Saiba o que é VIM: Como Utilizar, Como Funciona e Funções

Desvende o VIM: o editor de texto que, além de alterar códigos já existentes, também escreve códigos novos.

O VIM, ou Vi IMproved, é uma evolução do clássico Vi, usado por programadores e outros profissionais em busca de um controle mais granular sobre a edição de texto em ambientes Unix-like – que, por sua vez, compreendem qualquer sistema operacional que emula ou é baseado na arquitetura do sistema operacional Unix.

Ok, vamos lá: granularidade e Unix-like podem ser termos ainda desconhecidos (ou pouco ponderados) por novos programadores, desenvolvedores, administradores de sistemas, engenheiros de DevOps, cientistas de dados e analistas – ou qualquer um que ainda não tenha tanto tempo de experiência na área.

No contexto do VIM (ou de qualquer outro editor de texto ou sistema), a granularidade refere-se ao nível de detalhe e controle do usuário na realização de tarefas ou manipulações.

  • Alta granularidade: ajustes específicos e detalhados;
  • Baixa granularidade: nível de controle mais grosso ou menos detalhado. Opções de ajuste mais limitadas e operações mais generalizadas.

O Unix, desenvolvido nas décadas de 60 e 70 nos laboratórios Bell da AT&T, estabeleceu muitos dos princípios fundamentais e padrões de design de sistemas operacionais modernos. 

Este artigo explica como o VIM funciona, quais são as suas principais características, funcionalidades, vantagens, recursos e comandos.

Conheça o Backlog de Desenvolvimento: O que é, Como Funciona e Melhores Práticas

Afinal, o que é VIM?

O VIM é um editor de texto baseado em linha de comando – uma versão aprimorada do clássico editor Vi. Desenvolvido por Bram Moolenaar e lançado pela primeira vez em 1991, o VIM é gratuito, open-source e multi-plataforma.

Ao contrário de editores que funcionam em um modo contínuo de inserção de texto, o VIM opera em diferentes modos. Entre eles, o modo normal, de inserção e visual – mas, daqui a pouco, você entenderá melhor as diferenças entre eles.

Principais características e funcionalidades

O VIM conta com algumas características que o distinguem de outros editores de texto. Suas principais funcionalidades incluem, além de seus diferentes modos de operação:

Buscas e substituições: O VIM oferece a seus usuários opções de busca e substituição que possibilitam a manipulação de grandes blocos de texto com mais facilidade através de expressões regulares – que nada mais são do que uma ferramenta destinada à manipulação e a validação de strings no desenvolvimento de software.

Suporte a plugins: Uma grande comunidade de desenvolvedores vem criando cada vez mais plugins para o VIM, que somam a ele funcionalidades como o suporte a diferentes linguagens de programação, a integração com ferramentas de versionamento de software e melhorias na interface gráfica.

Comandos: O VIM viabiliza a realização de tarefas de edição de forma prática e rápida, graças a comandos que minimizam a necessidade da movimentação manual do cursor.

Conheça as vantagens e recursos do VIM

vim ou vir

O VIM, além de editor de texto, é uma ferramenta que vem acompanhada uma série de vantagens e recursos únicos. A seguir, o Mercado Online Digital explora cada um desses pontos chave:

Eficiência na edição de texto

Mas, afinal, qual o impacto por trás da eficiência na edição de texto? Com um sistema de comandos que promove a execução de diferentes funções de edição com poucos keystrokes, o VIM minimiza a necessidade de movimentações manuais do cursor e interações com menus, acelerando, dessa forma, o fluxo de trabalho de edição.

E, considerando que a edição de texto não é o trabalho mais descomplicado do mundo, o VIM faz toda a diferença para equipes e em seus respectivos projetos.

Portabilidade e compatibilidade

O VIM está disponível em inúmeras plataformas – entre elas, Windows, MacOS, e Linux – garantindo que seus usuários possam trabalhar com consistência e coerência em diferentes sistemas operacionais. Essa portabilidade ainda facilita a manutenção de todo e qualquer ambiente de trabalho – independente da máquina utilizada para a edição.

Comunidade e suporte

A comunidade do VIM é uma das mais ativas e engajadas no mundo do software livre, oferecendo tutoriais, scripts e plugins que ajudam na resolução de desafios e contratempos de edição – que, infelizmente, não são tão incomuns. 

O suporte vem na forma de documentação detalhada, fóruns de discussão e um fluxo constante de atualizações e melhorias.

Leve e veloz

O VIM é extremamente leve e rápido e compatível com qualquer hardware, de sistemas desktop mais modernos a servidores mais antigos ou equipamentos com recursos limitados. Ao abrir e editar grandes arquivos, você verá: a sua velocidade é indiscutível, e superior a de muitos outros editores gráficos.

Personalização e extensibilidade

Os usuários do VIM podem modificar praticamente qualquer aspecto do editor por meio de scripts em Vimscript. Fora o fato de que expandir suas funcionalidades através de plugins possibilita a adaptação do VIM a uma infinidade de aplicações e fluxos de trabalho – de programação (em diversas linguagens) a escrita de textos e gestão de projetos.

Principais comandos do VIM

O VIM é baseado em modos, otimizados para diferentes tarefas de edição. Entender como eles funcionam e como transitar entre eles é essencial para aproveitar as capacidades do VIM ao máximo.

Modos de operação

O VIM é único justamente por não operar apenas em um único modo de inserção de texto. Em oposição, ele conta com vários modos – cada um dedicado a uma forma específica de interação com o texto:

Modo normal, inserção e visual

o que é vim metrologia

O modo normal é o modo padrão do VIM quando se abre o editor. Neste modo, você pode usar comandos para navegar, deletar, copiar e modificar texto sem inserir qualquer caractere. Comandos como `dd` para deletar uma linha ou `yw` para copiar uma palavra são ativados a partir deste modo.

Pressionando `i` no modo normal, você entra no modo de inserção, onde poderá digitar e editar o texto (assim como faria em um editor convencional). Para retornar ao modo normal e executar mais comandos, basta pressionar `Esc`.

Também acessado a partir do modo normal mas, ao invés de `i`, pressionando agora `v`, viabiliza a seleção de blocos de texto. Uma vez no modo visual, qualquer movimento do cursor expande a seleção. Comandos como `d` para cortar ou `y` para copiar podem ser aplicados à seleção. Existem variações, como o modo visual de linha (`V`) e o modo visual de bloco (`Ctrl-v`), que possibilitam seleções por linha e coluna, respectivamente.

Comandos de movimentação e edição

O VIM é um editor altamente eficiente e operativo quando se trata de movimentação e edição de texto, uma vez que muitas das ações podem ser realizadas sem a necessidade de mover as mãos para longe do teclado.

h, j, k, l: Movem o cursor para a esquerda, para baixo, para cima e para a direita, respectivamente.

w, e, b: Avançam para o início da próxima palavra (`w`), o fim da próxima palavra (`e`) ou o início da palavra anterior (`b`).

0, ^, $: Movem o cursor para o início da linha (`0`), a primeira posição não-branca da linha (`^`), e o fim da linha (`$`).

G, gg: Vai para o fim (`G`) ou o início (`gg`) do arquivo.

Ctrl+f, Ctrl+b: Avançam uma tela para frente (`Ctrl+f`) ou para trás (`Ctrl+b`).

Comandos básicos

i, a, o: Entra no modo de inserção antes do cursor (`i`), depois do cursor (`a`), ou abre uma nova linha abaixo do cursor atual (`o`).

Esc: Sai do modo de inserção ou visual e volta para o modo normal.

help: Mostra a ajuda para o VIM, onde você pode buscar por comandos específicos e suas funções.

Abrir, salvar e fechar arquivos

:e [arquivo]: Abre um arquivo para edição. Se o nome do arquivo for omitido, recarrega o arquivo atual.

:w: Salva as alterações no arquivo atual.

:w [nome]: Salva o arquivo atual com um novo nome.

q: Fecha o VIM se não houver alterações não salvas.

:q!: Força o fechamento do VIM, descartando quaisquer alterações não salvas.

:wq ou ZZ: Salva o arquivo e fecha o VIM.

Copiar, recortar e colar texto

y: Copia o texto selecionado (yank). Use `yy` para copiar a linha atual inteira.

d: Recorta o texto selecionado (delete). Use `dd` para recortar a linha atual inteira.

p, P: Cola o texto copiado ou recortado após (`p`) ou antes (`P`) do cursor.

Conclusão

Uma vez superada a curva de aprendizado, os usuários descobrem um poderoso aliado na edição de texto, programação e administração de sistemas. As funcionalidades do VIM, que compreendem desde a movimentação e edição à personalização e o suporte a múltiplas plataformas, por exemplo, oferecem uma flexibilidade incomparável a cada um de seus usuários.

A funcionalidade de personalização oferecida pelo VIM ainda faz com que cada usuário possa adaptar o editor ao seu próprio estilo de trabalho, otimizando processos e automatizando tarefas repetitivas. 

Com uma comunidade ativa e diferentes plugins disponíveis, o VIM, além de editor de texto, é uma ferramenta de desenvolvimento completa. Comece a usá-la e você verá na prática!

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *