Descubra O que é CDN (Content Distribution Network): Funcionalidades e Como Utilizar

O CDN (Content Distribution Network) ou rede de distribuição de conteúdo foi criado em 1990 com objetivo de ampliar o desempenho da internet que já sofria alguns gargalos na época. Trata-se de uma daquelas tecnologias que o usuário final se quer sabe que precisa, mas que faz toda a diferença no seu dia a dia. Através dele é possível receber arquivos de mídia, software, documentos, aplicativos entre outros conteúdos com mais rapidez e segurança.  

O objetivo do CDN é justamente oferecer alta disponibilidade e desempenho na distribuição destes conteúdos aos usuários finais. A rede é distribuída geograficamente através de servidores proxy e seus data centers.

Continue lendo este artigo e saiba como o CDN pode impactar nos resultados do seu website.

Super Parck Elementor Pro

Entenda o que é um servidor CDN (Content Delivery Network)

Como usar o CDN

O CDN é uma rede de servidores distribuída geograficamente para armazenar cópias de conteúdos na memória (cache). A entrega do conteúdo é baseada na localização geográfica, conectado ao servidor mais próximo para reduzir o tempo de transferência de dados. 

Um CDN não é um host e muito menos substitui a necessidade de hospedagem de um site. Através do CDN é possível reduzir a largura de banda da hospedagem evitando assim quedas nos fornecimento do serviço.  Vamos tentar simplificar a explicação. Imagine que você comprou um produto no Canadá, se este produto vier de lá, levará mais tempo e dinheiro para ser entregue, mas se essa empresa tiver uma filial aqui no Brasil, esse produto poderá ser entregue com mais rapidez e por um menor custo. É exatamente isso que o CDN faz, porém no universo digital. 

Atualmente existem três tipos de CDN:

  • Protocolos de serviço de conteúdo: hospedam, gerenciam veiculam o conteúdo de um site;
  • Ponto a ponto (P2P ou Peer to Peer): trabalhada com uso de computadores pessoais  conectados diretamente;
  • Redes privadas:  possui clusters próprios de servidores.

Saiba como funciona o CDN?

Uma pesquisa realizada pelo Google/SOASTA Research, mostrou que o tempo de carregamento ideal para uma página deve ser de até 3 segundos. Se o tempo de carregamento demorar até 10 segundos a chance de rejeição desta página pode chegar a 123%. Uma taxa de rejeição alta vai impactar negativamente em sua estratégia de marketing digital e consequentemente nas suas vendas. Vários fatores técnicos podem interferir na velocidade do seu site

Um dos motivos pode ser justamente a qualidade e a localização física do servidor. A distância pode comprometer essa comunicação, tornando o site mais lendo. É aí que o CDN entra. Toda vez que um usuário clicar no seu endereço para solicitar um conteúdo, o CDN encontra um servidor geograficamente mais próximo para exibir os dados, tornando a taxa de transferência muito maior.

Entenda as vantagens de usar CDN no seu site

Logo que foi criada em 1990 o objetivo do CDN era simplesmente organizar e melhorar a entrega de conteúdos para torná-los mais dinâmicos e rápidos, mas com o passar do tempo o CDN assumiu outras funções importantes no processo de otimização e segurança de um site. Confira:

Tempo de carregamento do site

Quando se trata da internet, velocidade é tudo. O seu usuário não tem tempo a perder. Através da distribuição do conteúdo pelo CDN o tempo de carregamento do seu site será reduzido ampliando assim os acessos e as conversões. 

Ao armazenar o seu conteúdo em  cache, o CDN reduz a quantidade de consumo de recursos e consequentemente o tempo gasto, para solicitações de sites. Menos tempo de acesso, mais vendas e tráfego para o seu site. 

Redução dos custos 

O que é um servidor CDN

Um sistema que te ajuda a vender mais e ainda proporciona a redução de custos é ideal para qualquer negócio. Ao reduzir os custos de largura de banda e do servidor, o CDN reduz significativamente os cursos com infraestrutura.  

Você pode contratar provedores de CDN através do pagamento mensal, o que permitirá que você controle melhor os seus gastos.  Alguns CMS como o WordPress permitem que você utilize esse recurso sem o pagamento extra.  

Amplia a segurança do site

Invasões e ataques a um site podem representar prejuízos incalculáveis. Com a Pandemia de Convid 19 tivemos um aumento significativo nos trabalhos remotos, compras online e consequentemente tivemos um aumento de ameaças DDoS. Qualquer site está sujeito a esses ataques. Ao utilizar o CDN o seu site terá um tempo de resposta mais curto inibindo a vulnerabilidade da rede. 

Outro benefício de segurança do CDN está na possibilidade de configuração do  SSL (Secure Sockets Layer) que permite que você realize a criptografia do tráfego entre o CDN e o usuário final e entre o CDN e os servidores de origem.

Permite um fluxo intenso de acessos

Imagine que você realize uma campanha de marketing com participação de um artista ou um influenciador digital e essa ação lhe garanta milhões de acessos simultâneos. Ótimo!  Sucesso não é mesmo? Mais ou menos. 

Se o seu site não tiver a estrutura necessária para comportar esses acessos o site vai cair e você vai perder venda e é claro, todo o dinheiro investido na estratégia de marketing. Ao utilizar databases em CDN, o seu site  irá suportar fluxo intenso de usuários, pois a rede dará conta de toda a demanda. 

Conheça os melhores Provedores CDN

O que é CDN Verizon

Agora que você conhece melhor o CDN e os benefícios para sua empresa, vamos te dar algumas dicas para que você escolha o melhor provedor. Confira: 

  • CloudFront: provedor de serviços com redes globais altamente confiável que  permite  o controle de conteúdo. Possui flexibilidade de personalização segundo as necessidades de seus aplicativos.
  • CloudFront: é oferecido pela Amazon e realiza a transferência e o carregamento de dados mais rápidos e confiáveis. Dados presentes no servidor, são entregues imediatamente.
  • Akamai: serviço oferecido em nuvem. Além de alta velocidade e transferência confiável de seus dados, protege o site contra ataques.
  • CDN do Azure:  substitui o armazenamento em massa do seu site de um local para vários locais ao redor do mundo, ampliando a segurança e tornando a velocidade do site muito mais rápida.
elementor

Conclusão

Qualquer empresário que se preocupe com a segurança e com os índices de conversão do seu site precisa considerar investir em um provedor CDN. Existem algumas opções de CDN  gratuitas e pagas que podem oferecer a você a estrutura necessária para que o seu conteúdo seja entregue com rapidez e segurança. Não tenha pressa, avalie as opções e converse com o seu desenvolvedor.

Se você gostou deste artigo aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Você também pode sugerir matérias para este blog.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *