Conheça os Melhores Plugins Wordpress e Amplie o Potencial do Seu Site

Que tal ter uma experiência incrível ao construir o seu site ou blog? Então nada melhor que ver quais são os melhores plugins para o WordPress para 2022.

O ano se encaminha para o final e deixa como registro uma série de mudanças. Uma delas foi a necessidade de se estar presente na Web, uma vez que parte significativa dos comércios de rua estavam fechados. E não estamos falando apenas de vendas: muitas marcas começaram a ver com outros olhos a criação de uma reputação na internet, de se fazer presente. Para isso, o blog pode ser uma solução bastante eficaz. 

Pensando nisso, criamos um guia para facilitar a vida de quem quer marcar presença na rede. Afinal, não basta colocar um blog no ar. O conteúdo e a performance são essenciais. A lista que trazemos hoje são com os melhores WordPress Plugins para que o trabalho com sua página ganhe mais recursos, seja mais eficaz na sua proposta, e tudo isso com um processo muito mais fácil. Assim, 2022 poderá ser o seu ano de garantir o sucesso da sua marca na internet.

O que é um plugin para WordPress?

Os plugins são uma espécie de extensão, que vem sempre para somar a alguma plataforma, trazendo alguma funcionalidade específica. A principal vantagem da sua utilização é justamente esse caráter de adição. Ou seja, adquirindo o plugin sua plataforma ganha mais recursos e funcionalidades sem precisar que você saia dela. 

Com o WordPress, hoje amplamente utilizado na criação de blogs e sites, não é diferente. São diversas opções dos chamados WordPress plugins disponíveis para download e até plugins para wordpress gratuitos. Separamos as melhores dicas em algumas categorias e assim você poderá escolher quais plugins são indispensáveis para sua experiência na plataforma, de acordo com as especificidades da sua página. 

Por que  usar os melhores plugin para WordPress

Alimentar uma página pode ser uma tarefa complicada para quem não é expert em códigos e programação. Os WordPress plugins consegue aumentar o potencial da sua página, te dar uma grande ajuda na hora de criar ou modificar conteúdos, potencializar o volume ou posicionamento de buscas e ainda garantir que você obtenha todos esses resultados de uma forma mais simples e adequado a sua necessidade. 

WordPress plugins para SEO

yoast seo plugins

Search Engine Optimization – ou simplesmente SEO – é um conjunto de estratégias de otimização de texto para web. São essas estratégias que potencializa o seu ranqueamento nos principais portais de busca da Web. O WordPress pode ser fortificado com plugins específicos para isso. Afinal, quem não quer mais visualizações, conversões e vendas?

Yoast SEO

O Yoast SEO é um dos mais conhecidos WordPress plugins. Ele é responsável por fazer uma leitura do seu conteúdo de acordo com as estratégias de SEO. Desse modo, o plugin te mostra no que o seu texto está forte em ranqueamento e o que pode (e até como!) melhorar. Esse é um dos exemplos de plugins com pacotes gratuitos. 

All In One SEO Pack PRO

Essa é uma ótima opção para iniciantes. O mais poderoso plugin de SEO para WordPress, com utilidades e interface intuitiva. Entre suas principais qualidades, destacamos a prontidão de diversos recursos (o que economizará o seu tempo e facilitará seu entendimento)

All In One Schema.Org Rich Snippets

Já ouviu falar em Rich Snippets? Essa funcionalidade foi lançada há pouco tempo pela Google, com o intuito de oferecer mais informações ainda da sua marca, com notas e ranqueamento por estrelas. Faça um teste: pesquise uma empresa, um local ou até uma receita na plataforma de busca. Veja o resumo e as pontuações dos resultados 

O All In One Schema. Org Rich Snippets veio pra te ajudar nesse processo de otimização do seu ranqueamento no Google. Com ele, os Rich Snippets podem ser adicionados facilmente, melhorando a sua experiência e a do seu lead. 

Autoptimize

Esse plugin pra WordPress gratuito veio para tornar a navegabilidade mais leve e melhorar na velocidade do carregamento das páginas. Com certeza na sua experiência como usuário você já apelou com uma página com demora para carregar, não é? Então não deixe de, como produtor de conteúdo, que a experiência do usuário também seja melhorada! Com autoptimize você conseguirá fazer isso nas opções de configuração HTML, JavaScript, CSS e CDN.

WordPress plugins para e-commerce

Como falamos no início do texto, a Internet se tornou poderosa arma de venda e movimentação econômica especialmente esse ano. A sua experiência de venda, bem como a experiência de compra do seu cliente também pode ser melhorada através dos melhores plugins para WordPress.

WooCommerce

WooCommerce

Quer uma solução simples, intuitiva, com possibilidade de administrar seus produtos e oferecer rapidamente para seu cliente informações do despacho da mercadoria adquirida? O WooCommerce é então a melhor opção para a estruturação do seu e-commerce.

WooCommerce PagSeguro

O WooCommerce é um software de código aberto. Com isso, ele permite personalizações que podem acrescentar e muito no seu comércio virtual. Uma delas é a configuração do PagSeguro no seu plugin. Assim, você consegue adicionar a opção dessa modalidade de pagamento brasileira amplamente utilizada, dando mais uma opção para o consumidor.

WordPress Simples PayPal Shopping Cart

Por falar em modalidade de pagamento, temos uma opção para acrescentar a possibilidade de pagar por meio de PayPal. É um plugin indispensável para o WordPress para aqueles que pretendem explorar, por exemplo, o mercado externo.

WP Simple Pay Lite for Stripe

Mais uma opção de forma de pagamento! Esse utiliza o mecanismo de Stripe para pagamentos, e promete oferecer facilidade na aprovação dos pagamentos. Para utilizá-lo, antes é necessário cadastro na plataforma do Stripe. 

WordPress plugins para automação

Com esse plugin do WordPress para sites,Cuidar do seu conteúdo e da sua presença nas redes pode ser simplificado através da automatização de algumas tarefas. E essa é mais uma das funções que os plugins para wordpress conseguem desempenhar, vamos conhecer alguns exemplos?

Hubspot All-In-One Marketing

Tudo-em-um MESMO! Esse plugin é indispensável para o WordPress. Com ele e sua conta do Hubspot, você consegue criar landing pages, gerenciar seu e-mail marketing e até cuidar dos seus leads através do CRM (Customer Relationship Management) oferecido pela Hubspot. 

LeadPages

Landing Pages são essenciais para gerar conversão e, consequentemente, fechar e fidelizar negócios e clientes. Nisso o LeadPages pode te ajudar. 

OptinMonster

Já se você deseja capturar leads por meio de pop-ups te indicamos o OptinMonster. Essa é uma outra estratégia de obter conversões e encontra nesse plugin muita facilidade para sua execução.

Thrive Leads (disponível em breve)

O diferencial desse plugin para WordPress free é a possibilidade de observar entre duas possibilidades qual atividade que visa conversão foi mais efetiva. Chamamos essa prática de Teste A/B.

WordPress plugins para  redes sociais

plugins para wordpress gratuitos

Estar presente na Internet – como mencionamos anteriormente -, passa também (e muito) pelas redes sociais. É importante mostrar coesão do conteúdo do seu site com as impressões vindas das suas redes.

AddThis

Uma boa estratégia de Marketing é, além de promover o seu conteúdo nas suas redes sociais, fazer com que ele circule por meio de compartilhamentos. O AddThis permite que você coloque botões que facilitam que o usuário compartilhe em poucos passos o conteúdo consumido.

Facebook comments for WordPress

O Facebook prossegue sendo uma relevante rede social. Se você quer utilizar dessa popularidade para reverter em engajamento no seu site ou blog, esse plugin permite que você insira um campo de comentários da rede social. Experimente!

Filament

Mais um Plugin para compartilhamento nas redes. Mas o Filament tem o diferencial da opção de destacar parte do texto, e assim dar um gostinho do conteúdo para os seguidores. Ótima opção para gerar engajamento!

Como um dos melhores plugins wordpress para site, o que o Social Gallery faz é além da introdução de imagens, que a interação e o compartilhamento em redes sociais fosse possibilitado.

WordPress plugins para performance

Os plugins a seguir são aqueles que podem contribuir para a performance do seu site, proporcionando uma melhor experiência para aqueles que acessarem. 

WP Rocket

Um dos plugins mais usados no WordPress entre as opções pagas, ele age diretamente em um dos pontos importantes para ranqueamento: carregamento rápido das páginas. O WP Rocket faz com que esse carregamento seja acelerado.

Perfmatters

Com painel simples e de fácil uso, mais um dos plugins mais usados no WordPress promete melhorar bastante a performance, trazendo rapidez e otimizando seu banco de dados. Além disso possui suporte para o já citado WooCommerce.

Query Monitor

Monitorar. Esse é o ponto forte do Query Monitor. Plugin indispensável para WordPress, ele fica responsável por assistir as transações que acontecem no seu WordPress, sendo durante sua atualização ou na interação com o internauta. Desse modo, de possíveis erros do sistema até questões relativas ao seu banco de dados.

WordPress plugins para compressão de imagem

Imagens em posts podem ajudar no ranqueamento em sites de busca, mas também são importantes para gerar engajamento. O grande desafio é fazer com que as imagens estejam adaptadas à proposta da sua página, alinhada ao seu conteúdo (incluindo suas dimensões e posicionamento no texto) e que nem elas nem seu carregamento comprometam a experiência do usuário. Afinal, esse é mais um fator gerador de uma boa classificação no Google. Por isso fazer o download de plugins para essa categoria é fundamental.

Imagify

Comprimir, redimensionar, armazenar. O Imagify é um plugin simples para cuidar das imagens da sua página e conta com opções básicas gratuitas.

Optimole Image Optimization Service

Se você não quer sobrecarregar seu servidor, esse plugin utiliza um sistema de nuvem para o armazenamento e otimiza as imagens automaticamente. Também possui opções gratuitas e pagas e ainda conta com funcionalidades diferenciadas.

Smush Image Optimization, Compression, and Lazy Load

Se o seu plano é otimizar imagens com até 1MB, o Smush – um dos plugins mais usados no WordPress – faz isso ilimitado! De fácil acesso e bastante popular, também possui alternativas de versões pagas.

WordPress plugins para backup

wordpress plugins

Você não quer correr o risco de perder o seu material, não é mesmo? Mais que a reunião do seu conteúdo, os plugins para backup do WordPress visam trazer segurança para a sua página e sua marca.

VaultPress

VaultPress é um plugin que pode garantir bastante segurança para a sua página. Além de possuir backup em tempo real feito em nuvem, possui recursos efetivos para a garantia de segurança.

UpdraftPlus

O UpdraftPlus é um dos mais baixados entre os plugins para backup. Com design simples e funcional. Os backups são automatizados, a restauração é feita com um clique e o melhor: é um plugin free!

ManageWP Worker

Mensalmente (na versão free desse WordPress plugin), o ManageWP Worker permitirá que um backup do seu site seja efetuado e disponibilizado em uma nuvem. Todos os dados e atualizações ficam disponíveis em um único dashboard.

Onde Comprar plugins para wordpress?

Nesse texto destacamos os melhores plugins WordPress para sites, e os melhores plugins para 2021. São várias as funcionalidades aqui expostas e as opções que podem se enquadrar perfeitamente no seu projeto. Tivemos opções de plugins para WordPress free, outros pagos. Esses segundos são indicados especialmente para quem quer oferecer algo ainda mais profissional, rechear de facilitadores para público e equipe. 

Os Plugins pagos são vendidos por fornecedores, na Internet. Mas cuidado! Há versões espalhadas pela rede repletos de erros e vírus que podem atrapalhar (e muito!) o seu trabalho. Por isso pesquise bem de onde comprar, para ter a garantia da segurança e da entrega do proposto. 

Ranque dos 20 plugins mais usados no wordpress

Agora que você já conhece um pouco melhor os plugins utilizados, preparamos uma lista com o ranque dos 10 plugins mais usados no wordpress e que com certeza não podem faltar em seu site, pois definitivamente vão interferir para o sucesso do seu negócio. Confira!

1 – WooCommerce

melhores plugins wordpress 2021

Com certeza o WooCommerce é um dos plugins mais usados no wordpress e não poderia fica de fora do nosso ranking. Ele já possui mais de 5 milhões de contas ativas.  As atualizações são recorrentes e o plugin é parte do catálogo oficial do WordPress, o que torna a extensão ainda mais segura.

O WordPress abriga centenas de sites e blogs ao redor do mundo. E com a crescente demanda de negócios online surgindo a todo momento, foi necessário a implementação de um campo para os empreendedores.

2 – Yoast SEO

Quem também não poderia faltar na nossa lista de plugins mais usados no wordpress é o Yost SEO.  Desde 2008, o Yoast ajudou milhões de sites em todo o mundo a otimizarem suas páginas. Nas avaliações de usuários no site wordpress.org o plugin já obteve mais de 25 mil notas máximas. O foco do Yost é realizar a leitura do conteúdo observando se ele está ou não otimizado para os mecanismos de busca. 


O Yoast SEO possui duas versões, a gratuita, onde são dezenas de ferramentas que ajudam a otimizar o SEO, é a versão premium, onde a maior parte das tarefas são feitas automaticamente pelo plugin. Um diferencial dessa extensão é a oferta de cursos para utilizá-lo melhor tanto na versão paga quanto a gratuita.

3 – W3 Total Cache

melhores plugins wordpress grátis

Otimizando tanto a UX quanto o site, o W3 Total Cache potencializa toda a plataforma online para torná-la mais responsiva. Ele inicialmente armazena dados da plataforma no cache, e assim uma versão offline fica disponível para quem quiser acessar. 


Essa é uma ferramenta muito importante para um site já que sem ela, o CMS (Content Management System) iniciará vários processos para que a página exiba totalmente seus recursos. O que pode ser um problema caso ocorram muitos acessos simultâneos e/ou o processador não seja tão eficiente resultando em lentidão no carregamento para o usuário. 

4 – Jetpack

Quando se trata de desempenho o Jetpack é com certeza um dos plugins mais usados no wordpress. Além o do desempenho, o jetpack também atua na segurança e no aprimoramento do  SEO, deixando o site mais rápido para carregamentos e mais automatizado, uma vez que esse plugin realiza backups e atualizações programadas. Além
do mais, é possível ver quais são as estatísticas do WordPress pelo computador e também através do aplicativo disponível para iOS e Android.

Um diferencial pouco visto em plugins, é que o Jetpack consegue “fidelizar” aqueles visitantes que estão presentes com frequência em um site. Tornando ainda mais robusta a expertise do website.

5 – Key Two Factor Authentication

Para aumentar ainda mais a segurança de um site, porque não uma verificação em duas etapas? Assim, existe o dobro de chances de proteger uma plataforma e os dados de clientes.

O Two Factor Authentication já possui 2 milhões de instalações e tem uma série de benefícios. Dentre eles podemos citar: 

  • Display gráfico para facilitar scan de QR Code;
  • Opção de desabilitar uma das verificações;
  • Inclui suporte para a maior parte de plataformas como o WordPress e Elementor Pro;
  • Compatível com múltiplos sites do WordPress em que estiver sendo utilizado.

6 – Broken Link Checker

O Broken Link Checker é um dos plugins mais usados no wordpress por trazer uma enorme facilidade para o dia a dia, sendo um recurso muito simples que pode economizar muitas horas de atualização do seu site. Ele é usado para verificar se existem links no site que não funcionam, assim, a atualização desse dado ocorre muito mais rápido.


Essas alterações são feitas automaticamente onde não será preciso procurar pelo link inválido. O Broken Link pode tanto avisar onde está o link quebrado como também atualizar um link incorreto, direcionando o visitante para a página correta, consequentemente aumentando o poder do SEO.

7 – Contact Form 7

A fim de proporcionar um contato mais próximo com os clientes, o WordPress tornou possível o Contact Form 7. Esse plugin consegue gerenciar diversos formulários de contato ao mesmo tempo. Sendo assim, é possível que os clientes preencham os dados, como o e-mail, e o administrador será notificado.


Um ótimo recurso desse plugin é que ele também filtra spams, onde somente os contatos mais importante chegam ao destinatário. E também a inserção de CAPTCHA para segurar ainda mais a sua plataforma.

8 –  Wp rocket

Bastante parecido com o item 3 deste artigo, o Wp Rocket também é utilizado para aumentar a receptividade de um site. Principalmente para que a página carregue mais rápido.

O Wp Rocket também utiliza o cache para salvar uma versão recente da página para que o conteúdo seja exibido com mais agilidade, contribuindo também para aumentar o SEO (e o número de acessos) de um site.


Apesar de não possuir uma versão gratuita, o WP Rocket é um plugin muito válido, já que é uma extensão de fácil gerenciamento e pode ser utilizado em ilimitados sites. 

9 – UpdraftPlus

plugins mais usados no wordpress

Já o UpdraftPlus é um dos plugins mais usados no WordPress por realizar de forma eficiente a programação de backups na base de dados do WordPress. Utilizado por mais de 3 milhões de empresas, o Updraft é confiado até mesmo ao Microsoft e outras grandes marcas que usam esse plugin.


O plugin é de fácil gerenciamento, onde é possível realizar e restaurar backups com apenas alguns cliques. Além do mais, de acordo com os próprios desenvolvedores, o plugin funciona perfeitamente em qualquer cenário.


Sua versão premium disponibiliza mais algumas ferramentas, como migrar o backup para outro servidor e domínio e também backups a partir da última alteração ocorrida, o que é mais econômico e rápido.

10 – NextGEN Gallery

O NextGen Gallery entra na lista dos plugins mais usados no WordPress por ser um importante aliado na otimização de imagens do seu site. Atualmente, existem mais de 1,5 milhão de instalações por ano e sua segurança está relacionada às atualizações constantes do plugin.

Com o NextGen é possível utilizar imagens profissionais e otimizá-las para sua plataforma. Criar álbuns compartilhados com a linha do tempo do seu site além de poder editar, excluir e fazer upload de imagens diversas.


Para mais, o plugin possui suporte do Gutenberg, um dos mais famosos blocos construtores do WordPress. Assim fica fácil adicionar imagens e editá-las conforme necessário e diretamente com o bloco de construção do WordPress Gutenberg.

11- Visual Composer

O Visual Composer é um plugin tema com várias soluções embutidas perfeitas para quem precisa utilizar menos plugins com o máximo de customizações. Vem com uma interface arrasta-e-solta, fontes responsivas e um editor intuitivo fácil de usar.

Além disso, o plugin é compatível com outras ferramentas, permitindo mais possibilidades de criação e desenvolvimento de sites consistentes e responsivos. Outro detalhe é que o plugin também é SEO-friendly para atingir as melhores métricas Google.

12- Contact Form 7

Melhorando ainda mais a comunicação com os usuários que acessam seu site, o Contact Form 7 pode ser um excelente recurso tanto para landing pages quanto para análise de big data. Sua função é criar e administrar formulários além de disparos via e-mails.

Além disso, o Contact Form 7 é compatível com o Brevo, ferramenta utilizada para gerenciar bancos de dados inteligentes. Outro recurso útil é o desenvolvimento de mockups simples que auxiliam na projeção de produtos físicos e digitais.

13- MemberPress

plugins discord

Membros licenciados são uma tendência no meio digital, principalmente para aqueles que vendem cursos online ou conteúdo privado. Por isso mesmo o MemberPress pode ser uma ótima ferramenta já que sua função é promover a associação de membros em sites.


Esse plugin all-in-one possui diversos recursos de membros como paywall para blogs e jornais, plataforma LMS para venda de conteúdo digital, cupons personalizáveis, gateways de formas de pagamento e login por assinatura.

14- bbPress

Quando surgem dúvidas na internet, não existe nada melhor que a própria rede de usuários para nos ajudar. Por isso o bbPress pode ser tão interessante, esse plugin permite desenvolver um fórum para quem acessa o site debater assuntos pertinentes.

Essa solução simples e gratuita permite criar uma comunidade online abrangente como qualquer outra, mas o melhor de tudo é ser desenvolvido em open source, que permite maior personalização para cada tipo de site e uma comunidade online identitária.

15- HubSpot

O HubSpot é mais um plugin de gerenciamento de formulários e, desenvolvido nativamente, possui ferramentas que se integram perfeitamente com plataformas CRM. Com ele é possível sincronizar todos os formulários em um único ponto e gerenciá-los globalmente.


Mas, para além disso, esse plugin possui uma ferramenta bem particular, o bate-papo ao vivo, que ajuda a aumentar ainda mais o engajamento com os usuários. Recursos para e-mail marketing também estão disponíveis, bem como bots de automação de respostas.

16- Jetpack

Para economizar na quantidade de plugins upados no seu WordPress, nada melhor que investir em um double feature, como o Jetpack propõe. Esse plugin não somente possui recursos de segurança, mas também desempenho, marketing e até design de páginas.

Suas principais características estão bem próximas de um antivírus e incluem backups periódicos e automáticos, varreduras e proteção antispam. Além disso, o plugin emite alerta de inatividade no site, ajudando-o a sempre manter o fluxo de acessos.

17- LiteSpeed Cache

Para um site que obedeça às regras de SEO, manter uma velocidade de carregamento alta é essencial. Será no cache que encontraremos ótimas maneiras de conquistar esse objetivo. O LiteSpeed Cache é um desses plugins que contribui para um site SEO-friendly.

Em suas atribuições você poderá notar a otimização de imagens, minimizar CSS, suporte ao cache do navegador, otimizador de bancos de dados e mais. Além disso, suporta WordPress Multisite, Woocommerce, bbPress e claro, o Yoast SEO.

18- Akismet Proteção contra Spam

plugins chatgpt

Levando em consideração a experiência do usuário, um dos grandes motivos de insatisfação é navegar em um site com muitos anúncios e mensagens aleatórias, ou seja, os temidos spams. O Akismet tem a função principal de excluir esses elementos que poluem o site.

Recomendações dizem que o maior benefício desse plugin é o bloqueio inteligente de mensagens spam, ele é capaz de diferenciar com clareza um comentário de um usuário real de um comentário gerado por bots ou inteligência artificial, por exemplo.

19- Wordfence Security

O plugin Wordfence Security para WordPress serve para proteger seu site contra ameaças cibernéticas, oferecendo recursos como firewall de aplicação da web, bloqueio de IP, verificação de malware, monitoramento de tráfego periódico e até em tempo real.

É uma ferramenta abrangente de segurança para WordPress que ajuda a proteger seu site contra uma ampla gama de ameaças cibernéticas, tornando-o uma escolha popular para proprietários de sites que desejam melhorar a segurança de suas instalações

20- MonsterInsights

O plugin MonsterInsights é uma ferramenta útil para acompanhar e analisar o desempenho do seu site WordPress, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento dos visitantes, conversões e o sucesso das suas estratégias online. 

Este é um plugin muito interessante para aqueles que buscam por ferramentas de marketing interativas. Ele simplifica a integração do Google Analytics ao WordPress e oferece recursos adicionais para melhorar sua compreensão do desempenho do site.

A segurança e credibilidade da Mercado Online Digital

É pensando nessa segurança que a Mercado Online Digital é fundamentada. O propósito da MOD é oferecer ao consumidor a tranquilidade de obter o melhor serviço, com toda a segurança e ainda pelo melhor preço. E caso você deseje impulsionar ainda mais a sua página, que tal investir também em bons temas? Saiba mais sobre, escolha seus preferidos e tenha uma página impecável! A Mercado Online Digital te ajuda nisso também!

Os conteúdos do MOD estão sempre atualizados, para que nem você fique defasado para seus projetos, nem os seus clientes, caso você utilize o WordPress para outras marcas e empresas. Para te ajudar, ouça quem já fechou negócio com a empresa e comprove nossa credibilidade.

elementor pro comprar

Conclusão

Os plugins são realidades em diversas plataformas, até jogos online. Eles surgem com o intuito de facilitar o trabalho e a experiência do usuário e do cliente. Por isso, para quem deseja investir em uma página para seu negócio, os plugins se colocam como essenciais para que a navegação e a atualização da página sejam satisfatórias. 

O WordPress é utilizado no mundo todo, e é uma das mais populares opções pelo globo para a construção e manutenção de sites e blogs.  Ao oferecer diversos recursos ao usuário, a plataforma ainda permite que este tenha em mãos a potencialização que todo site precisa através dos melhores WordPress plugins. 

Não se esqueça de olhar as sugestões, avaliar qual demanda você julga que mais necessita de uma ajuda, e escolha então qual o melhor plugin para wordpress que se encaixa na sua demanda. Por aqui, desejamos que seu 2022 seja conectado, facilitado e de sucesso. 

Estamos aqui em caso de dúvidas para te ajudar!

Sobre o autor

Comentários 0

carlos
carlos
Responder

que textão top! valeu!

29/09/2021
Ilian Junior
Ilian Junior
Responder

Obrigadooo

30/09/2021
Rafael Martins
Rafael Martins
Responder

Boa!

23/11/2021

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *