Dicas Incríveis e Completas de Como Otimizar Imagens no WordPress

Como otimizar imagens no WordPress? Essa pergunta já tirou o sono de muitos marinheiros de primeira viagem que querem fazer de tudo para deixar o site o mais otimizado possível. Essa técnica ajuda o seu conteúdo a se destacar nos sites de buscas. Isso porque o conteúdo vai muito além do texto. 

Quando pensamos em conteúdo, muitas vezes vem à mente apenas o que será escrito. Ou seja, pensamos somente no texto. Principalmente, quando falamos de SEO. Porém, otimizar imagens no WordPress é tão importante quando otimizar o seu texto para chegar ao ranking nas buscas do Google. 

Além de mais visibilidade em sites de busca, a otimização das imagens garante ao usuário uma melhor experiência com o site e também aumenta o seu tráfego. Por isso, vamos descobrir neste texto como otimizar imagens no WordPress e usá-las para despertar a atenção do seu público. 

Abaixo, você vai ver como funciona a otimização de imagens, a importância dessa tarefa e dicas imperdíveis para você começar agora mesmo a ver o seu conteúdo também a partir das imagens. 

Confira! 

Yoast otimização de imagens

Como funciona a otimização de imagem?

Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia importante para quem deseja ter destaque nas suas publicações na web. O blog em seu site é uma ferramenta que possibilita chegar até os usuários e ampliar o seu negócio. 

Os recursos visuais como fotos, vídeos, gifs ajudam a deixar o seu conteúdo mais atrativo e  mais interessante para quem acessa. Ele influencia diretamente na experiência do usuário. Por isso, otimizar imagens no WordPress é tão necessário e fundamental para a sua estratégia de marketing.

Quando dizemos que para seu site ter um melhor ranqueamento, é necessário que o conteúdo seja otimizado para SEO. E isso também vale para as fotos. 

A otimização funciona por meio de tratamento e técnicas de SEO para que elas ajudem o seu site a melhorar no ranqueamento das buscas. O formato, tamanho, nome do arquivo e descrição da imagem influenciam no desempenho e indexação do seu site. 

Por Que Otimizar Imagens no WordPress?

Otimizar imagens no WordPress é uma forma de fazer com que seu site evite sérios problemas como, por exemplo, a velocidade de carregamento e a largura de banda.

As imagens podem ocupar uma quantidade considerável de espaço e a maior parte é dela é desnecessária. Por isso, é preciso saber também utilizar de forma adequada as imagens. 

Antes de publicá-las, pense no que elas estão transmitindo para  seu usuário, veja se complementam o conteúdo de texto e se deixam a publicação mais bonita e mais agradável de se ler e navegar por ela. 

Abaixo você confere algumas razões por que deve otimizar imagens no WordPress:

Para consumir menos espaço de servidor

Geralmente, você nem chega a alcançar o limite de armazenamento de um serviço de hospedagem de sites. No entanto, ter um site que consome menos espaço de servidor pode torná-lo mais ágil.

Você pode consumir menos espaço de servidor e fazer com que o seu site tenha um desempenho mais fluído e rápido. Além disso, você também pode reduzir os custos de servidor. Isso se o que você estiver pagando for baseado em espaço de armazenamento.

Para que o site carregue mais rápido

Um site com carregamento lento com certeza vai oferecer uma experiência ruim ao usuário. Isso leva, inclusive, a fazer com que ele desista de navegar na sua página e busque por outra. 

Quando as imagens não são carregadas facilmente, o usuário tende a sair imediatamente do seu site. Afinal, hoje buscamos por mais agilidade nos serviços que procuramos.

Para melhorar seu ranking nos motores de busca

O Google e outros motores de busca simplesmente não são tolerantes com sites lentos. Otimizar fotos significa que o desempenho do seu site vai melhorar. Com isso, seu ranking nos resultados de busca também vão.

Com as imagens já otimizadas, o Google também vai encontrar e ranquear as imagens do seu site mais rapidamente. Assim, o seu site pode receber uma melhora significativa de tráfego. 

O processo de otimizar imagem não precisa ser difícil e nem levar muito tempo. Ele deve ser, na verdade, parte da sua rotina de trabalho. 

Por isso, separamos abaixo algumas dicas para otimizar imagens no WordPress. Veja a seguir. 

5 dicas para otimizar imagens no WordPress

Você já viu acima que otimizar imagens no WordPress é tão importante quanto otimizar o seu conteúdo de texto. Utilizando também essa técnica, é possível que em pouco tempo você consiga mais tráfego e um melhor posicionamento nos sites de busca.

Algumas dicas podem te ajudar a otimizar as imagens e a conquistar os resultados que você deseja na web. Confira 5 dicas que podem contribuir para isso! 

1 – Escolha o formato de arquivo correto

Antes de começar a otimizar fotos, assegure-se de escolher o formato correto para o arquivo de imagem. Os dois tipos de formatos mais comuns são JPEG e PNG.

O formato JPEG é normalmente usado para fotografias e imagens em geral por ter um tamanho final menor, oferecer uma qualidade sólida e ser redimensionado ou comprimido sem perder muita qualidade. 

Já o formato PNG é normalmente usado para vetores, logotipos, capturas de tela e imagens menores. Esse formato pode gerar imagens com tamanho maiores. Portanto, evite usá-lo com frequência.

Além dos formatos JPEG e PNG, existem muitos outros tipos de formatos de imagem. Contudo, eles não são tão recomendados assim para otimizar imagens WordPress. 

Uma outra alternativa de imagem que você pode utilizar e que vai além dos formatos citados, é o GIF. Esses pequenos vídeos animados em formato de imagem podem ser usados para melhorar conteúdos que você já tem.

Além disso, eles possuem uma pegada mais divertida que pode deixar o seu público por mais tempo na página. 

Para não ter erro quando for utilizar um GIF, assegure que ele está no formato GIF e não em MP4.     

2 – Comprima suas imagens

Encontrar um equilíbrio entre a qualidade da compressão e o tamanho do arquivo final da sua imagem é de extrema importância. 

Com uma compressão mínima, você terá um arquivo maior e mais pesado, mas a qualidade da imagem também será melhor. Com uma compressão maior, o arquivo da imagem terá um tamanho menor, mas a qualidade da imagem também será afetada, tirando detalhes, cores e resolução.

O objetivo principal deve ser encontrar um meio termo entre o tamanho da imagens e a qualidade dela pela compressão do arquivo.

 3. Redimensione as imagens para uma exibição ideal

imagem perde qualidade no wordpress

Antes de começar a otimizar fotos para o WordPress, é recomendado primeiro fazer um redimensionamento delas.

Antes de fazer o upload, escolha as dimensões corretas para as suas imagens. Dessa forma, você já vai conseguir subir para o site as imagens com um tamanho mais adequado, fazendo assim que você evite carregar imagens maiores que a permitidas pela plataforma e isso afete o carregamento delas. 

4. As imagens devem estar corretamente cortadas

O WordPress tem um editor de imagens integrado que permite que você corte as suas imagens pelo próprio painel de controle do CMS  (Sistema de gerenciamento de conteúdo). 

Ainda que essa opção seja bastante útil, é recomendado que você corte suas imagens antes de otimizá-las e fazer o upload delas ao seu site.

Se você perceber que uma imagem precisa ser cortada para melhor se encaixar nas páginas do seu site, delete a imagem do seu site, corte-a e então refaça o upload dela.

5. Melhore o SEO das suas imagens

Otimizar imagens no WordPress ajuda também o seu site e as suas imagens a ranquearem melhor nos motores de busca. 

Realizar a otimização das suas imagens vai aumentar a velocidade do seu site e melhorar as chances dele ranquear melhor. 

Ao salvar a sua imagem, não se esqueça de renomeá-la com a sua palavra chave. Esse fator facilita para que a palavra escolhida seja encontrada mais facilmente. 

Algumas ferramentas podem te ajudar a otimizar as suas imagens. 

Principais ferramentas de otimização de imagem

wordpress imagem

Algumas ferramentas podem ajudar a otimizar imagens no WordPress. Você poderá utilizá-las em desktops, navegadores e até plugins para comprimir as suas imagens sem comprometer a qualidade.

Veja algumas ferramentas de otimização de imagem mais utilizadas e escolha a sua! 

  • Adobe Photoshop – O Photoshop tem uma ferramenta integrada de compressão de imagem que otimiza imagens para a internet.
  • Gimp – O Gimp é uma alternativa gratuita ao Photoshop que também oferece otimização integrada.
  • Affinity Photo – Essa é uma alternativa mais barata ao Photoshop e que também tem ferramentas integradas de compressão de imagens.    
  • Paint.NET – Um editor de fotos para Windows que pode servir como uma alternativa ao Photoshop e também inclui compressão de imagem.
betheme compre agora

Principais sites para redução e otimização de imagem

Embora o WordPress disponha de um arsenal completo de plugins para melhorar o desempenho de um site, alguns recursos podem ser encontrados pela internet. 

Um dos itens principais para deixar o site mais leve, é aprender a como otimizar imagens WordPress, que são menos pesadas e ainda mantém a qualidade das imagens. Veja abaixo os melhores sites para comprimir imagens:

TinyPNG

O TinyPNG é o site mais utilizado para saber como otimizar imagens WordPress. Além de ser uma plataforma 100% gratuita, ele ainda pode reduzir o tamanho de imagens em WebP, PNG e JPEG. Outra característica é que é possível fazer isso com até 20 imagens em uma única vez.

A plataforma (que também possui plugin para WordPress) é ideal para quem usa muitas imagens sem fundo (fundo transparente) no formato PNG. Dessa maneira, o usuário tem redução de até 70% das imagens sem ter sua qualidade comprometida.

Compressor de imagem da Nuvemshop

A Nuvemshop, assim como o Woocommerce, também é um espaço dedicado às lojas online. A plataforma oferece inúmeras soluções para aumentar o número de vendas e tornar o seu negócio mais próspero. Uma dessas soluções é seu compressor de imagens.

O diferencial do compressor da Nuvemshop é que, com ele, podemos reduzir um número ilimitado de imagens e baixá-las em uma pasta compactada. 

Para utilizar o compressor não é preciso ser um usuário da plataforma. Ele é gratuito e 100% acessível para imagens em PNG, JPG, JPEG e GIF. 

JPEGmini

O JPEGmini é uma ferramenta de redução de imagens especializada. Sua versão free permite reduzir imagens gratuitamente por um tempo limitado. O JPEGmini possui um ótimo recurso que possibilita comparar a imagem anterior e a compactada antes de baixá-la.

A plataforma do JPEGmini possui uma versão Pro que tem recursos bem diferentes das outras plataformas de como otimizar imagens WordPress. Além de ser compatível com o Lightroom, essa versão premium permite a compactação até mesmo de vídeos e imagens grandes até 50GB.

Compress PNG

Qual o melhor formato de imagem para WordPress?

Outra ferramenta gratuita e bastante utilizada é o Compress PNG. A plataforma é bastante parecida com o TinyPNG. Também permite realizar reduções simultâneas de até 20 imagens e possui suporte para JPEG, GIF, PDF e o próprio PNG.

O diferencial do Compress PNG é poder baixar um arquivo compactado com todas as imagens baixadas. E outro novo detalhe dessa plataforma é a possibilidade de converter, inclusive, formatos de fontes diferentes, usando o Font Converter.

iLoveIMG

O iLoveIMG é uma ferramenta bastante diversa. Isso porque, ao contrário das demais, oferece uma série de recursos de como otimizar imagens WordPress. Com o iLoveIMG podemos comprimir formatos PNG, JPEG, SVG e até GIFs e ainda editá-los.

Por fim, o iLoveIMG é uma ferramenta gratuita, online e que permite realizar uploads de arquivos vindos do Google Drive e Dropbox e até converter outros formatos e páginas HTML em JPG/SVG.

Compressnow

A desvantagem que a maior parte dos compressores de imagens online apresentam é a redução automática dentro do que se esperado para imagens na web. Se o usuário precisar reduzir ainda mais alguma imagem, ele poderá contar com o Compressnow.

O Compressnow permite reduzir para o quanto quiser uma determinada imagem. Isso é um recurso muito positivo se você quiser uma imagem ultraleve. E não se preocupe, a ferramenta possibilita comparar as imagens antes de realizar seu download.

Kraken

Como otimizar imagens WordPress de forma mais dedicada? Use o Kraken. Isso porque a plataforma trabalha com duas formas de compressão:

  • Lossless: Esse recurso permite compactar imagens sem a perda da qualidade das imagens. É muito utilizada para quem pretende realizar impressões dessas imagens.
  • Lossy: Já desta outra forma, possuímos uma perda mínima da qualidade das imagens. São muito mais leves e ideal para utilizar na web, uma vez que a perda dessa qualidade é imperceptível ao olho humano.

O plugin para WordPress do Kraken é bastante útil. Assim podemos comprimir imagens em massa de maneira automática. O plano Pro do Kraken permite fazer reduções em qualquer imagem acima de 1GB.

WP Smush

Qual é o melhor formato de imagem para web

O WP Smush é voltado inteiramente para o WordPress. Isso porque seus recursos são pensados para aumentar o grau de resposta de sites e plataformas digitais. O plugin é gratuito, mas possui uma versão premium bastante profissional que ajuda a como otimizar imagens WordPress.

Um dos seus recursos mais importantes é o auto compressor. Sua função, como o nome sugere, é a redução automática de toda imagem que entra no site — novas e antigas. 

A versão Pro permite usar o autocompressor de maneira ilimitada. Já sua versão free não fica atrás. Permite redução automática de até 50 imagens por vez.

10 Melhores Plugins de otimização de imagem no WordPress

Um site depende de muitos fatores para funcionar adequadamente bem e atender bem a todos os usuários, entre esses fatores, os principais são: o domínio (que é o endereço que os usuários irão digitar para acessar o site), a hospedagem ( que é o sistema responsável por armazenar todos os arquivos do site e ele como um todo), o template, também chamado de tema (que é, basicamente, e em linhas gerais, o visual do site, com a disposição de cada coisa em seu devido lugar), o conteúdo (que deve ser de boa qualidade e de fácil leitura, pois o mundo acelerado da internet exige uma leitura dinâmica e as imagens (que ilustram o conteúdo e agregam valor a ele).

Entre todos esses fatores que citamos acima, vamos destacar, nesse texto, as imagens. Muitas vezes, elas são vistas como o mais simples dos fatores, mas, em grande parte dessas vezes, elas são subestimadas. Isso porque muitos desenvolvedores entendem que basta ir até um banco de imagem, selecionar as imagens mais bonitas e que representem melhor o conteúdo e fazer o upload delas no conteúdo. 

Mas, essa visão, muito difundida pelos desenvolvedores, está muito errada. Isso pode ser explicado pelo fato de que imagens que são simplesmente tiradas de um banco de imagens e inseridas no site podem causar lentidão na página, além de causarem um consumo excessivo da internet do usuário, gerando abandono do site. Esses problemas poderiam ser facilmente evitados se houvesse um trabalho de otimização das imagens antes de publicá-las no site.Então, como fazer isso?

É muito simples e, no fim do processo, trará um ganho imenso ao site, fazendo ele ser mais rápido, com a otimização das imagens que diminui o tamanho delas sem perda excessiva de qualidade. É sobre essa otimização que falaremos abaixo, por meio da apresentação de 10 plugins que auxiliam a otimizar as imagens e tornar o site melhor navegável. Confira!

Por último, mas, com certeza, não menos importante: se você se interessar por qualquer um desses otimizadores de imagens detalhados aqui, acesse nossa loja e faça sua aquisição! Garantimos o melhor custo benefício e ainda entregamos a você um suporte 24 horas por dia, nos sete dias da semana, então você não ficará desamparado após sua compra! Além disso, nós afirmamos e garantimos que todo nosso conteúdo é original, então você não precisa ter medo de ataques de vírus e malwares! 

CW Image Optimizer

O CW Image Optimizer é ótimo para você que está precisando economizar tempo de trabalho. Ou melhor… Todo mundo precisa disso atualmente, não é mesmo? Ainda mais num mundo globalizado em que tudo precisa ser feito no menor tempo possível.

Assim, a ideia dos criadores desse plugin é realmente diminuir o tempo gasto otimizando as imagens. Então, a otimização é automática: basta você realizar o upload das imagens no WordPress para que elas sejam automaticamente otimizadas. Além disso, esse plugin tem um grande diferencial: ele otimiza as imagens sem diminuir a qualidade delas por meio do processador do Linux, o que garante uma otimização premium. Assim, o site será rápido e, ao mesmo tempo, com boa qualidade!

EWWW Image Optimizer Cloud

Esse plugin é útil para quem tem muitas imagens arquivadas que precisam ser otimizadas ao mesmo tempo. Além de não importar a quantidade das imagens, também não importa se elas estão em formato PNG, JPG ou GIF. Com esse plugin, você otimizará centenas de imagens em vários formatos de maneira rápida!

O diferencial desse plugin é que ele não terceiriza o servidor para otimizar as imagens, já que tem um servidor próprio. Dessa forma, as imagens são otimizadas em um tempo muito menor do que se o plugin usasse um servidor de terceiros, já que não é gasto tempo transferindo centenas de arquivos entre servidores! 

Também é possível optar pelo armazenamento em nuvem, para que a otimização seja ainda melhor, além de ser muito mais segura, evitando perdas de imagens!

Hammy

Se você descobriu nesse texto que as imagens não otimizadas prejudicam seu site, não pense que não há solução para os conteúdos que já foram postados, pois há! 

Ao adquirir o Hammy, ele faz uma espécie de varredura em todos os conteúdos postados e otimiza as imagens que têm a necessidade de serem otimizadas. Então, além de poder otimizar seus próximos conteúdos, ainda poderá otimizar os antigos também!

ImageRecycle

Além de compactar imagens, ele também compacta PDFs. Então, se no seu site, além das imagens dos conteúdos, você também disponibiliza PDFs relacionados ao seu nicho, você poderá compactar todas essas mídias, tornando seu site mais facilmente carregável e diminuindo o abandono do site pelos usuários por lentidão

Imagify Image Optimizer

Como otimizar uma imagem para web

Com esse plugin você pode redimensionar e otimizar as imagens diretamente pelo WordPress. O melhor dele é que tudo o que você fizer no seu site com a ajuda deste plugin será feito gratuitamente e, então, você melhora muito a qualidade do seu site e do trabalho entregue por você, sem precisar gastar mais para isso.

Imsanity

Esse plugin te dá a opção de fazer um redimensionamento e uma otimização padrões e, dessa forma, todo upload feito será automaticamente otimizado para a configuração padrão.

Com o Imsanity, seu trabalho é ainda mais acelerado!

Optimole

O Optimole promete uma diminuição de até 80% no uso do armazenamento do site. Então, o site será muito mais rápido com o uso desse plugin!

Optimus Image Optimizer

Assim como os outros plugins, esse também permite reduzir o tamanho das imagens. Mas, esse dá um número: ele diminui até 7% do tamanho das imagens sem perder a qualidade delas! 

SEO Friendly Images

Esse plugin diminui as imagens e otimiza a qualidade delas. Dessa forma, o site se torna mais rápido e, portanto, a qualidade dos resultados de SEO são muito melhores! Não se esqueça de que os resultados de SEO são muito importantes para que seu site suba de posição no Google e, assim, seja encontrado por mais pessoas!

Principais dúvidas sobre otimização de imagens 

Queremos realmente que o seu site bombe em vendas e para isso conhecer todas as formas de otimização é extremamente importante. Separamos aqui as principais dúvidas dos nossos clientes. Se algum questionamento ainda não foi respondido, deixe em nossos comentários e faremos questão de responder para você.

Como melhorar o desempenho do WordPress?

A fama de um site no WordPress provém do desempenho que ele oferece para a UX. Já a UX (experiência do usuário), por sua vez, são uma série de medidas que torna uma plataforma digital mais atraente para quem a acessa.

Dito isso, existem alguns conceitos de SEO que vale a pena conhecer para melhorar o desempenho do WordPress:

  • Site leve: quanto mais esperto um site for, mais desistência de acesso ele terá. Assim como otimizar imagens WordPress;
  • Quanto menos páginas melhor: se possível, evite o uso de muitas páginas em um site. É menos cansativo para o usuário e deixa o site mais leve;
  • Plugins de cache: os plugins de cache permitem salvar alguns dados do site na nuvem. O carregamento dessa forma é mais ágil;
  • Atualizações: mantenha temas, plugins e o próprio CSS atualizados. Remova recursos que não são atualizados a muito tempo.

Veja mais sobre como otimizar o WordPress.

Qual é o melhor formato de imagem para web?

O melhor formato para imagens na web são PNG e JPEG. Essencialmente PNG por sua função de fundo transparente que tem uma integração visual mais agradável dentro de um site.

O formato JPEG também é bastante importante. Garante qualidade de imagem mais fiel e é compatível com a maioria das plataformas digitais.

Qual o tamanho certo da imagem para WordPress?

O ideal é que quanto menor a imagem, mais adequada ela será para WordPress. Isso porque, diminuindo a quantidade de pixels presentes em uma imagem, mais leve ficará seu site. Porém, é preciso avaliar se houve perda perceptível da qualidade dela.

Numericamente falando, podemos definir uma média de 900x600px e um limite de 2MB. A partir disso as imagens se tornam muito pesadas e a redução pode não ser tão significativa. Logo, use sua própria métrica e busque encontrar um equilíbrio em tamanho e qualidade.

Plugins Para Otimizar Imagens WordPress

plugin otimizar wordpress

Os plugins também podem ajudar a otimizar imagens no wordpress. Abaixo, algumas dicas de alguns que vão otimizar as suas imagens.

  • Imagify Image Optimizer – Esse plugin oferece vários níveis de compressão, redimensionamento de imagem e armazenamento de imagens. 
  • ShortPixel Image Optimizer – Esse plugin é gratuito e permite comprimir até 100 imagens por mês em diferentes tipos de formatos. Além disso, ele tem uma função integrada de restauração e otimização bem ampla e que pode se adaptar a perfis diversos de sites.
  • WP Smush – Com esse plugin, é possível otimizar as imagens assim que for feito o upload delas em seu site. Junto com a otimização das imagens já existentes na biblioteca, ele reduz também o tamanho das imagens sem impactar na qualidade. 
  • Optimus Image Optimizer –  Um plugin bem leve, ele otimiza suas imagens sem perda de compressão e na qualidade geral das imagens, realizando apenas uma redução no tamanho do arquivo.
WP-Rocket

Conclusão 

Como vimos, otimizar imagens no WordPress é de extrema importância para que o seu site seja encontrado no Google e em outras plataformas de buscas. 

A otimização das imagens garante que o seu site seja encontrado mais facilmente, mas também que ele proporcione ao usuário uma melhor experiência ao entrar em contato com a sua página. Assim, ele fica mais tempo por lá e isso pode te gerar mais negócios ou fidelizar um cliente. 

Outra função da otimização de imagens é deixar o seu seu site mais rápido. Além de consumir menos espaço em servidores. 

No texto, separamos 5 dicas e ferramentas para te auxiliar no processo de otimizar imagens no WordPress. Confira todas e faça os seus testes! 

Bons resultados para você! 

Sobre o autor

Comentários 0

Jenniffer kristine de meira
Jenniffer kristine de meira
Responder

Gostaria de converte o pdf

04/01/2022
Mercado Online Digital
Mercado Online Digital
Responder

Fala ae Jenniffer, converter qual arquivo para pdf ?

04/01/2022

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *