Aprenda a como melhorar a legibilidade de conteúdo textual e deixe a experiência do leitor mais fluida e dinâmica.
Como o próprio nome sugere, a legibilidade trata de tornar uma informação mais simples de ser entendida, seja ela textual, sonora e até imagética. Não se limita ao uso de uma boa gramática, mas também à combinação inteligente de palavras e outros dados.
Hoje vamos entender como melhorar a legibilidade do conteúdo digital. Apesar de poder ser aplicado até no uso de imagens e sons, focaremos expressamente na legibilidade textual voltada para sites e como ela difere de outros formatos de textos. Vamos lá?
Saiba o que é legibilidade em sites
Quem trabalha com conteúdo digital, sabe o poder que as palavras têm para convencer um usuário a acessar seu site, preencher formulários e até finalizar compras. Em um blog, então, o conteúdo deve ser ainda mais leve, o suficiente para o leitor ir até o final.
Sendo assim, a legibilidade do site está nos mínimos detalhes, como usar frases menos complexas, manter parágrafos curtos, destacar termos importantes e outros aspectos. Tudo isso contribui para cativar o cliente e inclusive atingir métricas de SEO.
Entenda como funciona a legibilidade
Readability (como também é chamado), não se trata apenas de escrever bem, o que por si só não é o suficiente para encantar o leitor. E claro, a forma de escrever em um site não é a mesma de uma redação pessoal, para um jornal ou em uma tese acadêmica.
Em um site é preciso ter o domínio das combinações de palavras alinhadas às técnicas que tornam a leitura menos cansativa, rápida e escaneável, leitor precisa colocar seus olhos nas primeiras linhas e já entender o que diz o texto e ser incentivado a continuar.
Em um site, toda informação deve ser pensada para chamar o usuário para a ação (CTA) e, em blogs, deve-se ter uma trilha muito bem pensada para o leitor navegar pelo texto com sua atenção captada. Dessa forma, o SEO de um site se torna mais atrativo para o Google.
Ferramenta que melhora a legibilidade
Utilizar ferramentas de marketing que melhoram a legibilidade pode ser uma maneira excelente de transmitir a mensagem certa para cada tipo de público. Todas elas contribuem para melhorar o número de acessos e consequentemente atingir métricas de SEO.
Abaixo você confere um exemplo muito utilizado para construir um marketing de conteúdo otimizado:
Plugin do Yoast
O Yoast SEO é um dos melhores plugins WordPress para quem pretende melhorar o rankeamento do site e ficar entre os primeiros resultados dos mecanismos de buscas como o Google.
A surpresa é que esse plugin não somente ajuda a encontrar melhores opções para tornar o conteúdo textual mais dinâmico, mas também:
- Definir meta descrições;
- Facilitar indexação utilizando sitemaps XML;
- Melhorar a estrutura do site com trilhas de navegação (breadcrumbs);
- Integrar o site a redes sociais de forma inteligente;
- Analisar e atualizar links internos;
- Otimizar o uso de imagens.
No marketing de conteúdo, o Yoast SEO também é responsável pela análise textual, ajudando a otimizar a densidade de palavras, o uso de cabeçalhos e claro, a legibilidade como um todo.
Onde comprar
Se você tem um site e quer melhorar seu posicionamento no ranking dos mecanismos de buscas, recomendamos a aquisição do plugin Yoast SEO. Aqui no Mercado Online digital a versão premium está a partir de R$39,90, com recursos como:
- Yoast SEO Premium;
- SEO Local for WooCommerce;
- SEO News Premium;
- SEO Video Premium;
- WooCommerce SEO Premium;
- SEO Local Premium.
Verificações de legibilidade atuais
Na prática, existem algumas estratégias e técnicas para analisar a legibilidade textual. Veja as principais delas abaixo:
Palavras de transição
O primeiro pilar para melhorar a leiturabilidade textual é formatar a estrutura da escrita. As palavras de transição podem ajudar nisso, uma vez que elas preparam o leitor para informar o que está por vir, além de otimizar o tempo para a interpretação.
Palavras e termos como “A seguir”, “Em primeiro lugar”, “Mas”, “Porém”, fazem toda a diferença para tornar uma mensagem mais dinâmica. Outro detalhe é que segmenta melhor as orações, evitando o uso excessivo de vírgulas separando-as por ponto final.
Início da frase
Pensar no início das frases é interessante para cativar a leitura. É muito mais eficaz iniciar as frases com uma chamada para ação (CTA) como “Veja a seguir”, pois determina uma ordem que o leitor deve seguir.
Outra dica é colocar a informação importante logo no início das frases, afinal, o leitor pode desistir de terminar a leitura a qualquer momento. Essa desistência tende a aumentar se o leitor demorar demais para encontrar as informações que precisa.
Facilidade de leitura de Flesch
A pontuação Flesh é um cálculo que avalia a facilidade de leitura de um texto levando em consideração o comprimento médio de frase e o número de sílabas a cada cem palavras. Mas calma, você não precisa fazer essa conta, o plugin Yoast SEO já faz isso automaticamente.
Após escrever um texto, o IFLF (Índice de Facilidade de Leitura de Flesch) é calculado pelo plugin resultando em uma nota entre 0 a 100. Quanto maior a nota, mais fácil é a leitura do texto para o leitor.
Comprimento do parágrafo
Por falar em comprimento de parágrafo na legibilidade, outra técnica é evitar sequências muito longas. Segmentar o texto dá a impressão de algo mais ligeiro, curto, o que deixa a leitura menos maçante.
Analistas de marketing de conteúdo recomendam que os parágrafos tenham entre 2 a 4 linhas para uma leitura fluida.
Distribuição de subtítulos
Não basta apenas dividir o texto em parágrafos, pois, olhando como um todo, mesmo segmentando a leitura, poderá ser visto como um grande texto único. Nesse caso, formule subtítulos para dividir partes da leitura em tópicos.
Dividir o texto por subtítulos é uma maneira não apenas de deixar a leitura mais leve, mas também aumenta a escaneabilidade, ou seja, o usuário já sabe do que se trata o parágrafo ao ler o subtítulo.
Comprimento da frase
Já que mencionamos o tamanho dos parágrafos, saiba que o tamanho das frases também são importantes, sendo recomendado em torno de 20 palavras por frase. Evite vírgulas e utilize mais pontos finais para cada oração.
Na tentativa de dividir o parágrafo, muitos redatores colocam ponto final no meio da frase onde só caberia uma vírgula ou um termo de transição. Isso não somente é gramaticalmente incorreto como também fica confuso para o usuário. Lembre-se disso.
Voz passiva
A voz passiva é quando transformamos a ação em sujeito e o sujeito deixa de ser o responsável pela ação, deixando-o em segundo plano ou até mesmo omitindo-o. É uma construção gramatical mais utilizada na língua portuguesa em romances e poesias.
Exemplo:
- “o rato roeu o queijo“ – voz ativa, o rato quem fez;
- “o queijo foi roído pelo rato” – voz passiva, o queijo que foi.
Dessa forma, a voz passiva tira o tom de autoridade do texto e isso pode provocar menos confiança no leitor, deixando por vezes a oração inverossímil e até difícil de entender.
Conclusão
Lembre-se de conhecer seu público-alvo e adaptar seu estilo de escrita para atender às suas necessidades e níveis de compreensão. Revisar e editar seu texto também é fundamental para garantir que ele seja claro e legível.
Essa leitura foi útil para você? Então não deixe de acompanhar a MOD e conferir novidades e soluções para o mercado digital.
Deixe um comentário