Como Montar Uma Loja Virtual: Passo a Passo e Melhores Dicas de Empreendedorismo

Qual a vantagem de uma loja virtual? Aprenda agora a como montar um negócio do zero na internet!

Em relação ao empreendedorismo, a internet foi um divisor de águas por igualar o alcance aos consumidores entre empresas de diferentes portes. As redes sociais e ferramentas digitais, como a computação em nuvem, contribuíram para que até pequenas empresas tivessem distribuição global.

Dessa maneira, ao passar a competir no mundo  virtual, a dinâmica do  comportamento de uma empresa muda completamente. O empreendedor entra na luta com negócios do mundo inteiro, ganha  a competição quem souber cativar o público online.

Hoje você vai entender quem pode abrir uma loja virtual, quais os benefícios e o que é preciso para começar. Saiba como montar uma loja virtual com as dicas abaixo.

plugin-template-wordpress

Saiba o que é uma loja virtual

Como o próprio nome já deixa a entender, uma loja virtual nada mais é que um negócio na internet. É onde você pode se conectar com os clientes e permitir que eles encontrem seu produto  de qualquer lugar do mundo.

Existem diversas formas de como montar uma loja virtual. Até mesmo aqueles que utilizam o Instagram para vender, sabem que a atuação é muito mais abrangente que um espaço físico. Quem tem um site, então, nem se fala.

Sendo assim, ter uma loja virtual é garantir seu espaço na internet utilizando plataformas digitais que permitem realizar vendas de forma online.

Como funciona uma loja virtual

O maior diferencial de uma loja online, é claro, além de poder, vender pela internet, é a praticidade que essa forma de atuar engloba. Tais como oferecer um catálogo de produtos, possibilitar o cadastro do cliente, processamento de dados e automação das atividades.

Se você já teve uma loja física, sabe que a ideia principal é que os clientes venham até sua loja. No e-commerce existe uma inversão, onde é a loja que vai até os clientes. Fazemos isso utilizando recursos que convençam os algoritmos a chegar ao usuário-alvo. 

E sim, existem muitas vantagens quando se sabe como montar uma loja virtual eficiente. Assim, para isso funcionar, é preciso construir uma estrutura que atenda as necessidades dos clientes na internet. É o que veremos logo a seguir.

Passo a Passo de como montar uma loja virtual

loja virtual para iniciantes

Agora que já entendemos os conceitos e os motivos para saber  como montar uma loja virtual, é hora de pensar na estrutura dela. Nos tópicos abaixo entenderemos quais as principais dúvidas dos empreendedores e o que é necessário para abrir uma loja virtual.

01- Saiba quanto pode investir

Você sabia que para abrir uma loja online você não precisa investir financeiramente em nenhum recurso digital? Isso ocorre porque existem centenas de recursos digitais gratuitos que podem ajudar a montar o seu negócio na internet, como as redes sociais, por exemplo.

Mas é claro, quando se investe em um site e em recursos inteligentes que otimizam o espaço digital, o alcance e retorno dos clientes pode ser muito maior. De modo geral, os gastos em torno de como montar uma loja virtual podem variar significativamente.

02- Regularize sua loja virtual

Regularizar um negócio online é o principal pilar para montar uma loja virtual. É preciso pensar na questão burocrática como um todo, principalmente ao ter um site próprio ou no WordPress, quando se é preciso contratar serviço de hospedagem e domínio.


Aspectos ligados a logística também são necessários, como, por exemplo, o nome para loja virtual. Se existirem muitos negócios com nomes parecidos ao da sua loja na internet, como os clientes a encontrarão com facilidade?

plugin-header-wordpress

03- Tenha cuidado com a legislação

Podemos atender clientes do mundo todo e por isso mesmo precisamos respeitar legislações que regem o modelo econômico e preservam a integridade do usuário.


Não deixe de buscar uma consultoria para saber como montar uma loja virtual conforme a legislação,  lembre-se de ficar atento a questões como:

  • Código de Defesa do Consumidor (CDC) que trata também das transações feitas pela internet;
  • Lei do E-commerce n.º 8.078/1990, uma extensão do CDC que fornece mais informações a respeito da logística digital de comércio eletrônico;
  • Marco civil da internet n.º 12.965/2014 que aponta diretrizes do comportamento online;
  • Convênio ICMS 93/2015 que é a base da tributação do comércio eletrônico;
  • Lei LGPD n.º 13.709/2018 que regula o tratamento dos dados dos usuários.

04- Escolha uma plataforma

A escolha da plataforma varia de negócio para negócio. Existem muitas empresas que funcionam apenas através das redes sociais, já que muitas delas contam com recursos que permitem a venda online de produtos e até ferramentas de marketing gratuitamente.

Porém, as redes sociais possuem alguns obstáculos para o empreendedor que somente um site é capaz de ultrapassar. Sites são mais dinâmicos e conseguem atingir métricas de SEO que o torna mais visível para os usuários, aumentando o seu alcance.

05- Saiba quais meios de pagamento terá

Em um empreendimento online existem poucos limites, principalmente em relação aos meios de pagamentos. Não existem restrições para a maioria dos modelos, permitindo gerar boletos, aceitação de cartões de débito e crédito de todas as bandeiras e até o Pix.

Mas vale pontuar que é preciso dominar ferramentas que gerenciam diferentes formas de pagamentos dos usuários, principalmente em relação à segurança de seus dados.

06- Estruture a logística da loja

como montar uma loja virtual no instagram

Outro ponto crucial de como montar uma loja virtual é a logística. Aqui já não dá para fugir do espaço físico, afinal, ainda é preciso pensar no estoque e no contrato com transportadoras e correios.

Porém, com ferramentas digitais é possível automatizar essa logística e acelerar algumas atividades, como, por exemplo, a integração dos itens em estoque com o catálogo da loja virtual. Assim, se algo faltar no estoque, já consta como indisponível neste catálogo.

07- Conheça seu público alvo e invista nele

Já ouviu a expressão “um pássaro na mão é melhor que dois voando”? Esse proverbio  não poderia fazer mais sentido em negócios virtuais, pois quando se direciona o posicionamento da loja virtual para um público-alvo bem definido, as chances de o usuário se interessar são muito maiores.

Definir um público-alvo e principalmente a persona (tipo de cliente que mais busca pelo seu negócio) é uma maneira de criar estratégias de vendas mais assertivas. As vantagens disso são mais conversões e menos recursos gastos desnecessariamente.

08- Define a estrutura e estratégias de vendas

Por falar em estratégia de venda, este é outro ponto importantíssimo de como montar uma loja virtual. Uma vez na internet, a disputa pela atenção do usuário é global. Não basta apenas colocar seus produtos em uma plataforma digital, é preciso chamar a atenção.


Essa estrutura pode ser feita levando em consideração bons preços, bom marketing, uma boa análise de dados, posicionamento de marca e claro, um funil de vendas bem projetado.

plugins-e-templates

Conclusão

Vender pela internet é uma realidade para muitos, mas uma transição que pode amedrontar algumas pessoas. Mas saiba que não é tão complexo quanto parece. Com o uso de ferramentas digitais e uma boa estrutura, aprendemos a como montar uma loja virtual.

As vantagens de uma loja virtual são inúmeras, principalmente em relação a praticidade e alcance. Mas para isso é preciso projetar bem a forma de atuação e respeitar os dados dos clientes.


Esse artigo foi útil? Não deixe de acompanhar a MOD e descobrir o que mais pode facilitar seu dia a dia no meio digital.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *