Gerenciador de arquivos WordPress: Como Utilizar, Vantagens e Importância

Você sabe o que é um gerenciador de arquivos  do WordPress? Ele pode se tornar essencial para uma boa (e organizada) manutenção do seu site hospedado no WordPress.

Você já deve ter se deparado alguma vez na vida com aqueles grandes arquivos de ferro repletos de pastas em escritórios, escolas e secretarias. Eles servem para organizar diversas pastas com documentos, notas, históricos, processos, arquivos. Apesar de ser um artefato cujo propósito é facilitar a organização, esta não se dá sozinha: depende de quem o gere. No seu computador e site não é diferente. Quer saber como funciona, então, um gerenciador de arquivos para você que possui uma página no WordPress e por que é importante saber dominá-lo?

Saiba o que é um gerenciador de arquivos WordPress

Um site, assim como seu computador ou telefone celular é composto de diversos arquivos armazenados e em funcionamento. Cada um desses arquivos, podendo estar ou não organizados em pastas, tem uma função para que sua página ou seu aparelho execute as suas tarefas e operações. Um gerenciador de arquivos do WordPress é um local que permite que você gerencie todos os arquivos do seu site, tendo pleno controle sobre eles.

Esse gerenciamento é essencial para que seu site tenha um bom desempenho, para que erros sejam consertados, e que, enfim, seu usuário tenha uma boa experiência na sua página e assim retorne, bem como impulsione o seu ranqueamento nos sites de busca.

Através de um gerenciador de arquivos do WordPress, você pode ainda inserir arquivos, subpastas, gerenciar os seus downloads, renomear e editar arquivos. Além disso, você consegue organizar os seus documentos e arquivos e separá-los em diretórios.

Saiba a importância de um gerenciador de arquivos wordpress

Um gerenciador de arquivos WordPress proporciona comodidades e facilidades extremamente importantes para os usuários de internet do mundo contemporâneo, e você se encaixa nesse grupo. 

As necessidades de quem utiliza a internet mudam de acordo com a evolução das tecnologias, não é mesmo? E, atualmente, o tempo tem sido um aspecto muito buscado pelos usuários. Com a volatilidade das horas, você precisa pensar em formas de otimizar os seus processos digitais e reduzir o tempo gasto neles. 

Pensando nisso, a importância de um gerenciador de arquivos WordPress é justamente otimizar processos e trazer praticidades cruciais para a sua vida no meio virtual. Com certeza, você terá mais produtividade e comodidade ao utilizar essa ferramenta. 

Saiba as vantagens de ter um gerenciador de arquivos wordpress

Como pôde perceber até aqui, um gerenciador de arquivos WordPress possibilita diversos benefícios a você. Ainda não está convencido desse fato? Então, saiba as principais vantagens de ter um gerenciador de arquivos WordPress:

  • Maior facilidade no gerenciamento pastas e arquivos;
  • Adição de arquivos diretamente pelo painel do WordPress; 
  • Maior independência do painel de controle da hospedagem;
  • Praticidade na cópia, no carregamento, na remoção e na mudança de arquivos;
  • Otimização de processos;
  • Aumento da produtividade. 

Conheça a estrutura de pastas do WordPress

gestor de documentos wordpress

Abaixo você poderá conferir como se organiza o seu WordPress e para que serve cada uma das principais pastas.

Pasta “Wp-admin”

A pasta Wp-admin, contida no seu gerenciador de arquivos do WordPress, estão armazenados todos os arquivos que alimentam a administração do seu site. É nessa pasta que você consegue distinguir quem é administrador do site ou não (atribuindo tal função), conecta ao banco de dados e concede permissões para as mudanças que você deseja fazer na sua página.

Pasta “wp-content”

Essa pasta reúne aqueles arquivos que dão personalidade e acrescentam as funções que deixam o seu site não somente sua cara, como composto de funcionalidades essenciais para o seu propósito e demanda. Destacamos dois segmentos: os temas do seu WordPress (que dá a identidade visual ao seu site) e os Plugins, que adicionam funcionalidades e facilitam a gestão da página e a experiência do usuário.

Subpasta “Plugins”

Cada plugin instalado no seu WordPress terá uma pasta separada, com todos os arquivos que o coloca em funcionamento. Essa biblioteca de pastas de plug-ins estarão em uma subpasta da “wp-content”, denominada “plugins”.

Subpasta “temas”

Os temas tem uma pasta própria dentro da “wp-content”, assim como os plugins. Você conseguirá gerir seus temas através do seu gerenciador de arquivos do WordPress.

A pasta “wp-includes”

Essa pasta contém a maior parte da funcionalidade principal do WordPress. Nela estão armazenados os principais arquivos do WordPress, a base para que seu site esteja no ar funcionando bem.

Saiba como acessar o gerenciador de arquivos do WordPress

Para acessar essas pastas que listamos, você pode entrar através do cPanel, que funciona como um painel de controle para gerenciamento do seu site. Outra opção é o FTP, que através de um cliente permite que você conecte os arquivos do seu computador em um servidor.

Dicas para alterar domínio principal wordpress

Para alterar o seu domínio principal através do gerenciador de arquivos do WordPress, localize o arquivo wp-config. Nele, você pode editar fazendo o passo abaixo, após clicar com o botão direito e clicar em editar.

(“WP_HOME”, http://teste1”)

“WP_HOME” se refere ao endereço do site, ou seja, aquele que os seus visitantes deverão digitar para acessá-lo. Por exemplo: http: //www.mercadodigitalonline.com . Lembre-se de colocar o endereço novo onde está “teste1”.

Dicas para alterar domínio wordpress gerenciador de arquivos

plugin para upload de arquivos wordpress

Para alterar o domínio wordpress, ou seja o local onde se encontram os arquivos do seu site, repita o passo do tópico anterior. Porém vamos alterar o outro campo que aparecerá.

(“WP_SITEURL”, http://teste2”)

Acrescente o endereço acima aquele que você deseja onde está “teste2”.

Os 10 melhores Plugins de gerenciamento de Download do WordPress

Quando se trata de programação todo o cuidado é pouco. Exatamente por isso selecionamos os 10 melhores plugins de gerenciamento de download do WordPress. Esses plugins tem o melhor custo-benefício do mercado. Segurança é considerado um grande diferencial. Confira!

01 – WordPress Download Manager

De maneira muito simples, o WP Download Manager pode ser a solução para gerenciar arquivos muito rapidamente e poupar tempo para outras necessidades. O plugin permite, além de gerenciar seus arquivos, arrastá-los do computador direto para o CSS.

Outra função bastante interessante desta ferramenta é a criação de produtos direto no gerenciador. Basta informar o preço no documento de interesse que este passa a ficar disponível no site, tornando postagens muito mais simplificadas para o usuário.

Além do mais, é possível proteger seus arquivos com login e senha, e solicitar ao usuário que concordem com direitos de uso. Para mais, o plugin possui a função de bloquear acessos indevidos e perigosos para o funcionamento do site.

02 – Advanced File Manager

Qual é a pasta raiz do WordPress

O Advanced File Manager também é um dos plugins de gerenciamento de arquivos WPP mais utilizados. Com uma aparência muito simples é possível deter muitas funções de gerenciamento, além de suporte Drag & Drop sem nem mesmo precisar do FTP ou cPanel.

O plugin conta com outras funções que auxiliam a manter os arquivos organizados, como edição do caminho de diretório raiz e acesso a arquivos dentro e fora desse diretório. Funcionalidades como edição de imagens e arquivos também possuem suporte.

03 – Shared Files for WordPress

Com versões tanto gratuitas quanto premium, o Shared Files permite proteger, listar e organizar arquivos para sites do WordPress. Outro bom motivo para se ter a ferramenta é a função de conceder acesso para usuários baixarem arquivos da sua plataforma.

A versão paga possui algumas funções a mais, como o limite de banda que cada usuário poderá usar, para evitar um site mais pesado, por exemplo. Além do mais, é possível criar códigos curtos onde outros usuários poderão acessar arquivos usando caminhos seguros.


Com um design simplificado, os usuários podem acessar os arquivos sem perder-se entre os diretórios. A versão PRO por sua vez oferece proteção aos arquivos e suporte para tirar dúvidas a respeito e caso ocorra problemas com o plugin.

04 – File Manager

Nem sempre usar um FTP para enviar documentos do computador ao WordPress é tão simples. Requer um certo tempo para fazer upload de alguns arquivos. Com o File Manager você conseguirá enviar arquivos do PC para o CSS sem precisar de mais recursos.

Para além do seu uso, o File Manager possui uma versão profissional que concede recursos para permitir acessos ao usuário e limites de download. Mas a versão gratuita permite um excelente uso da ferramenta, como o suporte para ferramentas PRO.

05 – Easy Digital Downloads

O Easy Digital Downloads, como premissa, é bastante utilizado para comércio de itens digitais, como peças gráficas (fotografias, artwork) e até mesmo softwares diversos. Nesse sentido, basta criar arquivos como produtos eletrônicos para que os usuários acessem.

Easy Downloads também oferece suporte para aplicativos de vendas, como o Paypal, Amazon Payments e Standard que já estão inclusos na versão gratuita. Essa versão conta com diretórios simples para os usuários  encontrem com facilidade os arquivos digitais.

Na sua versão premium teremos outras opções de uso como mais suporte para ferramentas de pagamento. O plugin oferece também addons pagos para reforçá-lo se necessário.

06 – WooCommerce

como colocar arquivo para download no wordpress

WooCommerce também é uma forma de gerenciar seus arquivos do WordPress. É voltado inteiramente para o comércio eletrônico e é o mais utilizado por ser desenvolvido para integrar-se completamente ao CSS e oferecer maior controle ao empreendedor.

A funcionalidade do seu gerenciador de arquivos tem como base a venda de produtos. É possível criar caminhos para os usuários comprarem produtos do seu site. Basta realizar o  upload do arquivo, com descrição de produto que será direcionado ao carrinho de compras.

07 – Multiverso

O plugin para gerenciar arquivos do Multiverso é somente pago. Sua principal função estende-se aos links de acesso. Você consegue realizar upload de arquivos direto para o site e através de linkagem, conceder acesso aos usuários para fazerem download.

Apesar de pago, oferece recursos de segurança que não são encontrados com frequência. Além de criptografar os arquivos e adicionar serviços de segurança como bloqueio de usuários indevidos. Para isso, a atuação é inteiramente no FrontEnd da plataforma.

08 – File Manager

Essa é uma versão somente premium. E não se surpreenda, File Manager é um nome bastante comum, mas suas atividades não são parecidas e tampouco trata-se da mesma ferramenta (do mesmo desenvolvedor).

Sua característica principal é oferecer um Widget para gerenciar os arquivos de outras fontes do WPP além do próprio computador. Oferece também uma ferramenta para login, onde os usuários podem ter acesso aos arquivos certos para download.

Essa ferramenta protege você e seus usuários através da segurança para URL. Onde mostra que os arquivos são seguros para download.

09 – File Manager Plugin for WordPress

Outro File Manager mas nada ligado aos itens anteriores é essa versão apenas premium. O File Manager Plugin para WordPress vem com diversas ferramentas, inclusive temas diversos para tornar a experiência do usuário mais limpa.

Com a função Arrasta & Solta, este plugin pode ser a solução para usuários e outras pessoas que usam a plataforma ter acesso ao Front End do gerenciador de arquivos de forma mais ágil e simplificada.

O plugin vem também com outros recursos exclusivos, como o compartilhamento de pastas, para conteúdos maiores e sem contar com as ferramentas de edição de texto e imagens (descartando o uso de ferramentas terceiras). Para mais, possui leitor de PDF e PSD.

10 – Lana Downloads Manager

Onde fica o gerenciador de arquivos do WordPress

Dos plugins de gerenciamento mais utilizados, o Lana Downloads é o mais simples e ainda assim muito profissional. Suas funcionalidades são bem básicas como gerenciar arquivos locais do CSS e também de arquivos remotos.

Ele é bastante indicado para sites e plataformas que recebem um pico médio de acessos por dia. Além disso, possui um sistema próprio de Log (atividade). Que garante rastrear o que ocorre na plataforma — dados como quantidade e limite de downloads, por exemplo.

Conclusão

Como mostramos no texto, saber administrar e gerenciar arquivos do seu site fundamentam que ele apresente um bom desempenho. Por isso, é essencial dominar um gerenciador de arquivos WordPress. Seja por meio de um painel de controle, um cliente FTP ou um plugin, não deixe de sempre buscar otimizar a experiência do usuário e manter seu site atualizado e correspondente às suas demandas.

Aqui no Mercado Digital Online, além dos melhores pacotes de plugins para seu site no WordPress, você ainda encontra temas que podem deixá-lo com a sua cara ou a cara do seu negócio. Não deixe, por fim, de acompanhar o nosso conteúdo e ficar por dentro de tudo que chegar de novo e importante no universo do WordPress.

Sobre o autor

Comentários 0

Marco
Marco
Responder

Excelente tópico bem simples e esclarecedor

19/01/2021

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *