Amplie a Segurança Wordpress: Dicas com Boas Práticas Para Eliminar Ataques

Ter um site requer diversos cuidados com a segurança dos seus dados. Saiba boas práticas para eliminar Ataques e garantir a segurança WordPress

O WordPress é a plataforma de código aberto mais utilizada no mundo, onde cerca de 30% dos sites que vemos na web são criados a partir dele. 

Apesar de oferecer uma gestão muito mais simplificada quando falamos do desenvolvimento de um site do zero, o WordPress pode ser alvo constante de invasão de malwares e hackers. 

Muitas vezes, tais invasões partem de brechas no PHP da plataforma que podem ser evitadas com facilidade. A sua praticidade traz inúmeros benefícios, mas é preciso cautela. Veja neste como garantir a segurança  WordPress. 

Super Parck Elementor Pro

Como melhorar a segurança WordPress?

O comportamento do usuário muitas vezes contribui para que toda a segurança da plataforma seja ineficaz contra invasores. Entre senhas fracas até o uso de plugin desconhecidos, aprenda por onde começar a deixar a fortaleza do seu site ainda mais robusta.

Utilize a última versão do PHP

segurança wordpress hostgator

O WordPress é uma plataforma segura, contanto que essa esteja com suas ferramentas atualizadas. O PhP é a linguagem da plataforma, ou seja, a forma como ela se comunica e é exibida para os outros usuários. 

Essa linguagem (código aberto) também é mantida pelos próprios usuários, que por sua vez podem ser invasores indesejados. Manter o PHP atualizado significa redobrar a segurança do seu WordPress.

Atualizando para a versão mais atual do PHP você poderá ter muitas vantagens, dentre elas:

  • Mais segurança: onde os recursos de segurança são revistos, alterados e reforçados;
  • Mais agilidade: onde a performance do seu WordPress ficará de 3-4 vezes mais ágil;
  • Mais visibilidade: mecanismos de buscas priorizam PHPs atualizados, seu Website se torna mais evidente;
  • Maior retenção de visitas: com um site mais ágil, menos visitantes desistirão de acessá-lo.

[sugestão para tema: como atualizar o php. É um passo a passo mais extenso e requer uma explicação mais detalhada]

Utilize nomes de usuário e senhas seguras e inteligentes

Sendo fundamental para qualquer acesso, as senhas e logins precisam fugir do senso comum. Esqueça datas de aniversário, ou nome do seu primeiro pet. 

É preciso ir além, afinal, senhas simples como o nome de alguém é descoberta em segundos por softwares de invasão. 

O How Secure Is My Password é um site que verifica em que velocidade sua senha pode ser descoberta, sendo uma ótima ferramenta para reforçar sua segurança.

Outro ponto importante é não utilizar o login automático ADMIN como seu nome de usuário. O que torna seu website completamente inseguro. Sugerimos que realize a troca. 

No WordPress é possível criar um novo administrador e deletar o antigo sem causar mudanças drásticas no seu perfil. 

Veja o passo a passo:

  1. No painel de controle, clique em Add New na aba de Users;
  2. Crie um novo usuário;
  3. Em Role escolha a opção Administrator;
  4. Entre novamente no WordPress com seu novo usuário;
  5. Volte em User e delete o antigo usuário.

Utilize versões recentes do WordPress, Plugins e Temas

segurança hostgator

Assim como o PHP, a atualização do WordPress também é de suma importância. E de fato é muito difícil encontrar sites em vigor utilizando a plataforma desatualizada. 

Contudo, esse não deve ser o único ponto a ser atualizado. Isso porque é de senso comum pensar que após atualizar o WordPress toda a ferramenta será atualizada também. O que não ocorre.

Dito isso, atualizar o WordPress bem como seus plugins e temas é essencial para garantir uma maior segurança da sua plataforma. Uma boa prática para manter seu site seguro no WordPress é, além de deletar plugins e temas não utilizados, verificar também quando ocorreu a última atualização daqueles que você utiliza.

Bloqueie o seu administrador do WordPress

Existem alguns truques que podemos criar para dificultar o acesso de hackers à sua área de administração. Após a tentativa de invasão falhar, o campo do administrador no WordPress é bloqueado automaticamente, onde só é possível liberar após login com os dados corretos. 

Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Alterar o URL de login: ao final da URL do seu site você notará o código domain.com/wp-admin. Por ser um termo padrão, bots e hackers utilizam dessa brecha para invadir o website. Realizando essa troca, será menos uma porta para invasores.
  • Limitar tentativas de login: Após tentativas de login incorretas o IP que realizou tal tentativa pode ser bloqueado. O plugin Cerber Limit Login Attempts é uma excelente ferramenta para isso. Com ele é possível determinar o tempo de bloqueio e até mesmo uma lista negra de IPs suspeitos.

Quais os melhores plugins de segurança WordPress?

Para quem procura proteger o site wordpress de ataques e malwares, os plugins são uma grande solução. No Mercado Online Digital você adquire o seu plugin com qualidade garantida e atualizações automáticas. Confira os plugins de segurança para WordPress indicados pelo MOD: 

  • O WordFence é um dos melhores plugins de Firewall e Segurança para WordPress do mercado.  Possui  feed de defesa contra ameaças que fornece ao Wordfence as mais recentes regras de firewall, além de  assinaturas de malware e endereços IP maliciosos necessários para manter seu site seguro. 
  • O Hide My WP protege  seu WordPress de invasores, spammers e detectores de tema. O plugin é simplesmente um dos mais utilizados do mercado. Atualmente mais de 26.000 clientes utilizam este plugin incrível. O  Hide My WP é capaz de detectar e bloquear ataques de segurança XSS, SQL Injection em seu site WordPress.
  • O Security Pro foi desenvolvido por especialistas em segurança WordPress. Trata-se de um plugin totalmente confiável. Entre as funcionalidades do Security podemos destacar a aplicação de senha forte, bloqueio de maus usuários, modo ausente, ocultação de login e administrador, backups de banco de dados e notificações por e-mail.

É perigoso atualizar o WordPress?

É expressamente importante manter seu WordPress atualizado. Tanto por questão de segurança, quanto para a sua performance que passa a ser menos eficaz em versões mais antigas. 

Além do mais, com novas atualizações você poderá ter acesso a novas funcionalidades que deixaram seu website ainda mais profissional. 

Não há riscos em atualizar seu WordPress. Algumas boas práticas nesse processo são sempre manter o backup pronto e também efetuar atualizações automáticas.

Como saber o nível de segurança de um site?

segurança wordpress plugin

Pelo próprio Google é possível avaliar a segurança. Abra uma página e analise sua URL. Se ela possuir um cadeado no início, do lado esquerdo, sua segurança está estabelecida e as informações ali repassadas são particulares.

Se ao acessar uma plataforma e você notar a ausência de um cadeado, ou a sigla HTTPs, e no lugar disso existir um símbolo de ! significa que aquela página do site não é segura embora tenha outras versões dessa mesma página que ofereçam segurança total.

Contudo, se ao entrar em uma outra página e ver o símbolo triangular vermelho, significa que não é uma conexão particular tampouco segura e, os dados ali repassados, podem ser captados por outros usuários.

Como obter o certificado de segurança do site?

Para obter o selo de segurança, o SSL — Secure Socket Layer, protocolo que permite criptografar o contato entre seus visitantes e sua plataforma — é preciso antes de mais nada notar se no seu URL possui um cadeado ou um S de seguro na sigla HTTP ao lado, que indica sua segurança. 

Caso você não possua o selo SSL, entre em contato com seu serviço de hospedagem e peça a instalação. Alguns servidores de hospedagem cobram taxas para manter o selo, a boa notícia é que pedindo para seu próprio servidor, a instalação é gratuita.

Falhas de segurança WordPress mais comuns

Quem trabalha com a internet, principalmente na criação e gerenciamentos de sites sabe que erros das plataformas são recorrentes. Basta uma configuração acrescentada incorretamente para deixarmos um site inseguro.

Mas não se preocupe, a maior parte das falhas de segurança WordPress são bem básicas e evitá-las faz parte de boas práticas na web. Veja a seguir como deixar o seu site mais seguro:

Hospedagem de má qualidade

A praticidade de ter um empreendimento online (e não uma loja física), é que ele pode funcionar todos os dias da semana. Mas, para isso, é preciso encontrar um bom serviço de hospedagem para manter o conteúdo do site disponível a todo momento.

Dentre as funções de um serviço de hospedagem está, além de manter um site no ar, a transferência de arquivos, licença de uso de domínio e, principalmente, o armazenamento de dados.

O armazenamento de dados é onde estarão os recursos do site e informações dos usuários. Investir em Hospedagem pouco conhecida pode ser perigoso para a segurança WordPress e também dos seus visitantes que compartilham dezenas de dados sensíveis.

Não possuir um plano de backup rotineiro

Customizar seu próprio site resulta em numerosas alterações que são feitas para deixá-lo mais responsivo, moderno e rápido. Porém, vez ou outra é comum configurá-lo incorretamente e ter um resultado nada satisfatório. E é para isso que se faz um back-up.

Um back-up irá servir para retornarmos a uma versão anterior diante de um grande problema. Ele salvará o conteúdo sempre que houver uma alteração que cause a perda total do site. Indicado tanto para erros de layout quanto para ataques de malware.

Não realizar back-ups rotineiros é um enorme erro de segurança WordPress. O perigo de não fazer nunca o back-up é que, se perder o site, deverá começar do zero novamente. E o erro de fazer back-ups com pouca frequência, é que retornará a uma versão muito antiga do site.

Criar logins inseguros

Como proteger um site no WordPress

A criação de logins e senha de acesso é uma medida de segurança WordPress extremamente simples e de suma importância. Não somente para WordPress, mas para qualquer ambiente online que guarde dados pessoais, é importante definir um login e senha reforçados.

Durante a criação dos seus passes para o painel de controle e qualquer outro âmbito do tipo, não deixe de criar logins com letras e números e até caracteres especiais, como #, @, &. Assim, será muito menos provável que um invasor consiga acessar suas plataformas.

Outra forma de manter o login mais seguro é o uso de acesso de duas fases. Onde temos a inserção de login e senha e ainda será necessário mais uma informação de login, como código de SMS enviado ao celular, uma pergunta pessoal e outros modos de segurança.

Deixar de colocar um firewall para ataques remotos

Um importantíssimo recurso que avalia o envio e recebimento de dados remotos no seu computador é o Firewall. Ele definirá o que está autorizado ou não a entrar e sair do seu servidor.

A importância de se ter um bom firewall e verificar sempre se ele está ativado é justamente para impedir que qualquer pessoa esteja tendo acesso aos seus dados, desde os mais superficiais, aos mais sensíveis como senhas e dados pessoais.

Utilizar versões inseguras de plugins e temas

Outro detalhe que poucos observam é a utilização de elementos para WordPress que não são revisados com recorrência. Como proteger um site no WordPress se não verificarmos a procedência das ferramentas que utilizamos?

Dito isso, não deixe de usar apenas plugins, temas e recursos de terceiros que não são atualizados com recorrência. Além do mais, revise os elementos que você utiliza em seu site para ver se não foram abandonados pelos criadores.

Essa análise é primordial para evitar que plugins mal intencionados estejam danificando o seu site no WordPress.

Realizar comunicação sem criptografia SSL

O certificado SSL (Camada de Soquete Seguro) é uma tecnologia que garante que seu site possui uma camada extra de segurança: a criptografia. Com ele, quaisquer informações ali repassadas só estarão disponíveis para você e para quem as encaminhou.

O SSL é um forte adereço até mesmo para gerar confiança em seus usuários. Onde teremos a URL do seu domínio iniciando com “https” e um cadeado fechado ao lado. Isso quer dizer que o site possui informação criptografada e, consequentemente, seguro.

Manter temas e plugins sem uso

O uso de plugins desativados está muito ligado ao uso de elementos não atualizados no WordPress que falamos anteriormente. Manter qualquer item que não esteja recorrentemente verificado é muito perigoso para o site e uma porta aberta para malwares.

Para mais, os plugins que não possuem serventia em um site, além de ser um excelente caminho que os dispositivos invasores usam para entrar em um site, serve também apenas para deixar o site mais pesado. Remova-os da sua plataforma caso não tenham função.

Utilizar programas de fontes piratas

Como melhorar a segurança do WordPress

Sabemos que com diversos recursos podemos deixar um site moderno, bonito, simples e ainda automatizado o suficiente para atender todas as expectativas do usuário. Infelizmente, nem todos os plugins gratuitos e programas são o suficiente para isso.

É preciso pensar muito bem antes de utilizar um recurso pirata. Estes não possuem nenhum suporte do criador original e obtê-los pode gerar mais dor de cabeça do que solucionar os seus problemas. Investir em conteúdo pago pode ser, muitas vezes, uma solução a longo prazo.

Como colocar o HTTPS no seu site?

Agora a pouco falamos sobre o certificado SSL, uma excelente maneira de manter seu site e seus usuários seguros. Dito isso, você sabe como configurar o HTTPS no seu site? Veja como:

A maioria dos serviços de hospedagem já oferecem o certificado SSL para o site. Resta configurá-lo. Sendo assim iremos fazer um procedimento que irá “forçar” os clientes a irem para um domínio HTTPS do seu site. Para isso, siga os passos:

  1. Acesse o Dashboard do WordPress;
  2. Menu lateral clique em HTTPS;
  3. No final da página marque a opção “Forçar HTTPS (alta segurança)”;
  4. Pronto, os usuários serão transferidos para sua plataforma criptografada em HTTPS.
elementor

Conclusão

Manter o seu WordPress atualizado é uma excelente maneira de garantir a segurança não somente da sua plataforma como também a integridade dos seus visitantes. Contudo, a atualização do WordPress é somente o início para manter seu site seguro. 

Outras demandas como o PHP, plugins e temas também precisam de atenção, afinal, por serem de código aberto, essas ferramentas possuem apoio da própria comunidade virtual para funcionar. Sendo assim, busque sempre manter o PHP atualizado e verificar com cautela quais são os plugins que não estão sendo utilizados.

Para mais conteúdos sobre a segurança WordPress, temas, e plugins para tornar sua plataforma ainda mais profissional acesse o nosso site e não perca nossas novidades!

Sobre o autor

Comentários 0

eulaurojunior
eulaurojunior
Responder

ótimas dicas!

16/11/2021

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *