WordPress API: O que é, Como Utilizar e Principais Benefícios

O WordPress API é uma técnica de programação que possibilita a integração e troca de dados entre a plataforma e sites externos.

Nesse artigo falaremos sobre um aditivo do WordPress, a API. Implementado desde 2015, vem apresentando nova narrativa quando falamos sobre desenvolvimento e troca de dados em software.

Além dos benefícios da API, citaremos também as vantagens do uso e a necessidade do suporte REST que garante essa leitura de dados entre plataformas digitais.

Melhorestemaswp

Entenda, afinal o que é API do WordPress REST

A API é uma interface. E nesse caso, uma interface da WordPress, que garante uma leitura acessível entre softwares distintos. 

A API é uma integração entre sistemas. Isso possibilita, principalmente, que muitos aplicativos possam conversar entre si. Por exemplo, quando acessamos sites de imóveis e, logo abaixo, muitas vezes há uma integração do Google Maps para analisarmos a localidade do imóvel.

A API permite que vários sites (que podem ou não ser gerenciados por você) sejam utilizados conjuntamente com o seu website, abrindo uma gama de possibilidades para o gerenciamento de sites.

REST: Transferência Estadual Representacional

E quando falamos em REST, falamos da arquitetura da programação, ou seja, é um modelo arquitetural que permite uma padronização da linguagem de programação. Usando termos como DELETE, POST, PUT e GET para realizar esse comandos, e com base nas definições HTTP para expressar o estado de um recurso, como posts, textos e menus, por exemplo.

Quando dizemos que a API é RESTful isso quer dizer que ela se comunica entre sistemas utilizando uma arquitetura REST, ou seja, através dos comandos HTTPs – DELETE, PUT, GET, e outros.

WordPress WP REST API: vantagens da ferramenta

Não se preocupe, você não precisará correr pelos mais remotos cantos da internet procurando por essa ferramenta. Isso porque, devido à sua fama e grande utilidade, o REST API está incorporado há anos ao Core de desenvolvimento do WordPress. A maior vantagem disso é que agora você pode integrar diversos sistemas na sua própria plataforma, criando uma interface ilimitada de recursos e conversação entre sistemas.

Saiba como acessar a API do WordPress REST

Apesar de estar conjugado ao código da WordPress, a aplicação do API RESTful é feita de forma manual. Sendo assim, veja como é feita:

Acesso ao WP-REST via WP-CLI

wordpress rest api authentication

A WP-CLI (linha de interface de comando) é onde ficam todos os códigos de formatação da WordPress. A nível de programação, temos as coordenadas para o servidor realizar uma determinada ação. E é justamente nessa linha de formatação que implementamos o WP-REST.

Para acessar o WP-CLI no seu computador, basta abrir o Terminal do Linux/Mac, ou para os usuários do Windows, o prompt de comando. Em seguida digite o caminho: seusite.com/wp/v2

Autenticação

As vezes é necessário autenticar caso seu domínio não seja um endpoint público (pontos de conexão entre API e cliente). Para fazer isso, é necessário usar um plugin do WordPress, chamado Basic Auth que é muito simples de administrar em instalações de desenvolvimento (site não está pronto). Para sites ao vivo (que já estão em uso), usa-se o JWT Authentification, que irá gerar uma senha (token) estabelecendo uma conexão segura.

Comandos da API do WordPress REST

Lembra que o API REST usam comandos fundamentados pelo HTTP? Devido a isso, é importante se conceituar acerca de alguns comandos básicos. Aqui a gente tem uma lista com comandos da WordPress que podem ser usados no WP-CLI. Porém, os principais que você deve conhecer são:

  1. GET: recupera dados. No exemplo: “GET /wp/v2/posts/?status=published” nós conseguimos recuperar todos os posts já publicados em seu site. A partir dele podemos fazer outros comandos, como “GET /wp/v2/posts/?per_pag=7”, para acessar a página 7 do seu site. Básico né? E essa mesma estrutura pode ser usada para outros comandos, como nos subitens a seguir.
  1. POST: Como o nome sugere, aqui criaremos páginas, mas não somente isso, podemos incluir postagens limpas, publicações, anexos e muito mais, do zero.
  1. PUT: Esse comando serve para edições. Aplicado + o número de uma página, é possível alterar algum dado e postá-lo novamente caso queira.
  1. DELETE: Por fim, esse comando irá mover um item para a lixeira. Para excluir permanentemente, basta usar force, nesse mesmo comando.
WProcket

Saiba como utilizar API no WordPress

O API pode ser configurado na WP-CLI através de linhas de comando. No caso de todo e qualquer aplicativo que possua extremidade HTTP, através dos protocolos de formatação que seguem a estrutura REST.

A Evolução do WordPress

O API era muito utilizado no passado como um plugin do WordPress. Com o tempo, foi tomando cada vez mais espaço entre os usuários. Por sua popularidade, em 2015 o API deixou de ser um plugin e fez parte do Core da WordPress, integrando o código fonte da plataforma

Sendo assim, hoje em dia é possível consumir API sem utilizar plugin qualquer e de forma muito mais prática e segura.

Entenda por que você precisa de uma API para o seu site

Utilizar uma API proporciona muitas vantagens para o seu site. Ela permite que diferentes aplicações conversem entre si (o que melhora a performance do site), é segura -pois gera uma barreira que permite acesso apenas às informações que fazem parte daquela aplicação-, usa um pequeno volume de dados e, por fim, amplia a eficiência de sistemas e aplicativos. 

Com todos esses benefícios de uma API, o seu site terá uma otimização de processos e funcionará de maneira muito mais eficiente.

Saiba como integrar a API no WooCommerce

Para aqueles que já possuem o WooCommerce no WordPress e quer utilizar a tecnologia API, a integração é bem simples:

No WordPress, acesse no menu à esquerda, a plataforma do WooCommerce. Em seguida clique em ativar a API REST

Nessa mesma tela, na parte superior, você pode notar, em azul, a opção Chaves/apps, clicamos em Adicionar Chave, informamos a descrição do aplicativo que você irá utilizar, o seu usuário (nome da loja virtual), e o nível de permissões que melhor se encaixa ao seu negócio. 

Em seguida, clicamos em Gerar uma chave API que irá criar duas chaves, uma para Login e outra para Senha. Devemos copiá-las e colar no local destinado que está no campo de preferências do aplicativo escolhido (não esqueça de mencionar sua URL no campo correspondente), e em seguida clique em confirmar

Pronto, o seu WooCommerce já está integrado ao aplicativo que você escolheu, atuando como API.

Normalmente, os aplicativos possuem manual de uso, não deixe de verificá-los porque a administração pode variar de um para outro.

WordPress API: porque é importante para Desenvolvedores

O WordPress API torna muito fácil, para o desenvolvedor, conectar o site desenvolvido com outros sites importantes, sem precisar, portanto, de processos longos e complicados. Então, essa ferramenta é muito importante para que o trabalho do desenvolvedor seja facilitado e agilizado, permitindo, assim, processos de criação e desenvolvimento menos lentos e menos cansativos, e com um resultado muito melhor!

Além disso, a qualidade do resultado final do serviço é muito maior. Para entender isso, vamos pensar numa situação.Você, desenvolvedor, precisa criar um site para uma loja de roupas que foi aberta há pouco tempo e, por isso, muitas pessoas ainda não a conhecem. Por isso, muitos potenciais clientes não converterão suas pesquisas em compras no site pois não sabem se o site é uma fraude ou uma loja real.  Agora, imagine que, usando o WordPress API, você consiga linkar o site da loja com o Google Maps, contendo o endereço da loja física, além da possibilidade do Street View para ver a loja e as fotos e pesquisas de satisfação  relacionadas à marca.

Com esse novo recurso no site, muito mais pessoas acreditarão na confiabilidade e na veracidade da loja e, portanto, optaram por finalizar a compra! Dessa forma, o site que você criar terá resultados satisfatórios, com o aumento do número de clientes.

Então, além do site ter sido construído com mais facilidade com o uso do WordPress API, também gerará mais conversões desejadas!

Dicas para começar a trabalhar com o WordPress API

API ao meu site

Embora o WordPress API seja um facilitador do seu trabalho, para utilizá-lo é preciso saber de algumas coisas. Para isso, vamos te dar, aqui, as principais dicas que você precisará para se dar muito bem utilizando esta incrível ferramenta!

Entenda os conceitos-chave da REST API

Dentre todos os conceitos existentes na plataforma e que você aprenderá à medida que for utilizando, cinco são mais importantes e, por isso, são chaves para que você consiga começar a criar recursos fantásticos com o WordPress API. Confira:

  • O primeiro ponto e também o mais importante são as vias (também chamadas de rotas) e as extremidades (também chamadas de pontos finais). O uso de roteiros faz  com que você consiga navegar nos pontos finais, quando um modo HTTP é conectado a uma rota específica.
  • As solicitações são outra peça chave. Elas existem quando os pontos e a transmissão de dados são feitos da maneira correta.
  • As respostas são os resultados para a sua solicitação. Elas podem aparecer como o conteúdo que você busca ou como uma mensagem de erros, caso não tenha sido possível encontrar o que foi solicitado.
  • Os esquemas são as respostas para os modelos. Eles são ótimos para que você sempre saiba onde procurar os dados certos.
  • Por último, as classes de controle, que servem para você conseguir criar rotas e extremidades próprias. No início da sua utilização do WordPress API, essa chave não será muito útil, mas você verá ela se tornando cada vez mais e mais importante, à medida que a utiliza.
Templades

Conheça o EndPoint mais úteis a REST API

No próprio site do WordPress, é disponibilizada uma lista com todos os EndPoints mais importantes para a realização do seu trabalho de desenvolvimento!

Aprender sobre autenticação REST API

Muitas ações nessa ferramenta precisam de acesso de administrador. Mas, não há como se identificar por meio de usuário e senha. Por isso, o modo de autenticação é por meio de um plugin chamado Basic Auth. Com ele, você será capaz de visualizar, no site, o conteúdo ainda não publicado, bem como atualizar os já publicados.

Selecione seu primeiro post do WordPress com a REST API

Para selecionar seu primeiro post do WordPress com a Rest API, será preciso listar todas as postagens do site (1 curl -X GET -i http://yourdomain.com/wp-json/wp/v2/posts). Depois disso,encontre a ID da publicação desejada ( 1curl -X GET -i http://yourdomain.com/wp-json/wp/v2/posts/<ID>).

Esse passo a passo pode ser utilizado para qualquer end point que você queira encontrar dentro do site.

Atualize seu primeiro post WordPress com o REST API

Para atualizar seu primeiro post WordPress com o REST API, você precisará renomear o título da publicação:curl -X POST –user username:password http://yourdomain.com/wp-json/wp/v2/posts/<ID> -d ‘{“title”:”My New Title”}’. Em seguida, selecione a publicação de novo para conferir se as atualizações estão corretas: 1 curl -X GET -i http://yourdomain.com/wp-json/wp/v2/posts/<ID>.

E é assim que você faz modificações de administrador usando o WordPress API. Gostou? Claro né? O MOD sempre quer te entregar conteúdo de qualidade e, caso queira saber de outros conteúdos ou adquirir um de nossos produtos, o nosso site está inteirinho te esperando!

Saiba como extrair dados do WordPress Api

Embora pareça complicado, há diversas formas de exportar dados API para dentro do WordPress. E uma delas é sem a necessidade de criar novas linhas de código. Porém, como deve-se desenvolver novas taxonomias para WordPress, será necessário o auxílio de um Desenvolvedor.

Além disso, há 3 itens que ajudarão a realizar uma API no seu site de enorme ajuda. Que são:

  • Uma fonte API pública, recomendamos da Fipe API;
  • Um plugin para importação, recomendamos o All Import pela capacidade de importar arquivos diretos;
  • E por fim, um diretório de criação de taxonomias, onde recomendamos o tema MyListing;

E por fim, não se esqueça de manter a versão mais recente do seu site salva em backup para evitar perda de itens durante o processo de atribuição de dados API. Porque o Dev irá criar uma nova taxonomia e atribuir funções com base no arquivo baixado da API pública.

5 passos para trabalhar com o WordPress Api

wp-jsonwpv2posts

A API do WordPress é bem mais simples de desenvolver do que imaginamos. O que devemos ter em mente são os caminhos a serem tomados para atribuir dados ao back-end de um site. Por isso, estude os conceitos abaixo antes de partir para a ação:

Passo 1: Familiarize-se com os conceitos

Entender os conceitos-chave da API são fundamentais para trabalhar com inteligência e não se estressar durante o desenvolvimento da API. Por isso, esteja a par do que faz cada uma delas:

  • Conheça os roteiros baseados em Vias/Rotas e Endings Points. Assim, você conecta o modo HTTP em uma rota e utiliza as vias para se locomover;
  • Use as Solicitações para a transmissão de dados;
  • Quando se solicita algo, você receberá Respostas dessa solicitação;
  • Os Esquemas são elementos pré-gravados para sempre se ter respostas padrões às solicitações;
  • Crie rotas e endings-points próprios através das Classes de Controles.

Passo 2: Conheça o EndPoint mais úteis

O próprio WordPress possui uma lista de referências para EndingPoints mais utilizados. Assim você consegue padronizar suas respostas API e ainda evitar erros programáticos que podem prejudicar um site. Busque de fontes seguras.

Passo 3: Aprenda o básico de autenticação

Normalmente o WordPress APIs são públicos e conseguir a programação delas não é difícil. Mas vez ou outra será necessário autenticar seu user para acessar APIs privadas. Uma vez que estas não possuem algo como um espaço de Login, por exemplo.

Para isso instale o plugin Basic Auth para gerar guias de autenticação no seu dashboard do WordPress.

Passo 4:Selecione seu primeiro post

Antes de mais nada você deverá listar todos os posts já feitos no site através do Curl usando: 1 curl -X GET -i http://yourdomain.com/wp-json/wp/v2/posts;

Depois adicione /(ID) e informe a ID do post de interesse ao final do mesmo comando acima. Atualize a página.

Passo 5: Atualize seu primeiro post

Com os mesmos passos acima, você deverá colocar nome de usuário e senha e a nova atualização. Porém, antes será necessário substituir GET por POST, para a atualização da página.

Saiba o que é ponto de extremidade do WordPress Api

O WordPress API é uma ferramenta comunitária do CSS. Assim, permitimos que esta seja desenvolvida constantemente pela comunidade online. Já que seu código é aberto. Sendo assim, um ponto de extremidade é um caminho em HTTPS que fornece uma interface para outra pessoa exportar seus dados. Como uma ponte.

envatoelements

WordPress API: dicas para iniciantes

Depois que começamos a entender de fato como uma API atua, poderemos expandir seu potencial para outras atividades, como gerar dados para alimentação de plugins e minificar decisões programáticas de um site.

Mas antes, é mais do que essencial dominar os seguintes itens abaixo:

  • Conheça os conceitos GET, PUT, OUT de uma API e saiba aplicá-las;
  • Treine as aplicações API em um Child Theme;
  • Estude as linguagens de programação. Em especial JSON (Javascript Object Notation);
  • Use plugins para auxiliar o trabalho. E veja qual deles a comunidade online tem mais utilizado;
  • Sempre tenha segurança e contrate um programador ou desenvolvedor toda vez que tiver dúvidas.

E claro, por mais que já repetimos por aqui, é sempre válido lembrar: o backup é sua principal segurança para manter a integridade do site. Antes de qualquer alteração (principalmente em torno da programação), certifique-se de que possui uma cópia recente.

Saiba quanto é o investimento no WordPress Api

wordpress rest api authentication

É um fato que uma API não é um item obrigatório para se ter um site. Mas, ainda assim, é uma das funções de WordPress que mais resultam em praticidade para desenvolver o site e deixar o trabalho mais prático.

Exemplo disso é a elaboração de listas externas. Como integrar seu site há outra plataforma voltada para “nomes de estrelas”. Ao invés de adicionar manualmente cada estrela existente no universo em seu site, basta programar uma API que o resto do trabalho será feito por ela.

E sim, não é uma configuração das mais baratas. Já que os plugins e temas utilizados para isso podem estar disponíveis apenas em suas versões premium. Logo, o investimento mínimo para isso gira em torno de R$160,00, sem custear a ajuda de um profissional.

aiba quando não usar a API REST do WordPress

A API REST do WordPress não é a abordagem certa para todas as situações. Em alguns momentos, é melhor deixá-la de lado. Veja quando você não deve usá-la: 

  • Quando o aparelho não for compatível com o JavaScript;
  • Se você não quiser que os aplicativos acessem os dados do seu site usando a API REST;
  • Se o seu site não for muito acessível;
  • Quando o aplicativo for de página única e for atualizado com frequência. 

WordPress API – Dúvidas frequentes

É muito comum que, neste tema, várias dúvidas surjam. Vamos tentar responder as principais e, se ainda tiver alguma dúvida que não respondemos ou alguma informação que você gostaria de ter acesso, deixa pra gente nos comentários! Estamos totalmente à sua disposição!

Como faço para criar um site de API do WordPress?

Essa pergunta é ótima e pode ser respondida com, nada mais, nada menos, do que este artigo que você está lendo! Com as dicas e informações que você teve acesso aqui, conseguirá, com toda certeza, criar um site WordPress API.

O que é um formato de API do WordPress?

É um formato que permite linkar o site desenvolvido com outros sites que sejam úteis para agregar valor e boa experiência ao usuário. Com ele é possível a troca de informações e dados com sites externos.

A API REST do WordPress é segura?

Sim! É totalmente segura, assim como tudo que é feito pelo WordPress, a plataforma número um em construção de sites no mundo! 

Apesar de o WordPress possuir código aberto, ele não traz perigos. O código ser aberto serve, apenas, para que, aqueles que desejam, realizem modificações no WordPress para que a plataforma fique a cada dia melhor.

Yoast

CONCLUSÃO

Como podemos ver, a WordPress tem tomado cada vez mais caminhos para se tornar a maior plataforma de criação e gerenciamento de sites do planeta. Isso se deve ao fato de, por permitir a contribuição de muitos desenvolvedores, acabar utilizando ferramentas novas que tornam o desafio de administrar um website cada dia mais fácil. Como a API, aplicação de interface que garante uma conversação entre a plataforma de WordPress com outro WordPress Externo. Logicamente, essa ligação não seria possível sem o modelo de arquitetura que chamamos de REST possibilitando uma leitura mais clara das linhas de formatação em HTTPs.

Mencionamos também o uso da tecnologia API em plataforma de vendas, como no WooCommerce, permitindo que, com as configurações adequadas, as aplicações em torno da administração das vendas se tornem menos burocráticas, automatizadas e com menor risco de erros, garantindo um melhor desempenho da loja virtual.

Aqui no Mercado Online Digital você encontra diversas soluções para impulsionar ainda mais o seu uso do WordPress, além de diversos conteúdos que agregarão à sua experiência na plataforma. Então não deixe de conferir nosso conteúdo!

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *