Dicas Como Desativar Um Tema no Wordpress Com Facilidade [Guia Definitivo]

Se você deseja saber como desativar um tema no wordpress, é importante que ele seja de forma fácil e, principalmente, segura. Confira no nosso texto como e por que você deve realizar essa ação.

Um site deve ser sempre atrativo. Hoje em dia, a chamada “Experiência do Usuário” ou “UX” é determinante para que o usuário não rejeite sua página e migre para outra. 

O tema de um site é parte essencial para determinar a aparência e a organização da sua página. Por isso, é normal que haja troca desses temas, adaptando-os ao gosto, às tendências, ou à necessidade do seu negócio.

Nessa substituição de temas, é importante desativar aquele que ficará sem utilização. Saiba então como desativar um tema no WordPress.

Super Parck Elementor Pro

Razões pelas quais você deve excluir temas e plugins

A seguir, apresentamos alguns motivos para você considerar realizar essa exclusão de temas WordPress inativos. Lembrando que os mesmos benefícios valem no caso dos plugins. 

Segurança:

É muito importante manter no seu site apenas aquilo que está em uso. Temas ou demais utilidades podem oferecer riscos de invasão de hackers que dominem tal funcionalidade e a usem para tal feito. 

Atualizações:

Todos os itens pertencentes ao seu site devem estar constantemente atualizados. Isso garante a boa funcionalidade de cada um deles, e isso independe da sua atividade ou inatividade.

Logo, desativar um tema no WordPress otimiza a sua experiência, evita a realização dessas atualizações e contribui para os dois benefícios que citaremos abaixo.

Desempenho:

Como mencionamos na introdução, a experiência do usuário na sua página é importantíssima. Por isso, sempre preze que o desempenho do seu site seja o melhor possível.

Um tema desativado, além de oferecer riscos, pode contribuir para pesar o seu site e, assim, comprometer o seu bom desempenho.

Espaço

Manter um tema desativado no seu site é uma ocupação de espaço em disco sem necessidade. Muitas empresas de domínio podem delimitar o quanto de espaço seu site possuirá. 

Por esse motivo é importante que esse espaço seja sempre utilizado com coisas úteis e que agregam algum valor pro funcionamento da sua página.

Como descubro qual tema está ativo na minha página?

como desativar tema samsung

Claro que você não quer correr o risco de apagar um tema que está sendo usado e aprovado por você e/ou sua equipe, não é?

Fazer essa conferência é muito simples. Você descobre através do painel administrativo do seu site. Acesse o esse painel de administrador e busque o campo “Aparência”. Clique nele e, depois, em “Temas”. 

Você irá visualizar os seus temas instalados, com aquele em uso tendo a marcação “Ativo”.

Como desativar um tema no wordpress: 3 formas práticas

1 – Apagar um tema do WordPress através do painel do WordPress

Simples e rápido. Apagar um tema através do painel do WordPress do seu site é bem fácil quando você possui acesso ao Administrador da página. 

No seu site do WordPress, vá em “Aparência” e depois em “Temas”. A página que será aberta revela a você todos os temas instalados, dando destaque ao que está em utilização, como mencionamos há pouco..

Clique no tema que você deseja eliminar da sua biblioteca e selecione “Delete” no canto inferior direito.

O WordPress confirmará se esta é de fato a ação que você deseja executar e, assim sendo, confirme.

2 – Apagar um tema do WordPress via FTP/SFTP

Talvez você não tenha acesso ao painel do WordPress. Nesse caso, você pode excluir algum tema via FTP/SFTP, caso essa seja a sua forma de acesso ao site. 

Mas um alerta: como essa operação apresenta um pouco mais de risco, você tem a opção de fazer um backup antes (inclusive recomendamos). 

Nesse caso, você deverá excluir a pasta pertencente ao tema. Para isso, siga os passos a seguir:

  • Abra seu cliente FTP.
  • Busque o diretório “wp-content/themes” do seu site.
  • Localize o tema que deseja excluir.
  • Passe o mouse sobre a pasta correspondente ao tema e selecione “Delete”.
  • Assim como no passo anterior, será certificado que essa é realmente a ação que você deseja executar. Em caso afirmativo, basta confirmar e seu tema será excluído.

3 – Apagar um tema do WordPress via WP-CLI

Você está familiarizado com o WP-CLI? Trata-se de uma ferramenta em que, ao entendê-la, oferece a opção de um gerenciamento do seu site WordPress de forma rápida, melhorando o seu fluxo de trabalho.

Como tal ferramenta oferece possibilidade de gerenciar dos seus temas até seus bancos de dados e senhas, caso você seja usuário do WP-CLI você também consegue desativar um tema no WordPress com facilidade. 

Para isso, siga os passos abaixo:

Primeiramente, você deve visualizar a lista de todos os códigos instalados. Para isso, digite o seguinte código:

$ wp theme list

Você também pode solicitar uma lista em que conste apenas os temas inativos. Nesse caso, digite o código:

$ wp theme list –status=inactive

Localize então o tema a ser excluído. Para eliminá-lo, digite o seguinte:

$ wp theme delete nomedapastadotema

Ponto de cuidado: Atente-se ao nome da pasta, como utilizamos no exemplo acima. Ela poderá ser diferente do nome do tema. Por isso, certifique-se antes se você está selecionando a pasta correta.

Dado o comando, aparecerá a seguinte mensagem:

Deleted ‘nomedapastadotema’ theme.

Success: Deleted 1 of 1 themes.

E está pronto!

Tema wordpress desativado, como escolher um novo

Agora que você sabe como desativar um tema no wordpress é muito importante que saiba como escolher o tema que irá colocar no lugar. Para isso, é importante observar alguns critérios. O novo tema deve dialogar com o seu público. Mais do que a aparência, o seu tema deve proporcionar uma boa experiência ao usuário. Ou seja, a navegabilidade e a disposição de informações devem estar de acordo com as necessidades de quem acessa seus serviços ou busca os seus produtos. 

Alguns pontos que você pode observar são: Qual o visual que meu cliente espera, algo mais clean? Ou algo que remete mais ao meu nicho? O menu de navegação e das opções está em uma posição que meu usuário considerará agradável? A quantidade e a disposição de imagens, thumbnails e ícones que o tema proporciona à minha homepage é o suficiente ou é agradável?

Vale lembrar que o WordPress possui temas até mais adequados a um nicho que a outro. Por isso, se você possui uma academia, por exemplo, busque por temas que remetam a esse estabelecimento, ao esporte, boa alimentação, entre outros.

Escolha um tema que atenda os requisitos de SEO

como desativar tema samsung

Ter um bom SEO  (Search Engine Optimization) – ou otimização de mecanismos de busca – é essencial para o Marketing Digital da sua empresa. São esse conjunto de práticas que essa sigla engloba que irá garantir que, ao buscar por um termo, serviço, ou dúvida, seu cliente chegará até você. É cada vez mais incomum que o usuário passe para a segunda página de resultados, e acredite: seu concorrente está de olho nisso.

Por isso, quando for buscar um tema novo, certifique-se de que na descrição do tema mencione que este é otimizado em SEO. Quem hoje produz temas para WordPress, em uma parcela significativa, já se atentam que os temas otimizados estão levando a melhor, e os motivos – pelo que você conferiu acima – são óbvios. 

Portanto, não se conforme em ter apenas um site bonito e funcional: utilize o tema ao seu favor para que as pessoas vejam essa beleza e funcionalidade.

Busque um tema responsivo

Acima, mencionamos a experiência do usuário, não é? Imaginamos que você, como usuário, já tenha tido a sua navegação comprometida porque o site em questão não funcionou de maneira adequada e agradável no seu dispositivo. 

Isso acontece principalmente em quem costuma utilizar muito o celular para navegar e buscar informações e, novamente, imaginamos que você como usuário deve recorrer ao dispositivo móvel para essa ação.

Um tema responsivo é aquele cujo design busca se adaptar da melhor forma que o seu dispositivo pode oferecer. Imagine acessar um site em que necessite de muito zoom para ler as informações, ou que a navegação não se adeque ao formato vertical do celular, entre outros problemas. 

É indicado que você busque (e teste) o tema que você prospectou em diferentes dispositivos. Se atente também se esse tema roda bem em diferentes conexões (dados móveis e wi-fi, por exemplo) e se ele não demora muito a carregar seu site, pesando a navegação.

Busque um template atualizado

Qualquer que seja a funcionalidade que você for optar para o seu WordPress, dê preferência para aquelas que estejam atualizados.  Isso vale para plugins, recursos e também para os templates. 

Um template atualizado significa que o fornecedor buscou corrigir possíveis bugs e está mais preocupado com a sua experiência. São maiores as chances também que ele esteja mais por dentro das práticas de SEO e das exigências e demandas do mercado.

Por fim, um template atualizado poderá causar menos problemas, demandando que você busque por um novo e tenha que desativar um tema no WordPress.

MOD: adquira o novo tema de um fornecedor de credibilidade

É de suma importância que você adquira produtos para o seu site de quem tem credibilidade no mercado. Há diversos fornecedores cujos produtos possam representar um perigo para a segurança do seu site. 

Para isso, você pode contar com a Mercado Online Digital. O MOD possui temas e plugins de fornecedores de confiança, testado pela nossa equipe e por um preço em conta.

Além disso, adquirindo um novo tema através da MOD, você pode contar com um suporte de qualidade, que ajudará você a garantir um bom site para quem navegar. 

Conheça os três temas WordPress mais utilizados no mundo

Se você está em busca por informações sobre como desativar um tema no wordpress é porque quer colocar algo melhor no lugar. Para não ter retrabalho tendo que desativar um tema ruim novamente, vamos te mostrar os três melhores temas wordpress do mercado. Eles são sensacionais. Confira:

1. Astra

como resetar um tema no wordpress

O tema Astra é ideal para você que busca o melhor e não tem tempo a perder. Trata-se de um dos temas mais utilizados por desenvolvedores. Atualmente mais de 900.000 sites utilizam o Astra em todo o mundo. 

O motivo é bem simples, ele permite construir sites com alta performance, utilizando recursos exclusivos. Além disso, o astra possui integração com Learn Dash, WooCommerce, Page Builder, Gutenberg, Beaver Builder, Elementor, Site Origin, Visual Composer, Thrive Suite e Divi.

2. Divi

O Divi é um dos temas mais utilizados do mundo no WordPress há alguns anos, o que atesta sua qualidade e usabilidade. Ele é ideal para quem não entende muito de programação e precisa de um design intuitivo. 

Pensando ainda na leveza e em oferecer um site responsivo, o Divi promete dispensar vários dos plugins que outros temas precisariam para uma experiência completa.

E, claro, sem abrir mão da personalização. Customize suas páginas, incluindo ou excluindo itens e adicionando o conteúdo que desejar, tudo para deixar com a cara do seu negócio.

3. tagDiv

Você acha que o modelo ideal de apresentação do site do seu negócio se assemelha a um jornal? Pois, se sim, tagDiv pode ser uma boa opção.

A combinação de textos com imagens, paralelamente, oferecem uma ótima experiência ao usuário. Ideal, por exemplo, se você utiliza o Marketing de Conteúdo. 

Alguns dos benefícios de se utilizar tagDiv inclui a sua constante atualização no que há de melhor e mais exigido do mercado hoje. 

Além disso, ele promete contribuir para a entrega de um SEO satisfatório, o que ajudará seu negócio a chegar em mais e mais gente. Agora que você conhece os melhores temas do mercado e como desativar um tema no wordpress , confira algumas dicas técnicas bônus que podem facilitar a sua vida.

Confira algumas dicas bônus da Mercado Online Digital

O foco deste texto é te dar todas as informações sobre como desativar um tema no wordpress, mas queremos ir muito além. O desenvolvimento wordpress pode ser muito complexo e muitas dúvidas podem surgir. Confira algumas dicas técnicas que podem lhe ajudar:

Como editar temas no WordPress

Uma maneira simples e segura de editar seu tema no WordPress é usando o WordPress Customizer. Para isso você deve:

  1. Acessar sua tela ou dashboard de administração;
  2. Clique em Aparência;
  3. Clique em Personalizar.

Na tela de customização, você poderá alterar suas cores, fontes e outros recursos que o tema que você escolheu oferecer.

Como excluir site do WordPress

  1. Acesse o seu menu WordPress
  2. Busque por “Configurações” ou “Settings”
  3. Role a página e ache “deletar meu site permanentemente”
  4. Você terá opções para exportar seu conteúdo e fazer um backup antes. Feito ou não isso, basta clicar em “Delete Site”.

Atenção: Lembre-se que essa ação é definitiva.

O tema ativo está quebrado, saiba como reverter para o tema padrão

  1. Abra seu menu WordPress;
  2. Vá em “Aparência” e depois “Temas”
  3. Localize o seu tema padrão (geralmente é alguma variação do TwentyNineteen) e clique em “Ativar”.
elementor-pro

Conclusão

Como você conferiu no nosso texto, excluir um tema traz benefícios ao seu site e para a experiência de quem acessa sua página. É sempre muito importante se atentar a aquilo que está acoplado e em uso no seu site, tanto por essa questão de experiência, quanto pela questão de segurança. Agora que você sabe como desativar um tema no WordPress, que tal conferir os melhores temas e qual combina mais com o seu negócio? Esse e outros conteúdos estão sempre sendo trazidos aqui no blog da Mercado Online Digital. Por isso, não deixe de conferir periodicamente nossos textos.

Sobre o autor

Comentários 0

Lucas Furlan
Lucas Furlan
Responder

Existe alguma maneira de usar o wordpress sem usar os temas? Eu estou tentando upar um que fiz local mas ele não fica corretamente configurado… aparece uma barrinha branca no cabeçalho, o que desconfigura meu layout… Quando eu retiro as pastas dos temas WP, meu site cai.

17/01/2024
Ilian Junior
Ilian Junior
Responder

Bom dia Lucas, sim é necessário ter um tema ativo para edição do site no wordpress, caso precise de mais ajuda nos chame no atendimento do whatsapp que podemos buscar a documentação do tema que precisa para fazer certinho.

18/01/2024

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *