suporte no Google. Aliás o suporte FTP já não estava sendo suportado desde 2019. Mas as consequências geradas pela pandemia do Coronavírus forçaram os engenheiros do software a reativar a tecnologia.
Mas vale lembrar que será por tempo limitado. Afinal, o Google já impede alguns recursos do FTP por serem considerados inseguros. A estratégia agora é migrar fortemente para a tecnologia SFTP que é mais segura e criptografada.
FTP é um sistema para todos os tipos de site?
O FTP, como mencionado anteriormente, é um protocolo para armazenamento e envio de conteúdo online. Será ele a ponte entre cliente e servidor (no caso, você e o visitante do site). Logo, para que essa conexão ocorra corretamente, é necessário um servidor FTP.
E no WordPress, onde estão hospedados a grande parte dos sites que visitamos, não é diferente. Todo e qualquer site que esteja autenticado em um CSS muito provavelmente irá usar um FTP. Independentemente do tipo de site atuante.
O que é um cliente FTP?
Um cliente FTP é usado para fazer upload e download, além de administrar páginas em um servidor. Os oito programas que indicamos acima são clientes FTP e são os responsáveis por habilitar tudo o que o File Transfer Protocol faz.
Conclusão
O Protocolo de Transferência de Arquivo, como você pode ver, é um mecanismo para compartilhar arquivos na internet por meio de um computador cliente que solicita tais arquivos e o servidor que disponibilizará esse conteúdo remotamente.
O FTP vem antes mesmo da criação da internet e nos dias de hoje é utilizado conforme as regras de TCP/IP que garante a comunicação entre as redes de computadores.
Apesar de algumas limitações, o protocolo FTP garante maiores benefícios, tanto por sua capacidade em compartilhar arquivos massivos, quanto por sua segurança em permitir essa conexão apenas com computadores identificados.
Esse artigo foi útil pra você? Deixe um comentário e acesse nosso site. Nós do Mercado Online Digital oferecemos incríveis soluções para quem precisa de suporte online. Venha nos conhecer!
Hilton Martins Ferreira
Parabéns pelo artigo… Venho estudando a questão envolvendo a configuração FTP em meu DVR da Intelbras (um MHDX 3116 C) que gerencia 16 Câmeras sendo algumas IPs.
Gostaria de ter informações redundantes, além daquelas registradas no HD do DVR para analisar detecções esporádicas de algumas câmeras. Penso que o Servidor FTP poderia ser uma solução por permitir fotos e vídeos que possam ser gravados em uma Pasta no HD do computador, segundo as definições envolvendo data, hora, etc.
A minha dificuldade está em obter os dados básicos para a configuração FTP, quais sejam o “Endereço Servidor”, “Usuário”, “Senha” e o “Diretório Remoto” campos básicos em que baseia a configuração. Pelo que entendi estes dados advém da criação, em s,i do SERVIDOR FTP nesse meu Computador, OK? Imagino que o IP seja o do meu Computador, o usuário e a senha aqueles definidos no meu Windows (Conta e senha de entrada). É isso. O Diretório deve ser a Pasta que deverá ser registrada na criação do Servidor http://FTP...
Porém, como criar este Servidor FTP. Andei pesquisando na Internet e não consegui de forma clara fazer esta criação. Poderia, de forma bem prática, fazer um TUTORIAL com vista a criar este Servidor FTP?
Fico muito grato pela atenção.
Hilton