Conheça o Gemini, a nova IA multimodal do Google, e se surpreenda! Transforme a sua experiência digital.
A inteligência artificial (IA) já deixou de ser uma novidade e, hoje, ela é uma realidade que faz parte do nosso dia a dia — mesmo que, às vezes, indiretamente.
Além de assistentes virtuais (como a Siri e a Alexa, por exemplo), existem plataformas de IA que auxiliam no planejamento de viagens, na criação de imagens e obras artísticas com apenas uma descrição do usuário, árvores genealógicas, auxílio em campanhas de marketing… a IA está em todos os lugares — até mesmo onde não imaginamos que ela esteja.
E, falando em inteligência artificial, você já ouviu falar sobre o Gemini (Generalized Multimodal Intelligence Network Interface), a nova ferramenta de IA do Google? Neste artigo, o Mercado Online Digital te explica tudo sobre ele.
Saiba, afinal, o que é o Google Gemini
O Gemini é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo Google. Sua principal função é entender e gerar conteúdo em diversas modalidades, incluindo texto, código, imagem, vídeo e áudio.
A nova IA do Google foi lançada em dezembro de 2023 e, em 2024, passou a substituir o antigo Bard, lançado em março do mesmo ano. Daqui a pouco, você entenderá todas as diferenças entre estas duas plataformas.
O Gemini conta com o modelo de linguagem Gemini Pro 1.0, que oferece testes de performance e resultados mais precisos do que o GPT-4, da OpenAI, e, entre seus pontos fortes, estão a criatividade, a capacidade de responder perguntas complexas e elaboradas, habilidades numéricas, a própria programação (incluindo a lógica e a linguagem de programação, o desenvolvimento de software e os códigos em geral) e, por último, mas não menos importante, a capacidade de interpretar e analisar.
Por fim, a integração do Gemini com outros serviços do Google (Google Drive, YouTube, Gmail e Google Docs, por exemplo) é um de seus maiores diferenciais.
Gemini Advanced
No blog oficial do Google Brasil, o Gemini Advanced ou Ultra é descrito como “o maior e mais hábil modelo para tarefas altamente complexas”.
O Gemini Advanced, como o próprio nome já diz, é uma versão avançada do Gemini. As funcionalidades básicas desta IA continuam sendo as mesmas, mas com um nível de inteligência e precisão ainda maior.
Ela é destinada a usuários que precisam de suporte avançado, como desenvolvedores procurando ajuda com geração de código e debug, ou profissionais e estudantes realizando pesquisas complexas e profundas que requerem análise e síntese de grandes volumes de informações, por exemplo.
Portanto, enquanto o Gemini atende a necessidades de informação e assistência diária de forma mais “generalizada”, o Gemini Advanced foca em tarefas especializadas que exigem uma compreensão mais profunda e soluções detalhadas – uma ferramenta poderosa para projetos mais complexos e mais técnicos.
O Gemini Advanced, que conta com o Gemini Ultra 1.0 (ao invés do Pro 1.0), pode ser utilizado por US$ 20 ao mês – 0 mesmo valor cobrado para os serviços premium do ChatGPT.
Gemini Pro
O modelo de linguagem do Gemini é dividido em três tamanhos: Pro, Advanced e Nano. Segundo o Google, Gemini Pro é o melhor modelo para escalar uma grande variedade de tarefas.”
O Pro é o meio-termo entre o Advanced e o Nano. Ele suporta 38 idiomas em 180 países e gera texto como entrada e saída. Atualmente, os desenvolvedores têm acesso gratuito ao Gemini Pro e ao Gemini Pro Vision por meio do Google AI Studio, com até 60 solicitações por minuto.
Gemini Nano
O Gemini Nano é a menor versão da ferramenta de IA do Google. Sendo o modelo mais eficiente para realizar tarefas em dispositivos. É, nada mais nada menos do que uma versão menor do Gemini.
Suas capacidades envolvem usos mais gerais: resumos, respostas a perguntas menos complexas, correção de erros ortográficos e traduções.
Diferenças entre o Bard e o Gemini
Existem oito meses de diferença entre o Bard e o Gemini, duas ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas pelo Google.
Vamos conhecer as suas principais diferenças?
Variedade de acesso
O Bard, que só podia ser acessado via navegador, computador e celular, era bem mais limitado do que o Gemini, que conta com um app para Android e acesso à IA via app do Google no iOS (Apple).
Integração e flexibilidade aprimoradas
O Gemini também supera o Bard em termos de integração e flexibilidade. Enquanto o Bard é mais limitado em sua capacidade de se integrar a outros sistemas e plataformas, o Gemini é projetado para ser ainda mais flexível e adaptável, podendo ser integrado a serviços do próprio Google, por exemplo.
Capacidades multimodais
Em termos de capacidades multimodais, o Gemini também leva vantagem, já que ele consegue entender e responder a uma variedade de entradas, como texto, voz e até mesmo linguagens de programação.
Desempenho e escalabilidade
Quando se trata de desempenho e escalabilidade, o Gemini se destaca mais uma vez.
Ele é projetado para lidar com grandes volumes de dados e fornecer resultados rápidos e precisos, além de ser altamente escalável, podendo se adaptar às necessidades crescentes dos usuários e empresas.
Impacto no Marketing e na Publicidade
Finalmente, o Gemini tem um impacto significativo no marketing e na publicidade. Com a sua capacidade de aprender e se adaptar ao comportamento do usuário, o Gemini pode fornecer informações valiosas que podem auxiliar as empresas a otimizar as suas estratégias de marketing e publicidade.
Por outro lado, o Bard é mais focado em fornecer informações e respostas mais diretas, tornando-o menos útil para fins de marketing e publicidade (antigamente).
Conclusão
A inteligência artificial está transformando a maneira como interagimos com a tecnologia e o mundo digital. Ferramentas como o Gemini, Gemini Pro, Gemini Ultra e Gemini Nano do Google fazem parte dessa inovação da era digital.
Seja para uso pessoal ou profissional, a pesquisa de informações ou a otimização de marketing, pode ter certeza que existe uma ferramenta Gemini perfeita para as suas necessidades.
A inteligência artificial do Google, representada pelas ferramentas Gemini, veio para ficar — e, claro, competir. Faça você o teste: experimente o Gemini!
Claudio Rodrigo
Boa valeu ia muito dinamica.