WP Rocket: Amplie a Velocidade Do Seu Site e Venda Mais

O WP Rocket é um plugin de cache poderoso que vai ampliar a velocidade do seu site. Com um WordPress mais veloz você terá, com certeza, mais tráfego e um aumento no número de conversões. 

Acredite, você pode perder até 40% das visitas do seu site se ele demorar mais 3s para carregar. Quando se trata do comércio eletrônico esse número pode subir para 57%. Com o WP Rocket o seu site WordPress terá a velocidade ideal para que você alcance os melhores resultados em sua estratégia de SEO, ampliando suas conversões consideravelmente. 

Acompanhe este artigo e conheça mais sobre esse plugin incrível.  

plugins e templates

Saiba o que são plugins do WordPress

Antes mesmo de falarmos sobre o Wp Rocket, torna-se necessário que você tenha clareza sobre o que são os Plugins e quais os seus benefícios. Muita coisa na tecnologia nos ajuda a viver com mais facilidade, inclusive para trabalhar. E é justamente para isso que servem os plugins. 

Essas ferramentas que possuem características e funções diferentes contribuem para que você possa gerenciar uma situação online de maneira mais profissional e também simplificada.

Existem milhões de plugins que atuam no WordPress e podem ajudar a fazer as mais diversas atividades. Dentre elas tem os plugins para criação de conteúdo (sem ser um mestre do photoshop), ou até mesmo para auxiliar um visitante do site a guiar-se com mais assertividade.

E há também os plugins que melhoram a expertise da sua plataforma, como aqueles que aceleram a velocidade de resposta do seu site, o que é extremamente importante nos dias atuais. Explicaremos mais adiante.

Entenda o que é o plugin WP Rocket

O primeiro passo para ampliar a visibilidade da sua empresa no universo digital é desenvolver um site potente, com qualidade técnica e de conteúdo. Sem dúvida nenhuma o WordPress é o CMS (Content Management System), mais utilizado e que dará a você o suporte necessário para obter os melhores resultados. Estima-se que atualmente existem mais de 70 milhões de sites criados em WordPress em todo o mundo. 

Além da facilidade de gestão, o WordPress permite que você instale uma enorme quantidade de plugins que vão melhorar a performance e os resultados do seu site. Entre eles podemos destacar o WP Rocket. E o motivo é bem simples: as pessoas não têm tempo a perder. Elas querem acessar o seu site de uma forma rápida e segura. O WP Rocket foi desenvolvido exclusivamente para ampliar a performance e a velocidade do seu WordPress. Trata-se de um plugin de cache poderoso e de fácil instalação.

Conheça todas as funcionalidades do WP Rocket

Se você está pensando em procurar a versão gratuita do WP Rocket pode desistir. Trata-se de um plugin premium para WordPress e o motivo é bem simples. Os plugins gratuitos são complexos e de difícil instalação sendo mais utilizados por desenvolvedores. Além disso, os plugins gratuitos nem sempre possuem todas as funcionalidades necessárias. 

Especialistas em WordPress em todo o mundo apontam o WP Rocket como uma ferramenta poderosa capaz de deixar o seu site com alta performance. E o melhor deste plugin  é que ele pode ser utilizado tanto por usuários experientes quanto por iniciantes. Isso é possível graças a uma grande quantidade de recursos e otimizações automáticas. Ao ativá-lo em seu site você terá 80% das melhores práticas de otimização e desempenho. Entre as funcionalidades do WP Rocket podemos destacar:

  • Configuração rápida e fácil;
  • Cache de página;
  • Possui pré-carregamento de cache;
  • Possui pré-carregamento do sitemap;
  • Compressão GZIP;
  • Cache do navegador;
  • Garante otimização dos dados;
  • Possui otimização de fontes do Google;
  • Remove strings de consulta de fonte estática;
  • Possui compatibilidade CloudFare;
  • Possibilita a busca prévia de solicitações DNS;
  • Altamente compatível com comércio eletrônico;
  • Possui um desenvolvedor amigável.

WP Rocket: Principais benefícios

Em linhas gerais, você já sabe que o principal benefício do WP Rocket é aumentar a velocidade do seu site. Se a vantagem fosse somente essa, já estaria ótimo, afinal, um site veloz é um site com maiores chances de bons resultados. Sabe por que?

Bom, a resposta é bem simples. Nos dias atuais, tudo o que todos mais querem é realizar as tarefas com a maior velocidade possível. Esse é um hábito trazido pela internet que , cada dia mais, faz as coisas serem mais instantâneas. Então, quando um site não obedece ao requisito básico de rapidez, ele geralmente é abandonado (abandono é tudo o que os donos dos sites não querem). Em contrapartida, um site veloz instiga as pessoas a continuarem nele por mais tempo, porque assim que elas clicam, já são direcionadas para a página desejada e, assim, é criado um fluxo de navegação que prende o usuário ao site. E isso é muito bom!

Mas, além de gerar um site veloz, existem outros benefícios que o WP Rocket fornece enquanto aumenta a velocidade do site. Se você quer saber sobre elas, continue lendo! 

Temos certeza que você ficará ainda mais decidido que o WP Rocket é uma boa aquisição para alavancar seu trabalho. Quando tiver essa decisão, é só ir na nossa loja virtual e realizar a sua compra com o melhor custo benefício do mercado, produtos de qualidade e licenciados. Não se preocupe, pois se você sentir alguma dificuldade para utilizar o produto, poderá acessar nosso suporte ao cliente, que funciona 24 horas por dia, durante toda a semana e também pode ir até a nossa aba de comentários, onde nós, ou outros usuários como você, poderão te responder e te ajudar!

MOD: compre o seu wp rocket com segurança

Se você procura um combo wp rocket  perfeito para resolver todos os problemas de velocidade do seu site, o Mercado Online Digital pode te ajudar. Ofertamos produtos originais, de alta qualidade, com total segurança.

Por apenas R$39,99 você terá acesso ao wp rocket, e ao Yoast SEO PRO, um dos plugins de otimização de SEO mais utilizados por especialistas. 

Com essas duas ferramentas além de melhorar a performance do seu site você ainda terá a certeza que está publicado conteúdos que realmente serão encontrados pelos principais sites de busca. 

plugin template wordpress

Amplie sua pontuação no PageSpeed ​​instantaneamente

O WP Rocket não precisa de um longo tempo de atividade no site para que consiga aumentar a velocidade dele. Assim que você instalar o plugin no site você já verá que, instantaneamente, a pontuação do site no Page Speed aumentou (nós já falamos, aqui nesse texto, sobre o Pagespeed, então, se ainda não souber o que é, pode conferir aqui nesse artigo mesmo!).

Economize tempo e elimine o trabalho pesado

Primeiramente, você economiza tempo já no processo de configurar o seu plugin, porque a configuração leva menos de 5 minutos e não te causará nenhuma dor de cabeça. Além disso, para fazer a velocidade do site aumentar, você não precisa de codificar nada com as linguagens de programação. Basta fazer o download do plugin e realizar as configurações e, assim, 80% da velocidade já será aumentada já na ativação! 

Com o MOD, você economiza dinheiro. Com o WP Rocket, você economiza tempo e não precisa realizar o trabalho pesado!

Tecnologia de ponta

O WP Rocket possui uma tecnologia altamente avançada, que faz com que, com um único plugin, você consiga benefícios semelhantes ao que você conseguiria utilizando praticamente 5 plugins diferentes do WP Rocket.

A tecnologia deste plugin, além de acelerar o site em 80% já na ativação, possui mais recursos que eliminam o CSS que não estão sendo usados, minificação e Lazy Load. Com o WP Rocket, seu site é muito mais otimizado e se torna rápido como nos sonhos de todo usuário!

Mais de dois milhões de sites já utilizam o WP Rocket

Quando o plugin é bom, ele faz sucesso de verdade! O WP Rocket possui mais de dois milhões e meio de usuários em todo o mundo e tem feito muitos sites se destacarem com a velocidade maior!

Melhora a experiência de usuário

A experiência do usuário na navegação de um site se baseia em alguns fatores: o modo como o usuário visualiza a organização da estrutura do site e o funcionamento do mesmo.

Para que o usuário visualize a estrutura do site corretamente e para que ele consiga navegar com tranquilidade, num site responsivo, o site precisa ser veloz. Então, com o WP Rocket,a experiência do usuário com certeza será aumentada e essa melhoria será convertida em mais acessos e em mais tempo em cada acesso.

Escolhido pelos melhores profissionais do WordPress

O WordPress é referência mundial em plataforma de criação de sites. Com ele, os melhores sites existentes atualmente foram criados. E, assim, os melhores profissionais do mercado atual utilizam o WordPress. 

Esses profissionais indicam o WP Rocket como uma grande ferramenta de melhoria de sites e o fazem com razão! Esse plugin é realmente muito bom e fará total diferença no site que você desenvolver!

Ampla compatibilidade

É muito raro um site de sucesso que utiliza somente um plugin. Por isso, é importante selecionar corretamente plugins que são compatíveis uns com os outros para que eles não se anulem e criem bugs no site. 

Com o WP Rocket isso não é um problema, já que ele tem uma ampla compatibilidade com a maioria dos plugins mais utilizados atualmente! 

Multilíngue

Além de todos os benefícios já ditos aqui, o WP Rocket também é multilíngue. Assim, pode ser utilizado por desenvolvedores de todas as partes do mundo e para a criação de sites em qualquer idioma! Acredito que já deu pra perceber que o WP Rocket é muito bom né?! No site oficial tem ainda mais informações e depoimentos de usuários!

plugin header wordpress

Saiba como baixar e configurar o WP Rocket

O primeiro passo sem dúvida é fazer a aquisição do WP Rocket. Você deve acessar um site oficial e seguro para adquirir o produto. Esteja certo que a empresa que está fornecendo o plugin possui credibilidade e que você está adquirindo um produto original.  Escolha o plano que melhor atende às suas necessidades. 

Após efetuar a compra você receberá um  email de confirmação com login e senha de acesso a sua conta. Ao entrar na conta procure o arquivo de download, clique e salve o arquivo em zip em seu computador. Agora é hora de configurar. Não se preocupe, é tudo muito simples e prático. Acesse sua conta e clique em “configurar” e em seguida em “WP Rocket”. Configure as guias que irão aparecer conforme indicado a seguir.

Dashboard do plugin

O dashboard nada mais é que o seu painel de controle, onde você irá encontrar os principais indicadores e os dados sobre a sua conta. A esquerda está localizado o menu lateral onde você deverá realizar algumas configurações importantes, confira:

Configurações de cache

Ative o armazenamento para dispositivos móveis para que os dados fiquem armazenados em cache. Isso irá melhorar a performance do site. Ative também a opção “Arquivos de cache separados para dispositivos móveis”. O tempo de cache deve estar definido automaticamente em 10 horas. 

Otimização de arquivos CSS e JS

Ative a opção de minificar arquivos para reduzir seus tamanhos. 

Configurações de mídia

Selecione todas as opções possíveis. O objetivo é fazer com que todas as imagens, iframes e vídeos sejam carregados apenas quando forem solicitados. 

Demais configurações realizadas no Dashboard 

Além das configurações citadas acima, você deve ainda configurar o pré-carregamento como o sitemap, Yoast SEO e bot.  Configure também os gerenciamentos  avançados especificando URLs de páginas ou postagens que não devem ser armazenadas em cache. Não se esqueça também da configuração do banco de dados que tem como objetivo limpar e otimizar o WordPress excluindo revisões, rascunhos e páginas descartadas. Por fim, realize a configuração do CDN que representa todas as URLs de arquivos estáticos, como CSS, JS e imagens.

PageSpeed – descubra como medir a velocidade do seu site

Antes de mais nada, é preciso saber o porquê o seu site está tão lento. O PageSpeed é um dos melhores detetives para te ajudar nesse caso. 

Desenvolvido pelo Google, essa ferramenta gratuita é muito útil e com ela é possível descobrir quais são os pontos que fazem com que seu site apresente lentidão. 

O PageSpeed faz uma análise completa sobre o site pesquisado e determina uma pontuação no seu score principal, sendo:

  • 0 a 49: nota vermelha. Site lento e apresenta travamento, além de dificuldade em exibir conteúdo completo.
  • 50 a 89: nota amarela. Site razoável. Ainda que precise ajustar alguns aspectos que contribuem para uma resposta menos imediata.
  • 90 a 100: nota verde. Apresenta pouca ou nenhuma dificuldade em exibir conteúdo. Altamente responsivo.

Para conseguir uma notinha verde no PageSpeed não tem segredo. A própria plataforma informa o que deve contribuir para que o site não atinja tal potencial. A partir daí é com você. O que dá pra melhorar? A boa notícias é que grande parte dos problemas apontados pelo PageSpeed serão minimizados ou resolvidos pelo WP Rocket.

plugin elementor pro

WP Rocket vs W3 Total Cache: conheça e compre o melhor

Os dois plugins possuem o mesmo objetivo e ferramentas semelhantes. Porém, no geral, o WP Rocket é muito mais popular e, assim, são maiores os programas e plugins com os quais ele é compatível. Além disso, ele possui um preço mais acessível, entregando resultados melhores ou iguais.

Outro fator importante é que ele possui uma documentação extensa e um suporte ao cliente de classe mundial  e de alta qualidade.

Em resumo, os benefícios que vêm junto ao WP Rocket fazem ele ser o melhor e o nosso escolhido de hoje! Escolha o WP Rocket também! Aumente suas chances de sucesso no site construído, atraia mais usuários e forneça uma boa experiência a eles!

Descubra o que pode causar lentidão em seu site

Apontado pelo PageSpeed ou não, existem algumas regrinhas básicas que sempre é bom avaliar a necessidade de segui-las a fim de evitar mais trabalho para aumentar a agilidade do seu site. Veja quais são e como prevenir para remediar:

Servidor de hospedagem

Umas das facilidades da internet é poder entrar a qualquer hora e qualquer momento em qualquer site. Pensando em comprar às 3h da manhã? 

Vá ao site mais próximo e faça isso! Afinal, os sites estão disponíveis 24h. O tempo todo. Porém, isso só é possível com a ajuda de um Servidor de Hospedagem.

O servidor de hospedagem tem o papel principal de manter todos os seus arquivos (que fazem o site funcionar) online e disponíveis a todo momento. 

Contudo, caso você não escolha um bom Servidor de Hospedagem, corre-se o risco do conteúdo cair durante alguns momentos e o visitante desistir de acessar a sua plataforma. O que é um grande problema, não é mesmo?

Imagens grandes

Outro ponto que contribui para a lentidão de um site é o uso de imagens variadas. Sim, imagens tem peso, e é preciso pensar bem nos tamanhos disponíveis para evitar uma resposta demorada da plataforma.

Claro que as imagens são importantes para transformar um site em algo mais atraente. Mas basta uma pesquisa minuciosa sobre os tamanhos e manter o pleno funcionamento da plataforma. Além de sempre optar por otimizar imagens para WordPress.

Uma dica interessante é, para fotos de produtos, busque por imagens até 300kb. Já para imagens que preenchem a tela, Fullscreen, tente não ultrapassar os 500kb e evite problemas com velocidade.

Código, Templates e Plugins

Por fim, outro ponto que devemos ter atenção é sobre a linha de código do site. É válido e interessante buscar templates e plugins que contribuam para um site profissional. Porém, é bom não permitir que esse seja o motivo de prejudicar a expertise da plataforma.

Antes de utilizar alguma linha de código na sua plataforma, certifique-se que ela está atualizada e se há reclamações sobre ela. E claro, nunca se esqueça de checar informações sobre o desenvolvedor e se é um conteúdo verificado.

Entenda porque a velocidade do site é importante

Antes mesmo de saber o que é WP Rocket, você precisa ter clareza sobre a importância de se ter um site rápido. Como empreendedor ou proprietário do site, talvez não fique tão claro essa importância, mas acredite, isso irá interferir diretamente nos resultados do seu negócio. Um site rápido ajuda a ampliar o número de visitantes e consequentemente irá ampliar os negócios realizados. 

Aumenta o número de visitantes

Você já deve ter escutado em algum lugar, mas de fato, leva apenas 2 segundos para um usuário desistir de acessar um site se este apresenta lentidão. E se o problema persistir, ainda corre-se o risco do usuário nunca mais retornar.

Melhora o SEO do seu site

O SEO tem o papel fundamental para que seu site esteja entre as primeiras opções durante uma busca no Google. E isso é muito importante já que a maior parte dos usuários acessam apenas os 5 primeiros resultados que a ferramenta de pesquisa exibir. 

Logo, quanto mais acessos sua página tiver (e a velocidade contribui para esses acessos acontecerem), melhor será sua posição nesse ranking de buscas. Isso porque o SEO é um conjunto de técnicas que permitem uma resposta mais inteligente da sua plataforma.

Esses conjunto de técnicas fazem com que o seu site possua mais acessos e consequentemente, esteja melhor colocado no ranking de sites (do campo), mais acessados. Se deseja melhorar os seus resultados organizados precisa, o quanto antes, ter o plugin WP Rocket como aliado em suas estratégias de SEO.

Amplia os índices de conversão do site

A velocidade de um site diz muito se uma compra será feita ou não. Acredite, grande parte das compras são canceladas devido a lentidão de alguma plataforma. 

Contudo, um ponto positivo de se ter um SEO mais profissional é que: quanto mais veloz e responsivo, mais bem colocado no ranking by SEO, mais acessos ocorrerão e mais vendas serão feitas. 

E tudo isso pode ser 90% solucionado se a velocidade da sua plataforma estiver tendo a atenção necessária para contribuir com sua expertise. Esse é sem dúvida um bom motivo para instalar o Wp Rocket em seu site e ver os resultados orgânicos dispararem.

Saiba quanto custa o WP Rocket

Uma informação interessante do WP Rocket é que o tema de alta performance para WordPress, possui três planos oficiais. Cada um deles se adequando a realidade de cada empreendedor. Como:

  • Plano Single: a partir de U$59,00 ao ano, permitindo 1 site;
  • Plano Plus: a partir de U$119,00 ao ano, permitindo 3 sites;
  • Plano Infinite: a partir de U$299,00 ao ano, permitindo sites ilimitados.

Mas sabemos que não dá para depender sempre da variação do dólar. Sendo assim, o Mercado Online Digital possui a solução perfeita em um pack que você não pode perder. Com valores a partir de R$39,90 você adquire essa poderosa ferramenta com o melhor preço da internet.

Dicas para iniciantes no WP Rocket 

O WP Rocket não é apenas a solução para o cache do WordPress. Possuindo um bom conhecimento sobre a ferramenta, você poderá deixar seu site muito mais responsivo. 

A principal dica que podemos oferecer é sobre o Woo-commerce. A integração do WP Rocket com a plataforma de vendas online é uma excelente junção. Isso se deve ao fato de que qualquer plugin ou script para comércio eletrônico possui compatibilidade com o WP Rocket.


Sendo assim, se você possui uma loja online, não deixe de utilizar a ferramenta. O poder de conversação dela é altamente poderosa e tem ajudado uma enorme parcela de grandes empresas do mercado eletrônico, como Pantheon, Raideboxes, Wordfence e mais.

extendify plugin

Veja quais tipo de sites são compatíveis com o WP Rocket 

O WP Rocket faz ainda mais. Veja onde você também pode usar o WP Rocket e deixar o site ainda mais responsivo:

Institucional 

Para quem vende a marca da empresa para o público, certamente possui um site institucional, ou seja, aquele que mostra o que a empresa faz, onde ela atua, quais são seus valores e qualidades.


Acontece que muitas vezes centenas de usuários acessam o site apenas para conhecer o empreendimento sem o intuito de realizar uma compra direta. Com o WP Rocket você pode programar limpezas periódicas no site e manter a estrutura sempre leve.

Hotsite

Toda empresa possui sua estratégia de marketing, isso é um fato. E a maioria delas utilizam os hotsites para promover um produto. Afinal, o Hotsite nada mais é que um site paralelo onde divulgamos um evento especial que visa chamar atenção do público.

E por isso mesmo, o número de acessos e dados trocados tendem a ser enormes. Com o WP Rocket você mantém o cache do hotsite sempre fresco e com menor chances de travar ou ficar fora do ar durante eventos chamativos. Não perca nenhuma venda com o WP Rocket.

Landing Page

Uma Landing Page tem como objetivo a conversão de clientes. Diferentemente de um blog, absolutamente tudo na página foi pensado com muita cautela para chamar a atenção do usuário e vender um produto. É o que chamamos de conversão no Marketing Digital.

As Landing Pages por natureza chamam bastante atenção do público (se tiver uma boa estratégia), logo é comum que a troca de dados a longo prazo seja cada vez maior. Nesse quesito o WP Rocket também oferece soluções para deixar o site mais leve e funcional.

One-Page 

As One-Pages funcionam em qualquer tipo de site. Seu único detalhe é justamente exibir apenas uma página por seção. Exemplo disso são as páginas dos produtos; onde o usuário não precisa descer ao final da página e clicar na numeração seguinte. Basta dar um scroll.

Embora esse tipo de página seja mais prática para o usuário, para quem administra acaba se tornando um problema, já que o acúmulo de informações em um mesmo bloco virtual deixa a página pesada com mais facilidade. A boa notícia é que o WP Rocket resolve isso.

E-commerce 

No E-commerce, como mencionado anteriormente, é onde o WP Rocket realmente brilha, afinal, todos seus aspectos podem ser integrados com as ferramentas disponíveis. E claro, as lojas virtuais costumam ser um chamariz de usuários, o que causa um grande uso da memória do servidor.

Felizmente este é mais um tipo de site que o WP Rocket ajuda com facilidade, já que sua alta performance garante um site leve e um cache sempre disponível, mas sem perder informação importante.

Portal 

Os portais não necessariamente causam um grande acúmulo de informações, já que os dados ali repassados são direcionados a outras seções/paginas/sites. Porém, o grande vilão aqui é que nem todo mundo pensa em verificar o cache de Portais, o que se torna uma bola de neve.

Essa é, além de uma funcionalidade do plugin, também uma dica: se você possui um portal, verifique sua expertise também, por que, mesmo que demore, em algum momento o portal poderá ficar obsoleto se não passar pelas devidas revisões.

Coisas essenciais para manter WP Rocket com maior potencial

Existe uma série de pequenos recursos que podemos fazer para aumentar a performance do WP Rocket. Tudo que você precisa fazer é acessar o dashboard desse plugin e marcas as opções de:

  • ativar o armazenamento para dispositivos móveis e na mesma seção ativar a opção de “Arquivos de cache separados de dispositivos móveis”;
  • selecionar a opção de minificar arquivos e reduza os tamanhos sem perder a qualidade;
  • configure a mídia para que carregue-se imagens apenas quando for solicitado;
  • marque a opção de pré-carregamento para deixar o site ainda mais rápido;
  • revise a seção de “Configurações de bancos de dados”, onde você pode definir a limpeza periódica do WordPress e exclusão de itens obsoletos;
  • configure a rede CDN. Converse com um profissional TI antes de realizar configurações.

Melhores Plugins WP Cache para baixar

Não há dúvidas de que o Cache WordPress é muito útil para sites e páginas, melhorando a atuação das empresas no âmbito virtual. Os plugins WP Cache fazem com que você tire proveito desse recurso, uma vez que otimiza o site, aprimora a experiência do usuário e impulsiona o SEO da página.

Pensando nisso, você precisa estar atualizado sobre os plugins disponíveis e quais auxiliarão no crescimento da sua empresa. Confira alguns dos melhores plugins:

  • WP Rocket;
  • WP Super Cache; 
  • LiteSpeed Cache; 
  • WP Fastest Cache; 
  • Comet Cache; 
  • W3 Total Cache; 
  • Swift Performance; 
  • Simple Cache;
  • Cache Enabler;
  • Hyper Cache; 
  • Cachify.

Temas mais rápidos do WordPress: Dica extra 

Encontrar o tema mais rápido do WordPress pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Já imaginou ter que testar cada um dos temas disponíveis e comparar as velocidades entre eles? Mas, fique tranquilo, pois você não terá que passar por esse processo, uma vez que separamos alguns dos mais rápidos para você.

Confira quais são eles:

  • Astra;
  • Hello Elementor; 
  • Go;
  • Twenty Twenty;
  • Generate Press;
  • Hestia;
  • Customify
  • Responsive; 
  • Blank Canvas; 
  • Sydney;
  • PopularFX;
  • Zakra.
plugins e templates

Conclusão

Para ampliar o tráfego em seu site e os índices de conversão você precisa oferecer ao seu usuário muito mais que designer e beleza. Seu site precisa ter uma interface amigável, alta performance e conteúdos de qualidade otimizados.   

O wp rocket é capaz de trazer ao seu WordPress a velocidade que os usuários necessitam para navegar com tranquilidade. Conte com o MOD para adquirir o seu  wp rocket e tenha certeza que está adquirindo um produto de qualidade pelo melhor preço.

Sobre o autor

Comentários 0

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *