Ataques virtuais: Saiba o que DDoS e Como se Proteger

O DDoS é uma forma de acesso maliciosa que pode causar pane em servidores da web.

A tecnologia avança e os métodos mais variados para invadir, invalidar e roubar dados de um sistema só cresce. Dentre muitos itens prejudiciais que nos deparamos na internet, o DDoS pode estar entre aqueles que mais podem causar alarde em empresas que atuam na World Wide Web e precisam usar servidores para suprir a demanda de acessos. 

Venha conferir.

Ataque DDoS: saiba o que é e como funciona

Um ataque DDoS parte de um único hacker que comanda uma rede de computadores zumbis, que chamamos de botnet. Essa rede é composta de centenas de milhares de máquinas infectadas – às vezes até pelo já conhecido Trojan, que, conjuntamente, acessam um mesmo servidor. 

Esse servidor por sua vez não consegue processar aquele máximo de solicitações e entra em pane, ocasionando breakdown em sites, sistemas e redes, derivando em inúmeros prejuízos.

Diferença entre um ataque DoS e um DDoS

O DoS (Denial of Service) possui a mesma premissa que explicamos anteriormente, contudo o ataque é feito por um único computador que impõe diversas solicitações para um servidor alvo. 

Normalmente ele é mais nocivo aos computadores pessoais que não possuem um time de segurança ou um servidor dedicado. Já o DDoS (Distributed Denial of Service) é bastante letal. 

Isso se deve ao fato de que um único hacker/cracker pode comandar milhares de computadores a esgotar um recurso de um único servidor alvo, que normalmente são empresas no geral.

Conheça 3 tipos de ataques DDoS

Não podemos dizer que um ataque DDoS seja um vírus ou malware, como o temido Ransomware e seu roubo de dados, isso porque esse ataque não garante uma invasão do sistema. Porém, a sobrecarga dos servidores causada por ele ainda sim pode ser nociva para o desempenho de uma empresa. 

Dito isso, conheça as principais formas desse ataque e em seguida, como defender-se deles.

Volumétrico

Esse pode ser o ataque mais comum porém não é menos perigoso. O DDos Volumétrico causa uma infestação na largura da banda do servidor que estiver disponível, congestionando o tráfego e causando lentidão e blackout em uma plataforma da web. 

Quem comanda um ataque volumoso pode encaminhar quantas solicitações quiser á um único servidor.

UDP Flood

Já o UDP Flood acomete portas aleatórias do servidor enviando imensos pacotes UDP

Sendo assim, o servidor precisará responder a cada uma dessas solicitações destas portas. Em grande escala, um site ficará lento gradualmente até que não responda mais.

NTP Flood

Um NTP (Network Time Protocol) é o protocolo de rede que permite uma conversa dinâmica entre computadores no mundo inteiro. 

Quando um ataque DDoS é feito dessa forma, pequenos pacotes contendo um IP (falsificado) do alvo acionam as NTPs de outros computadores que, como resposta, acessam essa informação, causando também lentidão e esgotamento de um site da internet.

Melhores práticas para evitar ataques DDoS

ddos significado

Apesar do susto, viemos também trazer soluções bem simples. Apesar do ataque DDoS ser um grande problema para qualquer um que depende de um serviço de web, isso não pode impedir você de ter uma plataforma online, hoje essencial para manter seu público por dentro do que a sua marca propõe. 

Sendo assim, perca o medo e dê uma conferida nas formas abaixo para evitar tal transtorno:

Crie um plano de resposta

Você já ouviu falar de gerenciamento de crises? Esse gerenciamento é uma forma de deixar soluções engatilhadas para quando um problema surgir e ser resolvido no menor tempo possível. No caso de um DDoS, muitas empresas focam em:

  1. Equipe de resposta: mantenha um grupo de funcionários bem treinados que possam agir com rapidez nesses momentos;
  2. Sistemas á postos: verifique periodicamente softwares e hardwares que precisam de atenção sempre. Não deixe a manutenção de última hora e, em conversa com o TI, defina as principais ferramentas que podem garantir uma boa resposta a ataques maliciosos;
  3. Informe seu público: seja sincero com quem visita seu site, tanto o público, quanto sua equipe, é importante acalmar os ânimos e solicitá-los que retornem dentro de alguns minutos.
  4. Tenha a quem recorrer: novamente, o TI é seu maior aliado. Tenha os contatos certos quando esse problema surgir, eles devem ser os primeiros a serem notificados nesse caso.

Proteja a infraestrutura da sua rede

Não hesite em investir em segurança de dados e tecnologias que permitam uma maior e melhor execução do firewall, VPN, filtragem de conteúdos e outras barreiras. 

Cada um desses aspectos são um nível a mais de segurança que permite uma menor penetração dos ataques em DDoS.

Crie cultura de segurança na empresa

É preciso comunicação entre os colaboradores. Muitas vezes utilizamos senhas muito simples para não esquecê-las, o que torna o trabalho de um invasor ainda mais fácil. 

Pequenas informações assim trabalhadas com a equipe no geral, podem ajudar a manter o ambiente profissional (e até pessoal), ainda mais seguro. 

Logo, pense em formas de manter a integridade cibernética dos profissionais que administram sua plataforma.

Adquira serviços em nuvem

Lembra que anteriormente citamos que os ataques em DDoS mais comuns atuavam ocupando boa parte da largura da banda do servidor? Exatamente por isso é interessante possuir serviços que contemplem sua plataforma, porém em nuvem. 

Serviços em nuvem permitem não só uma banda mais larga como também são constantemente monitoradas de forma online.

Ataque DDoS configura crime cibernético

O ataque DDoS configura crime cibernético devido a sua grande capacidade de trazer prejuízos para sites que dependem de acessos diários. Muitas vezes, um ataque do tipo pode congestionar plataformas impedindo que usuários acessem o conteúdo.

Um ataque DDoS pode ser ainda mais nocivo quando é direcionado para empresas que atuam de maneira online. Nesse sentido, muitos visitantes podem desistir de realizar compras na plataforma devido a sua lentidão.

Além do mais, é comum que os criminosos solicitem “resgate”, um valor exigido para que o site possa estar livre do ataque de acessos e operar normalmente.

Quem faz ataque DDOS?

Sabemos que na atualidade os crimes têm se tornado cada vez mais engenhosos. Com a internet então, dia após dia novas formas de aplicar golpes nos usuários aparecem. Um desses golpes é o ataque DDoS, uma forma de derrubar sites.

O ataque DDoS ocorre através de um computador mestre gerenciado por um hacker. Este, por sua vez, ordena que milhares de acessos sejam encaminhados para um alvo específico, um site, plataformas, aplicativos e servidores.

Principal objetivo de um ataque DDOS

Conhecendo então quem está por trás dos ataques DDoS, nos perguntamos qual o sentido, qual a necessidade de cometer este ato. Acontece que um ataque DDoS tem muitos lados e propósitos. Porém, sua ideia principal é desestabilizar um ambiente virtual.

Tendo este ambiente virtual desestabilizado, os caminhos são muitos. Numa medida desesperada, o administrador pode até pagar para que o ataque acabe. Mas há quem diga que esse tipo de ataque pode acontecer até entre empresas concorrentes.

Para além dos motivos informados, a maior parte dos ataques DDoS ocorrem de maneira oportunista. Busca-se por sites com pouca segurança para dar início ao ataque de negação.

Ataque DDOS: as sete camadas de conectividade de rede

Quanto custa um ataque DDoS

Um ataque DDoS pode ser bastante complexo visto que há muitas formas para efetuar um ataque do tipo. Muitos deles nem mesmo tem como foco, impedir que o usuário acesse um site.

O ataque DDoS em suma serve também para paralisar empresas. Exemplo disso é a invasão pelo Modelo OSI (estrutura em camadas que estabelece diferente formas de conexão online). 

Essas camadas fragilizadas trazem inúmeros problemas, como impedir que os funcionários chequem e-mails, converse com clientes e trabalhem no geral.

Veja quais são estas camadas:

1 – Camada de aplicação

É a camada final do modelo OSI. Nela é onde ocorre a interação entre máquina/software e humano. Onde os dados e códigos são traduzidos para o entendimento humano. É o front end de um site. Onde conseguimos ler e acessar o conteúdo ali contido.

Na camada de aplicação é onde ocorrem as maiores tentativas de um ataque DDoS. Causando dificuldades para que os visitantes finalizem compras, façam cadastros, naveguem e carreguem a página com facilidade.

2 – Camada de apresentação

A camada de apresentação é a ponte entre outras camadas do modelo OSI. Sua função é criptografar e descriptografar caracteres especiais para que a próxima camada consiga realizar suas atividades.

Essa camada sendo invadida é possível que a criptografia seja comprometida e a transferência de dados esteja incompleta ou incorreta. Logo, a próxima camada será incapaz de realizar sua função com estes dados inválidos.

3 – Camada de sessão

A camada de sessão, como o nome sugere, é responsável por sincronizar serviços de host e registrar logs, além de oferecer alguns recursos de segurança.

Claro, ataques DDoS direcionado à essa camada, pode impedir que máquinas e servidores conversem entre si tendo suas portas abarrotadas de falsas conexões.

4 – Camada de transmissão

A camada de transmissão é a responsável por transportar uma série de arquivos e documentos concedidos pela camada 5 que falaremos a seguir. Sua função é basicamente evitar que sejam enviados arquivos inválidos e/ou duplicados.

Não é surpresa alguma que ataques DDoS estão diretamente relacionados a essa camada. Isso quer dizer que uma gama de dados são enviados para a Transmissão que acaba não conseguindo realizar todas as entregas.

5 – Camada de rede

Na camada de rede temos o recebimento dos dados que serão transmitidos. Nessa camada, todo tipo de informação é sub catalogada e encaminhada para o ficheiro mais rápido para transporte. Além de ocorrer priorizações diante de picos de acessos.

Essa camada está diretamente ligada ao acesso a internet. Um ataque DDoS ocorrida nela, pode causar instabilidade, travamento e lentidão porque a camada não conseguirá sub catalogar tanta informação ao mesmo tempo.

6 – Camada de link

A linkagem ou enlace, é responsável por receber dados e protocolos e analisá-los. Busca-se então erros contidos ali e corrigi-los antes de serem repassados para as próximas camadas.

Assim, um ataque DDoS que tem a linkagem como alvo, pode ser incapaz de identificar dados incorretos. Inclusive é possível que malwares não sejam identificados antes de serem encaminhados para as camadas seguintes.

7 – Camada física

A camada física é a primeira camada da estrutura OSI. Vale lembrar que as camadas são lidas de baixo para cima. Passando pela Camada Física e terminando na Aplicação.

Como o próprio nome sugere, na camada física é tudo aquilo que podemos tocar e que garantem uma conexão. Como os hubs e cabos de rede que, claro, transmitirão todos os protocolos e dados utilizados pelas próximas camadas.

Os ataques DDoS nessa fase ocorrem de maneira superficial. O fluxo de dados intensos passarão todos por lá causando o congestionamento propriamente dito.

Ferramentas de ataque DDoS: Conheça e Previna-se

Quando pensamos nos danos que um ataque DDoS online pode causar, geralmente pensamos em grandes sites, como plataformas do governo e sites de marcas famosas. E sim, os transtornos, nesse caso, seriam imensos. Mas os prejuízos não se limitam aos domínios que são muito famosos e podem trazem muitos danos a todo tipo de site.

Por exemplo, se você é um empreendedor que vende roupas online, mesmo que você não vá perder milhões de reais em um dia, como acontece com os super empresários, você, ainda assim, depende do acesso dos usuários para conseguir vender seu produto. E, se eles não conseguem realizar esse acesso, com certeza procurarão outro fornecedor muito antes de você conseguir resolver o problema. 

Então, o ideal é que você procure por boas ferramentas que te protejam de ataques DDoS online, antes mesmo que eles ocorram.

Assim, como nós, do Mercado Online Digital, temos como nosso maior objetivo auxiliar você em seus empreendimentos digitais, vamos expor aqui algumas ferramentas gratuitas de ataques DDoS e, dessa forma, será mais fácil identificar a origem do ataque para que você possa se prevenir e buscar soluções. Acreditamos que o conhecimento é a melhor arma contra este tipo de ataque.

Ataque DDoS

ddos online

Assim como já explicamos aqui, um ataque DDoS online é quando um sistema realiza múltiplos acessos a um site (e, com múltiplos, queremos dizer, um número muito grande mesmo. Por exemplo, é possível, pagando 10 dólares, realizar ataques que fazem cinquenta mil acessos por segundo).  

Com esses acessos, o site trava, ou fica muito lento, o que gera uma inacessibilidade aos reais usuários. Com esse ataque, o hacker pode conseguir dinheiro para o dono “resgatar” o site, diminuir as vendas de uma marca e/ou a propagação dos ideais de algum projeto, viabilizando, assim, o crescimento de outra marca, por exemplo.

LOIC (canhão ION de baixa órbita)

O LOIC é uma ferramenta de código aberto e, hoje em dia, ela vem sendo usada de forma maliciosa para atacar servidores e sites no geral.

Com essa ferramenta sem requisitos de conhecimento hacker, muitos ataques são feitos, atualmente. Os ataques são lançados pelo canhão de íons de baixa órbita.

Apesar de ser fácil de usar, fazendo com que muitos o utilizem, não consegue causar danos graves, ou seja, os ataques DDoS online não são muito perigosos quando feitos com o LOIC, mas mesmo assim, o site vítima não passa ileso.

HOIC (canhão ION de alta órbita)

O grupo Anonymous é o responsável pela  criação do HOIC, que veio para substituir o LOIC. Então, assim como seu antecessor, não exige conhecimento técnico alto.

Usar o HOIC de maneira maliciosa, para realizar DDoS online real, é crime. Mas ele está disponível para download com o objetivo de donos de sites realizarem testes de estresse em seus próprios sites.

Rei de carga insuportável HTTP (HULK)

Essa ferramenta também é uma das usadas para realizar os ilegais ataques DDoS online. E, estando na lista das melhores, gera sérios danos aos sites.

DDoSIM (simulador de DDoS)

Usado em laboratório, funciona como um simulador de ataques para testar o quão resistente é um site aos ataques realizados.

Pyloris

O Pyloris é utilizado, também, para testar o quanto um site aguenta ser atacado. Tudo que sair fora da utilização do Pyloris do âmbito dos testes é crime.

Ferramentas para prevenir ataques DDoS

Felizmente você também pode dispor de algumas ferramentas úteis que te ajudam a prevenir e detectar os ataques DDoS. Confira:

PRTG

Essa ferramenta também é conhecida como Paessler PRTG Network Monitor e funciona como um monitorador de rede. Ela promete, ser fácil de usar e muito poderosa, e cumpre!

Além de o download poder ser feito em apenas dois minutos, ela funciona 24 horas por dia, sem pausas nos 7 dias da semana! Não é atoa que ela possui mais de meio milhão  de administradores ao redor do mundo. Ela vai te ajudar muito e, por ela, você não pagará nada! Isso mesmo: o PRTG é uma ferramenta gratuita que te ajudará a ficar livre dos ataques DDoS online.

Sucuri

O Sucuri é um mitigador de DDoS. Após realizar o download gratuito dessa ferramenta, você conseguirá detectar e bloquear automaticamente todos os tipos de DDoS online aplicados em seus site

Tire todas as suas dúvidas sobre ddos online 

Embora tenhamos tentado deixar todas as informações muito claras. É sempre possível que mais dúvidas existam. Por isso, responderemos aqui as mais comuns.

Não se esqueça que o nosso fórum está sempre aberto para a realização de sugestões, para fazer comentários e para tirar dúvidas. Então, se você ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto, escreva para nós. O MOD está sempre aberto para auxiliar você, que é nosso cliente, nosso leitor ou nosso futuro cliente. E, como nossos textos estão sendo sempre atualizados e aprimorados, pode ser que a resposta à sua dúvida se torne parte do nosso artigo, em algum momento!

Qual porta usar para dar DDoS em sites?

Embora esta seja uma dúvida comum, sendo realizada por alguns usuários, não iremos explicar aqui como realizar este processo e sim aconselhá-lo a fazer o contrário. O ataque DDoS é crime e, de acordo com o Código Penal Brasileiro, pode gerar pena de reclusão de um a três anos. 

Para aumentar as vendas do seu site, você pode optar por realizar um tráfego pago ou um tráfego orgânico, por meio de serviços de SEO, que otimizam o seu site. Também é possível trabalhar com a melhoria do funcionamento do próprio site, para que ele se torne mais rápido e para que ele ofereça uma melhor experiência ao usuário.

Trabalhar com ataques DDoS online, além de ser crime, não é a melhor forma de fazer sua marca crescer, muito menos é honesto e/ou justo.

Como saber se estou sofrendo ataques DDoS?

Se você já verificou os outros aspectos do seu site, mas ainda assim ele apresenta lentidão, ou mesmo impossibilidade de se conectar a ele, é muito possível que você esteja sofrendo  um ataque DDoS.

Dessa forma, o melhor a se fazer é entrar em contato com um TI de sua confiança, para que ele analise se há algum aspecto funcionando incorretamente, ou, se realmente, assim como você verificou anteriormente, esteja tudo certo, para que ele possa verificar se o site está sendo atacado e resolver o ataque DDoS online.

Conclusão

O DDoS, Negação Distribuída de Serviço, é um marco no crescente uso das plataformas multimídia online. É preciso ter atenção aos ataques diversos que eles podem causar, principalmente a lentidão e inoperância em um site. 

Sendo assim, é preciso criar uma estratégia para quando surgir esse imprevisto. Seja montando um plano de resposta, investindo em tecnologia de ponta e segurança do Software, o importante mesmo é ter profissionais confiáveis de TI com quem possa contar, e claro, preparar sua equipe para um problema que pode sim acontecer no ambiente online.

Acima de tudo, não desanime! Seguindo nossas dicas e investindo em segurança, sua empresa só tem a ganhar quando está presente na net, cativando usuários e gerando conversões, vendas e acessos.

Quer conhecer mais estratégias sobre o mercado digital? Continue acessando nosso blog, aqui a gente conta como se destacar no maior empório do mundo, a internet.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *