Como Escolher a Melhor Hospedagem: Ranque Com as 20 Melhores

Para escolher a melhor hospedagem de sites você precisa ter em mente critérios relacionados à qualidade, experiência do usuário, segurança e disponibilidade.

Está achando complicado? Vou simplificar. Escolher uma hospedagem para o seu site é semelhante a escolher um lote para construir uma casa. Você não escolhe qualquer lugar. Afinal, você e as pessoas que são importantes para você vão residir ali. Por isso, é preciso escolher um local que seja grande o suficiente para comportar a todos, segura para proteger a todos e é claro que tenha toda a infraestrutura necessária para viver bem. 

O mesmo ocorre com as hospedagens. Ninguém começa uma empresa sem a intenção de crescimento, afinal quanto mais visitantes você tiver,  maior a possibilidade de fechar negócio.

Se o número de visitantes superar a capacidade do servidor o seu site pode vir a cair e deixar você na mão. Se você tiver um e-commerce, por exemplo, os prejuízos podem ser enormes. Qual a melhor hospedagem de sites? Acompanhe esse artigo que daremos todas as dicas para você. 

eCommerce---Banner

Entenda o que é hospedagem 

Antes de mais nada, vale lembrar que todo tipo de dado enviado para a internet ocupa um espaço invisível aos nossos olhos, por assim dizer, na World Wide Web. Logo, ao criar um site, encontrar espaço online para armazenar tanta informação se torna fundamental.

Para que serve um serviço de hospedagem senão justamente hospedar dados online? Esta é a principal função do ofício. Afinal, se o site recebe uma intensidade mínima de acessos, em algum momento precisaremos encontrar um servidor que dê conta dessa demanda.

Importância da hospedagem para um site

O serviço de hospedagem vem justamente de uma demanda de espaço. Em pouco tempo, o site sofrerá quedas e ficará travando a todo momento, por não aguentar a quantidade de acessos e dados. Em breve deverá ser alugado um espaço em um servidor mais potente.

O servidor de um serviço de hospedagem terceirizado possui a funcionalidade de agregar dados para o funcionamento da plataforma. Sem ele não é possível que sejam disponibilizados os arquivos que possibilitam um site funcional.

Black Friday Hostinger: Sua hospedagem com até 75% OFF

MOD e Hostinger na Black Friday Hospedagem e dominio com até 75% OFF

O Mercado Online Digital e a Hostinger fecharam uma grande parceria e quem ganha é você! Garanta agora a hospedagem do seu site com 75% de desconto. Apenas R$ 11,99 por mês. 

Além de oferecer uma equipe de suporte ao cliente, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, a Hostinger possui um painel de controle cPanel, personalizado, simples e amigável. Garanta agora o seu!

Hospedagem de site com melhor custo-benefício

O mercado de hospedagens no Brasil é variado e possui uma quantidade imensa de opções para você escolher. Assim como em todo ramo, algumas hospedagens não têm uma qualidade tão boa quanto outras e podem te trazer mais problemas do que benefícios, como o travamento do site, ou até mesmo a queda dele.

Por isso, escolher uma hospedagem não pode ter como base somente preço baixo, porque, afinal, não é só isso que você leva em consideração na hora de escolher qualquer produto que deseja e não seria diferente com a hospedagem do seu site.

Assim como não só de preço pode ser baseada a sua escolha, nem só de qualidade ela pode ser baseada. Mas por quê? Bom, sites de proporções e tamanhos diferentes possuem um orçamento também diferente. E não é interessante que se gaste com a hospedagem um valor maior do que era o  programado, pois isso pode prejudicar o restante do projeto da marca. 

Então, para encontrar a melhor hospedagem de sites,  é preciso escolher hospedagens que sejam boas, com uma qualidade interessante e com recursos que atendam à necessidade do site a ser desenvolvido, mas também é preciso escolher aquela que possua o preço mais adequado ao que a marca detentora do site pode pagar. Por isso, o ideal é que você escolha uma hospedagem com o melhor custo-benefício do mercado. Assim, você terá alinhados o preço e a qualidade!

Para facilitar seu processo de escolha, assim como o Mercado Online Digital sempre almeja fazer, neste texto nós damos várias opções de hospedagens que consideramos serem muito boas. Algumas são gratuitas e outras são pagas, dentre as pagas, o preço é variado. Mas, a partir da nossa seleção, basta você analisar o que cada uma oferece e escolher a que melhor se encaixa às suas necessidades! De um modo geral, consideramos a Hostinger a detentora do melhor custo-benefício.

As 20 melhores hospedagens de sites para 2023

Embora não consigamos definir a melhor hospedagem, porque isso vai depender realmente das suas demandas e estratégias de negócio, podemos indicar quais as melhores hospedagens de sites do mercado. Confira!

01 – Hostinger 

Em nosso ranking das melhores hospedagens de sites para 2023, a Hostinger está em primeiro lugar! A empresa possui milhões de clientes ao redor do mundo e oferece uma enorme quantidade de recursos premium.

A Hostinger tem como objetivo oferecer serviços de hospedagem que facilitem a vida dos desenvolvedores e dos seus clientes. Para garantir que este objetivo seja alcançado a Hostinger investe constantemente em tecnologia e no atendimento ao cliente. É possível encontrar diversos planos, sendo esta, a empresa que oferece a hospedagem mais barata do mercado a partir de R$6.99 por mês. Entre as modalidades disponíveis estão:

  • Hospedagem compartilhada;
  • Hospedagem Cloud;
  • Hospedagem WordPress;
  • Hospedagem Cpanel;
  • Servidor CPS;
  • Hospedagem Minecraft;
  • Hospedagem CPS CyberPanel.

Para contratar os serviços da empresa basta acessar o site e escolher a hospedagem que atende às suas demandas.

02 – Infinite

Operando desde 2015 com uma equipe de profissionais altamente qualificada, a Infinite é considerada um dos melhores data centers do mundo. Entre seus diferenciais estão o suporte considerado 5 estrelas por seus clientes, o desempenho e a segurança. O tempo médio de resposta dos tickets de suporte é de apenas 25 minutos. A empresa oferece Hospedagem Cloud que garante a você as seguintes vantagens:  

  • Suporte Gerenciado;
  • CDN e Cache Premium;
  • Proteção Anti-DDoS;
  • E-mail ilimitados;
  • Backups Diários e RD;
  • Otimizador de imagens nativo que contribui para ampliar a velocidade do seu site.

03 –  hostgator 

Com 19 anos de mercado, a Hostgator se posiciona como líder global em tecnologia e criação de sites, sendo considerada por muitos especialistas uma das hospedagens com melhor custo-benefício do mercado. 

A hospedagem é de excelente qualidade com servidores estáveis e garantia de disponibilidade de 99,9%. É possível encontrar planos com ótimos valores a partir de R $11,69 ao mês. Entre seus diferenciais estão o certificado SSL gratuito para todos os domínios e armazenamento SSD em todos os planos.

04 – Locaweb

O LocaWeb disponibiliza a Hospedagem compartilhada, bem como o VPS e a hospedagem para WordPress. Além do mais, todos os planos desse servidor possuem um ano de domínio grátis para garantir exclusividade na sua plataforma.


O Locaweb é uma empresa brasileira, isso faz com que o suporte seja muito mais simples de lidar comparado a outras grandes empresas do segmento. Outro ponto positivo é a disponibilidade para sites ilimitados no mesmo servidor. Mais por menos.

05 – UOL Host

O Uol Host oferece também um ano de domínio gratuito e renovável e uma série de outros benefícios. Inclusive conta com mensalidades e anuidades mais baratas do segmento apesar de recursos limitados em planos mais simples.

O serviço de hospedagem promete que garante mais de 90% de disponibilidade de recursos para manter o site estável em momentos de crise e o melhor é que os servidores estão todos em solo nacional, garantindo mais agilidade para seu site.

06 – A2hosting

O A2hosting é um serviço um tanto quanto curioso. Trata-se de uma empresa estrangeira e com vários modelos de hospedagem (compartilhada, VPS, Dedicada e Revendas). Para pequenos sites é muito recomendável o serviço compartilhado.

O servidor é bastante alinhado com técnicas de SEO e a migração de servidor é gratuita, o que pode ser muito vantajoso para quem está procurando a melhor hospedagem de site e plataforma.

Yoast otimização de imagens

07 – Hostpapa

O Hostpapa pode ser a melhor hospedagem de site, pois vem trazendo um serviço praticamente a la carte. Isso porque são três planos principais: iniciantes, para negócios e profissionais. Todos contam com funcionalidades atreladas às necessidades de cada site.

Todos os planos possuem certificados SSL inclusos, o que nos dias de hoje é um ponto a mais para ganhar a confiança dos visitantes e com espaço online ilimitado. Para mais, os servidores são amigáveis ao WordPress.

08 – Hostnet

Qual o melhor site para hospedagem e domínio

Atualmente o Hostnet está trabalhando somente com a Hospedagem Cloud. O ponto positivo é que, esta é a melhor hospedagem de site e, para disponibilizar preços mais atrativos, a empresa conta com vários planos e preços variados.

Um dos diferenciais do Hostnet, é que, além de ser uma empresa que oferece todos os recursos para o crescimento do seu site (como cursos profissionalizantes), os planos contam com no mínimo dois tipos de domínios.

09 – GoDaddy

O GoDaddy é uma empresa muito interessada no crescimento de pequenos sites e plataformas. Aqui temos um servidor que oferece 99% de uptime além de ser baseado no CPanel que permite uma integração ao servidor mais simplificado.

Para mais, o serviço de hospedagem possui quatro planos  que são divididos por necessidades do seu site: do econômico ao mais profissional. Contudo, todos possuem ao menos 1 ano de domínio grátis e no mínimo 10GB de armazenamento.

10 – Weblink

O weblink é bastante conhecido nacionalmente. Está por trás de grandes empresas que precisam de um servidor potente e arrojado. Está entre as marcas mais econômicas do mercado, com valores a partir de R$8,00 e um serviço de alta performance.

Até mesmo a versão mais simples possui recursos muito compatíveis com sua versão mais potente, como suporte 24 horas, e-mail profissional e além do painel de controle bastante interativo para facilitar o dia a dia do usuário.

11 – DreamHost

A DreamHost apresenta um dos melhores custos-benefício do mercado. Ela existe desde 1996 e tem sua sede na Califórnia.

Essa hospedagem foi criada por um grupo de 4 estudantes e a qualidade dos serviços vem conquistando muitos clientes atualmente.

A plataforma tem uma estrutura especializada para WordPress e garante qualidade ou o seu dinheiro de volta.

Com mais de quatrocentos mil clientes e um milhão e meio de sites hospedados, a DreamHost é uma boa opção para você que está em busca da resposta sobre qual é a melhor hospedagem de site!

12 – SiteGround

Essa empresa de hospedagem surgiu em 2004 e, segundo pesquisas, hoje em dia ela possui mais de dois milhões de sites hospedados pelos serviços dela.

A SiteGround tem se destacado muito nos dias atuais e dois pontos principais fazem ela estar nessa situação: o primeiro é que o atendimento da empresa é muito bom, sendo ágil e atencioso. O segundo fator que faz a SiteGround estar na lista, competindo para ser a resposta para a pergunta “qual a melhor hospedagem de sites” é que ela tem uma ótima abrangência de planos, sendo, portanto, ideal para quase todos os tipos de clientes.

13 – KingHost

A KingHost é uma empresa que foca seus serviços para o mercado interno brasileiro.

É de extrema confiança, sendo particularmente boa para os clientes que não querem se preocupar com situações técnicas e específicas. Ou seja, é uma boa hospedagem para quem quer somente hospedar um site, sem saber a teoria técnica do processo. Mas, o serviço também é muito bom para quem quer ir mais a fundo nos termos da hospedagem.

Então, qual a melhor hospedagem de sites? A kingHost poderia ser a resposta. Promete sites rápidos e responsivos, oferece bons serviços tanto para pequenos sites quanto para os que têm alto número de acessos e um alto tráfego.

14 – Scala Hosting

É um host VPNS em nuvem. Possui um desempenho muito bom, portanto, entrega aos clientes sites responsivos e que dão boas experiências. A segurança desse host também é boa!

Está no mercado há pouco menos de 15 anos e possui quase um milhão de domínios hospedados em seu nome.

O Scala Hosting permite a contratação de um plano sob medida para cada cliente. Interessante, não é mesmo?

15 – Umbler

Uma das mais jovens da nossa lista, foi fundada em 2015, sendo, portanto, uma startup. 

Porém, sua idade não mede a qualidade do serviço oferecido. Hoje em dia ela já possui mais de cem mil usuários. O objetivo da empresa é oferecer hospedagem de alta qualidade, mas com preços inferiores do que  o do resto do mercado.

Promo da semana -

16 – Bluehost

Se você é um desenvolvedor iniciante e caiu aqui procurando a resposta para a sua pergunta “Qual a melhor hospedagem de sites?”, a Bluehost é uma boa resposta para você.

Sendo interessante para os primeiros sites de pequenas empresas, a bluehost tem  instalação automática de WordPress.

Essa hospedagem divide a opinião de alguns usuários, existindo pessoas que gostam mais dessa hospedagem do que outras. Mas, de modo geral, esse host merece estar na nossa lista.

17 – Kinsta

Qual a melhor hospedagem de sites? Bom a resposta para essa pergunta, dependendo de suas necessidades, também pode ser o Kinsta.

Essa plataforma oferece serviços  focados na ala premium. Os serviços são de alta qualidade e alto desempenho.

Assim como a Umbler, o Kinsta também é um hospedeiro mais jovem.

O que chama atenção no Kinsta é que ele é especializado em WordPress e,ainda por cima, foca em entregar em grande parte serviços premium! Ou seja, dois ótimos benefícios em uma só plataforma. Já que, serviços premium são essenciais e plataformas especializadas somente em WordPress são raras de se encontrar.

18 – Apiki

Essa plataforma, também possibilidade de resposta para a melhor hospedagem para o seu site, promete manter o site sempre dentro do Core Web vitals. Além disso, garante a melhor performance para o projeto digital da sua empresa.

O site da Apiki é muito bem atualizado e, portanto, acessá-lo é uma boa forma de saber mais detalhes não só sobre o serviço de hospedagem, como também obter outras informações úteis para o mundo do desenvolvimento e hospedagem de sites.

19 – Hostmídia

Nós já estamos chegando ao fim da nossa lista que responde qual a melhor hospedagem para o seu site e, se você está gostando do nosso conteúdo, acesse outras páginas do nosso blog e fique por dentro de todos os conteúdos interessantes e de qualidade que postamos por aqui! Nós, do Mercado Online Digital, nos alegramos muito com sua visita mais vezes, pois prezamos por desenvolver bons conteúdos para nossos clientes ou futuros clientes!

Então, voltando ao assunto do nosso décimo nono tópico, temos o Hostmídia. Essa plataforma oferece serviços de hospedagem de boa qualidade e se destaca por possuir uma infraestrutura excelente e produtos de qualidade que atendem os mais diversos tipos de clientes. 

Além disso,por ser pioneira nos serviços de hospedagem nos sites brasileiros por possuir uma longa trajetória aqui no Brasil, é muitas vezes é a escolhida dos desenvolvedores que buscam uma hospedagem com garantia de estabilidade – sendo o tempo no mercado um bom (porém não único)  indicador da qualidade dos serviços prestados.

20 – Super Domínios

Super Domínios Super Domínios

O último item do nosso tópico é ideal para os desenvolvedores que querem hospedar sites Windows ASP e .NET. 

É um provedor muito confiável e possui o melhor custo benefício no ramo dos tipos de sites descritos acima.

Outra informação é que foi criado em 1999 e, no início, tinha o objetivo de registrar domínios com preços abaixo dos que existiam na época no Brasil. Mas, hoje em dia, a hospedagem de sites também é um serviço da plataforma.

Erros ao contratar uma hospedagem de sites

Apesar de parecer, a princípio, uma decisão fácil, a contratação de uma hospedagem de sites pode gerar perrengues e problemas aos usuários. Há muitos erros que podem ser cometidos nesse processo, então, é importante conhecê-los e evitá-los. 

Descubra os maiores erros ao contratar uma hospedagem de sites:

  • Contratar hospedagens que exijam tempo de fidelidade 
  • Contratar uma hospedagem sem período de teste
  • Escolher planos que não atendam à sua necessidade 
  • Não verificar a avaliação de outros clientes da hospedagem 
  • Levar apenas o preço em consideração
  • Escolher uma plataforma com mau funcionamento e que demore a carregar o site
  • Optar por hospedagens que não tenham suporte qualificado e eficiente

Entenda qual a diferença entre domínio e hospedagem de site

Os termos “domínio” e “hospedagem” são comumente confundidos pelas pessoas que estão no processo de criação de sites. Porém, apesar de estarem relacionados, eles se referem a aspectos distintos.

Domínio é um conceito utilizado para se referir ao nome e ao endereço do seu site, pelos quais o usuário pode encontrar e acessar a sua página. Já a hospedagem é um espaço virtual onde um site pode ser criado e armazenado junto aos seus conteúdos.

As 9 melhores opções de Hospedagens de Sites Internacionais

Existem hospedagens de sites que são brasileiras e outras que são internacionais. Há algum tempo atrás, as hospedagens de fora eram muito superiores às do Brasil e, por isso, quem queria um site grande e que suportasse muitos acessos precisava contratar uma hospedagem fora do país. Hoje em dia, essa não é mais a realidade, já que as hospedagens do Brasil têm uma qualidade tão boa quanto às estrangeiras e até mesmo com alguns benefícios a mais, como menor burocracia, mais facilidade para se conectar ao suporte ao cliente e maior velocidade no site para os acessantes dentro do Brasil (já que tanto o usuário quanto o site estão no mesmo país).

Mas, ainda assim, algumas pessoas preferem as hospedagens internacionais por causa de alguns fatores, entre eles, o que mais se destaca é a velocidade. Isso porque alguns tipos de site são feitos com ambição de atingir não só usuários nacionais, mas também internacionais. Então, escolher uma empresa de hospedagem que consiga entregar uma boa velocidade em grande parte do globo é um fator muito importante.

Dentre as melhores hospedagens de sites internacionais existentes, consideramos que 5 delas são as melhores. Se você se interessa pelas hospedagens internacionais, continue lendo e descubra qual a melhor para você!

01 – SiteGround

O Site Ground é uma das melhores hospedagens de sites disponíveis atualmente. Embora recente, tendo sido criada em 2004, na Bulgária, ela já entrega uma qualidade surpreendente. Além disso, ela promete atender tanto aos desenvolvedores iniciantes, que não possuem muitas habilidades, quanto aos que já possuem experiência!

Possui 10GB de armazenamento e largura de banda ilimitada.

02 – Bluehost

Depois de mais de 20 anos no mercado, a americana BlueHost conseguiu sua posição na lista das melhores hospedagens de sites. Ela é uma hospedagem muito boa para os desenvolvedores que ainda estão iniciando. 

Além disso, possui SSL gratuito, entrega um site muito personalizável e faz backup do site todos os dias.

03 – DreamHost

Uma hospedagem que está firme no mercado desde 1996 com certeza pode ser qualificada como uma das melhores hospedagens de sites. Ela é, juntamente a algumas outras, recomendada pelo WordPress. 

Outro ponto muito bom é que ela possui um suporte ao cliente mundialmente premiado, além de possuir vários recursos que garantem a segurança do site.

04 – DigitalOcean

Se você é um desenvolvedor com mais experiência e que sabe lidar com cloud computing, a Digital Ocean é uma das melhores hospedagens de sites para você. Ela possui suas bases na América do Norte, na Ásia e na Europa, então é ótima para sites que possuem usuários em várias partes do mundo!

05 – Inmotion Hosting

Localizada nos Estados Unidos, mais especificamente em Los Angeles,, ela é, desde muito tempo, uma das melhores hospedagens de sites WordPress. Ela entrega sites com desempenhos impressionantes, possui SSL gratuito e proteção contra malwares.

06 – Pagely

melhor Hospedagem de Sites Internacionais Pagely

A Pagely é um serviço de Hospedagem localizado no Arizona (EUA), e com atuação há mais de dez anos no mercado. Possui serviços de nuvem em tecnologia de ponta e está amparado pela Amazon (AWS), tendo 99,99% de tempo em atividade virtual desde 2014.

A empresa é especializada em WordPress otimizando as ferramentas de CMS. E também possui 14 núcleos de atuação em todo o globo, inclusive no Brasil. A empresa, junto com a Amazon Web Services oferece alguns recursos como::

  • Backups diários;
  • Domínios para até 60 sites;
  • Certificado SSL;
  • Migração gratuita de até 2 sites.

07 – WP Engine

Outra operadora de Hospedagem atuante exclusivamente no WordPress é a WP Engine. Apesar de ser uma empresa do Texas é atuante em mais de 140 países e com uma longa lista de clientes, cerca de 120.000. É uma líder do segmento.

Além do mais, a empresa atua de forma remota no Brasil, mas conta com mais de 600 colaboradores espalhados na Austrália, Reino Unido, Irlanda e o próprio Estados Unidos.


Em suma, a empresa oferece:

  • Hospedagem gerenciada: que lida com toda parte de segurança, backups e atualizações;
  • Migração de sites gratuita;
  • Temas premium para WordPress: a empresa oferece planos premium muito utilizados totalmente gratuitos com o plano de hospedagem.

08 – Kinsta

O Kinsta também é outro serviço de hospedagem voltado para o WordPress. Está presente no mercado mas já supera empresas que estão no mesmo segmento há muitas décadas. O objetivo principal do Kinsta é o alto desempenho em nuvem.

Inicialmente a empresa atendia sites médios e pequenos em CMS, hoje é recomendado também para grandes corporativas sem deixar de oferecer recursos premium para todos os tipos de plataformas.

Alguns recursos que a empresa oferece são:

  • SSL Gratuito;
  • Backups periódicos;
  • Monitoria de tráfego;
  • Painel de gerenciamento intuitivo.
betheme compre agora

09 – astComet

A FastComet é nova no segmento mas muito recomendada para quem está começando a gerenciar um site pequeno/médio. Isso porque a empresa, para se firmar no mercado, tem oferecido recursos ótimos e premium de forma gratuita para os usuários.

Desde sua fundação em São Francisco (EUA), por volta de 2013, até os dias de hoje, a empresa já atende cerca de 370 mil clientes. Tendo um crescimento mais acelerado que grandes líderes do segmento.

Veja seus principais recursos oferecidos:

  • Hospedagem compartilhada: recursos incríveis a um preço muito menor, mas não exclusivo;
  • Backups diários;
  • Domínio vitalício;
  • SSD de 15GB;
  • Migração de website gratuita;
  • templates gratuitos;
  • Contas de e-mails ilimitados;
  • Certificado SSL.

Saiba como escolher a melhor hospedagem

O Mercado Online Digital não está comprometido com nenhuma empresa de hospedagem, justamente por isso, nos sentimos na liberdade de não definir qual a melhor hospedagem de sites. Decepcionado? Não fique, porque a melhor hospedagem é aquela que melhor se adequa a sua estratégia de negócio. 

Existem hospedagens com planos que atendem a sites pequenos e projetos de grande escala. Você deve escolher a que melhor se encaixa a sua demanda. A dica aqui é não somente avaliar sua demanda atual, mas avaliar a sua projeção de crescimento, ou seja, a hospedagem deve permitir que o seu site cresça sem oferecer qualquer problema técnico.  

Essas hospedagens são divididas em modalidades. Conheça as características de cada modalidade e contrate a melhor. 

Hospedagem Compartilhada

Ideal para sites com expectativa de tráfego inicial pequeno ou médio. Trata-se de uma hospedagem mais barata, pois o host hospeda vários sites de diferentes usuários ao mesmo tempo. 

Fique tranquilo, caso o seu site supere as expectativas de crescimento, você pode realizar o upgrade e melhorar a sua hospedagem. O bom é que você não precisa gastar uma fortuna com um projeto que está iniciando e pode aumentar o potencial à medida que as coisas forem prosperando.

Hospedagem Cloud

Trata-se de um servidor virtual poderoso que lhe permite possuir um endereço de IP dedicado completamente seu, desta forma, você não divide recursos com mais ninguém, como ocorre com a hospedagem compartilhada. 

Isso evita que um pico de acesso em outro site interfira na disponibilidade da sua página. A modalidade ainda oferece certificado SSL vitalício. 

Hospedagem VPS

Trata-se de um servidor privado que traz maior liberdade e controle para você. Com o VPS você possui várias opções de customização. Bom, não é mesmo? 

Mas lembre-se que a hospedagem VPS é recomendada para usuários avançados que possuem pleno domínio sobre comandos SSH e opções de acesso root, sendo recomendada para projetos maiores. O valor desta hospedagem também é bem maior. 

As 4 melhores hospedagens de site grátis

Como já dissemos, além das hospedagens pagas, também estão disponíveis as gratuitas. Para sites que ainda estão iniciando e/ou para os que ainda não podem investir financeiramente, elas são uma boa opção. Abaixo, fique por dentro das 4 melhores hospedagens de sites gratuitas disponíveis atualmente.

Wix

Além de ser gratuito, o Wix é bem prático de se trabalhar e entrega sites bem responsivos. Além de ser uma hospedagem, ele também é um construtor de sites.

000Webhost

Há mais de 12 anos no mercado, a 000Webhost configura-se como uma boa hospedagem de sites. Ela é muito indicada para quem ainda está começando. Um ponto interessante é que, apesar de ela ser gratuita, ela possui recursos premium adicionais. Então, enquanto você ainda não possui um montante para investir numa hospedagem, você a terá gratuita e, à medida que possuir mais recursos, poderá adicionar recursos pagos. 

Pressable

Além de gratuita, é fácil de ser utilizada. Existente desde 2010, ela entrega sites wordpress bem rápidos e responsivos, com pouco esforço e nenhum investimento financeiro.

Weebly

Hospedagem e criação de sites numa mesma plataforma: isso é o Weebly. Ele é fácil de ser administrado e entrega sites de boa qualidade, que se encaixam em dispositivos móveis e desktops.

Erros comuns em hospedagens de sites

melhor hospedagem de site 2021

Nas hospedagens de sites, até mesmo nas melhores hospedagens, é bastante frequente que alguns erros aconteçam. Porém, muitas vezes, as pessoas ficam perdidas quanto ao  significado de cada um deles, já que a nomenclatura de grande parte deles é baseada em números e códigos.

Um erro bastante comum é o 4xx. Quando o cliente recebe a notificação relatando que houve esse erro, provavelmente algum problema ocorreu no pedido e isso inviabilizou completar a solicitação.

Já o código “404 – Not Found” ou “404 – Não Encontrado” ocorre quando essa mensagem aparece, provavelmente, quando alguma parte do domínio foi digitada de maneira incorreta. Uma simples barra (/), hífen (-), troca de maiúscula por minúscula, e vice-versa, são suficientes para não ser redirecionado para o domínio correto.

O  erro “410 – Gone” ocorre quando o link acessado pela pessoa a redireciona para o serviço de hospedagem anterior. Nesse sentido, pode-se entender o significado do código por meio de uma tradução livre da palavra “Gone”, que significa “se foi”. Ou seja, esse site se foi da hospedagem indicado no link.

Outro erro muito comum é o “503- Unavailable service” que ocorre quando um site está sobrecarregado. Isso é muito comum em pré-vendas de produtos famosos, abertura de venda de ingressos de grandes celebridades, votações em sites (como acontece no BBB) e até mesmo na página do Governo Federal do Brasil, quando é dia de divulgação de informações para um grande número de pessoas (o que acontece muito no Enem, no INSS, e em auxílios financeiros).

Muitos outros erros ocorrem em hospedagens de sites. Porém, aqui, tentamos destacar alguns dos mais comuns, tanto por parte do acessante, quanto por parte do próprio site. 

Empresas de hospedagem de site: diferenças entre brasileiras e estrangeiras

No Brasil há muitas empresas de tecnologia altamente responsáveis que são tão boas quanto as de fora. Mas ainda assim, vale a comparação. Por isso, veja abaixo as diferenças entre elas:

Latência

A Latência é um dos pontos que mais precisamos nos atentar antes de contratar um serviço de hospedagem. Embora empresas estrangeiras possuam material para atuar em todas as partes do mundo, as empresas do seu país conseguirão manter um período latente maior.


E quanto mais estável a latência de um serviço de hospedagem, há menor chance do site ficar fora do ar, cair ou ter uma resposta mais lenta para o usuário. O que pode acontecer se a empresa não atuar ou for pouco atuante em seu país. Muitas vezes devido a distância.

Proteção legal

A proteção legal é outra forma de se resguardar ao contratar um serviço de hospedagem. Até mesmo para as empresas nacionais é interessante a opinião de um especialista da àrea para ler com cautela questões contratuais.


Para as empresas de fora, é preciso contratar um profissional que entenda as leis que regem o país estrangeiro, uma vez que algumas delas não são aplicadas no Brasil. Por isso, não deixe de estar a par de quais são, legalmente, os deveres e direitos da empresa contratada.

Custos

É bastante improvável que você troque o serviço de hospedagem em menos de 2 anos, isso por conta da burocracia (que é sempre necessária) e pelo fato de muitas empresas oferecerem planos com fidelidade. Por isso, é de suma importância pensar no orçamento.

E os custos para o processo de hospedagem variam bastante de empresa para empresa. Principalmente para as estrangeiras, onde precisamos nos atentar ao valor da moeda — o Dólar por exemplo varia sempre, hoje você pode pagar um valor, mas e dentro de alguns meses se a moda estiver mais valorizada?

Forma de pagamento e moeda

Para que serve um servidor VPS

Nesse quesito, quase não haverá grandes desafios. Isso porque a maior parte das empresas de hospedagem aceitam todos os tipos de moedas e diferentes formas de pagamento — inclusive, tais empresas atuam por meio de planos, o que facilita cobranças e câmbio.

O que pode ser um problema é durante a conversão de grandes valores, principalmente se a empresa atua em dólar ou mais ainda se seu serviço de hospedagem for através de empresas que não utilizam o Dólar, Euro e nem o Real como principal moeda — o que é pouco provável.

Suporte ao cliente

Talvez este seja o item em que as empresas de hospedagem brasileiras mais se divergem das empresas estrangeiras. Apesar de muitas delas já possuírem unidades no brasil ou uma equipe própria para atender as empresas de outros países.


Contudo, somente a empresa que tem atuação no Brasil poderá oferecer um suporte 100% em sua língua nativa e entenderá as principais demandas que precisam ser resolvidas. Dessa forma, é preciso balancear entre uma empresa com ótimo custo benefício e um suporte que sirva de maneira integral.

Manutenção

E quanto ao período de manutenção do serviço de hospedagem não há grandes segredos. Durante a elaboração do contrato serão informados quais serão os períodos e como será feita a manutenção da hospedagem.

Tanto no Brasil, quanto no exterior, a cartilha de manutenções só possui um diferencial: a quantidade de vezes que são realizadas ano a ano. Por isso recomendamos:

  • Atuação no Brasil: Se a empresa possui condições de realizar manutenções direto do país ou se precisa de equipe remota ou presencial viajando de outros lugares — nesse caso pode ser mais demorado e poucas vezes ao ano;
  • Taxas extras: Tenha certeza de quais são as condições de manutenções no seu país e se, ao contratar serviços do exterior, será cobrado taxas extras.

Melhores hospedagem de site para iniciantes

A hospedagem de um site é a maneira mais importante para estabelecer sua presença online de maneira acessível. Para escolher o melhor serviço de hospedagem para sites vale uma delicada pesquisa em torno do  produto, principalmente quando se é novato na área.

Para você que acabou de criar um site do zero e agora precisa se destacar no mercado online é preciso buscar pelo host mais completo. Recomendamos então a Hostgator, Godaddy e BlueHost que já possuem bastante tempo de atuação e planos variados.

Como escolher a melhor hospedagem de site

Não basta escolher o plano de hospedagem mais robusto vendido atualmente se ele não se encaixar perfeitamente em seu negócio ou site. Para isso, não deixe de conferir se a empresa contratada possui estes requisitos mínimos abaixo:

Garantia de Disponibilidade

A garantia de disponibilidade é um item de extrema importância para verificar antes de contratar um plano de hospedagem de sites. Este documento garante que seu site ficará disponível por número pré-determinado de hora e nas suas regiões de interesse.

Esta garantia é primordial para se ter certeza que o site ficará no ar o máximo de tempo possível e em qualquer região que você desejar, principalmente se seu site receber visitas no exterior.

Certificado de segurança

Em busca de um espaço anti-malwares, roubo de dados e ataques DDoS, ter um serviço de hospedagem com certificado de segurança é o mínimo que esperamos atualmente. Afinal, a cada dia que passa, nos deparamos com novas formas de invasões cibernéticas.

O certificado de segurança é aquela sigla HTTP com S no final (HTTPS) no início de uma URL. Isso quer dizer que seu site possui uma conexão segura e criptografada com o servidor. Para isso, é preciso obter o certificado SSL que muitos hots incluem nos planos.

Espaço de armazenamento

Conhecer seu público e seu site é fundamental na hora de escolher a capacidade de armazenamento de um site. Você não precisa de uma memória infinita se seu site tem um fluxo de acessos médio. O contrário também vale para sites que recebem muitos visitantes.

Sendo assim, procure por prestadoras de hospedagem que permitam aumentar a quantidade de memória. Assim mantemos recursos do site funcionando perfeitamente bem e o cliente não precisará passar longos segundos aguardando o carregamento da página.

Largura de banda

A largura da banda diz respeito ao tempo de velocidade de carregamento das páginas. Você pode optar por dividir a banda com outros servidores ou contratar uma banda
exclusiva.

Mas atenção, os valores variam bastante de um modelo de banda para outro. Porém de qualquer modo, o resultado só será diferente a depender de grandes picos de visitas que podem deixar o site mais lento. 

Usabilidade

Para alguns pode parecer confuso contratar um novo serviço de hospedagem. Nem todos os planos vêm com recursos simples de mexer e que na verdade parecem estar ficando cada vez mais complexos.

Mas, para solucionar esta questão, é sempre recomendado contratar serviços de hospedagens que possuem uma interface amigável, dinâmica e mais intuitiva. Você manipula o programa como se fosse um jogo, de maneira muito simples.

Reputação da empresa

E claro, não podemos contratar qualquer serviço de hospedagem. Lembre-se que você se tornará guardião dos dados dos seus clientes. Os mantenha seguros e mostre que seus clientes podem confiar em sua plataforma. Logo, contrate empresas consolidadas.

Dessa maneira, não deixe de conferir quais os serviços de hospedagem nós recomendamos acima. Assim você faz uma escolha segura e mantém seu site em pleno funcionamento.

Certifique o suporte da hospedagem de site

Se você possui um site, em algum momento você se deparará com um problema que impeça sua plena execução. Isto é praticamente uma regra. Acontece com todos. E por isso, o indicado é sempre contratar serviços que possuam suporte ao cliente.

Com os serviços de hospedagem não é diferente. É preciso que você tenha ajuda online com os desenvolvedores do host sempre que necessário e a qualquer momento. Tenha certeza que o suporte da empresa é eficaz tirando dúvidas com outros usuários.

Saiba a diferença entre hospedagem de site do Linux e Windows

hospedagem de site mensal

A principal diferença encontrada em servidores de hospedagem Linux e Windows é quanto ao seu sistema operacional. Com o linux, você terá maior suporte a diferentes linguagens de programação com um site estável. É mais barato, mas possui brechas de segurança.

Já os serviços de hospedagem Windows, usam tecnologia da Microsoft. Sendo assim, para sites que são baseados em ASPA.Net. E, apesar de oferecer mais segurança, requer uma licença, o que torna o produto mais caro.

Saiba qual é a melhor hospedagem do Brasil

De acordo com o site Melhores Hospedagens, a melhor hospedagem de sites do Brasil, ocupando o primeiro lugar no Ranking (você pode acessar o ranking completo no site oficial) é a Hostinger, que oferece um suporte muito bom ao cliente, possui serviço de migração de maneira gratuita e ainda oferece dominio gratuito por 1 ano!

Tipo de servidor mais indicado para armazenar os arquivos de uma loja virtual

Hoje em dia, muitos microempreendedores usam o virtual para a criação de suas lojas. Caso esse seja o caso do site que você está criando, o servidor mais indicado é o blade. Ele é simples no modo de operar e por não ter nenhuma parte móvel, tem menos possibilidade de falhas.

Saiba qual hospedagem site mais barata

A Hostinger possui as menores parcelas no quesito das melhores hospedagens de sites no Brasil, porém, ela possui um preço maior que a HostGator, em relação ao preço de renovação.

Saiba qual hospedagem site mais barata

Dúvidas frequentes sobre hospedagem de site

Ao procurar o melhor hospedeiro para o site desenvolvido, podem surgir muitas dúvidas. Uma delas é “Qual a melhor hospedagem de sites?” e para essa já demos 20 respostas possíveis. Mas outras podem surgir também. Então, o MOD está aqui para responder suas principais dúvidas sobre os hosts e a qualidade deles antes de você tomar qualquer decisão.

Abaixo, confira as respostas para as perguntas que você provavelmente tem ou terá na hora de escolher a plataforma que hospedará o site que você desenvolveu para seu cliente. Continue lendo e descubra informações importantes que devem ser conhecidas antes da contratação dos serviços!

Qual é o melhor provedor de hospedagem?

Podemos afirmar que não existem apenas um melhor provedor mas, vários. De maneira metafórica, imaginemos que a internet seja uma cidade. O provedor de hospedagem é o vendedor de lotes dentro da cidade para que você possa instalar sua casa (seu site). Porém, assim como existem lotes melhores que outros, também existem melhores hospedagens.

A qualidade de um provedor depende do tempo de mercado, que gera credibilidade, assim como o percurso durante esse tempo no mercado. Ou seja, se ele causa boas impressões aos clientes ou não ao longo do tempo. Além disso, é importante notar também o custo benefício, que varia de maneira particular para cada dono de site. Já que alguém que visa um site pequeno, como o de uma pequena escola, necessita de menos recursos do que o site do Governo, por exemplo. 

Dessa maneira, as melhores hospedagens variam de site para site e, portanto, para você escolher a melhor hospedagem para você, é preciso que você observe todos os aspectos que já destacamos acima (preço, recursos disponibilizados, tempo no mercado , histórico de satisfação, entre outros).

Qual a melhor GoDaddy ou HostGator?

Entre a GoDaddy e a HostGator, é importante analisar os parâmetros em que cada uma é melhor, pior, ou empatam, que é quando oferecem benefícios semelhantes. Aqui, vamos destacar alguns desses pontos para que você escolha qual deles pesa mais nos seus critérios e, assim, escolha o melhor para você.

Em relação a Espaço em Disco, a Hostgator ganha, já que é mais flexível em relação ao modo de uso dos gigas. Outro fato que a Hostgator é superior é o e-mail, já que ela oferece números ilimitados de contas com espaço maior que o oferecido pela GoDaddy.

Já quando se fala sobre a quantidade de sites disponíveis, elas empatam. Isso porque, no plano básico, ambas oferecem apenas um site.

No que se diz respeito ao sistema operacional, a GoDaddy é a melhor hospedagem para seu site, pois ela atende Linux e Windows, enquanto a HostGator, apenas o Linux. A GoDaddy também ganha nas formas de pagamento disponíveis, podendo-se pagar os planos por boleto, cartão, transferência e de modo pré-pago.

Assim, cabe a você analisar o que melhor se encaixa para suas necessidades, ou para a necessidade de seu cliente, mais especificamente, no caso de você ser um desenvolvedor de sites.

Qual é melhor HostGator ou Hostinger?

Qual é melhor HostGator ou Hostinger

Já que a Hostinger é a melhor hospedagem do Brasil, ela automaticamente é melhor que a HostGator. Porém, em relação ao preço de renovação, a HostGator é melhor. Mas isso não impede que, no todo, a Hostinger seja melhor.

Qual o melhor plano de hospedagem de sites?

A Hostinger possui um ótimo plano para iniciantes. Ele é chamado de “Hospedagem Single” e custa apenas 6,99 reais mensais para a contratação de 48 meses e disponibiliza um site. Se você precisa de algo mais completo, por menos de onze reais por mês você recebe 100 sites e muitos outros benefícios. (Esses valores fazem parte de uma promoção do próprio site).

Qual a hospedagem mais rápida do Brasil?

A Hostinger também está no primeiro lugar desse ranking, com média global de 136 ms.

Qual a hospedagem mais rápida?

Um site veloz tem melhor desempenho em ranqueamento no Google, isso é inegável. O ideal é que o seu site demore menos de 3 segundos para ser carregado. A velocidade de carregamento no Mobile também influencia muito  no ranqueamento dos buscadores. Caso você não tenha ideia do tempo de carregamento do seu site, pode avaliar através do PageSpeed Insights

Qual o valor da hospedagem de um site?

O valor da hospedagem varia conforme a empresa de hospedagem contratada, modalidade de hospedagem e ainda quanto ao plano escolhido. Os valores podem variar entre R $7,00 a R $500,00 ao mês. Com certeza há um valor que se encaixa perfeitamente às suas necessidades técnicas e disponibilidade financeira.

Porém, tenha sempre em mente que quando se tratar de hospedagem o barato pode custar caro. Avalie sempre a projeção de crescimento, segurança e suporte. Afinal, como na analogia anterior, você não colocaria a sua casa e família em qualquer lugar. 

Envato

Conclusão

Todo empreendimento começa por um bom planejamento que leva em conta a projeção de crescimento, orçamento e tecnologias necessárias. A melhor maneira de saber qual a melhor hospedagem de sites para seu projeto é desenvolvendo um planejamento completo e criterioso, sendo isto a base de um negócio de sucesso. 

Defina os critérios, as demandas e o orçamento necessário para desenvolver e hospedar um site de alta qualidade. Dessa forma, você fará grandes negócios e o céu não será o seu limite.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos ou indique um tema para ser publicado aqui em nosso blog.

Sobre o autor

Comentários 0

Rodrigo
Rodrigo
Responder

Locaweb? nem deveria estar na lista! Siteground também é top para WP

25/11/2021
Leonardo
Leonardo
Responder

Acho que a Rocketz Digital deveria estar nessa lista, os caras são muito bons. – https://rocketzdigital.com

26/02/2023
Guamalher
Guamalher
Responder

Tudo o que eu procurava!!!! Muito obrigado pela ajuda!!!!! Sou iniciante, ja tenho um dominio e estava pesquisando planos de hospedagem mas estava ficando cada vez ais confuso e voce nao faz ideia do quant e ajudou com essas informações!

12/10/2023
Ilian Junior
Ilian Junior
Responder

Muito obrigado pelas palavras!

13/10/2023
Robson
Robson
Responder

Top demais! Outra sugestão muito boa são os Planos de Hospedagem da HostBRX!. Hospedagem de Site WordPress, Loja Virtual, Landing Page, e Blogs, com Servidores nos EUA e no Brasil. Inclusive criam Sites Premium se Você Desejar: https://hostbrx.com/

31/10/2023
Lola Macedo
Lola Macedo
Responder

Master site Brasil deveria estar aí, uma empresa pequena entregando muito mais qualidade do que essas empresas grande.

06/03/2024

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *